domingo, 26 de agosto de 2012

Tokumei Sentai Go-Busters: baixa audiência e mudanças à vista!


Infelizmente, algo que eu não gostaria de comentar está ocorrendo no Japão, Go-Busters - a 36ª série da franquia Super Sentai está indo de mal a pior - além de uma audiência significativamente muito baixa, em comparação as quatro últimas séries produzidas pela Toei, a venda dos brinquedos está dando uma tremenda dor de cabeça para a Bandai, a qual (penso eu) está exigindo um posicionamento da Toei, ou seja, ou a série começa a dar resultados ou as coisas não ficarão nada bem. E mesmo gostando de Go-Busters, creio que a ousadia custou caro aos empreendimentos da Toei, a inovação não caiu nas graças da criançada e nem tão pouco dos fãs mais conservadores e tradicionais. Mas, uma coisa precisa ser dita, se Go-Busters tivesse dando lucro à Bandai e à Toei, não importaria muito a audiência está tão baixa, o problema é que mexeu nos cofres de quem não podia e aliado a baixa audiência, logo as consequências não poderiam ser as mais drásticas possíveis: mudança do tema de abertura e participação de um Metal Hero estão por vir.









Ao contrário da franquia Kamen Rider que teve uma década (a última série da Era Showa finalizou em 1989 e a primeira série da Era Heisei iniciou-se em 2000) para reformular-se e voltar com tudo, Super Sentai vem ano após ano inovando-se e redefinindo-se como uma franquia que parecia ser forte e resistente em sua fórmula, parece que não! Com a franquia Metal Hero foram mais de 12 anos na geladeira, até o retorno em um crossover com Kaizoku Sentai Gokaiger. Estaria a franquia pronta para retornar? Agora, fortalecida! Mesmo tendo um design inovador e uma leitura mais dinâmica na herança super sentai, Go-Busters é um misto de Metal Hero, Anime, Kamen Rider, Others Hero com pitadas de Power Rangers, tecnicamente deveria ser um tremendo sucesso, mas está sendo um tremendo fracasso. Isso me deixa extremamente triste, visto que estou curtindo Go-Busters de verdade, mesmo que ela não empolgue como muitas outras empolgaram, ou que seja irresistivelmente 'assistível', um fã mais tradicional pode facilmente passar essa série sem nenhuma consideração plausível. Que triste isso!


Com relação a audiência o site Rising Sun Tokusatsu construiu um gráfico comparativo em termos de média da audiência entre as 10 últimas séries Super Sentai, analisem atentamente os dados expostos:
Tokumei Sentai Go-Busters - 6,9% 
Kaizoku Sentai Gokaiger - 11,8%
Tensou Sentai Goseiger - 11,3%
Samurai Sentai Shinkenger - 11,4%
Engine Sentai Go-Onger - 10,9%
Juuken Sentai Gekiranger - 14,2
GoGo Sentai Boukenger - 14,4%
Mahou Sentai Magiranger - 18,2%
Tokusou Sentai Dekaranger - 17,4%
Bakuryu Sentai Abaranger - 18,4%
Não precisamos ser um expert em matemática para compreendermos que houve uma queda de vertiginosa nos últimos 10 anos na franquia Super Sentai. Contudo, o baque só foi sentido de fato agora, em Tokumei Sentai Go-Busters. Semana a semana acompanho a audiência que se não me engano o mais auto que conseguiu foi uma média de 3,9% na semana em que foi ao ar o episódio 26, mas sua média pode-se assim dizer que é de 4,0%, algo inacreditável para uma série Super Sentai. Mas, aí comparamos mais uma vez com os Kamen Riders, podemos dizer que Fourze se saiu bem? Não, não se saiu bem... Kamen Rider Fourze, assim como Tokumei Sentai Go-Busters, foi a série de sua franquia de pior audiência da história Kamen Rider, com uma média de 5,9%, mas então por que não foi um fracasso tão comentado e sentido como está sendo Go-Busters? Simples! O público infantil que assistia a Fourze é o mesmo de W e OOO, a diferença está no público mais velho que acompanhava as séries anteriores e não acompanharam a 13ª série da Era Heisei de Kamen Rider, mas a questão está é que a vendagem de brinquedos de Fourze foi mantida, e isso não incomodou a Bandai e nem a Toei, nesse caso os cofres nem sentiram a baixa audiência, então, por que se incomodar?


