domingo, 4 de março de 2012

Samurai Sentai Shinkenger - "Uma verdadeira Obra-Prima"

侍戦隊シンケンジャー
Até semana passada eu não havia assistido a série Shinkenger completa, apenas episódios soltos, mesmo assim tinha o conhecimento do seu sucesso (no ano em que foi exibido no Japão) e da qualidade existente em sua produção, acredito que até hoje nunca ouvi ninguém falando mal da mesma, e quem o fizer terei a certeza que deve ter algum "probleminha", contudo sei de pessoas que não curtirão a série infelizmente, o que é lamentável, mas, como não posso questionar opiniões pessoais, eu respeito os pensamentos diferentes. Agora permita-me contar um segredo, só decidi assistir a série completa depois de muita insistência da minha amiga hiper passional, Bia-Chan ^_^ Aliás, permitam-me aqui dizer: "Arigatou gozaimasu, Bia-chan!" (reverenciando /o/).

"Esquadrão Samurai Shinkenger" - Equipe Completa
Conclui a série em menos de uma semana, isso porque quando começava assistir era difícil parar. A história, os personagens, a temática, enfim tudo me envolvia de tal forma que os dias para mim pareciam meses, pois a impressão que eu tinha é que já acompanhava a série faz tempo. As músicas são perfeitas, não há uma que eu não tenha gostado ou considero chata ou desnecessária, até as BGMs dão a impressão de possuírem uma cronologia ou seria uma sincronia? Enfim, cada tema musical ou cada música de fundo tem alma própria. Nesta semana ouvi meu amigo DRE comentando que não há Super Sentai mais japonês do que Shinkenger, ele falou algo que é FATO, não consigo, mesmo, recordar-me de uma outra série Super Sentai que tenha mergulhado tão de cabeça na Cultura Japonesa.

Samurai Sentai Shinkenger
O Tema SAMURAIS

Shinkenger permite-nos adentrar um pouco no universo dos Samurais e conhecer/compreender algumas ações próprias, os ensinamentos e até mesmo regras. E foi surpreendente pensar que 33 anos depois de sua criação, as séries Super Sentais ainda não tinham abordado tal tema.

Em japonês a palavra "Samurai" significa "aquele que serve". Vale lembrar que os samurais desempenharam muitos papéis no Japão: coletores de impostos, servidores do império, arqueiros, militares. Mas se tornaram mais conhecidos como guerreiros. Neste caso  sua função maior era servir. Os samurais serviam ao Imperador com extrema lealdade e empenho. Além disso, para ser um samurai não bastava apenas usar uma armadura e uma espada, requer 4 (quatro) regras básicas:
  1. Ser um guerreiro bem treinado e extremamente habilidoso;
  2. Servir seu "daimyo', ou senhor, com absoluta lealdade, até a morte. Esse é o próprio significado da palavra samurai: "aquele que serve";
  3. Ser um membro de uma classe de elite, considerado superior a cidadãos comuns e soldados ordinários de infantaria;
  4. Ter sua vida regida pelo "bushidô", um rígido código de guerreiro que coloca a honra acima de tudo.
Na série fica claro que a vida de um Samurai é honrada e rígida, levando-os a estar sempre em treinamentos para aprimorar as suas técnicas.
Elencos de Shinkenger e Decade 
A Série

Samurai Sentai Shinkenger apresenta-se como sendo a 33ª Série Super Sentai produzida pela Toei Company e exibida pela TV Asahi na sessão dominical SUPER HERO TIME, inicialmente com Kamen Rider Decade e logo depois com Kamen Rider W. Indo ao ar pela 1ª vez em 15 de fevereiro de 2009, uma semana após do fim de Engine Sentai Go-Onger. Shinkenger apresentou-se por quase um ano na TV japonesa, finalizando no episódio de nº 49, em 07 de fevereiro de 2010. O slogan da equipe é "O Esquadrão Samurai autorizado pela Providência Divina" (天下御免!! Tenkagomen!!?). A nota triste é que esta série também já está sendo adaptada pela franquia Power Rangers tornando-se POWER RANGERS SAMURAI.

