terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Tokusatsu para mim é um estilo de vida", afirma Lanthys


Aldo Mesquita é "Lanthys"
Um amigo querido com quem sempre que tenho a oportunidade de conversar aprendo um pouquinho mais. Lanthys faz o estilo "Hibiki-san" (apesar dele afirmar que ele se identifica com o Kuuga), tipo "paizão", características de alguém convicto na vida, nos valores humanos, no respeito mútuo e na sensibilidade observada ao analisar o ser humano.

Não tenho certeza se esta será a entrevista mais longa pelo fato que o amigo gosta de escrever muito, ou pelo fato que eu vou me empolgar com ele e também escrever muito! E eu que tinha a fama de ser a responsável por enviar os e-mails gigantes aos meus dois podcasts preferidos: Senpuucast e Tokucast. Escrevia tanto que a galera precisava resumir... rs rs rs Defeito, qualidade ou inspiração? Até hoje não sei ao certo, mas o fato é que eu estou tentando me policiar mais!

Por isso, chega de introdução e vamos direto para a entrevista:

Vejo semelhanças entre o personagem Hibiki-san e Lanthys ^_^
NOME COMPLETO: 
Aldo Mesquita

APELIDO: 
Lanthys

IDADE: 
36

CIDADE/ESTADO: 
Bagé/RS

PROFISSÃO: 
Micro Empresário

CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO TOKUSATSU: 
Eu não sei se a Nipo é alguma contribuição real, mas que eu consideraria seriam a Nipo Heroes HP, o Nipo Fórum, as sagas Nipo Ranger e NeoChangeman e os programas de rádio já extintos, Nipo Heroes Time e Nipo Heroes Time Dimensional! Também realizamos a primeira sala de exibição de Tokusatsu do sul do Brasil em 2005 em Canoas/RS, uma segunda sala em 2006 em Porto Alegre/RS e mais adiante, uma sala em 2008 também em Porto Alegre/RS. Já em minha cidade Bagé, fazemos o Japan Project que engloba dentre tantos outros o tokusatsu claro, evento que já está na 6ª edição. E acho que por último, ainda posso citar o Nipocast que também está extinto!

Den-O, o mais engraçado!
PRIMEIRO TOKUSATSU: 
O primeiro a ser assistido foi Changeman.

TOKUSATSU MAIS ENGRAÇADO: 
Kamen Rider Den-O, engraçado sem perder o foco e sem se tornar tolo.

TOKUSATSU MAIS DRAMÁTICO: 
Metalder, sem dúvida!

TOKUSATSU MAIS EMOCIONANTE: 
Metalder, Kamen Rider Black e Kiba Okami Garo, com grande ênfase para este último pelo ponto romântico entre Kouga e Kaoru.

Kouga e Kaoru - romance
TOKUSATSU INESQUECÍVEL: 
Kiba Okami Garo

TOKUSATSU PARA TODAS AS IDADES: 
Kamen Rider Kuuga

GÊNERO PREFERIDO: 
Kamen Rider e Other Heroes

EXPLIQUE O MOTIVO DA SUA ESCOLHA ANTERIOR: 
São os dois estilos que mais conseguiram criar séries que emocionaram e mantiveram o foco! Super Sentais tem decaído e muito no quesito atender a gostos de crianças adolescentes e adultos, se tornou algo muito voltado unicamente as crianças, enquanto os Riders como Kuuga, Blade e Den-O conseguem divertir e emocionar; já Gransazer, Justirisers, Ryuukendo e principalmente Garo, são séries que possuem um pouco de tudo e podem agradar vários públicos, ou seja, versáteis e agradáveis!

UMA TOKUSONG QUE MARCOU A SUA VIDA: 
Puxa, são tantas... Eu diria que o tema de Daileon, por eu ter tido a chance de ver Kushida sair da névoa de gelo seco em um palco à duas filas de mim, cantando esse tema... Acho que nunca vou esquecer essa cena...

DEFINA TOKUSATSU: 
Um estilo de vida para aqueles que o sabem interpretar! Tudo que acontece num tokusatsu, apesar de ser bem mais fantasioso pelos poderes e equipamentos, acontece na vida real, ou seja, decisões, momentos de provarmos nossa coragem, de fazer justiça, de nos impormos ao mal, de nos mantermos firmes e ajudarmos quem precisa, de vencer um oponente e quando falo aqui em oponente, mal, inimigo eu me refiro as coisas do dia a dia, como doenças, problemas, necessidades de coisas, aquela materia que não conseguimos boas notas, aquele valentão da escola que temos que conseguir sobrepujar ou aturar todos os dias. 