De imediato quem precisa de um POWER UP de verdade é a franquia Super Sentai, já que Kamen Rider Wizard ao que parece está com ótimas expectativas lá no Japão, o tema escolhido é envolvente, Magia, o que dizer de Magiranger? Mahou... Contudo, eles precisam alavancar a audiência de Go-Busters para não prejudicar Wizard também, com isso, medidas de urgência estão sendo tomadas, começando pelo tema de abertura que será modificado, isso já aconteceu algumas vezes em Kamen Rider, porém, jamais em um Super Sentai tão clássicos e tradicionais por seus temas de aberturas únicos. Mas, no entanto isso acontecerá agora, o anúncio foi realizado nesta semana junto com o resumo do episódio 28 que será exibido na próxima semana, na própria página oficial de Tokumei Sentai Go-Busters no site da Toei. Então, a partir da próxima semana escutaremos o seguinte tema musical  “Morphin’! Movin’! Busters Ship!”, com interpretação de Hideyuki Takahashi (Project.R). Bem, o que eu posso dizer do novo tema musical? Escutei a prévia pela playlist do CD Japan e posso dizer que eu gostei, a canção tem energia e tem tudo para envolver. O tema de abertura novo foi incluído no terceiro Mini-álbum de Tokumei Sentai Go-Busters. O lançamento também incluiu o tema do filme "Kizuna ~ Go-Busters! (2012 Summer MOVIE MIX)”, a canção interpretada por BlueBuster “Blue Banana Moon” e canção “Brand New Spark!” interpretada por Hideaki Takatori. O novo álbum "Koro-chan Pack Tokumei Sentai Go-Busters 3" custa 1500 ienes e acompanha um 'Picture Book', o mesmo foi lançado na última quarta-feira (22). Veja o print do anúncio acima deste parágrafo.

A segunda medida a ser tomada, agora menos surpreendente, e já esperada é a participação do novo Gavan nos episódios 31 e 32 que irão ao ar, respectivamente nos últimos domingos de setembro, 23 e 30. Neste episódios teremos a estreia de Geki Jumoji como Space Sheriff Gavan Type-G, além do grande encontro entre os Go-Busters e o grande vilão da série, o Messias (Messiah). E no caso de já ser esperado é porque não sei se lembram mas, anteriormente, mencionei que segundo algumas scans reveladas, no final de julho, o especial em DVD da Revista Televi-kun com a 36ª equipe Super Sentai contaria com um a provável participação especial de um certo Policial do Espaço, lembram-se disso? Sem contar que o tema Space Sheriff encaixa-se perfeitamente em Tokumei Sentai Go-Busters (Esquadrão de Missões Espaciais Go-Busters).

Agora, se alguém me perguntar: apenas essas duas medidas serão suficientes? Sinceramente, não saberia responder, como fã da série quero acreditar que será mais do que suficiente, mas tendo como base os últimos acontecimentos, penso que devemos aguardar os últimos acontecimentos. Pois bem, quem sabe Kamen Rider Wizard seja um tremendo sucesso e consiga também levantar a audiência de Go-Busters?! Não podemos descartar essa hipótese. Milagrosa? Utópica? Talvez! Mas, válida! Aguardarei o desenrolar dessas medidas, acompanharei a estreia de Wizard e compartilharei aqui com vocês as minhas impressões iniciais. Tudo bem? Por enquanto, ficarei na observação, depois me posicionarei de fato. Por enquanto é só! Até a próxima postagem!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

18 comentários:

  1. Por que eu não estou surpresa com essa notícia?
    Fiquei embaçando um tempão pra assistir Go-Busters, e hoje acho só legalzinho...

    Agora... Esses índices de audiência estão certos??? Gokaiger empatado com Goseiger? E Shinkenger com audiência tão baixa mesmo??? OOOOOOOOOOOOOOIIIIIIIIIIIIIIIIIII???