A série veio para revolucionar a franquia e valorizar o seu folclore, enaltecendo os seus costumes e a sua história. Sua energia contagiante transbordou muito mais que o "Rio Sanzu" e elevou o nível da franquia Super Sentai para o ápice, uma pena sua sucessora, Tensou Sentai Goseiger, não ter conseguido o mesmo sucesso.

Shinkenger e Decade foram os protagonistas do 1º crossover para TV entre as franquias (Super Sentai vs Kamen Rider)
A História

Permite ao telespectador fazer uma viagem até o período feudal no Japão para poder entender um pouco mais a sua temática e assim desenvolver melhor as histórias de cada personagem. O tema Samurai foi a jogada de mestre que a Toei precisava para reerguer uma de suas franquias, proporcionando-lhe um leque de diversas opções, valorizando mais e mais a sua herança cultural.

Samurais Protetores
A história que ocorre no presente é uma assunto mal resolvido do passado, para ser exata há 300 anos quando ocorreu no Japão uma grande batalha entre os demônios samurais denominados de "Gedoushuu" (responsáveis por exterminar o mundo) e samurais (responsáveis por proteger este mesmo mundo). Os samurai protetores eram mestres nas artes marciais e possuíam um misterioso poder sobre as palavras. Eles usavam "Mojikara" ("Poder Caligráfico") para lutar. Esse grupo de samurai protetores era formado por um "Tono-sama" ("Lord") e seus quatro vassalos. Seus poderes foram passado de pai para filho, de geração em geração eles foram sendo transmitidos. E mesmo que desconhecida pelo mundo, a batalha não cessava. Nos dias atuais, o general dos Gedoushuu, Doukoku Chimatsuri, resolve romper o selo criado pelo "Tono-Sama" que liderava os samurais protetores no passado. Selo este que conseguiu prender os demônios samurais no "Rio Sanzu", mas o plano de Doukoku é fazer este rio transbordar através do sofrimento dos seres humanos, para isso decide enviar Akayashis ("Monstros Malignos") para o mundo dos humanos levando dor e sofrimento, com o rio transbordando será possível que o barco do general dos Gedoushuus navegue livremente para o mundo dos humanos causando uma terrível destruição.


Em contrapartida para se opor de novo ao poder maligno, temos agora Takeru Shiba, conhecido até então como o mais jovem chefe do Clã Shiba, em outras palavras o 18º descendente da mesma família de Samurais que lutara há muitos anos atrás contras os Gedoushuus. Inicialmente, Takeru lutava sozinho e até pensava que poderia dar conta do recado sem precisar de mais ninguém, contudo o samurai "Jii" (Hikoma Kusakabe) percebendo que seu amado Tono (a quem criou com tanta devoção) corre perigo com o renascimento do General Doukoku, decidi convocar os quatro vassalos também criados para assumir esta missão e herdeiros de outros clãs. Sendo assim, Takeru passa a lutar ao lado de Ryuunousuke, Mako, Chiaki e Kotoha, tornando-se os samurais protetores dos dias de hoje, conhecidos como SAMURAI SENTAI SHINKENGER.

Takeru e seus vassalos (Personagens) são os atuais Shinkengers
Aparentemente, Takeru demonstra não concordar com essa ajuda, para ele não deve haver a relação entre "vassalos" baseada em "lealdade", ele insiste a todo instante que não precisa de proteção (pois a missão dos vassalos é proteger o Tono e o mundo). À primeira vista parecia que Takeru era uma pessoa arrogante, insensível e até prepotente. Porém, com a chegada de Genta (amigo de infância) do Takeru, os vassalos pouco a pouco vão descobrindo que há uma razão muito forte do atual "Tono-sama" agir bastante diferente de seus antecessores.

O que me chamou atenção nessa história é que desde o 1º episódio o código dos Samurais é relacionado a vida atual de cada Samurai. Isso revela-se logo na convocação dos quatro vassalos, todos receberam os mesmos ensinamentos e treinamentos das gerações anteriores do Clã de suas família, e por isso, mesmo que atualmente, suas personalidades sejam conflituosas com relação ao Takeru, eles são conscientes do seu real dever, como um samurai. Eis então, que temos referência ao "Bushidô".

