domingo, 4 de setembro de 2011

Kamen Rider Den-O - "Ame-o ou odeie-o!"


Será que exagerei na expressão: "Ame-o ou odeie-o" para falar de Kamen Rider Den-O (仮面ライダー電王)? Acredito que não! Pois essa é, exatamente, a expressão perfeita para definir as impressões variadas que temos a respeito dessa série. Tem pouco menos de um mês que comecei a assistir a série. Houve dias que eu não conseguia parar de ver os episódios, tornando-se algo bem viciante. Ontem (sábado, 03/09), finalmente, consegui assistir até o episódio 49 (final) e o que dizer dessa série? Aqueles que conseguiram detestá-la, os meus sinceros pedidos de desculpas, mas a verdade é que KAMEN RIDER DEN-O é APAIXONANTE!


Como diz o Sr. Kougami (Kamen Rider OOO), Den-O é "subarashii"! E, sinceramente, não entendo como pode haver pessoas que detestam a série... Os meus amigos que "detestam" essa série que me perdoem, mas Den-O, juntamente com OOO, tornou-se uma das minhas séries preferidas de Kamen Rider. O amigo Bruno Wladmir perguntou-me quem estaria na minha preferência agora, respondi-lhe que entre Den-O e OOO há um empate técnico. Ambas as séries equilibram entre as doses de humor e drama, além disso, podemos perceber nos imagins e nos greeeds pontos semelhantes entre eles. Com relação ao enredo há uma essência que completa a outra, o contexto envolvendo Ryotaro Nogami e Momotaros assemelha-se ao contexto vivenciado também Eiji Hino e Ankh (até na música tema de ambos, interpretadas pelos próprios personagens), foram outros detalhes, uma curiosidade sobre a fala final dos personagens principais de cada uma: Ryotaro fala "Algum dia... no futuro", já Eiji "Algum dia... de alguma maneira"... dando a entender que a história não finaliza ali, ou seja, há um pouco mais para contar... É como se quisessem dizer: "Aguardem... vem muito mais por aí!".

Um pouco de informação

Kamen Rider Den-O é a 17ª série da franquia Kamen Rider e a 8ª da Era Heisei, além disso é, também, conhecida como uma das mais populares e, segundo Takeru Satoh tal popularidade é em razão da série possuir um ótima "afinação cômica", ou seja, humor no tempo certo. Sucessora de Kamen Rider Kabuto, ela estreou no Japão por volta de 28 de janeiro de 2007, pela TV ASAHI, sendo concluída em 20 de janeiro do ano seguinte, com 49 episódios.

A cada episódio de Kamen Rider Den-O, antes do tema de abertura, podemos ouvir a seguinte declaração: "O trem do tempo, DenLiner. A próxima estação será no passado ou no futuro?" (時の列車デンライナー。次の駅は過去か未来か。, Toki no ressha Denrainā. Tsugi no eki wa kako ka mirai ka.?)Confira a seguir a três vídeos contendo a abertura da série:

01 - 1ª abertura com a música tema "Clímax Jump" na versão "Den-O form" - interpretada pelo grupo musical AAA.


02 - 2ª abertura com a música tema "Clímax Jump" na versão "DenLiner form" - interpretada pelos "Imagins" (Momotaros, Urataros, Kintaros e Ryuutaros).

-- Vídeo Saiu do AR --

03 - Abertura na versão Tailandesa 



Sinopse

Ryotaro Nogami é uma pessoa normal, com uma terrível maré de azar. Até que criaturas estranhas conhecidas como Imagins aparecem pela cidade. Logo depois de saber que é um Ponto Singular, ele se compromete a proteger o tempo, o principal alvo dos Imagins malígnos. Os Pontos Singulares podem existir fora do tempo e eles não podem ser afetados pelas alterações no tempo feitos pelos Imagins. Os Pontos Singulares são: Ryotaro, Hana, Kai e o proprietário do Den-liner. Imagins são criaturas do futuro que vieram para o ano de 2007 para alterar o passado e criar um futuro como eles gostam e para isso passam por um processo. Escolhem uma pessoa e concedem-lhe um desejo. Com o desejo concedido, eles se conectam a memória da pessoa escolhida e volta no tempo para alterar o passado e causar os maiores estragos na linha do tempo. Esse processo é conhecido como um contrato entre o humano e o Imagin. 




