segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Knight Lightning - Super Riders V3 - A versão chinesa de Kamen Rider em 1975

Atualmente, muitos criticam o fato das franquias de tokusatsu serem adaptadas em produções norte-americanas e, com isso enganam-se quem pensa que tudo começou em 1993 quando a SABAN'S (produtora de seriados norte-americana) fez a adaptação da 16ª série Super Sentai - Kyouryuu Sentai Zyuranger - para os, então, mundialmente conhecidos, Mighty Morphin Power Rangers.

Graças ao amigo Ryuunoshin (do Blog Ryuu No Dan) descobri que essas adaptações já ocorreram muito antes da Saban pensar em existir, isso porque ela foi fundada em 1984, pois bem, vamos a minha descoberta! Em 1975, a indústria cinematográfica de Taiwan em parceria com a East Japan, responsável pela co-produção, lançaram o filme "Knight Lightning - Super Riders V3" (Título Original: 閃電騎士) - uma adaptação para o cinema da versão das séries Kamen Rider exibidas pela TV Japonesa (naquela época era a TV Nihon Educational Television [NET] / Atualmente TV Asahi). Há uma grande controvérsia quanto a liberação da Toei para essa produção, ou seja, acredita-se que por não ter ocorrido uma autorização oficial da Toei este trabalho não é muito divulgado e tão pouco é listado em suas versões alternativas, o que é uma pena, pois pelos pequenos trechos que pude ver a produção dava a impressão de ter sido bem feita, não deixando muitos buracos.


O filme teve sua data de estreia em 11 de novembro de 1975, em Taiwan, com duração de 91 minutos. Como fica claro que se trata da versão televisiva de "Kamen Rider V3" (1973-1974) as cenas de ação sofreram alguns retoques para camuflar que são as mesmas do original, e como não poderia ser diferente nos lugares dos atores japoneses temos os atores chineses. Só lembrando que na versão japonesa o personagem principal é o Shino Kazami, na produção de Taiwan temos o Chen Yingjie. A organização do mal que na original é a Destron foi alterada para "Meredith Tiamat". A história em si é modificada para explicar a presença de Kamen Rider 1 e 2, que na versão de Taiwan era o V3 em suas primeiras formas, assumiu a forma V3 depois de ficar entre a vida e a morte. O filme chegou a ser comercializado no exterior, na Europa foi renomeado para "Frankensteins Kung-Fu Monster" e "Kung-Fu Riders" este adotado pela versão alemã, enquanto que nos EUA o seu título foi "THE SUPER RIDER V3".

Espero que tenham curtido tal descoberta!

Lista de Vídeos relacionados a produção pelo Site YOUKU

Lista de Vídeos relacionados a produção pelo Site TUDOU

Referências:
Fonte Inicial (Ponto de Partida) - Ficha Técnica do Site HKMDB Movies
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

3 comentários:

  1. Caraca!!!

    Maneiríssimo esse post! Eu nem fazia ideia de outras adaptações além das da Saban!!!
    Parabéns tati!

    ResponderExcluir
  2. É garota estou vendo que levou muito a sério a dica e cumpriu com o desafio de conseguir informações para fazer esta postagem.
    Esta postagem ficou ótima, mas na realidade ela é EXCELENTE pelo fato de ter conseguido fazer tudo em exatamente 8 horas, começando tudo literalmente do 0 e do totalmente desconhecido.
    Parabéns Tati, estas informações muito provavelmente são inéditas na "tokunet" Brasileira e o público que vem ao seu blog atrás do diferencial que conversamos mais cedo, é mais que merecido para você pelo trabalho que acabou de provar que faz e ainda mais com tanta agilidade e vontade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bacana, não é, Bia?!

    Bem, meu amigo Ryuu como te disse... "Desafio lançado é desafio aceito"! Adoro esses tipos de desafio! Pois, amplia ainda mais o meu universo sobre tokusatsu e afins! rsrsrs Obrigada pelo incentivo e inspiração!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...