quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Toei Company: a arte de "inventar" e "reinventar" tokusatsu


Sábado passado (07), o desenhista e redator Alexandre Nagado, postou em seu Blog Sushi POP o texto que brilhantemente terce fatos bem interessantes Sobre a relevância do tokusatsu e seu lugar na cultura pop japonesa, aliás uma análise muito bem argumentada, por sinal, e eu digo mais, sagaz! A mesma provocou uma série de desconfortos em alguns tokufãs que desprevenidos ou desconhecendo tal realidade (infelizmente existente), não aceitaram muito bem tais ideias compartilhadas o que gerou uma série de sensações incomodas e até indigestas pelo teor de profundidade difundida naquele texto. Para outros foi o deleite por tempos aguardado, ou seja, eles sempre pensavam dessa forma, mas até então não tinham tido a oportunidade ou o insight que o Nagado teve. Mas, claro que alguns dos pontos "incômodos" podem ser rebatidos por alguns ou justificados  por outros. Cada um com sua visão acerca do mundo tokusatsu, e assim seguimos enriquecendo a história. 


Reconheço que o Nagado-san contribuiu em muitos aspectos para que eu pudesse ampliar ainda mais a minha visão sobre este tema, porém tenho que revelar aqui que nada do que foi mencionado ali constituiu-se em uma novidade para mim, digamos que se tratava de um conhecimento latente, porém adormecido. E ao compartilhar desse texto com alguns amigos percebi que por sermos seres humanos temos uma característica natural que é a passionalidade, característica esta que se impõe sobre a neutralidade (em outras palavras, racionalidade), e é aí que ficamos à deriva, pois a passionalidade nos impede muitas vezes de ver que há momentos em que certa realidade pode nos impor um sentimento de descontentamento ou no sentido mais emocional da palavra, a desvairada irracionalidade.

Alexandre foi perspicaz, ao mesmo tempo que ele não deixou de ser passional com uma certa sutiliza (no frigir dos ovos)¹, ele argumentou / comentou, instigou e expôs o seu ponto de vista. E imitando-o um pouco aqui deixou claro que Adoro Kamen Riders e gosto de vários Super Sentais, Metal Heroes e Ultras (os quais conseguiram incorporar os avanços tecnológicos a sua temática sem parecer tendencionalismo,ao contrário foi tudo muito natural), além dos outros estilos pouco difundidos por aqui (nesse caso, inclui-se também as produções OFF Toei Company). E por falar em Toei Company, foi ela a responsável por inspirar-me neste texto de hoje.

Ontem no início da noite, quando me permitia navegar pelas ondas das notícias rápidas do twitter acabei me deparando com uma que me deixou de certa forma surpresa e com uma pulguinha atrás da orelha, refiro-me ao anúncio do outro Sentai "Não Oficial" (Hikonin Sentai Akibaranger), além de Tokumei Sentai Go-Busters (sentai "Oficial") lançado pela Toei.

Divulgado pelo Moe Ota - News Shokuho e propagado para demais sites e blogs estrangeiros pelo Anime News NetWork, a notícia pegou alguns fãs de surpresa, rapidamente a notícia tomava conta dos fóruns de discussões sobre tokusatsu, como dizem por aí... "espalhou-se como pólvora" e fez um certo "barulhinho"! (risos) Isso porque a série já estreia em abril próximo, apenas dois meses após a estreia de Go-Busters, estratégia / marketing? Ousadia? Loucura? Ganância? Enfim, seja lá como for os japoneses terão que desembolsar mais dinheiro caso queiram adquirir não só os produtos do Sentai "Oficial", como também do Sentai "Não Oficial".

Bem, segundo consta a história é o seguinte:

Hikonin Sentai Akibaranger é composto por três protagonistas, os quais serão os heróis da série. Eles vivem em Akihabara*, um bairro na cidade de Tóquio, local este que está para ser aniquilado de acordo com um plano de uma entidade maligna. Para impedir este plano, os heróis receberão a ajuda de uma aliado muito importante, um Gênio criado de máquinas (entenda "brinquedos"... risos!) que dará a eles poderes para se tornarem guerreiros combatentes das forças do mal.