Ryotaro logo conhece quatro Imagins bons que passam para o lado dele. De início, ele conhece Momotaros, um Imagin vermelho que vive sempre nervoso, depois Urataros, que é exatamente o oposto de Momotaros, sempre calmo e pensador. Logo, Kintaros aparece, um urso bastante forto e rígido. Kintaros passa a maior parte do tempo hibernando. Por último, com certeza o mais marcante, Ryuutaros, fã de Hip Hop, pode controlar as pessoas e é o único Imagin que Ryoutaro não pode controlar apesar de ser só uma criança e passar o dia todo desenhando. Eles formam em conjunto com Ryotaro, respectivamente, o Forma Espada (SWORD FORM), Forma Vara (ROD FORM), Forma Machado (AXE FORM) e Forma Arma (GUN FORM). Quando os Imagins e Ryoutarou unem seus corações em um só eles podem fazer a Forma Climax. Agora, como Kamen Rider Den-O, Ryoutarou e seus aliados devem juntos lutar para proteger o fluxo do tempo, restaurar a paz e garantir o nosso futuro brilhante.



Ponto de Singularidade

Alguns dos seres humanos em Kamen Rider Den-O são chamados de "Ponto de Singularidade" (特异点, Tokuiten?). A capacidade principal de Pontos de Singularidade é que eles são capazes de existir fora do tempo próprio, de tal forma que mudanças em seu cronograma (linha do tempo) passado não irá alterar seu estado atual. Em alguns casos, os "Pontos de Singularidade" tiveram seus cronogramas (linhas do tempo) destruídos pelas ações do Imagine, ainda assim existem em uma forma física com suas memórias intactas, não afetadas pelas mudanças. Os pontos de Singularidade reveladas são Ryotaro, Hana, Kai, e o proprietário do Den-Liner. Estes indivíduos também têm a capacidade de resistir a capacidade do imagins ​​de usar seu corpo como uma máquina, mesmo controlá-los se bastante poderoso.

Sistema de Passagem 

Rider Pass
Rider Ticket
DenLiner
Há basicamente dois tipos: O Rider Pass (Passe Rider), que funciona como uma espécie de cartão que dá direito ao usuário o trem conhecido como DenLiner (sistema de transporte de Den-O, um tipo de trem bala usado, principalmente, para viajar para outros tempos e lançar ataques contra Gigadeaths) e, o Rider Tickets que são tickets que guardam a informação de um Imagin, mostrando a foto dele e o tempo para qual ele retornou.

Para se transformar e mudar sua forma, Kamen Rider Den-O usa o Den-O System, onde passa o Rider Pass pelo Terminal  Buckle que fica no Den-O Belt. Den-O Belt é o Cinturão de Kamen Rider Den-O que permite a sua transformação e mudança de formas. É afixada com um dispositivo conhecido como o SetTouch no Terminal Buckle, que pode ler um Rider Pass e o Imagin nele contido. Quando o Rider Pass é passado em todo o SetTouch, uma transformação acompanhada por múltiplas formas podem ocorrer. O cinturão tem quatro botões (vermelho, azul, amarelo, roxo), cada ativação de uma forma específica (Sword, Rod, Axe, Gun), conhecido como o Form Switch.

Os ambientes e cenários mais comuns

DenLiner e Milk Dipper.

