domingo, 24 de abril de 2011

O que a Páscoa e a Lua têm em comum?


Se você respondeu: Coelho, acertou!

Hoje é domingo de Páscoa, para os cristãos. Essa data celebra a ressureição de Cristo, pois é o dia que comemoramos o renascimento de Cristo, o surgimento de uma nova vida, após seu sofrimento e crucificação na sexta-feira santa. Sabe-se que na antiguidade os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa e, desde esse período o coelho era tido como símbolo da lua, sendo assim passou a ser também considerado o símbolo da Páscoa.

Sabemos que os coelhos são animais mamíferos, que tem como característica: roedores e que se reproduzem de forma rápida, tendo uma grande fertilidade.O seu período de gestação não passa de 40 dias, dessa forma é considerado o símbolo de preservação da sua espécie.

Não se comemora a Páscoa no Japão, pois trata-se de um país onde a maioria do seu povo ou é budista ou xintoísta, mesmo o país já ter aderido a comemorações como Natal (que é Cristão) e Dia dos Namorados, sendo que muito mais pelo consumismo do que pela comemoração em si. Mesmo assim, lá temos a presença do coelho muito forte em uma outra comemoração onde traz os festejos folclores da lenda do "coelho da lua" ou “Tsukino Usagi”. Você pode está dizendo: "Esse nome não me é estranho!". Eu confirmo: - Não é!

Se você assistiu ao anime Sailor Moon se recordará que o nome original da personagem principal era "Usagi Tsukino", que aqui no Brasil recebeu a adaptação de Serena. Muitos acreditam que sua criadora a Naoko Takeuchi inspirou-se na lenda do "Coelho da Lua" para criar a personagem Sailor Moon.

Para contar essa lenda existem algumas variações vamos a algumas delas?

1ª opção
"Há muitos e muitos anos, uma Deusa que morava na Terra, sem medir as consequências, desobedeceu as leis, e como punição, foi transformada em um coelhinho, e a enviaram para a Lua... Lá havia um palácio onde morava outra deusa, que adotou o coelho como mascote. E o pequenino coelhinho era muito útil já que possuía poderes mágicos, que usava para alertar os moradores do palácio sobre invasões e outras coisas. Todas as noites o coelho, com um olhar triste, olha para a Terra na esperança de receber perdão para retornar o seu lar... Muitas pessoas dizem que nas noites de Lua Cheia, as crianças veem o rosto do coelhinho sorrindo na Lua..."

2ª opção
"Uma lenda de origem budista adaptada no Japão conta que na Lua morava um velhinho que resolveu vir à Terra para descobrir qual animal era mais generoso: a raposa, o macaco ou o coelho. Com a aparência de um mendigo, o velhinho disse aos três bichos que tinha fome. Todos foram procurar comida para ajudá-lo, mas apenas o coelho não conseguiu encontrar.
O coelho pediu à raposa e ao macaco que fizessem uma fogueira, depois disse que saltaria no fogo para oferecer a própria carne para o velhinho. O velhinho o impediu, levando-o para a Lua, onde podem ser vistos juntos quando a Lua está mais brilhante."

3ª opção
"Eram 3 coelhos, um rico, um "classe média" e um muito pobre. Todos eles se diziam apaixonados pela Lua.
O primeiro coelho convidou a Lua para jantar, encomendou as melhores coisas: lagostas, caviar, o melhor champagne. E a lua se fartou com toda a comida.
O segundo coelho, cheio de ciúme, fez o que pode: uma bela feijoada, galinhada com os melhores temperos e também convidou a lua para comer em sua casa que, mais uma vez, se empanturrou com o banquete.
O terceiro coelhinho também quis convidar sua amada para comer. Entretanto, quando a Lua chegou para o jantar só havia um caldeirão de água fervente. Nesse momento, o coelho saltou dentro do caldeirão oferecendo a única coisa que ele poderia dar para alimentá-la: a si mesmo. Pelo visto a lua aceitou a oferta e é por isso que segundo a lenda quem está apaixonado (como o coelho da história) enxerga o coelho na lua."

Em qual das 3 opções você prefere acreditar?

Curiosidade:
Em japonês, a palavra “Páscoa” pode ser traduzida como “isutaa” (イースター) ou “fukkatsusai” (復活祭) – para visualizar os caracteres, é preciso ter instalado no computador suporte ao idioma japonês. Os ideogramas (kanji) que formam a palavra “fukkatsusai” contêm a ideia de ressureição e celebração.
Uma Feliz Páscoa a todos!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

Um comentário:

  1. site muito legal! bonito pela força feminina nos tokusatsu!parabéns, Taty!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...