sábado, 13 de novembro de 2010

Sejam bem-vindos ao TatiSatsu - Tokusatsu na visão feminina



Há quem ainda espanta-se ou, melhor dizendo, admira-se com o fato de uma garota gostar ou falar sobre o gênero tokusatsu, porém eu não gosto, simplesmente, eu amo Tokusatsu. Por sorte, meus amigos já se acostumaram com essa minha apreciação.

Bem, esse amor nasceu cedinho aos 7 anos de idade, quando não sabia ao certo do que se tratava o gênero na época da exibição na extinta Rede Manchete, os seriados japoneses (como eram conhecidos) que tinham como carro-chefe: JASPION e CHANGEMAN, foi um marco para muitas crianças dos anos 80. Nessa época nem fazíamos ideia do quanto esse gênero já era bem difundido no Japão e do quanto ficaria conhecido aqui em nosso país.

Um pouco de história 

A história do tokusatsu
Para quem não conhece o significado do termo tokusatsu, ou ainda para quem nunca ouviu falar, ou se já ouviu, mas não deu tanta importância para tentar compreender, permita-me tecer uma breve explicação. Tokusatsu na verdade é uma abreviatura (se é que posso chamar assim) da expressão em japonês "tokushu satsuei" que significa "filmes de efeitos especiais". Ok, mas como será que tudo começou? Eu não era nem nascida... Mas, como uma tokufã que ama de forma "comedida" (existe amor comedido? - rs rs rs) corri atrás, li aqui e ali... além claro de trocar ideias com alguns amigos sobre o contexto histórico da criação do tokusatsu. Fiquei fascinada e surpresa (claro!) com as descobertas realizadas,isso porque descobri que tudo começou na década de 50 inicialmente como uma forma de alerta, além de expressar para o mundo os perigos proporcionados pelos armamentos bélicos de origem nuclear. Vale lembrar que foi no dia 06 de agosto de 1945 que a cidade de Hiroshima foi injustamente bombardeada pela força área americana, após ter sido declarado o fim da Segunda Guerra Mundial. Período este que três dias depois, a outra cidade japonesa Nagasaki também foi bombardeada por bombas nucleares altamentes destrutivas de efeito devastador como nunca se havia visto. Efeitos esses que duram até hoje, mas calma, não entrarei nesse detalhe da história, comentei apenas para que vocês pudessem se situar. Então, basicamente uma década depois desse terrível fato, os japoneses criaram uma maneira inteligente de falar para o mundo do que se trata todo esse perigo, que até hoje ronda a espécie humana.

O "pai" do tokusatsu

Quem aqui já ouviu falar em Godzilla? Será ele um monstro ou um dinossauro pré-histórico? Ou os dois com algumas alterações genéticas? Ele foi criado em 1954, pela TOHO, e estreou nas telas do cinema com o título: "Godzilla - o rei dos monstros (ou Gojira)", com a seguinte história: durante a época em que o Japão realizava os testes nucleares, alguns cientistas acabarm despertando um dinossauro (animal pré-histórico), aparentemente, já extinto, por meio de uma alteração genética provocada pelos efeitos da radiação química, com isso, ganhou uma força fora do comum capaz de destruir tudo que via pela frente. O rastro de destruição causado por Godzilla, provocou nos críticos um impacto negativo que tiveram como impulsivo questionar o fato de como uma nação que sentiu na pele, por meio de duas de suas cidades tiveram experiências, os efeitos das bombas nucleares pudesse trazer tal fato assim... No entanto, as críticas cessaram e deram lugar aos elogios, o sucesso foi avassalador. Dessa forma, Godzilla passou de vilão a herói, isso porque ele passou a defender a Terra do Sol Nascente no combate a outros monstros. Sucesso solidificado, outras produtoras acabaram copiando a fórmula que havia dado certo e lançaram outras criaturas gigantes e monstruosas com as mesmas características de Godzilla, a este gênero deu-se o nome de  Kaiju-Eiga ("filmes de monstros").
Godzilla - sucesso em 1954
Gigante Mothra - 1961
Gamera - 1965
 
 Tokusatsu no decorrer dos anos

Da década de 50 até hoje já temos mais mais de 50 anos e o que podemos perceber é que tokusatsu sofreu grandes modificações, pois hoje em dia o gênero engloba produções live-actions japonesa (onde o foco são as cenas de ação com os atores reais e os efeitos especiais ganharam o auxílio dos avanços tecnológicos), além (claro) de hoje em dia possuir diversos tipos de categorias, as quais definem os tipos de heróis que são representados, por meio do público que se quer atingir. Logo, percebemos que há produções que agradam desde crianças a fase adulta, porém idenpendente disso taz uma abordagem filosófica dentro dos parâmetros dos valores morais e a éticos, trabalhando temas que trazem a importância do amor, amizade, justiça, preservação do ambiente, respeito, bondade, coragem e perseverança.

Eles evoluíram
 Mas, sobre essa trajetória falarei mais no próximo post. Para quem não gosta de ler sinto informar que um dos meus grandes vícios é escrever muito quando gosto de algo! Para quem gosta de ler eis aqui o meu convite a leituras dialogadas com o leitor. Para uma apresentação inicial seria interessante escutar algumas opiniões. Se puderem deixar comentário ou enviarem um e-mail, tenham certeza que serão minhas fontes de inspiração para meus próximos posts.