Os frequentadores mais comuns do DenLiner são:

As personalidades humanas alternantes de Ryotaro quando ele é possuído pelos Imagins Aliados
Ryotaro (18 anos)
Ryotaro Nogami (Takeru Satoh) um garoto simples, sem muita sorte, porém sempre muito otimista e bondoso. A primeira cena em que ele aparece é muito cômica, em cima da árvore pendurado por sua bicicleta, sendo socorrido logo em seguida, ao dar continuidade no seu caminho outra situação desastrosa ocorre levando-o a ser o centro de uma confusão com um grupo de desordeiros é quando ele acaba encontrando o Rider Pass perdido pela Hana. Com o aparecimento de um Imagin maligno, Hana o convence a usar o Rider Pass para se transformar em Kamen Rider Den-O, dessa forma é conhecido como um Ponto Singularidade, uma pessoa que consegue assumir a personalidade de algum Imagin que o possua (e o primeiro a possuí-lo é Momotaros, um Imagin aliado), e que pode sobreviver fora do tempo.

---------------------------------------

Hana (19 anos)
Hana (Yuriko Shiratori) uma jovem misteriosa, também conhecida por ser um ponto de singularidade como Ryotaro, aparece no DenLiner depois que o seu tempo foi destruído pelos Imagins, por essa razão os odeia tanto e tem dificuldades para aceitar que passa a gostar dos Imagins Aliados. Vive batendo, principalmente, no Momotauros por chamá-la de "escandalosa" e "garota melequenta". Depois que novos trilhos aparecem aparecem na linha do tempo percorrida pelo DenLiner, Hana passa a ter a aparência de uma garota de 10 anos, próximo ao fim da série descobre-se a ligação dela com Ryotaro.



---------------------------------------

Kohana (10 anos*)
Kohana (Tamaki Matsumoto) é a versão infantil da Hana (quando ela tinha 10 anos de idade*). Recebeu o nome de Kohana para Ryotaro justificar sua presença no tempo presente para Airi e demais presentes desconhecem sobre as passagens do tempo, sem precisar justificar a mudança de Hana, então para todos os efeitos Kohana é a irmã mais nova de Hana. Apesar da aparência infantil a jovem matém sua memória intacta o que passa a ser um mistério na trama.




---------------------------------------

Naomi (idade desconhecida)
Naomi (Akiyama Rina) é como se fosse a recepcionista e garçonete do DenLiner. Sua personalidade sempre alegre, companheira e divertida, adora servir café bem inusitados aos passageiros do DenLiner. Sua grande alegria está em servir e deixar os demais felizes com suas criações culinárias. Ganha força e demonstra ter uma personalidade marcante na metade da série, atuando sempre ao lado dos Imagins Aliados, o seu companheiro fiel e mais querido é o Ryuutaros.




---------------------------------------

Owner (idade desconhecida)
Owner (Kenjiro Ishimaru) é o proprietário do DenLiner (trem que percorre a linha do espaço-tempo) e o seu condutor, nunca participa dos combates diretos contra os Imagins Malignos, muita das vezes contribui com informações preciosas e palavras sábias. Ele costuma manter a ordem no trem e dar um cartão vermelho cancelando a passagem do passageiro que estiver provocando desordem em algum de seus vagões.





---------------------------------------
No Milk Dipper, além do Ryotaro e Hana / Kohana, temos os seguintes frequentadores:

Airi Nogami (22 anos)
Airi Nogami (Wakana Matsumoto) é a proprietária do Café Shop - Milk Dipper - uma cafeteria e um espaço para leitura. Ela também é a irmã mais velha de Ryotaro e sua tutora, ambos passaram a viver sozinhos após a morte prematura de seus pais. Sabe preparar um café como ninguém, pois é uma eterna estudiosa para criar uma mistura perfeita para o seus cafés. No passado foi noiva de Yuuto Sakurai, o qual desapareceu um mês antes do casamento, contudo somente Ryotaro se lembra desse passado, Airi teve sua memória apagada. De personalidade gentil e sempre amável, além de muito bonita, costuma atrair uma clientela em sua maioria masculina, principalmente Ozaki e Miura que estão sempre por lá paquerando a Airi e vezes ou outra entrando em disputa por sua atenção. Próximo do fim da série descobre-se porque Airi teve sua memória apagada.

