quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saudades dos "Metal Heroes" (Heróis de Metal)

Como tudo começou
Já se passaram 13 anos desde a exibição do último Metal Hero e, desde então não se temos notícias de quando eles irão voltar ou se eles vão, realmente, voltar. Pois até o momento não se temos notícias de que a TOEI apresenta tais pretenções. Só para recapitular, muitos tokufãs tendem a considerar Tomica Hero: Rescue Force como um Metal Hero, volto a lembrá-los aqui que o termo Metal Hero é usado para designar uma franquia da produtora Japonesa Toei Company onde seus heróis principais revestem-se com uma poderosa armadura de metal.

Quem se recorda como tudo isso começou? Bem, para isso teremos que voltar aos saudosos anos 80, especificamente em 1982, ano em que estreava nas telinhas japonesas o Policial do Espaço Gavan (Gyaban) - aqui no Brasil foi batizada de "Space Cop" (sem comentários, vamos pular essa parte, por favor) e dele tivemos a constituição de uma verdadeira trilogia, dos chamados "Uchuu Keiji" (ou melhor dizendo, "Detetives Espaciais" ou "Policiais do Espaço"). Depois de Gavan (Gyaban) vieram: Sharivan e Shaider. Bom, não preciso nem dizer que os dois primeiros heróis da trilogia fizeram um tremendo sucesso em seu país de origem, ao contrário de Shaider (que fracassou),  mas aqui... o fracasso para os três foi o mesmo. Isso porque posso destacar alguns aspectos de ordem negativas para a exibição delas por aqui.

1º aspecto - a exibição saiu da cronologia original, a 1ª série a ser exibida foi Sharivan (que recebeu o nome de Guardião do Espaço), logo depois foram trazidas Shaider e Gavan. Então perceberam que a transmissão aqui ocorreu em ordem decrescente?

2º aspecto - a transformação dos três é extremamente cansativa, enfadonha e baita repetitiva... o narrador vivia dizendo que a transformação deles acontecia em milésimos (mas exibia os diversos movimentos, que eles faziam nesse "curto tempo", em câmera lenta... haja paciência), com certeza isso tornou as séries chatas demais para serem acompanhadas.

3º aspecto - depois de se assistir ao primeiro Policial do Espaço você já deduz como será os outros dois... não há inovação, os vilões apresentavam sempre as mesmas características, corpo imóvel, e a ideia fixa de atacar o planeta Terra.

Como mencionei lá em cima, ao contrário de Gavan e Sharivan, Shaider fracassou, assim... tentando recuperar-se de tal fracasso vieram as demais séries que por aqui conquistaram um bom público, a começar por Jaspion (na verdade um Investigador Especial de Monstros Gigantes Jaspion) - no Japão, chamado de "Juspion" - na sequência tivemos Spielvan (ou então Guerreiro Dimensional Spielvan - Spielban), quem não se lembra como essa série foi divulgada aqui no Brasil? Jaspion 2!!! Na intenção de atrair o mesmo sucesso de Jaspion e por ter uma armadura que se assemelhava a Jaspion (1985), Spielvan (1986) foi tratado como se fosse uma sequência, mas foi pura enganação mesmo dos divulgadores brasileiros. As séries não se interligavan.

No ano seguinte (1987), foi ao ar o Super Homem Máquina Metalder, abandonando aqui a temática de policiais, investigador ou guerreiro do espaço. A série assumiu um tom mais sério, em diversos momentos sombrios, com aspectos dramáticos bem complexos para o universo infantil, dessa forma assumiu o foco mais adulto, isso foi um fator para não agradar o público de uma forma geral. O que poucos sabem é que Metalder trouxe em sua concepção visual a lembrança de um grande herói de sucesso dos anos 70, Kikaider.

O ano agora é 1988, os Metal Heroes entra na dimensão da mitologia das artes ninjas, trazendo elementos da história do Japão em seu contexto, surge então o Incrível Ninja Jiraya, no Japão algo como: "Guerra Mundial Ninja Jiraya". Aqui no Brasil veio na cola do Jaspion e foi sucesso também.