Para finalizar, permita-me agradecer aos amigos pela força dada em todos os aspectos na construção desse Blog: Lanthys, José, Maru (Marcelo Riccio), Ricardols, Guilherme Kaura e Carlos Gibb. Valeu, amigos queridos, pela força e o incentivo!
Página Seguinte » Página inicial

6 comentários:

  1. Tokusatsu, é algo que molda a personalidade de alguém... Eu assisti como a Tati, Tokusatsu desde de pequeno... Tá, nem tão pequeno assim porque já sou quase um Edin, mas ainda tá valendo, afinal eu tinha quase 15 anos quando assistia Jaspion, Changeman e Kamen Rider Black na TV e aquilo me fascinava... Na minha época, 15 anos ou menos, ainda estavamos em formação de opinião e éramos mais crianças, não como hoje onde com 15 anos muitos estao vivendo com esposas e filhos já, ou seja, eu estava em formação de caráter e vendo aquelas cenas, minha mente divagava... " - POrque se esforçam desse jeito por alguém que não conhecem?" Ou ainda " - O que os leva a darem a vida se for preciso em trocar de salvar pessoas que nunca viram?" E a resposta que descobri nos próprios seriados, se tornou uma regra para minha vida: " - Fazem o que fazem, apenas porque é o certo, e porque todo ser humano deveria ser assim para com toda a forma de vida!"

    Isso é algo que moldou meu caráter e que tento, até os dias de hoje repassar a frente, principalmente por vivermos hoje numa sociedade que não valoriza mais a vida... Matar, ferir, agredir, destruir sao coisas cada vez mais comuns aos humanos e acho que é missão nossa, de quem tem um pensamento diferente, tentar moldar os mais novos (que ainda são sucescetiveis ao aprendizando) a esse tipo de visão!

    Mas não me interpretem mal, não quero que ninguém saia por ae, se atirando na frente de carros para pará-los com seu corpo porque uma formiga vai ser esmagada pelo mesmo carro, alguns quando me ouvem falar pensam essas atrocidades, não é dessa forma; seria algo como do tipo, usando o mesmo exemplo da formiga, se tem uma trilha de formigas aqui e posso abrir um pouco mais o pé para não pisar nelas, eu faço e deixa a vida seguir seu caminho, ou seja, respeito pela vida, pelo próximo, pelas demais criaturas e consequentemente por nós mesmos e por Deus, afinal, tudo é obra Dele!

    Assim sendo, acredito que o Tokusatsu, além de uma paixão, pode ser mostrado e usado como uma forma de educar, pois inumeras são as lições de respeito, verdade, honra, coragem e dedicação e respeito a vida, aos demais a nossa volta, as outras formas de vida, e os mais novos ainda podem aceitar esse tipo de visão, então temos o dever de divulgar, difundir, mostrar, tentar fazer compreender o que esses heróis, que tanto significam pra mim, podem mostrar de "conduta de vida" para nós que nos julgamos "racionais", eu aprendi com os seriados, moldei meu caráter nisso e tento repassar hoje, pois outros podem seguir essa linha de pensamento, de respeito por toda a forma de vida e este teu Blog minha amiga Tati, se une a tantos outros esforços nessa tentativa, que um dia, ainda prevalecerá, de respeito e amor a toda a forma de vida, lição indiscutível passada a nós, mesmo para os que não a compreendem, por nossos eternos heróis Tokusatsu! Quem duvidar que eles passam essa lição, precisa assistir series como Jaspion, Changeman, Black Kamen Rider, Metalder e tantos outros!

    Parabéns pelo teu blog minha amiga, que ele continue crescendo e se torne um marco e que ele atinja as pessoas com tuas materias, seja relembrando e trazendo alegria as corações ou saudosos, ou mesmo , se engajando na batalha pela conscientização do ser humano! E que um dia, todos usem de uma força tão gigantesca pra defender a vida, como usaria Jaspion ao bradar a plenos pulmões: - GIGANTE GUERREIRO DAILEONNNNNNNNN!!!"

    ResponderExcluir
  2. Querida Tati, parabéns por mais este belíssimo trabalho!!!! Tokusatsu é algo que sempre fará parte de nossa vida, seja pelas cenas emocionantes, seja pelo carisma do elenco, seja pelas mensagens de vida, seja pelas músicas da trilha. Um pedaço da deliciosa cultura televisiva do Japão. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Certamente, meus queridos amigos, Lanthys e Carlos. Tokusatsu que vei de uma forma, mas que sua trajetória o moldou de uma forma tão inexorável que por mais que tentem sua essência será imutável! Os comentários de vocês serão minha fonte de inspiração para os próximos posts! Obrigada! Pelo apoio e carinho!

    ResponderExcluir
  4. Párabens Tatisatsu, pela visão pessoal sobre Tokusatsu. Hoje é raro vermos mulheres que dominam o assunto com segurança, e você deu o primeiro passo para uma abordagem feminina sobre isso. É um exemplo para mulheres como eu (que acabo de inserir nesse meio).

    ResponderExcluir
  5. Bom, primeiro gostaria de te parabenizar pela iniciativa e pelo bom gosto, rsrs. Pela desenvoltura do seu texto, a gente sente que além de gostar muito, você entende muito bem do assunto. Assim como você eu comecei assistindo Jaspion/Changeman na minha infância, e até hoje assisto tanto as antigas como as novas produções. Espero que você continue gostando sempre. Uma coisa que gostei bastante foi você ter mencionado as mensagens positivas que esses seriados passam, muitas vezes não notadas pelos fãs. Isso para as crianças principalmente é muito importante, assim como pra nós adultos também, que às vezes nos esquecemos desses valores. Parabéns, sucesso e longa vida ao blog. Só gostaria que a minha namorada gostasse tanto de tokusatsu quanto você, rsrsrs. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. gostei tati de sua visão feminina sobre o assunto sou solteiro espero namorar uma mulhere que goste de tokusatsu como voce

    obrigado por seguir meu blog

    e gostei muito do seu blog parabens

    depois eu quero umas dicas como personalizar um blog como o seu bjs vida longa ão tatisatsu

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...