---------------------------------------

Ozaki
Seigi Ozaki (Akira Nagata) é editor de revista e repórter, jovem esperto, vive paquerando as garotas, mas gostaria mesmo era de conquistar o coração de Airi, por isso tenta se aproximar de Ryotaro para ajudá-lo em sua falta de sorte e até com as mulheres, aconselhando-o e tentando fornecer-lhe uma certa inteligências, mas faz isso muito mais para ver se ganha a confiança e o coração de Airi, do que pensando no bem estar (propriamente dito) do Ryotaro.








---------------------------------------

Miura
Isse Miura (Ryo Ueno) é um jovem místico que costuma ver as personalidades alteradas de Ryotaro pelos Imagins como se fossem espíritos malignos que o possuíssem, tenta a qualquer custo purificar o corpo e o espírito de Ryotaro das energias negativas. Seu perfil é de um rapaz introspectivo, assim como Ozaki também gosta muito de Airi e sempre está envolvido em alguma disputa com ele.






---------------------------------------
Outros personagens.

Yuuto Sakurai (são dois).

Yuuto "Jovem"
Yuuto Sakurai (Yuichi Nakamura) - jovem - que veio do passado - ele é o segundo Kamen Rider da série, denominado Zeronos, seu Imagin aliado é o Deneb. Assim que apareceu na série trouxe ainda mais mistério para o desaparecimento do noivo da Airi que, curiosamente, também chama-se Yuuto Sakurai. Mistério esse parcialmente desvendado quando Owner revela que esse é o Sakurai de 10 anos atrás. Seu temperamento é bem infantil, mesmo tentando bancar o durão, vive discutindo com Deneb por seu Imagin tentar convencê-lo a ter amigos. Diferente de Ryotaro que para lutar necessita de seus Imagins sempre alerta para o momento da luta, Yuuto tem Deneb mais como um mentor que o aconselha até nos momentos das lutas, pois segundo Deneb Yuuto precisa lutar de forma justa, bem isso ocorre quando ele está na forma ALTAIR, quando a luta fica mais pesada e ele alterna para a VEGA FORM quem assume o comando é Deneb. Outra diferença entre ele e Den-O, é o número limitado de vezes em que ele pode se transformar, pois a cada luta o seu cartão utilizado na transformações vão desaparecendo e, a explicação para esses sumiços tem a ver com a trama de mistério que se desenvolve a cada episódio. Antes de lutar ele sempre inicia a frase dizendo: "Deixe eu dizer isso antes de começar..." e na maioria da sequência ele quase sempre completa-a dizendo "... eu sou muito forte!". Ryotaro chama esse Yuuto de "Yuuto-Kun".

Yuuto "misterioso"
Yuuto Sakurai (Tomonobu Okano) - ele é o homem misterioso de capa que fica olhando para o relógio antes das batalhas de Den-O com algum Imagin, ele está em todos os tempos, inclusive chega a aparecer em uma batalha para ajudar Zeronos (do Passado) e Den-O, onde também se transforma em Zeronos. Seu desaparecimento é um mistério que só é revelado nos episódios finais da série de TV, assim como a explicação para existir dois Yuuto (Zeronos). Em seu relógio deixado para trás em virtude do seu desaparecimento está gravado a seguinte inscrição: "O passado me dá esperança". Ryotaro chama esse Yuuto de "Sakurai-san".



