domingo, 20 de novembro de 2011

Segundo Sena Kurumada, "Tokusatsu significa grandes amizades"

Este é Sena Kurumada - uma figura incrível!
Semana passada foi um pouco atribulada e bastante corrida para mim, por isso, precisei dar pausa no segundo ciclo de entrevista para o Blog Tatisatsu. Ciclo este que podemos ter os convidados respondendo ao nosso questionário comemorativo ou realmente passando por uma "sabatina" de perguntas a respeito do mundo tokusatsu, como é o caso do nosso entrevistado de hoje, meu querido amigo Sena Kurumada (um dos moderadores do fórum tokubrasil - Metal Hero & Power Rangers). 

Bem, já tem um tempinho que eu conhecia o Sena, mas só fomos manter contato a pouco tempo, contudo, a impressão que temos é que nos conhecemos a um longo tempo... Acabamos descobrimos que temos uma imensa afinidade... tanto no campo tokusatsu, quanto no campo off-tokusatsu. Sena tem 23 anos, trabalha com computadores, mora em Guarulhos-SP, fala inglês (americano) e japonês com extrema facilidade...

A entrevista aconteceu em um bate-papo no Messenger, quando fui editá-la no word surpreendi-me com os números de páginas (6)... mas, lendo e relendo percebi que tinha coisinhas que poderiam ser suprimidas, no final rendeu-me 4 páginas, vamos ver como ficará aqui na postagem. Espero que gostem, apesar de longa está bem dinâmica e divertida!



Tati Santana diz: Nome completo...
Sena diz: Carlos Eduardo Casado Braga

Tati Santana diz: Por que "Sena Kurumada"?
Sena diz: Sena é devido um personagem de anime do Eyeshield 21 (chamado Sena Kobayakawa) e Kuramada é porque gosto muito das obras do grande mestre Masami Kurumada (Saint Seiya, Fuuma no Kojiro, Ring ni Kakero, BT'X, Silent Knight Sho, etc.).

Tati Santana diz: Quando começou a se interessar por Tokusatsu?
Sena diz: Desde criança, sempre gostei. Quando menor, isso minha mãe quem diz, quando tinha cerca de uns 5 anos, quando as pessoas perguntavam meu nome eu dizia que era "Black Kamen Rider". Sempre curti, mesmo quando não passava comprava revistas como a Henshin para saber o que se passava no Japão.

Tati Santana diz: E hoje, o que o Tokusatsu representa para você?
Sena diz: Humm... Significa “grandes amizades”, afinal ele realmente fez com que conhecesse grandes amigos, e como eles sempre tentam passar em qualquer série, nunca desistir, sempre seguir em frente e acima de tudo fazer o que é certo.

Tokkei Winspector
Tati Santana diz: Hoje em dia, você tem um tokusatsu marcante? Qual?
Sena diz: Winspector. Sempre fica em minha cabeça aquele episódio em que o Biker chora e no episódio que o Highter é praticamente desmontado. Não importa quantas vezes reveja essa série, ela não deixa de ser ótima.

Tati Santana diz: Hum... interessante... tenho episódios que mesmo revendo várias vezes a emoção é sempre a mesma...
Sena diz:Exatamente. Isso que queria dizer, sempre me emociono no episódio que o Biker chora. Porque ele gostava da ‘guria’ no fundo, mas ela tinha feito algo errado.
                                           
Kaizo Sentai Gokaiger
Tati Santana diz: Se você tivesse que indicar um Super Sentai para alguém que nunca viu Tokusatsu, qual indicaria?
Sena diz: Eu diria no momento Gokaiger, afinal ele conta bastante coisa referente aos sentais anteriores. Mas série que indicaria sem levar isso em conta é Dairanger. É o sentai com as melhores coreografias de luta de todos os tempos.

Tati Santana diz: Eu penso que para alguém assistir Gokaiger precisa ter no mínimo uma noção de Super Sentai... para não ficar voando em alguns momentos ou menosprezar algumas cenas!
Sena diz: Isso é verdade.

Tati Santana diz: E no caso dos Metal Heroes, mesmo extintos, atualmente, se você tivesse que indicar a uma pessoa que nunca viu Tokusatsu, qual indicaria?
Sena diz: O Winspector mesmo. Inclusive um amigo meu tinha mostrado pra um ‘guri’ de 10 anos em Colatina e ele tinha se amarrado na série.