Os laços de amizade que se fortaleceram a cada "Ato"
O "Bushidô" é o preceito básico de um samurai, na verdade revela-se como sendo o "caminho do samurai". Responsável por reger o seguinte mandamento: "um guerreiro deve ser leal ao seu Tono, ter espírito marcial, cultivar a sabedoria milenar de seu povo, preservar sua honra e se sacrificar pelo seus ideias". E o mais curioso de tudo é ver que cada um ali, na série, possui a sua maneira pessoal de interpretar  o "Bushidô", por exemplo o Ryuunousuke é o devoto ao extremo, leva tudo ao ferro e fogo, em muitas situações torna-se até infantil e no final da série quase coloca seus laços de amizades a perder por querer ser tão "certinho" em sua servidão ao Tono.

Para Mako, essa sua devoção é sempre colocada à prova, pois possui ainda muitas dúvidas sobre os motivos que a deva ser submissa ao Tono levando em conta o que isso custou à sua família no passado. Ao contrário de Kotoha que se mostra não só apenas devota, mas em uma dívida por assumir o papel que era originalmente de sua irmã mais velha, por isso faz de tudo para sempre tentar agradar o Takeru, acredito que é a única que nunca questiona o seu modo de agir, mas possui uma sensibilidade genuína.

No caso de Chiaki, inicialmente, olhando para suas atitudes é quase certo dizer que ele é um caso perdido, chegando a ser o inverso do Ryuunousuke, pois enquanto o que Ryuu tem extrema responsabilidade, Chiaki é a irresponsabilidade sem noção das consequências. Só aceita servir Takeru, como seu Tono, inicialmente, pois pensa em superá-lo em um futuro próximo.

Uma relação que Takeru sempre pregou no início que fosse distante e frio, sem laços de lealdade ou amizade que pudessem interferir na missão deles começa a ganhar outras dimensões no decorrer da história. Intrigas, sentimentos conflituosos, assim como o carinho, respeito, lealdade, amizade  e confiança começam a fazer parte dessa relação. Na verdade, Takeru começou a abrir a guarda dele quando juntos a seus vassalos passavam por um momento de grande dificuldade resolveram fazer uma promessa para atender a suas necessidades naquele instante que foi: "... ponham suas vidas em minhas mãos, e a minha estará na mão de vocês". (Ver o episódio "Ato" 12 "A Primeira Super Combinação Samurai da História")

Da esquerda para direita: Keisuke Sohma, Suzuka Morita, Shogo Suzuki, Rin Takanashi, Hiroki Aiba e  Tori  Matsuzaka.
Os personagens

Takeru Shiba / Shinken Red - é o 18º líder do Clã Shiba e também o descendente de senhores feudais, Takeru foi criado desde a infância por Hikoma Kusakabe para realizar legado de sua família. Embora ele demonstre ser sangue frio e rigoroso, aos poucos é perceptível que o "Tono-sama" se preocupa com os seus amigos e sua missão, é também, notavelmente, o mais forte do esquadrão, salvando os seus amigos em algumas batalhas. Líder dos Shinkengers. Sua principal arma é a Rekka Daizantou. Ele manipula o kanji do fogo. Seu intérprete é o ator Tori Matsuzaka.

A determinação de um verdadeiro líder, apesar de tudo!
Shinken Red / Shiba Takeru
Ryuunousuke Ikenami / Shinken Blue - Ryunosuke é um jovem que desistiu de se tornar um ator de kabuki para atender o chamado de servir ao clã Shiba. Devido à educação de seus pais, ele é extremamente entusiasmado e leva o seu papel como vassalo de Takeru a sério. Sua lealdade feroz e entusiasmo traz muito alívio cômico. Ele é o segundo no comando, depois de Takeru. Sua principal arma é a Water Arrow. Ele é o samurai que manipula o kanji da água. Seu intérprete é o ator Hiroki Aiba.