    ResponderExcluir
  2. Eu curto bastante os Busters, acho que a série tem coisas ótimas mesmo! Mas ela é muito inconsistente. Criou uma expectativa de grande inovação que não foi entregue e acabou cortada antes do quinto episódio. Parece que não encontram rumo para a história principal. Quero dizer, o background dos personagens e a história do passado, envolvendo as pesquisas com o Enetron e as pessoas que foram parar no hiperespaço parecem estar bem arquitetadas desde o começo. Mas a história "atual" parece que não anda muito, passando a impressão de que não sabem muito bem o que fazer com os personagens. Sem contar que o Messiah é um baita de um vilão besta (pelo menos por enquanto). Pelo jeito existe um reino de Metaloids e coisas assim no hiperespaço mas isso parece ter ficado esquecido já no 3º episódio. E é meio chato que os momentos que seriam dos vilões se darem só naquela dimensão psicodélica em que o Enter conversa com o Messiah. No começo ele deixava a gente curioso com a aparente falsa lealdade ao Messiah, mas isso acabou não ficando desenvolvido.

    A Escape deu um gás legal à série, principalmente depois da luta contra o Ryuji (que é meu Buster favorityo). E o J começou a ter um comportamento mais interessante nos episódios mais recentes, com a falta de noção em achar que tudo se refere a ele XD. Mesmo assim isso parece tudo muito jogado. Tenho esperança que o confronto dos Buster com o Messiah e a revelação da real condição no Jin do hiperespaço tornem a história mais consistente e consiga criar aquela ansiedade pelo próximo episódio, que é a grande lacuna em Go-Busters.

    Mas mesmo que a história fique excelente, não há garantia de que isso melhore a audiência. Gekiranger é uma série cuja trama os fãs quase unanimemente amam (exceto por pequenas coisas como o Ken, um personagem bem legal, mas totalmente aleatório) e só o que se diz é que a Toei a considerou um fracasso comercial.

    Por outro lado, todos (até eu, que amo todos os Super Sentai) concordam que o enredo de Goseiger foi bem confuso, com desenvolvimento raso e personagens muito "medianos". No entanto, não lembro nunca de ter lido que a série ia tão mal das persas como se diz de Go-Busters hoje.

    Enfim, pessoalmente acho falta coesão para a história de Go-Busters. Muita coisa legal, sim. E os personagens são bons, sim. Mas tudo desconexo e fora de harmonia. Falta um "pilar central" em torno do qual tudo possa se orientar.

    ResponderExcluir
  3. Eu já imaginava que Go-Buster serie uma série bem fraca em relação a Gokaiger. E não era pra menos. Os Busters estavam praticamente "sucedendo" todos os Super Sentais. Mas nem em cem anos poderia supor que iria dar tanto prejuizo a Toei e a Bandai assim! A razão disso foi a falta de estrategia de marketing no lançamento dos brinquedos e a maneira como estão levando a trama até agora, com personagens que simplesmente não conseguem me cativar em nada. Pessoalmente, eu acredito no sucesso do Kamen Rider Wizard. Se Fourze foi tão ruim assim, foi simplesmente por culpa dele. Pra mim, Go-Buster não tem nada haver com isso! Sempre soube que uma versão de Glee em um Kamen Rider nunca daria certo. 2012 é praticamente um ano perdido pra Toei e pra Bandai. Certamente , o pessoal de lá não veem a hora de 2013 chegar...

    ResponderExcluir
  4. tbm achei go-buster muito ruim não acompanhava os novos super sentais somente gokaiger e gostei muito da serie pela sua história sou fãn de kamen rider e não imagina que o fourze tinha repercutido assim no japão notei que em relação às outras series ele esta mais fraco espero que o proximo seja melhor

    ResponderExcluir
  5. GO BUSTERS É UMA BOA SERIE É DINAMICA E MUITO ENGRAÇADA MAS POUCOS PERSONAGENS ME CATIVARAM SOMENTE O RYUJI E A YOKO QUE TEM ATITUDE ALEM DE EU ACHAR A RELAÇÃO DELES MUITO BONITA EU SÓ ESTRANHEI O FATO DOS RUMORES DA SERIE SUPER SENTAI 2013 NAO COMEÇAREM