Trio em Akibaranger
A equipe de atores que irá compor os personagens ainda não foi divulgada, contudo a impressão que eu tenho é que o trio será composto por duas meninas e um menino, vide imagem das "sombras" presente no site oficial recém lançado (confira ela postada aqui ao lado). Ao mesmo tempo que uma lista de voluntários na realização do projeto foi divulgada, alternando nomes bem cotados tanto no universo tokusatsu, quando no universo animê.

Ficaremos, agora, na expectativa por mais detalhes sobre a produção de Akibaranger, outros projetos da Toei continuam a pleno vapor, eis que aqui refiro-me a Go-Busters e o filme Super Hero Taisen (o qual reunirá todos os Kamen Riders e Super Sentais).

Não há dúvidas que durante esses 53 anos de realizações de grandes projetos, tudo bem... houveram projetos não tão grandiosos assim, mas, há mais acertos do que erros em si, isso é o que conta! Ela soube como ninguém "inventar" e "reinventar" a arte de fazer tokusatsu. Se para alguns fãs ela pisou na bola ao ceder os direitos de suas séries para os empresários / produtores americanos, paciência! Pelo menos de alguma forma, mesmo que deturpada, os ocidentais podem ver suas sagas adaptadas pela TV norte-americana, já que se ela apresentasse alguma resistência quanto a esta "parceria" dificilmente as sagas Super Sentai e demais franquias adaptadas teriam aberturas para serem comercializadas livremente, o preconceito americano não permitiria tal feito. Sobre este assunto sugiro que vocês possam ler um outro texto do Nagado referente a xenofobia americana, é interessante vale a pena a leitura.

Bom, galera, é isso... desta vez escrevi demais, peço desculpas pelo o texto extenso, espero ter valido a pena a leitura de quem se arriscou a lê-lo.

Akihabara* - para quem não conhece é uma das mais famosas parte de Tóquio, bastante conhecida  por ser o paraíso dos souvenirs otaku. Lá apresenta-se como uma "cidade futurista" por concentrar um dos maiores complexos de lojas com tecnologia de ponta.

(Agradecimentos mais do que merecidos para minha amiga @BiaBalestieri sempre debatendo comigo temas polêmicos e expondo suas ideias às vezes ariscas, às vezes passionais demais, enfim... as ideias da Bia são sempre um elo perdido... constituindo em um tesouro imensurável, pois em alguns momentos ela se recusa a compartilhá-las).


(Valeu @FelipeNasca pela sinalização¹ pertinente!)
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

10 comentários:

  1. Muito bom Tati , agora estou curioso sobre o "Sentai Não oficial" (Preguiça de ver como se escreve o nome certo :P)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom dia! Olha! Estou curioso,e, também, nw entendo bem deste tema, rsrs!Mas, estou aqui para ler e aprender, não, é?
    Boa semana!
    Bye!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, Tati! Quando é vc quem escreve, não tem problema nenhum em ser longo. ^^

    Sobre esse Akibaranger, imagino que seja só uma "versão alternativa" mesmo, sem grandes pretenções por parte da Toei. Penso que será algo como o Kamen Rider G, lançado na mesma época do Decade.

    Mas se tem uma coisa que eu insisto (e sei que você concorda) é que essa história de séries comemorativas (como Go-Kaiger e Decade) são divisores de águas em seus respectivos gêneros. Pelo menos eu imagino que Go-Buster irá dar uma sacudida legal nos Super Sentais. E que sejam mudanças boas, claro!

    ResponderExcluir
  4. O.O Que?? Novo Sentai e um Sentai Não Oficial????

    *Sai da caverna e já vejo que estou mais que por fora do mundo Toku*** ++

    Tati pelo que Li por aqui (hehe Obrigado pela informação) Não poderia ser como nos EUA's :) e ser uma serie menor como uma Web-Serie??


    Um Mega Abraço e Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que esse novo sentai não passa em Pindamonhangaba! LOL! E pelas sombras, com certeza será um anime e não um Live Action! E o Nagado-san sempre mandou ver nessas questões da cultura nipônica, esse é um super texto falando sobre Tokusatsu! Uchuu Kitaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHA ReD, você é uma figura, sabia? O nome é Hikonin Sentai Akibaranger ^_^ "Fácil, fácil!" Bem, não garanto que será algo que se diga: "Oh, puxa... que Sentai "alternativo" legal... e tal!" Então, vamos esperar!