Ou seja, tudo que acontece nos toku´s, em escala mais real, acontece conosco, e suas determinações, suas forças de vontade, suas capacidades de se superar, são exemplos, lições que devemos colocar em nossas vidas e usá-las com o mesmo empenho que nossos guerreiros tokusatsu usam, por isso, Tokusatsu pra mim, é sem dúvida, um estilo de vida, que inclusive se adotado por mais pessoas, nos propiciaria um mundo muito melhor para se viver!

SE VOCÊ TIVESSE QUE SER UM PERSONAGEM DE TOKUSATSU QUAL SERIA? E POR QUÊ? 
Kamen Rider Kuuga sem dúvida! Defender algo, lutar por algo, fazer algo que seja bom, que ajude, que defenda, que proteja, unicamente porque isso é o certo a fazer, é algo que bate comigo. Fazer algo bom sem esperar nada em troca, fazer alguém feliz, mesmo desconhecido, porque isso é bom de fazer, porque faz a gente feliz, porque nos faz mais feliz do que se tentassemos fazer feliz a nós mesmos, acho que Godai Yuusuke é um espelho perfeito do que deveria ser um ser humano de verdade! Muitos poderiam dizer, "ah, o cara é bonzinho demais..." Quem assistiu a série, sabe que Godai era um cara realmente humilde, mas que jamais foi coagido, por ninguém, a fazer o que não queria, o que quer dizer, seja bom, seja justo, seja doce com as pessoas, seja amoroso com quem precisa e mesmo sendo assim, jamais será alguém que possa ser escravizado pelas demais. Essa é minha filosofia de vida, Kuuga tem muito disso e me espelho bastante nas atitudes e pensamentos dele em várias situações de minha vida, e sem dúvida, se pudesse ser algum personagem, Kamen Rider Kuuga, Godai Yuusuke seria minha escolha!

UM ANO DE TATISATSU, UM ANO DE... Informação, diversão, novidades, revelações, alegria, emoção. Enfim, um ano de um incomparável toque feminino que faltava no universo Tokusatsu do Brasil!

DEIXE AQUI UMA MENSAGENS PARA OS TOKUFÃS DE ONTEM, DE HOJE E DE AMANHÃ: Jamais se deixe levar pela opinião dos outros sobre aquilo que você gosta. Eu muitas vezes fui criticado, por curtir o que curto, muitas vezes me disseram "quando tu vai crescer?", meu pai inclusive "tche, tu já é homem, quando vai parar com essas coisas de criança?" Claro que quando adolescente, nem sempre eu podia impor meu gosto, muitas vezes era necessário calar e deixar os outros falar, mas, isso jamais me fez desistir do que eu gostava e eu continuei procurando, buscando, assistindo e amando o Tokusatsu. 

O resultado disso? Bom, comparem a seguinte situação: Há mais ou menos 6 anos atrás, em minha cidade, passar com uma camiseta de Ultraman na avenida principal em um dia lotado como feriado ou final de semana, era motivo para deboche, hoje, quando repito a mesma cena, a maioria me conhece, ou se não me conhece deixa escapar os comentários "Puxa, é o Ultraman, que legal!" O mesmo vale para qualquer outro estilo, camisetas e manifestações para o tokusatsu hoje são vistas de forma muito positiva pela cidade e os mesmos que antes me criticavam, hoje ou reconhecem o quanto esse estilo tem de legal ou simplesmente falam "Não é que hoje todo mundo gosta?" 

O que quero dizer com isso, a mensagem que quero passar é que, se você gosta de algo, e esse algo não prejudica ninguém nem a você mesmo, poxa, vai a luta, mostra que tem direito a gostar do que gostas e que ninguém tem o direito de te criticar por isso! Afinal, praticamente todo brasileiro gosta de futebol e "ai" de quem criticar esse gosto, então porque nós, que curtimos outro estilo temos de aceitar que nos critiquem ou pior, mudar nosso estilo e nosso gosto para sermos aceitos? De boa eu digo, quem tiver de gostar de mim e ser meu amigo ou amiga, terá de ser pelo que sou, pelo que gosto e jamais querer que eu mude para que possam me aceitar, por isso, pulso firme, defenda seu estilo, invoque sua armadura, convoque seu mecha gigante, use sua Cápsula Beta, convoque seu Gouten, faça Henshin se necessário, mas jamais, desista daquilo que gosta por causa dos outros!