Extremamente passional em tudo que faz
Onaji, Blue / Ikenami Ryuunousuke

Mako Shiraishi / Shinken Pink - Mako é uma garota de temperamento forte que luta pelos seus próprios ideais. Quando ela viu Takeru levando a sério suas responsabilidades, ela decidiu se juntar ao grupo. Ela adora crianças e trabalhou em um jardim de infância antes de se tornar vassalo do Takeru. É bonita, madura e é considerada a “irmã mais velha” (nee-san) do grupo por aconselhar e procurar sempre ajudar os outros integrantes do esquadrão. Sabe cuidar de "quase" todos os afazeres domésticos, acredito que até hoje aprende a cozinhar (risos), mas sua frustração é não ter arrumado um marido. Sua principal arma é o Heaven Fan. Manipula o kanji do céu. Sua intérprete é a atriz Rin Takanashi.


Ela é o equilíbrio do grupo
Onaji, Pink / Shiraishi Mako
Chiaki Tani / Shinken Green - Irresponsabilidade, egoísmo e arrogância deveria ser a melhor descrição para este jovem homem preguiçoso. Chiaki não tinha interesse em se tornar vassalo de Takeru e por isso entra em conflito com ele por diversas vezes. No entanto, pouco a pouco sua postura começa a modificar-se, a rebeldia de antes vai perdendo a força. Honesto e Alegre, ele é um grande estrategista, apesar de sua inadimplência, e vem a respeitar Takeru como uma rival quando ele percebe os limites de suas próprias habilidades. Sua principal arma é a Wood Spear. Seu intérprete é o ator Shogo Suzuki.

Bastante imaturo no início, 
Onaji, Green / Tani Chiaki
Kotoha Hanaori / Shinken Yellow - Kotoha é uma menina delicada, que trabalhou como artesã de bambu e é hábil tanto na flauta, quanto nas artes marciais. Ela tornou-se vassalo Takeru no lugar de sua irmã mais velha que como ela mesmo diz: "tem uma saúde muito frágil". Enquanto sua gentileza é criticada por Takeru, ele está satisfeita com sua determinação e vontade de fazer parte dela. É humilde, frágil, tímida e obstinada, esforçando-se sempre para ser uma verdadeira samurai. Sua principal arma é a Land Slicer. Manipula o Kanji da Terra. Sua intérprete é a atriz Suzuka Morita.

Sua doçura é incomparável
Onaji, Yellow / Hanaori Kotoha
Genta Umemori/Shinken Gold - conhecido como o sushiman, Genta entra na história para assumir o seu lugar de sexto membro do Esquadrão Samurai ao lados dos outros Shinkengers. Amigo de infância de Takeru, fugiu para procurar seu pai, que havia sumido. Quando se despediram Takeru lhe deu o disco Ika (lula), que possibilitou a Genta criar mojikara eletrônico ("Denshi Mojikara") para ajudá-lo a se tornar um samurai. Retorna posteriormente como o guerreiro dourado dos Shinkenger. Sua personalidade é o oposto de Takeru, sendo brincalhão e escandaloso. É o única que chama o Takeru de Take-chan. Sua arma é a Espada-Calculadora Lancinante Sakana-maru. Seu intérprete é o Keisuke Sohma.

Em muitos momentos Genta é o responsável pelo alívio cômico  na série
Onaji, Gold / Umemori Genta
GRANDES AMIGOS dentro e fora da série
Os laços de AMIZADE

Prontos para a batalha final
O que eu mais gostei de ver em Shinkenger é o fato de como os laços de amizades foram criados e como isso foi capaz de superar em muitos momentos as regras, as quais eles foram criados para segui-las, e a missão a qual todos estavam destinados. Foi uma pintura linda de se ver, vibrar e torcer! Digamos que eles fizeram jus a frase que diz: "A união faz a força!", pois foi assim... na força brutal que eles lutaram na batalha final, aramados somente desse valioso sentimento que os unia em prol do objetivo maior, então eis que eu vi, os verdadeiros guerreiros usando seus poderes, porém sem usar suas vestimentas especiais de samurais.