    Olá, FelisJunior! Quanto tempo, amigo Blogueiro! Pois bem, que você aprenda e passe a gostar de Tokusatsu também! ^_^ Caso queira algumas sugestões... pode perguntar-me! =D

    E aí, Bruno! Menino... pensei muito em você nesta semana... revi seus vídeos de sua viagem ao Japão! Depois precisamos trocar algumas ideias sobre isso!

    Ah, sim! Concordo com seu comentário! ^_^

    Gomes, meu amigo sumido! Saudades de seus comentários! Espero que tenha voltado com força total! Ah... trate-se de atualizar-se com tudo! Ok?! Com relação as Web-Series elas existem lá no Japão, sim... são chamadas de Net Movies! Agora quanto as séries japonesas chegarem aqui para nós através da Web-Series é utópico ainda! Mais fácil seria ter o Power Rangers nessas Web-séries ^^ Mas, nunca se sabe... não é mesmo? Vamos continuar acreditando!

    Olha aí, o Gentaro dando uma opinião relevante:

    "Ainda bem que esse novo sentai não passa em Pindamonhangaba! LOL! E pelas sombras, com certeza será um anime e não um Live Action! (...)"

    Não seria a primeira vez que isso acontece... vamos aguardar para descobrirmos mais detalhes sobre o tal novo Sentai!

    Valeu, galera! Mais uma vez... Comentários nota 10!

    ResponderExcluir
  7. EHHHH VOCES ERRARAM EM APENAS UMA COISA, NAO EXISTE UNIAO ENTRE JAPAO E BRASIL, OS DOIS PAISES SAO INIMIGOS E ERAM DESDE A 2 GUERRA MUNDIAL, E ESSA BRIGA, RAIVA E MAGOA DO PASSADO PERMANECE VIVA ATE HOJE, QUEM JA FOI OU JA MOROU NO JAPAO SABE QUE JAPONESES NAO GOSTAM DE BRASILEIROS, ACORDOS COMERCIAIS ENTRE OS DOIS PAISES HOJE EM DIA E QUASE 0 E CLARO QUE EXISTEM LOJAS ESPECIALIZADAS EM SP POR EXEMPLO QUE VENDE PRODUTOS ORIENTAIS E JAPONESES, MAIS SAO EXCLUSIVOS PROCURE NAS GRANDES CAPITAIS BRASILEIRAS POR LOJAS QUE TRABALHEM COM PRODUTOS JAPONESES??? SIMPLESMENTE VOCE NAO ENCONTRA ACORDOS COMERCIAIS O BRASIL SO TEM COM U.S.A NAO SO NA QUESTAO DE PRODUTOS MAIS TAMBEM NA QUESTAO CULTURAL, ENTAO ESSA UNIAO SIMPLESMENTE NAO EXISTEM, E VOCE ME PERGUNTA??? MAIS E OS JAPONESES QUE VIVEM AQUI, E CLARO QUE EXISTE UMA IMIGRAÇÃO FORTE NO BRASIL DE JAPONESES, MAIS ATE ESSES JAPONESES QUE CONHECEM A HISTORIA SABEM QUE QUANDO O BRASIL ADERIU A GUERRA EM 1943 MUITAS FAMILIAS JAPONESES FORAM TORTURADAS, ESCRAVIZADAS, E ATE MORTAS POR MILITARES,

