domingo, 26 de fevereiro de 2012

Minhas primeiras impressões sobre Go-Busters

Sessão SUPER HERO TIME com Go-Busters e Fourze
Ontem pudemos acompanhar a estreia da 36ª Equipe Super Sentai, Tokumei Sentai Go-Busters, na sessão Super Hero Time da TV Asahi (no Japão). Não posso dizer que estava com ótimas expectativas, mas sim confiante para essa estreia. Acompanhei ao primeiro episódio pela KeyHole TV, por isso gostaria de compartilhar aqui as minhas primeiras impressões sobre o que achei inicialmente e o que espero na sequência. Preparados? Afinal de contas, "It's time for buster!" ("É horas de Buster!"). Observação: contém spoilers, então parem por aqui quem ainda não viu!


Primeiras imagens de Go-Busters!
A série apresenta-se dentro de uma atmosfera futurística, e a primeira impressão que tive da cena inicial - a cidade sendo invadida por mechas gigantes e destruindo o edifício onde concentra-se uma nova fonte de energia o Enetron, então, para mim é como se ali fosse o fim da série - ela começou pelo fim, então ao chamado de alerta para Hiromu voltamos aos dias atuais. Bom, são apenas suposições a minha impressão... nós já sabemos qual é a sinopse da série. E por falar em Hiromu ele é o responsável pela primeira cena cômica deste episódio, ele tinha acabado de acordar, estava indo escovar os dentes quando em mãos do jornal do dia ele se depara com o seu trauma - galinha - pelo menos a imagem dela, resultado: ficou paralisado até cair no chão e recobrar seus sentidos. Não tem como não ri nesta cena!

"It's time for buster!"
A "Primeira Missão" dos Go-Busters começou repleta de muita ação, conectados a um provável futuro e a uma rede de ações inescrupulosas, em alguns aspectos Go-Busters traz elementos construídos no filme Matrix e, nesse ponto temos características que se assemelham também a muitas outras séries de tokusatsu (Exceedraft, Cybercop, Gekiranger, entre outras) e de animes (Digimon e Evangelion). E como tokufã não dorme não ponto já temos fotos comparativas entre Exceedraft e Go-Busters:

Imagem comparativa
Para quem não se lembra ou ainda não teve a oportunidade assistir Tokusou Exceedraft é uma série da franquia Metal Hero produzida pela Pela Shotaro Ishinomori e Toei Company entre 2 de fevereiro de 1992 e 24 de janeiro de 1993, finalizado a trilogia dos Rescue Heroes (iniciado com Winspector e logo depois Solbrain). Foi exibida no Japão pela TV Asahi possuindo um total 49 episódios. A equipe Exceedraft  é uma equipe especial de investigação de emergência que integra vários campos de atuação, tais como o departamento metropolitano das polícias de Tokyo, a agência de controle de fogo e desastre, a agência da defesa e o ministério da saúde e do bem-estar. Seu objetivo é confrontar as ameaças da raça humana, tais como o crime, a poluição ambiental, os danos naturais, entre outros.  E o enredo de Go-Busters qual é? As cidades urbanas usam o recurso energético conhecido pelo homem como “Enetron”. Mas Vagras, uma existência que ameaça a vida humana, quer roubar essa energia. A missão dos Go-Busters é vigiar qualquer atividade suspeita que ameace a raça humana, além disso os novos heróis trazem em seus equipamentos muitos itens de investigação. Seria aí uma mera coincidência ou tais semelhanças seriam uma forma da Toei Company homenagear sua outra franquia já extinta - Metal Hero - pelos seus 30 anos? Apenas suposições!

Os heróis e suas "fraquezas"
A série começou com bons efeitos especiais, fotografias interessantes dando a impressão de que há todo um cuidado especial em sua produção, assim como um cuidado no gerenciamento de suas sequências. Os personagens em si já deram o ar da graça e trataram de mostrar logo suas fraquezas que constitui nos momentos cômicos da série: Hiromu (Red Buster) e seu trauma / medo de galinhas deixando-o totalmente imível diante de uma (mesmo que seja apenas por imagem), Ryuuji (Blue Buster) e sua febre incontrolável em razão do seu excesso de movimentação e a Yoko (Yellow Buster) a única garota da equipe que necessita de doce para recarregar a sua energia. 

"It's Morphin' Time"
Outro aspecto que eu considero positivo é o momento da transformação, gostei do novo efeito ficou mais real, ainda mais quando podemos ver os heróis ainda sem o capacete, mas com a roupa de combate, aliás Kaizoku Sentai Gokaiger foi finalizado brilhantemente desta forma. Na minha singela visão de garota que curte tokusatsu, gostei do que vi e faço coro àqueles que também curtiram a esse primeiro episódio “Missão Especial Força-tarefa, Reúna!” - Espero que Go-Busters não venha nos decepcionar no futuro! A história parece-me que será bem desenvolvida, pois é bem envolvente e inspira muita ação... Os personagens são carismáticos, sim! Simpatizei com o Hiromu, tinha medo que ele pudesse dar uma de Gosei Red logo no primeiro episódio, mas se saiu muito bem. E para finalizar quero aqui dizer que compartilho da mesma opinião do amigo Felipe Nasca:

Go-Busters começou impressionando bem, foi muito legal! Claro que o nível de efeitos do 1º episódio sempre é melhor. Mesmo assim, promete!