Cena única - Perfeita!
Os laços de amizades não se restringem somente a série, o grupo também é unido fora dela e isso é o que dar gosto de ver. Cada um com seu jeito de ser formou um grupo único e inalcançável até o presente momento, não vou comparar Shinkenger aos Super Sentais dos anos 70, 80 e 90, mas dentre a todos lançados depois do ano 2000 arrisco-me a dizer que este é o MELHOR de todos, até o momento. O mesmo foi único, apresentou uma linha de crescimento do início ao fim. Não teve altos e baixos!

Acredito que deixar evidenciado os laços familiares de cada um deixou a série muito mais próxima do telespectadores, pois cada um dentro de seu mundo pessoal apresentavam suas limitações, seus medos e anseios.

O MARCO

A verdadeira 18ª Líder do Clã Shiba, Shinken Red / Shiba Kaoru
Kaoru como líder dos Shinkengers
Formação inédita e quase inusitada
Sem dúvidas nenhuma o marco de Shinkenger foi o fato de possuir a primeira líder mulher da história dos Super Sentais, mesmo que por poucos episódios. E o mais interessante foi que mesmo sabendo de toda a história, nenhuma de minhas leituras conseguiram preparar-me de fato para a trama em si, então sentimentos como raiva, dor e entusiasmo tomou conta de mim nos episódios finais.

Kaoru
Eu já tinha minhas resistências com a Kaoru, ela sim age como a própria Tono (neste caso Princesa), mas por fim mostrou que é sensata e tem um bom coração, além, claro, de ganhar todo o meu respeito quando nobremente ela se preocupou com os sentimentos de Takeru repudiando as declarações de Tanba (seu fiel "modormo") quando reforçou a insignificância de Takeru como um  kagemusha ("guerreiro da sombra").

Os Confrontos Marcantes

Juuzo vs Shinken Red - 1º round
Diversos foram os confrontos que me deixaram apreensiva e com receio do que poderia acontecer, mas prefiro destacar apenas um, que é ao bom e velho estilo SENTAI, homem a homem, onde do lado do bem sempre tem um Red.

Juuzo e Takeru - 2º round (O Final)
A luta entre Juuzo Fuwa, o misterioso Gedoushu e Takeru Shiba, Shinken Red (das Sombras), aconteceu em dois rounds. No primeiro round parecia que Takeru havia derrotado Juuzo com muita facilidade, já no segundo round as coisas pareciam que teriam um outro final, pois dessa vez Takeru estava sozinho, ou pelo menos ele pensava que estava.

Os vilões

Bem, permita-me dizer que eles merecem um post a parte e depois explico o motivo. Mas, por enquanto revelo que nutri por eles um certo "respeito" (risos).

Os casais

Casal nº 1 da lista - Mako e Takeru
Rin e Tori atuaram muito bem juntos
Aprendendo com minha amiga Bia-chan, a especialista em Shippar casais de Tokusatsu (risos), também resolvi entrar na onda, mas penso que não fomos as únicas a fazer isso... Então, vamos lá, Takeru e Mako possuem uma relação real apesar de ficar na intenção e nunca ter se materializado de fato em Shinkenger,  no entanto, por diversas vezes os dois sempre estavam juntos, sendo cúmplices de diversas situações. Mako era a confidente que Takeru inconscientemente procurava para desabafar tudo aquilo que o incomodava. É perceptível o fato de um complementar o outro, principalmente quando Takeru que se mostrar indiferente ou alheio a uma determinada situação... lá está a Mako para mostrar que ele pode se abrir e mostrar o que realmente está sentindo sem perder o respeito dos demais.


Chiaki e Kotoha
Shogo e Suzuka fazem um belo par
O segundo casal que eu considero bem fofolete é o formado por Chiaki e Kotoha os dois mais jovens do grupo. Este casal acredito que deu muito mais indícios do que o anterior, isso porque Chaiki não esconde de ninguém a sua admiração por Kotoha, por quem nutre um apreço sem tamanho. Tudo bem que Chiaki por diversas vezes pisa na bola e acaba machucando os sentimentos de Kotoha, mas sorte dele que ela tem um coração puro e sempre o perdoa. Em outros momentos brigam juntos, mas se resolvem juntos também! É um super casal!

