domingo, 18 de setembro de 2011

Gakuen Tokusou Hikaruon - Anime inspirado em Tokusatsu


Houve uma época em que os Metal Heroes eram febre no japão (com as séries de policiais do espaço), chegando a influenciar na elaboração de um anime. Lançado em 28 de janeiro de 1987, Gakuen Tokusou Hikaruon (Detetive Escolar Hikaruon ou Investigador Colegial Hikaruon), o anime no formado de OVA (Original Video Animation) foi criado para homenagear os heróis metálicos da década de 80, por isso podemos perceber nele muitas influências de Gyaban, Sharivan, Jaspion e Spielvan.

Confira o vídeo de abertura e encerramento:


Um pouco sobre a história

Adzumi e Hikaru - parceiros
Hikaru Shihoudo (nome escolhido para homenagear o ex-ator Hikaru Kurosaki nome artístico de Seiki Kurosaki) é de fato Hikaruon, um herói de metal que luta contra uma organização do mal conhecida como Urael. Hikaru tem a missão de investigar uma série de estranhos suicídios cometidos na cidade de Tóquio, para isso ele se disfarça de aluno transferido no Colégio Ryotoku.


Hikaru apresenta-se como o herói da justiça, mas ele não está sozinho nessa missão, juntamente com sua parceira Adzumi Hakuzi (a qual se apresenta como uma das professoras do Colégio Ryotoku) acabam presenciando o aparecimento de seres misteriosos e altamente diabólicos que roubam a vida de suas vítimas.


Para combater tais seres malignos Hikaru transforma-se em Investigador Colegial Hikaruon, um herói que possui uma armadura metálica e armas poderosíssimas.

Detalhes curiosos:

Criado por Kazuhiro Ochi, mesmo criador do Transformers (de 1985), Hamtaro e Sailor Moon, Hikaruon nada mais é do que uma homenagem ao tokusatsu japonês, homenagem merecida por sinal!


Assistindo você percebe... inicialmente, logo de cara (na abertura), as semelhanças existentes com duas séries de tokusatsu: Sharivan e Spielvan, veja a seguir ambas aberturas e compare-as!



E então, o que achou? Há bastantes elementos presentes na abertura de Hikaruon! Sem mencionar a música de abertura... "Rekkuu! Gakuen Tokusō Hikaruon - Tema de Hikaruon" (composta por Chuumei Watanabe também conhecido como Michiaki Watanabe) by Kumi Kaneko and Akira Kushida, vale lembrar que é uma voz mais do que conhecida nas aberturas dos tokusatsus, como por exemplo: abertura de Gyaban, Sharivan, Shaider, Jiraiya e Jiban.            



Complemento / Ficha Técnica:

Título Original:学園特捜ヒカルオン
Título alternativo:
Campus Hikaruon Especial Investigador / Título em português: Detetive Escolar Hikaruon ou Investigador Colegial Hikaruon 
Direção, roteiro, storyboard, Chara Design: Kazuhiro Ochi 
Animation Studio: AIC (Anime International Company) 
Gêneros: Ação, Aventura, Tokusatsu 
Formato: 1 OVA 29 min.



Dublagem Japonesa / Elenco:


Hikaru Shihodo/Hikaruon- Toshihiko Seki
Adzumi Hadzuki- Mika Doi
Yayoi Shiina- Miina Tominaga
Shirou Amakusa- Kazuyuki Sogabe
Demonic Beast(Besta Demoniaca)- Shozo Iizuka
Kyousuke Gomi- Tesshô Genda
Aluno- Minami Takayama
Narrador-Tesshô Genda (apenas no final)


Infelizmente, só foi criado apenas um único episódio para Hikaruon, mas suficiente para ser lembrado pelos fãs de tokusatsu, um anime que pode muito bem ser considerado ANIMESATSU ^_^ - Que bom poder conferir o OVA mais uma vez, por isso resolvi postar sobre a produção.

Para maiores informações consulte: http://letsanime.blogspot.com/2011/07/gakuen-tokusou-hikaruon.html
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

4 comentários:

  1. Eu tive qse a oportunidade de Passar o Hikaruon numa sala de exibição a pena que não achamos um espaço para o mesmo e recomendo pra qm qr conhecer toku mas so gsta de anime. Veja e entenda esse lado misterioso e fantástico do tokusatsu.

    ResponderExcluir
  2. Bem
    è realmente uma homenagem...
    Lembro que fiquei empolgadíssimo com esse anime, mas na hora...bem, esperava um pouquinho mais...pro parões de hj em dia é bem devagar, mas as sequencias de ação são realmente fodas!!!
    Isso sem contar que o anime toma certas liberdades com a parceira do herói que nunca se imaginaria com tokus de "carne e osso" além de uma trama mais densa e séria!!
    É isso!!
    RECOMENDO

    ResponderExcluir
  3. Foi concluída a dublagem de Hikaruon feita pela Dublasatsu:
    https://www.youtube.com/watch?v=zfRPR46tgwc

    ResponderExcluir
  4. ola que pena que não tem continuidade, ficou muito bom.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...