segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sūpā Jaiantsu - Super Giant - 1º Super Herói Japonês

Super Giant - 1º herói Japonês de fato

Retornando a década de 50, para melhor entendermos a trajetória do tokusatsu no decorrer do tempo. Por volta de 1956, os maiores estúdios japoneses passaram a recusar-se a disponibilizar seus filmes para as redes de televisão recém-criadas, isso gerou uma abertura para as produções internacionais no país. Resultado: as tevês passaram a exibir diversos programas americanos, o 1º a ser exibido na TV Japonesa foi o SUPERMAN (Super Homem), o sucesso foi satisfatório, elevando a audiência, com isso a SHINTOHO (que foi um dos grandes estúdios de cinema-6, durante a Idade de Ouro do cinema japonês. Foi fundado por dissidentes da Companhia Toho original. Conhecido principalmente pelo cinema de exploração, que declarou falência em 1961, após a sua última produção, Jigoku) resolveu criar um típico herói japonês. Dessa ideia nasceu  Sūpā Jaiantsu ou Super Giant, estreando seu filme em 1957.


Mas, quem era  Sūpā Jaiantsu ou Super Giant?


Ficou conhecido no Japão como o Gigante de Aço. Super Gigante é uma criatura humana, criada a partir do mais forte aço pelo Conselho de Paz do Planeta Esmeralda. Ele nasceu com o objetivo de destruir o mal para restaurar a paz no universo. Traja meias brancas / capota (equipado com uma antena) e capas em seus braços, ele é virtualmente indestrutível. Ele usa em seu pulso um "globo-Meter", que lhe permite alguns poderes como:


    * Voar através do espaço
    
* Detectar radiação
    
* Falar e compreender qualquer linguagem



Ele também pode usá-lo para se disfarçar como um terráqueo para andar entre eles. Quando foi enviado à Terra para impedir as forças do mal, ele se disfarça como um homem japonês usando um terno elegante e chapéu fedora (quase parecendo um detetive), mas ainda usa o seu "Super Gigante" nome. Sua identidade secreta não é segredo que, como ele trabalha com as autoridades japonesas para ajudá-los a parar as ameaças do mal. Ele é tão poderoso em sua forma civil. Ele também se dá bem com crianças, e os salva do perigo, as crianças representam o futuro da Terra.

Após realizar sua tarefa Super Gigante retorna voando de volta para o Planeta Esmeralda.

O resultado da sua produção e seus descendentes



Foi produzido entre o període de 1957 a 1959, contou com nove filmes e seis histórias. Acredita-se que o seu nome foi escolhido em razão daquela época As aventuras do Superman (Adventures of Superman) está sendo sucesso total na TV Japonesa e sem contar que o time de beisebol japonês famoso, o Yomiuri Giants (que era extremamente popular na época). Logo, Super (de Superman) Giants (por causa do time de beisebol). Mas, isso são apenas suposições dos fãs japoneses.

Vejam o vídeo a seguir:

"Super Gigante" Vol 2 - Derrote os dois discos do Mistério!



Com  o estrondoso sucesso dos filmes de Super Giant, em 1958 uma famosa empresa japonesa resolveu investir neste ramo e lançou o primeiro herói exclusivamente para a tv. Seu nome era Gekko Kamen (máscara Lunar). Este Seriado começou com episódios de 10 minutos e chegou ao horário nobre com 30. O sucesso foi tão grande que alcançou a incrivel marca de 70% no ibope. Gekko Kamen Teve ao todo 130 episódios.

Depois dele tivemos National Kid, em 1960 (que falarei nos próximos posts); Ultraman, em 1966; na década de 70 a franquia Kamen Rider deu o ar da graça, seguido dos Super Sentai, entre outros. Aguarde próximos posts para um melhor esclarecimento.


Curiosidade - em tempo

Considerando que 1930 Takeo Nagamatsu de kamishibai O Morcego de Ouro (Ogon Batto) foi primeiro super-herói japonês moderno (e que tinha muitas anime, manga e adaptações tokusatsu), Super Shintoho Gigante foi o primeiro super-herói de celulóide, e serve de modelo para muitos super-heróis japoneses para vir, especialmente Ultraman e Kamen Rider.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...