    ResponderExcluir
  8. QUEM MORA NO BRASIL, FORA DE SP E DE PR SABE PERFEITAMENTE QUE O UNIVERSO CULTURAL JAPONES PRATICAMENTE NAO EXISTE NO BRASIL, LIGUE A TELEVISAO? PROCURE UM CANAL NO BRASIL DA CULTURA ORIENTAL? PROCURE UM CD? UM LIVRO? UM DVD? UM FILME? RODE O BRASIL NAO IRA ENCONTRAR DESCORDO TOTALMENTE DE ALGUNS DEPOIMENTOS QUE LI, NO BLOG, MUITAS VEZES TUDO E MUITO BONITO NA NET, MAIS A REALIDADE E DIFERENTE, EXISTE SIM, PRECONCEITO CONTRA A CULTURA NIPÔNICA NO BRASIL, E ISSO VOCE VE NO DIA A DIA, VE EM REGIÕES AONDE NAO EXISTE IMIGRANTES JAPONESES, COMO SC,DF,AM,MA,RS,MT,MTS,GO, E NAS GRANDES CIDADES DO BRASIL FORA DO EIXO ( PARANA E SAO PAULO ) SE POR EXEMPLO NEM EM BRASILIA - DF NA CAPITAL AONDE A SEDE DA EMBAIXADA DO JAPAO FUNCIONA SE QUER TEM UM EVENTO DE ANIME, OU DE CULTURA ASIATICA, JAPONESA QUE SEJA, SE ATE LA, ALGUNS EVENTOS DE ANIMES QUE EXISTIRAM HOJE SAO EXTINTOS, ENTAO COMO ALGUEM PODE CHEGAR PARA MIM, E DIZER " A CULTURA JAPONESA E FORTE NO BRASIL " QUEM DISSER ISSO EU CHAMO DE MENTIROSO, A CULTURA JAPONESA PODE SER FORTE AONDE EXISTEM IMIGRANTES, MAIS NAO A NIVEL NACIONAL, E SIM REGIONAL, UMA CULTURA FEITA APENAS PARA OS JAPONESES E SEUS DECENDENTES QUEM E FORA DESSE EIXO, QUEM E DECENDENTE DE FRANCESES, FILHO DE FRANCESES, ITALIANOS, ALEMÃES SIMPLESMENTE FICAM FORA, SIMPLESMENTE E ESSA A REALIDADE UNIAO ENTRE ( JAPAO/ BRASIL ) NUNCA EXISTIU NEM EM 1940 MUITO MENOS HOJE, EU COMO FILHO DE DIPLOMATA, CONHECEDOR DE VARIAS CULTURAS QUE JA MOROU EM MUITOS PAISES POSSO PROVAR QUE NEM TUDO QUE E ESCRITO E A REALIDADE

    ResponderExcluir
  9. HOJE EM DIA NO BRASIL, PARA ALGUEM ASSISTIR UM CANAL JAPONES, NEM ATRAVEZ DO GATO NET CONSEGUE, SO CONSEGUE SE TIVER UMA PARABÓLICA POTENTE QUE PEGA " ALGUNS CANAIS DO JAPAO " FORA ISSO AS PESSOAS NAO TEM INFORMACAO, VEJA POR EXEMPLO QUANDO HOUVE O TSUNAMI NO JAPAO RECENTEMENTE??? SO ATRAVÉS DA INTERNET FOI POSSIVEL ALGUMAS PESSOAS CONVERSAREM COM SEUS FAMILIARES, FORA ISSO O LIXO DO BRASIL NAO DEU NENHUM APOIO, NADA , TUDO POR QUESTÕES POLITICAS, MAIS QUANDO OS " ESTADOS UNIDOS " ESPIONARAM O BRASIL, TODOS INCLUSIVE O PRESIDENTE FINGIU QUE NADA ACONTECIA, QUANDO A COCA COLA BRASIL COLOCOU RESTOS DE ANIMAIS, E LIXO DENTRO DAS GARRAFAS PARA VENDA OQUE ACONTECEU??? SIMPLESMENTE NADA SE FOSSE EM QUALQUER PAIS DA EUROPA, A COCA COLA TERIA SIDO EXPULSA E PROIBIDA DE FUNCIONAR NO PAIS

    ResponderExcluir
  10. PS: SE NAO E A RBTV REDE BRASIL TV PASSAR SERIADOS ANTIGOS JAPONESES OS FANS DE TOKUSATSU AI NO BRASIL FICARIAM SEM SUAS SERIES, ESSA QUE E A GRANDE REALIDADE, NAO PODEMOS CRIAR NOS FANS FALSAS ILUSOES E SIM MOSTRAR A REALIDADE E OQUE REALMENTE ACONTECE

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...