General Doukoku e Dayuu
Hei, mas no lado dos vilões também tem um casal, Doukoku e Dayuu, uma relação bem anacrônica se é que assim podemos chamá-la. Mas, falarei mais dessa relação quando criar o post para os vilões de Shinkenger, aguardem!

Os Mechas

Shinken-Oh
Bem, como este post já está extenso demais deixarei para falar dos Mechas em um post a parte, também, pois Shinkenger foi a única série de Super Sentai da atualidade que eu curti de fato os confrontos entre os mechas e a segunda vida dos Gedoushuus.


Comentário final

A Equipe de Samurais mais querida de todos os tempos
Perdoe-me se serei aqui repetitiva, mas preciso reforçar o seguinte ponto de vista: Samurai Sentai Shinkenger constitui em uma Obra-Prima pelo fato de que toda a sua trama foi uma pintura eletrizante de resgates de um povo que luta por um ideal agarrados em valores éticos que forma uma sociedade mais justa e digna.

Seria Shinkenger o Super Sentai da Década?
Fiquei tentando buscar uma pequena falha que fosse para tirar a concepção de série perfeita, mas não tive sucesso, muito pelo contrário quando via o mesmo episódio pela segunda vez conseguia ver mais detalhes que da primeira não tinha me dado conta, são pequenos gestos, os takes das câmeras nos momentos exatos, as expressões faciais que muitas vezes diziam muito mais do que palavras imponentes.

Pena que só foram 49 episódios (Atos)
Todos os seriados de tokusatsu desataca-se por suas belas mensagens transmitidas, mas no caso de Shinkenger é diferente, tem um teor muito mais profundo e em muitas situações beira a complexidade, criou uma linha cronológica que interligou todos os fatos abordados no decorrer da série e soube muito bem fazer a ponte com os filmes e especiais lançados.

Cada um com sua personalidade e beleza peculiar deram forma e vida a uma equipe vitoriosa
Os Shinkengers deixaram uma mensagem que pode muito bem ser eternizada, pois envolve sentimentos preciosos relacionados à família e à amizade. Eles deixam claro que o grupo não pode existir se as pessoas insistirem em ser individuais, com a união ganha-se muito mais! Não podemos esquecer do fato levantado sobre as responsabilidades de cada um independente dos fardos que pensamos estar carregando ao longo da vida.

Valeu,  Samurai Sentai Shinkenger!
Um tono e seus cinco vassalos que viraram amigos e ressignificaram de uma forma muito mais envolvente a união e a dedicação pela sua missão, assim como na história de um samurai e o seu Bushidô! Eles foram além dos seus limites reais, eles passaram que a superação é possível, só precisamos acreditar. E o melhor de tudo foi saber que eles voltaram alguns meses depois em um especial! Isso só comprova o fato de que valeu a pena!


E para quem ainda não teve a chance de assistir a este seriado, assista, não perca mais tempo!
As legendas vocês encontram na JAPASUBS
Confira os vídeos:
Shinkengers ao som do tema de FRIENDS!
Shinkengers, um elenco famoso e muito querido
Shinkengers, elenco junto nos shows ao vivo e bastidores da série
Shinkengers, os bastidores para o encerramento do filme "Shinkenger vs Go-Onger"
Tema final do filme "Shinkenger vs Go-Onger" - ao bom e velho estilo "Go-Onger" ^_^
Trecho do filme, Shinkenger vs Go-Onger
O Elenco Masculino