--------
Kamen Rider Kuuga
Esse é meu amigão Lanthys! agora veio a dúvida: ele fala demais do que escreve ou ou escreve demais do que fala? Hehehehe Perguntinha quase que impossível de responder! Dar a impressão que a bateria dele é inesgotável! E tenho que confessar a vocês, eu adoro e sou fã desse estilo! Ele sabe do quanto eu apreciava os programas dele na Rádio Tokusatsu, entre uma música e outra ele recitava seu monólogo acerca de um determinada tema, tokusatsu, é claro! E nesses momentos eu viajava junto com ele, tecíamos diversos relatos via msn que sempre dava a ele pauta para a fala seguinte.

É uma pena hoje em dia não termos mais a presença dele na Rádio Tokusatsu, faz uma falta tremenda, mas sabe que as portas estão sempre abertas para o amigo, quando tiver chance e poder retornar é só chegar e falar: "vou voltar!", e com certeza darei pulos de alegrias. Contudo, enquanto esse momento não chega, quando bate a saudade e estou querendo doses de inspirações extras eu busco reescutar os Nipocasts, os quais chegaram até a 5ª edição, se você ainda não teve a oportunidade de escutar, chegou o momento: acesse a página do NipoCast e bom proveito! 

Em sua mensagem final, ele mais uma vez foi bastante filosófico, verdadeiro e um entusiasta inigualável. Como mencionei anteriormente, dizer simplesmente MUITO OBRIGADA a esses AMIGOS é tão pouco, mas esta é a forma que tenho para agradecê-los pelo apoio, incentivo e pela inspiração, além do mais me ajudarem a fazer do Tatisatsu este espaço dinâmico e acredito agradável aos fãs de tokusatsus. Peço desculpas ao excesso de rosa, que já foi muito mais (atualmente dei uma maneirada), porém eu sou "menina", né? Rs rs rs

Espero de coração que essas entrevistas possam tocar a cada um de uma maneira diferente e assim ampliar e fortalecer esta chama que habita dentro de cada um de nós, denominada TOKUSATSU.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

3 comentários:

  1. Ótima entrevista amigo Lanthys!! ^_^

    ResponderExcluir
  2. Demais!

    O Nipo Heroes com certeza foi uma grande contribuição. Lembro que foi minha primeira fonte de imagens e informações detalhadas sobre os vários gêneros e seriados tokusatsu na internet!

    E com isso de levar o tokusatsu para a vida real, concordo 100%! A maneira como os personagens defendem valores é linda. Pessoalmente, isso ajudou a construir muito da autoconfiança que tenho hoje e que me faltava alguns anos atrás!

    Bonita entrevista, muito bonita ^^

    ResponderExcluir
  3. Vixe... O_O Acabei escrevendo demais de novo... O_O Ahhhhhhh, azar, eu gosto de escrever mesmo e ainda mais, escrever pro Tatisatsu, torna escrever, que já é algo prazeroso pra mim, mais prazeroso ainda, por isso, peço desculpas a galera que não curte texto longo, mas uma entrevista ao Tatisatsu merece demais minha total dedicação, o que significa um mini-jornal... ¬¬ XDDDD

    Tati, não tenho palavras pra expressar a felicidade em te ter como amiga e poder participar dessa criação tua, que hoje abrilhanta nosso "universo tokusatsu brasileiro"; que esse blog brilhe sempre cada vez mais, mais que a Cápsula Beta, mais que a Força Terrena, mais que a Espada Olímpica, mais ainda que a Ginsachi e tão resplendorosa quanto o Amadam...

    Lécus, valeu o apoio cara, Felipe, passemos adiante essa idéia cara, um caráter formado através dos ensinamentos tokusatsu (nada de ninguém sair por ae invocando mechas gigantes, claro! XD) sem dúvida é um caráter descente, honrado, justo, honesto e acima de tudo, corajoso e capaz de fazer o que deve ser feito, quando deve ser feito, sejamos uma força avassaladora levando isso a frente, aos mais novos e aos que hoje, conhecem heróis que fizeram nossa forma de pensar ser o que é hoje!!

    Ok, chega de jornal de novo! XD Abraços pra todos, valeu o espaço (e que espaço O_O) de novo Tati!!! \0/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...