ZeroLiner dentro do tempo
Assim como Den-O tem o DenLiner como seu meio de transporte, Zeronos tem o ZeroLiner, um trem que tem a sua própria linha dentro do tempo, o seu aparecimento trouxe um pouco de esperança a Hana já que o ZeroLiner está ligado ao tempo de Hana. Diferente das transformações limitadas de Zeronos, ZeroLiner pode ser utilizado mesmo quando Yuuto não possuir mais nenhum cartão.

Curiosidade sobre Yuuto, Deneb também pode possuí-lo e assim alterna sua personalidade.

Forma de Yuuto quando Deneb o possui
---------------------------------------

Kai
O Antagonista só se revela depois da metade da série, seu nome é Kai (Hideo Ishiguro), um jovem misterioso / enigmático que também é um ponto de singularidade só que possui poderes estranhos sobre os demais seres humanos e até mesmo sobre os Imagins. Ele é o responsável pela voz que muitas vezes deixa Ryuutaros confuso e com vontade de destruir Ryotaro. Parece que não tem noção de suas expressões faciais, pois vive perguntando se sua expressão facial condiz com o seu real sentimento. Ele pode abrir um portal do tempo pelo seu próprio corpo no dia que ele quiser e mandar um Imagin para o tempo desejado, tal ação faz com que suas versões no passado virem poeira, sua força é temida tanto pelos Imagins quanto pelos seres humanos. O motivo pelo qual ele quer destruir o tempo é o que faz desenvolver a trama, pois relaciona-se com o passado de Sakurai e Airi.

Características dos Imagins aliados (não mencionados na sinopse)

Sieg (originalmente, denominado Jiku) é o Imagin levado para o DenLiner pelo Ryuutaros, tem poder sobre os Imagins (pode encolhê-los), inicialmente apresenta-se bastante arrogante e cheio de grandeza, possui o bebê de uma mulher rica criando assim um laço familiar com ambos, onde a considera sua mãe e chama o bebê de irmão. Ele também pode possuir o Ryotaro quando bem entender impedindo que os outros Imagins o façam, para transforma-se em Den-O usa o seu próprio cinto assumindo a Wing Form. Como Hana foi a única pessoa capaz de repreendê-lo, ele passa a chamar-lhe de Princesa.

Deneb é um dos Imagins mais atencioso e gentil, adora fazer novos amigos, não se cansa de pedir desculpas mesmo que ele não tenha feito nada. É amigo inseparável de Sakurai mesmo que este não demonstre, Deneb vive dando balas as pessoas que ele conhece (as famosas balas deneb) que por sinal as pessoas adoram. Deneb pode usar seu corpo normalmente, porque tem contrato completo com Yuuto



Curiosidade sobre Deneb, houve um episódio em que Kai cria um falso tempo, onde Deneb não realiza seu contrato com Yuuto e assim, acaba possuindo Ryotaro também. Veja:

Ryotaro possuído por Deneb


Confira os vídeos a seguir:



Kamen Rider Den-O Climax Jump Den-Liner Form PV (by TV Nihon)






Double-Action CLIMAX form (full music video)



AAA DEN-O form - Climax Jump (Legendado em Português) 




Comentário final

Talvez por Ryotaro mostra-se um jovem imaturo e muitas vezes amedrontado, além disso, com exceção de Momotaros e Kintaros os demais imagins que o possui têm gestos um tanto afeminados e delicados, provocando assim a "repulsa" de alguns por esse comportamento "duvidoso". Uma pena! Pois boa parte  humor está nessas situações. Sendo assim, é lamentável dizer que o preconceito impede que muitos enxergue a verdadeira dinâmica e complexidade que retrata o enredo em Den-O, onde salvar pessoas e ao mesmo tempo proteger o fluxo do tempo sem interferir nele gera alguns conflitos para trabalhar o certo, do errado e do necessário a ser feito. Mas, se você ainda não viu Den-O, vai aqui uma dica: antes de assistí-lo abandone qualquer tipo de preconceito, assista-o de coração aberto.

Você encontra a série completa e quatro movies no J-Lyrics Fansubs.

