terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mahô Shôjo Chuka Na Paipai ("The Good Little Witch") - 1989

"Paipai" - Uma jovem bruxinha boazinha ^_^
Boa parte dos tokufãs dos anos 90 se lembram do seriado japonês, onde a protagonista, ou melhor dizendo a heroína era uma garota, se vocês se lembraram da Estrela Fascinante Patrine ("Bishōjo Kamen Powatorin" ou "Bishōjo Mask Poitrine), muito bem, pois é dela mesmo que me refiro. Muitos, porém, pensam que ela é a única garota que lutou contra as forças do mal nas décadas de 80 e 90, existiram outras e na medida do possível estarei trazendo aqui um pouquinho sobre cada uma delas fora da sua cronologia de exibição.
Curiosidade e Informações

Um pouquinho porque materiais e informações sobre eles é muito escasso na internet. Bem, todos conhecem as franquias mais famosas da Toei Company: Kamen Rider, Super Sentai e Metal Hero, certo?! E todos sabem que dessas três franquias temos uma extinta que é a de Metal Hero, agora aqui vai uma revelação a Toei possui uma outra franquia extinta, a qual Patrine faz parte, refiro-me a Toei Fushigi Comedy Series.

As heroínas da vez
A Toei Fushigi Comedy Series são séries japonesas dentro do padrão tokusatsu, as quais foram produzidas pela Toei Company de 1981 a 1993. A temática de super-heróis apresentada por elas é bem diferente das mais populares, como das séries Kamen Rider ou Super Sentai. O Foco delas é a comédia, portanto, tratam-se de séries voltadas para o âmbito familiar e elementos "cute", como criaturas "fofinhas" e bem incomuns. Os heróis nesse caso são pessoas aparentemente simples (na maioria crianças em idade escolar) com identidades secretas do tipo heróis mascarados ou garotas com super poderes ligados a magia.

Não sei se será surpresa para muitos, mas boa parte dessas séries foram criações de ninguém menos do que o Sr. Shotaro Ishinomori, o criador da série Kamen Rider de mangá e tokusatsu, Robocon e muitos outros super-heróis produzidos pela Toei Company.

A série era para durar 1 ano, mas só ficou 6 meses no ar!
A heroína da vez

"Mahô Shôjo Chuka Na Paipai" ("The Good Little Witch" ou "Magical Girl Pai Pai") foi a 9ª série da Toei Fushigi Comedy Series, criada pelo Sr. Shotaro Ishinomori e transmitida pela FUJI TV, no período de janeiro a julho de 1989, totalizando 26 episódios. A série ganhava novos ares e saia da temática de robôs e detetives para agora focar no universo das "garotas mágicas" (Mahô Shôjo).

Natsuki Ozawa era "Paipai"
Vivida pela atriz Natsuki Ozawa, Paipai era uma garota mágica, a qual conseguia navegar através do olhar singelo e meigo pela forma "humana" e retomar sua forma "original" do mundo Makai de "Jovem Bruxa" determinada.

Como toda boa garota mágica, magia era o que não faltava e Paipai tinha muitos assessórios que a ajudavam com seus poderes mágicos. Isso era um dos apetrechos comercializados da heroína na época. Vejam o vídeo a seguir contendo alguns desses itens:



A Caixinha de Música é um dos meus itens preferidos, eu tive uma semelhante a esta na época e nem sabia que era da Paipai
Paipai começava a popularizar-se quando precisou ser interrompida e substituída
A suspensão do show gerou polêmica
Paipai vai para Terra (Japão) diretamente do mundo Makai (mundo dos demônios youkais) fugindo, o que aparenta ser o dia do seu casamento com Raymond. Paipai desaprova a maneira como o princípe Gomoku do Mundo Makai pensa, o mesmo era muito egoísta e queria fechar a passagem que ligava o mundo dele ao mundo dos humanos. Paipai utilizou-se desse mesmo caminho para fugir, mas acabou sendo perseguida por aqueles a quem ela passou a desaprovar?! Como Paipai e demais personagens (seus perseguidores) são mágicos suas roupas são diferentes e lembram as roupas típicas da China, pensando em não chamar muito atenção os três optaram por caracterizarem-se como os seres humanos. Além das roupas "humanas", Paipai também adotou óculos ao seu visual, lembrando que herói de verdade possui uma identidade secreta. Confiram algumas cenas iniciais e finais do 1º episódio:

Os personagens
Paipai passa a pertencer uma família "adotiva" que possui três irmãos e um pai que é arqueólogo. Juntos passam a viver incríveis e engraçadas aventuras. Infelizmente, a série que estava programada para durar 1 ano no ar ficou apenas 6 meses, em razão a desistência da atriz principal a senhorita Ozawa (o que foi lamentável já que a série tinha um bom potencial), tendo que ser substituída  às pressas pela heroína "Mahô Shôjo Chuka Na Ipanema!" que já estreou no final da série de Paipai. Ipanema finalizou os trabalhos até dezembro daquele mesmo ano, totalizando 23 episódios.



A música de abertura e encerramento foram interpretadas pela graciosa Hiroko Asakawa.


Referências: Toei Company - BROAD BAND / Mahô Shôjo Chuka Na Paipai / Toei Fushigi Comedy Series
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

4 comentários:

  1. Muito legal a matéria tatizinha. Eu conheço sim essa série e já cheguei a assistir o primeiro episódio em raw com qualidade muito ruim. Como vc citou além dessas há outras no mesmo estilo antes de Patrine que sem dúvida é a mais famosa serie desse tipo no Japão. Também vale lembrar de Bishoujo Celeb Panchanne (2005) que era um tipo de parodia da Patrine e que contou com a participação em um de seus episódios da atriz Yuuko Hanashima que viveu a Patrine nos anos 90. Mas o que eu curto mesmo nessas séries são as musicas q são todas lindinhas, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. CHUN-LIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!
    XD

    Tá, parei!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA
    SHAASHUASHUASHU
    EU JÁ TINHA VISTO O VIDEO QUE AINDA ESTÁ ONLINE NO YOUTUBE COM OS CARACTERES TIPICOS NO IDIOMA ASIATICO EPODERIA JURAR QUE ELE ERA CHINES (PARECE A CHUN -LI MESMO)
    UASHUASAHUSASHU
    E QUE BACANA E QUE PENA QUE A SERIE QUE TEVE SÓ 26 EPISÓDIOS DUROU APENAS 6 MESES E Ñ UM ANO POIS PARECE SER BEM LEGAL MESMO E COM CTZ ESSA SERIE DEVE TER INSPIRADO O TOKU DA PATRINE QUE VEIO A SER FEITO EM 1990 SE EU Ñ ME ENGANO (E EXIBIDO AQUI PELA TV MANCHETE EM 04/07/1994 - SEGUNDA - FEIRA)

    ASS: EDUARDO - PUNK DA PERIFERIA

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria! Eu sabia sobre essa série, mas não que tinha sido encerrada antes do previsto. Os vídeos de abertura e encerramento ficaram bons.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...