Kamen Rider Den-O
Tati Santana diz: E no caso de Kamen Rider?
Sena diz: De Kamen Rider, não é meu favorito, mas indicaria Den-O. É a série mais "trapalhões" da franquia tem ótimas lutas, momentos cômicos, momentos dramáticos, ou seja, é para todos os públicos. 

Tati Santana diz: Se você tivesse que reescrever um tokusatsu misturando super sentai, metal hero e Kamen rider qual estilo predominaria e por quê?
Sena diz: Jesus amado! Que pergunta dificil (>.<) Bom, eu diria que o Sentai pelo companheirismo (se bem que tem vários Metal Heroes que não são sozinhos). Gosto de ver o trabalho em equipe, e vários personagens crescendo juntos na história.

Tati Santana   diz: Por falar nisso, Hibiki tem muito disso... (Meu momento tiete).
Sena diz: (Muitas risadas) Verdade.Por isso é difícil! (>.<) Mas tem riders forever alone, como o Faiz!

Gavan e Gokai Red
Tati Santana diz: Recentemente, a Toei Company anunciou o Crossover Gokaiger vs Gavan. Quais são as suas expectativas a respeito desse lançamento, previsto para estrear nos cinemas, no dia 21 de janeiro de 2012?
Sena diz: Sencacional esse crossover. Quem diria ver o Gavan em um filme ao lado do Gokaiger. Difícil expressar em palavras a aparição desse grande herói, que aprendi admirar depois de "velho". Por só vim assistir a série mesmo em tempos atuais. Além disso, minha expectativa, assim como creio ser a da maioria dos fãs, é de que apareçam outros Metal Heroes no filme também, além do lendário policial do espaço. Gavan sempre me emociona no episódio (***Suprimido pelo leve spoiler***Sorry).

Tati Santan diz: Alguns fãs acreditam que essa é a chance que os Metal Heroes têm de ressurgir, pelo menos em especiais para TV e Cinema. O que você pensa a respeito?
Sena diz: Só perguntas difíceis hein (>.<) Espero que seja uma grande série, que apele mais para as histórias em si, como os antigos Metal Heroes, do que para a venda de bonecos/brinquedos. Como, por exemplo, o Ryukendo (que assisti há tempos atrás), eu não vejo outra finalidade nessa série senão a de vender ‘tranqueiras’.

Elenco de Garo Makai Senki - Garo 2
Tati Santana diz: Você está acompanhando Garo nessa segunda fase?
Sena diz: Com certeza! Aliás, esse foi um ano sensacional para o tokusatsu, Gokaiger, final de OOO, começo de Fourze e agora a volta de um dos mais emocionantes tokusatsu de todos os tempos. Acho Garo sensacional porque ele fala muito de sentimentos, acho muito legal a relação Kaoru & Kouga. 

Tati Santana   diz: Com relação a família ULTRA, quais são suas observações? Curte a série?
Sena diz: Curto sim! Também sonho em fazer um podcast sobre minha série Ultra favorita, que é Ultraman Tiga. Este ano tivemos o Ultraman Retsuden, mostrando um pouco da história dos Ultras. Além disso, tivemos vários lançamentos aqui relacionados a família Ultra, o que é muito legal.

Tati Santana diz: Falando em podcasts. Já participou de algum? Lembro-me que você me confessou que seu sonho é participar de um Tokucast. Isso acontecendo, seria uma participação especial ou seria presença cativa?
Sena diz: Então, estou com um projeto com uns amigos meu para fazer um podcast. Tirando isso também tenho um podcast de Godzilla que queria fazer junto com meu amigo Paulo Facchini e o pequeno Shu. Meu sonho é presença cativa, mas uma participação especial também seria muito massa. Tomei uma grade paixão pelos podcasts, escuto praticamente todos os dias, Tokucast, Matando Robôs Gigantes e Jovem Nerd, dentre outros.