Takeru e Mako

Chiaki e Kotoha
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

23 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHH!
    Neesan (agora todos já sabem porque a chamo assim) arrasou no post!
    Shinkenger é uma obra-prima mesmo! Tá no patamar de Flashman. Oh wait. Um degrauzinho abaixo vai. Flashman é hour-conocour! :p
    Caraca, Shinkenger é tão bom, mas tão bom, que eu tô assistindo pela terceira vez em menos de 6 meses, e continuo me emocionando! Takeru estilhaçou meu coração quando se olha no rio e "não vê nada"... Me acabo de chorar com essa cena.
    Reverencio eternamente os roteiristas desse Sentai. Os caras arrasaram!
    Série excelente!
    E já vi que eu tô levando a Neesan pro mau caminho com minhas shippagens... HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA. Yeah! o/\o

    #FanGirlModeOFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tah vendo, só?! Sou ou não sou uma boa aluna?! Acredito que aprendi direitinho! Mas, fazer o quê? Você é uma professora bem influenciável! HAHAHAHA Obrigada, amiga!

      Excluir
  2. Grande série, um dos melhores Super Sentai!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Shinkenger é o Sentai mais japonês que há, hehe!

    A série é super equilibrada, tendo como pontos atrativos tanto o enredo / trama, quanto os personagens e também a ação. Muitos Sentais têm um ponto muito forte e são apenas medianos nos outros, mas acho que Shinkenger conseguiu um belo equilíbrio.

    Teve uma dose bem aplicada de drama e o alívio cômico, que era o Genta, não estava ali só para fazer rir. Ele somou muito ao grupo, trazendo o que faltava em muitas situações. Lembro que ele era o que mais ia para cima do Akumaro, depois que construiu o Daigoyou.

    E, podem chamar de trambolho carnavalesco, mas eu curtia o Samurai Ha-Oh, era um robô muito imponente. E aquele golpe com os kanji formando um círculo era show!

    As lutas podiam não ser as mais acrobáticas dos Sentai, mas isso nem combinaria muito bem com Samurais. Eram lutas sóbrias, mas ainda assim ágeis e, principalmente, elegantes. Inclusive o power-up deles, que muitos chamam de "mero aventalzinho", é algo que gosto justamente por ser sóbrio e um tanto elegante. O Super Shinken Red dando o "Shin Kaen no Mai" era bonito de se ver!

    E o Doukoku era um vilão ótimo, não exatamente por ser cruel, pelo contrário, ele tinha compaixão, como o Daiyu nos fez ver. Mas ele era a ira em pessoa, e isso que o tornava interessante!

    E tem toda a história da relação entre o Genta e o Takeru, o temperamento do Ryunosuke, o lance da irmã da Kotoha, a mãe da Mako, e até o pai do Chiaki (apesar de ser a menos legal das histórias, a meu ver).

    E um toque especial para mim foi a mentira do Takeru e a outra pessoa envolvida nisso, foi demais!

    E o Juuzo? Nem se fala! Graças a ele houve um enfoque mais "pessoal" muito interessante para o Takeru.

    Depois desse Sentai que eu comecei a querer saber o nome dos roteiristas e agora sei que Yasuko Kobayahi é alguém a se parabenizar. O que é um dos motivos para minha empolgação com Go-Busters, também escrito por ela.

    E, como cereja do bolo, a música ainda é cantada pelo Yoffy do Psychic Lover, que eu curto demais, demais!

    Comentário longo, né? O Takeru diria "nagai", kkkk! Bom, tentei aqui mostrar como tenho gosto por esse Sentai e atiçar a curiosidade das pessoas sem dar spoilers, será que consegui? XD

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso, Felipe! Seu comentário foi perfeito! Ainda dava para comentar mais um pouquinho! Adoro os comentários longos... ajudam a somar! Valeu pela participação constante! Abraços!

      Excluir
  4. olha tati você tem razão minha opinião este sem duvida foi o melhor sentai, amo este sentai assim como gokaiger o Takeru foi o Red que mais me agradou a Mako é a minha segunda pink favorita sendo a 1° Ahim Kotoha também é a minha segunda yellow favorita sendo a primeira a Luka, O chiaki é melhor green para mim ter uma red mulher foi magnifico sem contar dos pares que gostava de ver Takeru & Mako Chiaki & Kotoha a entrada do Genta na série foi de morrer de rir.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigada, Mary! Adoro a sua participação! Beijos ^_^

      Excluir
  6. Assino em baixo shinkenger e pra min é o melhor super sentai(pena que power ranger copiou e estragou tudo).
    Até hoje tento comprar algum mecha deles mas n consigo mas n vou desistir.
    valeu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ainda vai conseguir... continue insistindo! Gostei muito da sua participação! Abraços!