Em 1989, influenciado pelo sucesso do filme norte-americano Robocop - o Policial do Futuro (1987) - os roteristas da Toei criaram JIBAN (ou Policial de Aço Jiban), ou do original Detetive Móvel Jiban. A série era boa, foi criada em um aspecto envolvente, mas para relembrar a chatice de repetição que tinha nos "policiais do espaço", Jiban tinha "Cláusulas" que eram mencionadas todas as benditas vezes que o nosso herói encontrava com com um monstro bionóide... Que tal relembrarmos elas? (risos) Teve uma época em que eu repetia essas Cláusulas toda vez que assistia aos episódios (mais risos).

  • Cláusula Nº1 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de prender qualquer criminoso, em qualquer circunstância, sem um mandado de prisão.
  • Cláusula Nº2 - O Policial de Aço Jiban, quando considera alguém como Biolon, pode submetê-lo a uma pena pelo seu próprio julgamento.
  • Anexo à Cláusula Nº2 - Conforme a circunstância, é permitido até mesmo executá-lo.
  • Cláusula Nº 3 - O Policial de Aço Jiban dá prioridade à vida humana, podendo ignorar qualquer ordem superior.
  • Cláusula Nº6 - A punição é severa para aqueles que destruíram o sonho e machucaram o sentimento da criança.
  • Cláusula Nº9 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de exterminar qualquer criminoso que destrói a paz da humanidade.
Uia! Deu saudade! Acho que vou assistir a série de novo no próximo fim de semana... (gargalhando).

O ano seguinte foi 1990, começava uma nova década e junto com ela uma nova trilogia. Quem se lembra qual era? Hum... Se você pensou e responder os Rescues Heroes tenho que reconhecer, vocês estão de parabéns, pois estão com uma memória muito boa! O primeirão grupo dessa triologia foi denominado aqui como Esquadrão Especial Winspector, no original Polícia Especial Winspector. No seguinte tivemos a Super Equipe de Resgate Solbrain (última série de Metal Heroes a ser exibida aqui no Brasil) e em 1992 Exceedraft ou Investigação Especial Exceedraft, que para mim é a melhor das três. Contudo, para a nossa "falta de sorte" ela não foi exibida nas telinhas televisivas do Brasil, uma pena!

Em 1993 a franquia da continuidade ao contexto que apresenta organizações policiais, tema para mim bem defasado, a roupagem da vez "Janperson" (Tokusou Robo Janpãson).

Metal Heroes que deixaram saudade

1994 - Blue Swat / 1995 - B-Figther / 1996 - B-Figther Kabuto / 1997 - Kabutack / 1998 - Robotack (aguardem matérias específicas).

Novo Metal Hero?
"Eita" que relembrar os Metal Heroes bateu aquela saudade! Por isso, gostaria que fosse verdade os rumores que recentemente tomaram conta de alguns fóruns de imagens e de discussão voltados ao tema Tokusatsu a possibilidade deles estarem voltando, pois... em meio aos rumores surgiu também uma imagem, que eu diria que no mínimo é curiosa, a qual especula-se tratar de um novo herói da franquia. E segundo ao site JEFUSION:

Tokkyuu Keiji JipectorRumored a ser chamado Tokkyuu Keiji Jipector ou Especial de Resgate da Polícia Jipector, e é dito estar sob o comando do diretor Satoshi Morita e escritor Riku Sanjo (Kamen Rider W e Digimon Xros Wars). Não há ainda nenhuma informação sobre a história e os atores, muito menos a suposta data de exibição da série.
  
E assim como o próprio Jefusion relatou, muitos outros rumores que surgiram não deram em nada, os chamados "fogo de palha", temos que aguardar e ver no que vai dar, podemos também crer que onde há fumaça há fogo, mas cautela é bom e precisamos tê-la! A saudade aperta e fica na lembrança de quem presenciou o momento do BOOM dessa franquia que fez sucesso e conquistou inúmeros fãs pelo mundo todo. Mais para frente também postarei sobre Tomica Hero: Rescue Force - pode ser que demore um pouquinho - vai depender da minha inspiração!


Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

9 comentários:

  1. Gostei do texto, Tati!! Deu saudades...acho que vou assistir Sharivan esse fim de semana rsrs
    Quanto as transformações de Gavan, Sharivan e Shaider, é um milésimo de segundos, assim como duravam as lutas de Cavaleiros do Zodíaco (fazendo um paralelo).
    Mas, concordo que não devia ficar mais que 5 capítulos ou algo assim...mas fica até engraçado com o narrador brasileiro.
    Beijão e mais uma vez gostei do texto!

    ResponderExcluir
  2. gostei da reportagem, bom poder relembrar de nossos heroes de infancia, jaspion, jiban, jiraya, sharivan, etc...

    ResponderExcluir
  3. Adorei muitissimo a reportagem, o genero Metal Hero merece ser lembrado por toda a eternidade. So uma coisinha a reiterar: no Japão o Shaider não foi um sucesso tão grande quando Gavan (14% de audiencia) e Sharivan (13%) mas também não foi um fracasso, 12,5% de audiencia nao era tão pouco assim, o que talvez você quis dizer é que Shaider não alcançou o sucesso almejado visto o alto custo para produzir a série, Jaspion infelizmente teve a audiencia menor ainda (11,8%) mas firmou-se como o tokusatsu com maior numero de fãs fora do Japão (e o que mais marcou para mim também, o que ficou em 3º lugar na audiencia dos MH no Japão foi Winspector (agora Metalder foi de todas a series MH a que teve a pior audiencia, apenas 8% a serie é otima mas essa sim fracassou de verdade). A fonte está aqui

    http://www10.atwiki.jp/shichouseiko/pages/15.html#MetalHero

    No mais não vim aqui ficar corrigindo-a amiga mas sim para agradecer a materia, fica viva na lembrança esse maravilhoso genero. viva os tokusatsus originais e que morram e vão pro inferno os malditos pauer renjer e as copias americanas baratas que nada ensinam e poluem a mente de nossas crianças. Beijão. Fica com Deus meu anjo.

    ResponderExcluir
  4. Não vão mais fazer metal heroes porque o genêro foi fusionado a Kamen Rider. Todos os Kamen Riders atuais são resultado de uma fusão entre os metal heroes e os kamen riders da era shouwa.

    Assistam Kamen Rider Kiva e respondam a seguinte pergunta: IXA é ou não um metal hero?

    ResponderExcluir
  5. Talvez a Toei realmente não produza mais os Metais Hero ^_^ Os elementos correspondentes ao gênero encaixa-se a Kamen Rider sim... já tem um bom tempo... não precisamos ir muito longe não... Kamen Rider Birth era bem metal hero ^_^ Por sorte temos as outras produções!

    ResponderExcluir
  6. Talvez essa aparição do Gyaban no crossover com Gokaiger em 2011/2012, deva ser um teste de aceitação dos Metal Heroes nos dias atuais (para ver se tem condições de talvez realizar uma nova serie independente revivendo o gênero)!

    ResponderExcluir
  7. Adoro Metal Hero! Achei seu blog porque estava procurando informações sobre onde baixar aqueles não exibidos no Brasil (com legenda, claro). Estou terminando de REver Spielvan pra depois REver Winspector e os primeiros da trilogia Gavan; Sharivan e Shaider;
    Quero ver TODOS! o_O Se você souber onde baixar aqueles não exibidos por aqui, me diz?!! ó meu face: http://www.facebook.com/polyanne.brito?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  8. mas vcs ja perceberam que não é apenas nos metal heros que a muita repetiçao de falas ... No super sentai também é assim no momento estou acompanhando GOKAIGER . E em todos os episódios tem aquela tradicional apresentação : GOKAI RED , GOKAI BLUE , TRA LA LA TRA LA LA . Acho aquilo cansativo e chato embora faça parte do contesto ...

    ResponderExcluir
  9. Para quem deseja ter essas séries em DVD segue uma ótima opção, os DVD's podem ser personalizados e fica realmente Show, Tenho Black, RX, Flashman, Maskman, Sharivan e outras séries que nunca foram passadas no Brasil todas legendadas e com ótima qualidade de som e vídeo e o preço é otimo também o site é www.tokusatsus.loja2.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...