Para maiores informações consulte:
ReplayRoom
Kamen Rider Den-O (Wikipedia)
Kamen Rider den-O (Character - Wikipedia)
Den-O (By Toei)

---
Logo em breve pretendo comentar sobre os filmes, mas a próxima série a ser assistida (completa) será Garo, também vou acompanhar Kamen Rider Fourze.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

5 comentários:

  1. Vivo dizendo que Den-O é uma série que eu amo sem ter assistido (só vi o 1º capítulo até hoje). Na época eu não tinha uma conexão boa pra baixar os episódios. Atualmente só não vejo porque estou me concentrando em assistir todos os Super Sentai passados, hehe. Mas planejo ver em breve.

    Pelo que vi de Den-O em Decade, pelos diversos vídeos musicais e stage shows que existem aos montes no YouTube eu já posso dizer que adoro os Imagins. Principalmente o Momo e o Ryuu-chan!

    E, sinceramente, tem muita "viúva do Black" por aí que sai avacalhando qualquer Rider que de distancie do tom sombrio dele. Eu acho isso muita bobagem, adoro os Riders e os Sentai novos e acho eles mais empolgantes (tirando Goseiger, que foi só legalzinho) do que as séries da Geração Manchete, que eu assisti na minha infância.

    ResponderExcluir
  2. Ai Ai Ai..
    Hum Bem analisando pra não ser discriminado, Mas vamos lá, Sou um dos que és contra a serie por não ter ido com a trama não vi uma conexão que me atrai-se para assistir-la, na época que lançou eu estava assistindo o Hibiki( uma outra serie que tem poucos fãs). Não vejo problema a serie ter essa temática com os imagins e os trejeitos de passar um lado afeminado do personagem, mas como disse não vi um atrativo maior. Mas como eu sempre pago o mico a Tati me fez pensar em assistir a serie num futuro Próximo o mesmo foi com o W e hoje estou prestes a assisti-lo.
    Seria os Poderes de Tati-sensei??

    Bom esse és meu pequeno coment.. Parabéns Tati pela Sinopse Espero a próxima Serie. :D

    ResponderExcluir
  3. Não vou negar que, eu mesmo, já tive minhas reservas, ou melhor dizendo, meus preconceitos com relação a DEN-O sem ao menos conhecê-lo direito e até mesmo assistindo aos 3 primeiros episódios não vou negar que o achei estranho. Porém no desenrolar da trama pude, finalmente, captar o que até então estava oculto! Invisíveis aos olhos! Comédia e drama muito bem elaborada, apesar da complexidade! Passado, presente e futuro se misturam quando o assunto é fluxo do tempo!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito do Den-O já na primeira vez que assisti.A historia é bem bolada tal como o toda a série.

    ResponderExcluir
  5. eu sempre achei essa coisa de preconceito uma total palhaçada! sempre AMEI o Den-O desde o primeiro episódio! acho ridiculo ficarem botando chifre em cabeça de cavalo. O Urataros nao tem jeito afeminado, apenas o comportamento dele é um tanto narcisista, nada mais. alias, ele é elegante, um pegador nato, eu morro de rir com ele, é meu Imagin favorito. e o Ryuuta nao tem nada de afeminado, ele só fica com o rosto 'meio afeminado' quando está vestido como o Ryutta, somente isso. o Sieg nem comento, é um principe estiloso, nao um rider boila. q saco tudo é motivo pra esse povo falar mal do cara. o mesmo é com o Phillip do Kamen Rider W. todo mundo fala q ele é gay so por causa das roupas q usa. é um preconceito do caramba mesmo antes de ver a serie, e quando vc passa a assistir, percebe q ele é o personagem mais legal da serie, tanto q pra mim Den-O e W sao meus Riders favoritos e dificilmente essa minha preferencia vai mudar. o problema é q esse povo precisa parar com esse preconceito babaca

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...