Para quem viu e não curtiu e ainda ficou fazendo os comentários depreciativos, meus sentimentos, mas enfim  a vida é constituída de diferenças, afinal de contas nossa riqueza de pensamentos parte disso (pontos de vistas diferenciados agregados a fatos reais e não a suposições preconceituosas em muitos casos até homofóbicos, visões que me entristecem muito, pois vejo que nossa sociedade não está evoluindo e sim autodestruindo-se), contudo o que não podemos esquecer é de algo valiosíssimo e quase extinta na raça humana atualmente, refiro-me ao RESPEITO, ele anda muito em falta hoje em dia junto com o DISCERNIMENTO. Cabe-nos ter a PACIÊNCIA e uma SERENIDADE sem igual para conviver com essas pessoas que se consideram donas da verdade, sem respeitar as opiniões alheias.

Dicas legais para quem gostou do 1º episódio:

Conheçam o Blog Busters!Ready?Go! - administrado pelo Beagá - lá você encontra muitas informações e curiosidades bacanas sobre a nova série.


A galera do TokuPlanet Fansub criou um vídeo bem legal com a introdução e abertura de Go-Busters com legenda em porutuguês, o vídeo já foi disponibilizado no YOU TUBE pela página oficial do PORTAL TOKUSATSU. E por falar em TokuPlanet o amigo Gustavaum já disponibilizou a RAW desse 1º episódio também: DOWNLOAD

Acesse o site http://tokubrasil.com/v2011/ e fique por dentro de todas as atualizações sobre Go-Busters.

Cadastre-se também no fórum : http://www.tokubrasil.com/forum/

Siga-os no twitter : https://twitter.com/tokusatsu

E os meus sinceros agradecimentos aos leitores que tiveram a paciência para está lendo esta postagem. Só mais um esclarecimento, nada contra que não gostou de Go-Busters, como eu já disse anteriormente acredito que são os diferentes pontos de vistas que enriquecem a construção de novas ideias, o que me deixa triste de certa forma é a forma como certas pessoas tendem a se posicionar quando se desagradam com certas temáticas, literalmente "pegando pesado". Sem mais finalizo essa postagem por aqui! Até a próxima!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

7 comentários:

  1. Depois desse final do post juro que eu esqueci o que eu ia escrever aqui!
    *Reverencia a Neesan*

    Falou tudo!!! Meus sentimentos também!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o primeiro episodio foi fantastico, curti muito as lutas, estao mais reais, com golpes bem ensaiados, ja as armas sao bem legais, espero a ver com legenda pra entender por completo, mas pelo que vi vai ser muito bom, imagino que esse episodio esta superando qualquer espectativa pois foi dado tudo para não ficar abaixo do Gokaiger. O mais engraçado é a dança no final, bem adolecente comedia de mais. E esse post esta perfeito, fala tudo e mais um pouco parabens TATI

    ResponderExcluir
  3. Eu li tudo, viu?! haha! E o que devo falar sobre a honrosa indicação do meu bloguin? *---------*
    Ah, fiquei feliz demais, sério!
    E olha, o ep 01 já tá traduzido! Logo cedo já vou postar! XD
    E parabéns pelo post, bem trabalhado mesmo! Imagino o tempo que você levou para formulá-lo. Não é facil nao. kk
    Abraços, Tati!

    ResponderExcluir
  4. Quem colocou japoneses para atuar em Power Rangers? Rsrs! Pois essa série parece que foi feita sob medida pro Sr. Saban...

    Transformação à lá Kamen Rider (só faltou dizer Henshin), esse lance de Morphin, inimigos gigantes chamados de Megazord, além de um monte de palavras em inglês...

    Gostei dos soldados, me lembraram os krinhas da Destrap, será q o tal de Messiah da Vaglass é parente do Fuhrer?

    Bem, estamos somente no 1º episódio, vamos ver se nas próximas missões eles ficam menos PR e mais SS!

    Uchuu Kitaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pessoal... Que bom que vocês conseguiram ler o post até o final! (risos) Obrigada pelos comentários: Bia-chan, Luizinho, Beagá e Gentaro.

    Bem, Gentaro, desde que Fourze estreou que percebemos que a Toei Company quer facilitar em muito as coisas para Saban. E antes mesmo de iniciar estava na cara que Tokumei Sentai Go-Busters estaria dentro dessa empreitada! ^_^ Mesmo tendo as características da temática Power Rangers está muito melhor organizada que a adaptação americana!

    Mas, como eu disse... espero que o ritmo não caia! Torcendo para que a qualidade seja mantida!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Realmente Go-Buster me surpreendeu!
    Realmente Tati-chan(posso de chamar assim...), Evangelion!!!
    Imagina que legal seria se a série fosse mais pro lado de evangelion isso ser sensacional!
    Achei que realmente a influencia dos Power Ranger está bem forte mais eu acho que não vem pra atrapalhar e sim para somar e melhor os super sentais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. é.. a série é super boa :D
    mas tá na cara que a Toei deixou de mão beijada pra Saban adaptar ela..
    vamo que vamo que ela tá muito boa.. :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...