Tati Santana diz: Agora faremos um ping-pong "rapidinho"... falarei uma determinada palavra e você responde com um tokusatsu que surgir em sua cabeça... Preparado?
Sena diz: (Risadas)  Quase um bola na fogueira do Rock Gol. Preparado #Letsgo

Tati Santana diz: Um sorriso...
Sena diz: Kamen Rider Kuuga

Tati Santana diz: Uma lágrima...
Sena diz: Kamen Rider Den-O (Abertura lagrima da Hana) (>.<)

Tati Santana diz: Uma alegria...
Sena diz: Esse é dificil (>.<) Vou acabar falando tudo de Rider... Kamen RIder OOO

Tati Santana diz: Momento retrô...
Sena diz: Gokaiger XD

Tati Santana diz: Momento futurista...
Sena diz: Timeranger

Tati Santana diz: Gostaria de rever de novo... (cada cena)
Sena diz: Faiz (Kamen Rider 555)

Tati Santana   diz: Um musical... (gargalhando aqui)
Sena diz: Jaspion \o/ Se bem que os Imagins cantando também é demais. (gargalhando também)

Tati Santana diz: Amizade pura...
Sena diz: Winspector (Yuujou wo Shinji - acreditam na amizade) XD

Tati Santana diz: Mudança...
Sena diz: Kiva (Kamen Rider Kiva)

Tati Santana diz: Drama...
Sena diz: Kamen Rider Ryuuki (só vai dar Rider nessa xD)

Tati Santana diz: Comédia do início ao fim...
Sena diz: Você quer que eu digite Den-O, né? (Muitas risadas) Kamen Rider Trem-O.

Tati Santana diz: Sensação de Déjà vu...
Sena diz: Hum... Ultraman Mebius.

Tati Santana diz: Para todas as idades...
Sena diz: Jaspion, sempre.

Tati Santana diz: Um adeus...
Sena diz: Abaranger

Tati Santana diz: Agora para finalizar.... Pode responder ao seu modo, como achar melhor.... Tokusatsu por Carlos Eduardo...
Sena diz: Superação, amizade, união, força de vontade e, acima de tudo, fazer sempre o bem ao próximo. (Ficou meio estranho né?)
Tati Santana diz: Nem um pouco... Touksatsu por Sena Kurumada... (risos) E não vale dizer que é a mesma coisa...
Sena diz: Ah! Porque não? xD Afinal eu sou os dois uahuahuaha
Tati Santana diz:HUmmm... ai ai ai Está bem, então...
[c=12]Sena[/c] diz: (Comemorando) Escapei! (Gargalhando)

Tati Santana diz: Tatisatsu por Carlos Eduardo e Sena kurumada... =D
[c=12]Sena[/c] diz: (Gargalhando ainda mais) Simplesmente o blog mais bem humorado sobre tokusatsu da atualidade. Trazendo não somente as últimas notícias das produções nas pedreiras da Toei e dos ataques de impérios malignos, como curiosidades sobre o resto do mundo “tokusastico”. 

Tati Santana diz: (Depois de dar muitas risadas) Agora, a pergunta que não quer calar...
Sena diz: Eita O.O #medo (rindo de nervoso)...

Meu amigo Sena (Carlos Eduardo)
Tati Santana   diz:
 Carlos Eduardo por Sena Kurumada e vice versa...
Sena diz: Almeja sempre a paz acima de tudo. Prefere acreditar nas pessoas, valorizando-as, considerando-as assim como iguais e estando sempre disposto a ajudá-las. (>.<) 


------
Bom, é isso... Espero que tenham curtido da mesma forma que eu! 

Amigo Sena, obrigada pela conversa divertida, pela paciência e pela amizade! Saiba que em um pequeno espaço de tempo você se tornou muito especial para o Tatisatsu. 
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

4 comentários:

  1. Mais divertido do que ler a entrevista foi ter feito a entrevista! As dúvidas... as colinhas...kkkk As partes Off-entrevistas! As risadas... Muito show! Obrigada, amigo! ^_^ E espero que o Blogspot deixe você comentar aqui... hahaha

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é demais! Grande amigo. Só esqueceu de falar que sabe espanhol e que ama fritas.

    ResponderExcluir
  3. Awei! Finalmente consegui comentar.
    Mãe, olha eu na internet! KkKkK.
    Muito obrigado Tati! Foi muito maneiro e engraçado ser entrevistado por você.
    E fritas sempre.

    ResponderExcluir
  4. Fantástica a entrevista! Bem descontraída e bom gosto do carinha ae também.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...