      Excluir
    2. Desculpa estar falando disso aqui mas alguem sabe se existe uma loja que venda itens de super sentai em brasilia.

      Excluir
    3. Particularmente, eu não conheço! ^_^ Mas, tranquilo... tendo dúvidas pode perguntar! Afinal aqui é um espaço de trocas a respeito do universo tokusatsu.

      Excluir
  7. Chan-Chan-Bara Chanbara!

    Chan-Bara-Bara Chanbara!

    Samurai Sentai Shinkenger Appare!

    Sem Dúvidas Shinkenger foi um dos MELHORES Sentais criados até hoje!

    E parabens pela matéria ficou Ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lelouch ^_^ Shinkenger contagia desde os seus primeiros acordes até a sua cena final! Valeu pela participação!

      Abraços ^_^

      Excluir
  8. Muito bom mesmo!!!
    Shinkenger e um dos melhores sentais que eu vi, por isso mesmo que pra mim(e só pra mim) e melhor que Gokaiger isso porque a serie manteve seu ritmo e seus personagens que não são unilaterais, isso com um uma das melhores trilhas e momentos marcantes tornam ele realmente um clássico!

    Parabéns Tati adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir
  9. Amiga , eu amei esse post , Parabéns !!!amei a parte dos casais !!! que fofuxo , vc como sempre arrasando !!! beijos ^^

    ResponderExcluir
  10. Tati primeiro parabéns pelo blog :D
    shinkenger é épico..
    meu pai viu um episódio e disse que lembrou muito os heróis da infância dele..
    a unica coisa que eu senti falta foi o "Iai" do Genta (técnica de tirar e colocar a espada na sua proteção) aquilo é muito doido só aconteceu duas vezes infelizmente...
    falo isso pq sou praticante de iaijutsu :D
    espero que um dia eles façam um novo filme deles.. ou quem sabe uma série pra 19ª geração de samurais?
    abraços feliz ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mailson! Obrigada pela participação! Seria fantástica uma nova série com tema de Samurais! Gostei da ideia! Abração! E um 2013 incrível! ^_^

      Excluir
  11. Estava eu, procurando umas coisas de Shinkenger, e olha onde vim parar.. rsrs

    Excelente matéria..

    Pra mim, nenhum sentai supera Shinkenger e Dairanger.. e olha que de todos, só não assisti três (JAKQ, Hurricaneger e Megaranger).

    O culpado de eu achar Goseiger, a coisa mais sem sal do mundo, foi o Shinkenger.. depois de assistir um sentai incrivel como esse, é realmente dificil seu sucessor superar..

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Para mim Samurai Sentai Shinkenger foi a melhor série sentai de todos os tempos, pois mostrou muito equilíbrio em tudo durante a série. Mas meu personagem favorito foi a Kotoha Hanaori o seu grande coração puro que me atraiu para ver todos os sentidos da série. Mas quando Power Rangers fizeram a baseação da série não vi graça nenhuma pois pareceu que eu estava vendo Shinkenger de novo, pois eles copiaram tudo de Shinkenger, menos as, os personagens, alguns figurantes e alguns Gedoshu e isso não me surpreendeu como a grande Série Samurai Sentai Shinkenger

    ResponderExcluir
  13. Olá parabéns pelo review! Mas preciso fazer uma correção: Shinkenger não foia série a possuir a primeira líder mulher da história dos Super Sentais, o primeiro sentai a ter uma líder mulher foi Kakuranger, onde a lider era a Tsuruhime, a NinjaWhite

    ResponderExcluir
  14. queria e ainda quero ver o crossover de shinkenger com kamen rider w! mas eu não sei se tem mesmo... (essa conta é da minha irmã =P, eu ainda vou fazer uma)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...