    ResponderExcluir
  6. Fiquei meio triste com isso afinal eu to gostando de go-busters mas concerteza o gavan aparecer e a nova musica concerteza aprovei afinal por que não fazer novamente um encontro entre um sentai e um metal hero já que gavan e gokaiger deu tanto sucesso e lucro para toei e também acho que a nova musica pode ajudar por que mesmo gostando de busters ready go ela e ainda esta abaixo de outras aberturas de super sentai como o felipe nasca falou escape deu um novo gás a serie assim como ele eu também gostei da luta do blue buster contra escape me lembrou muito lutas de anime a historia para mim esta muito boa mesmo com as falhas apontadas mas se você perceber nos últimos episódios estão finalmente dando mais valor a o mistério sobre jin o que vai melhorar muito você mencionou sobre a audiência para mim fourze e bom mas não chega a ser mas ainda não chega perto de w e ooo para mim wizard fara sucesso e concerteza assistirei

    ResponderExcluir
  7. A série mudou muita coisa no gênero e isso não agradou ao público, pessoalmente acho que tá meio repetitiva, pois todo episódio aparece o metaroid da semana e eles matam e depois dão um jeito no megazord do mal!
    Se derem um jeito de sair da monotonia, acho que conseguem recuperar a audiência e vender mais brinquedos!

    ResponderExcluir
  8. A série está um porre... Só continuo assistindo porque não tenho mais tokusatsu para ver (já vi tudo que me interessava ou então a série me interessa mas ainda não tem legenda em PT/IN).

    Fourze eu desisti no segundo capítulo. Go-buster teve um começo interessante, mas ficou por isso mesmo. Não tenho nenhuma ligação com os personagens e os vilões são piores que os de Gokaiger (que já eram muito criticados).

    A verdade é que o sentai do ano foram os Akibaranger, esses sim muito divertidos. Continuo órfão e torcendo por uma segunda temporada. Espero que Kamen Rider Wizard seja bom, desde W não vejo nada dessa franquia.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por levantar a questão. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  10. ñ creio que Gokaiger esteja empatado com ngm na audiencia e tbm ñ creio que o sentai do shikinger esteja tão baixa ou até pior do que o do go busters massssss isso pode ser um up para os metais heros (ñ só matela novo dos feitos entrev 1982 a 1997) mas sim para novas series de genero que ñ existe mais pois o publico novo simplesmente amou gaban e está ai a chance deles voltarem a ativ novamente com essa "crise de sentais" todas divulgadas lá no japão

    ass: EDUARDO - PUNK DA PERIFERIA

    ResponderExcluir
  11. Soh faltou mencionar uma coisa.... a grande maioria dos japoneses não gostam de series com muita palavra em ingles....

    Normalmete... eles batem o olho na coisa e desiste na hora de tentar compreender.

    Se adulto é assim... tente imaginar as crianças... o.O

    ResponderExcluir
  12. go busters é muito bom!! achei o goseiger e o magiranger bem piores que ele......... eu acho que go busters tem tudo para deslanchar com a chegada da escape finalmente uma vilã que preste!!! os 2 novos busters também deram um gás legal na série apesar de achar ridículo o robô morphar e virar um humano sei lá meio bisonho... e torço para que o gaban dê as caras em alguns episódios

    ResponderExcluir
  13. gavan nao sei se resolve mas se teleportar um kenshin himura pra era dos go busters, a audiencia explode ;)

    ResponderExcluir
  14. Quando eu ouvi "it's morphing time" logo no primeiro episódio mais o fato do red-buster ficar paralizado quando vê uma galinha (RIDÍCULO) eu já imaginava que essa séria ia por água a baixo... Go-busters tem uma produção visual excelente e nada mais.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!
    Para todos os fãs de heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
    O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra
    Aqui fica também a sinópse para os interessados
    A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
    Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu...
    Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
    Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.
    Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado

    ResponderExcluir
  16. 64 DOWNLOADS!!!
    Vamos continuar a divulgar!!Download grátis:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra

    Facebook:
    http://www.facebook.com/pages/Unhuman-Guardi%C3%B5es-da-Terra/218062978255103

    Obg a todos :)
    p.s- Temos duas ilustrações das personagens.

    ResponderExcluir
  17. Eu simplesmente AMO Go-busters! sem duvida nenhuma tem excelentes personagens, Ryuuji é meu favorito. um cara simplesmente foda! junto com a Yoko, eles tem uma ligação muito fofa, como verdadeiros irmãos! a inovação de GB foi espetacular e nao entendo como pode estarr tao ruim de audiencia. usar frase de PR nunca me incomodou, e se os japas nao gostam de muitas frases em ingles, a toei deveria se tocar disso, nao? com relação aos brinquedos... adoraria ter o morphin brace e aquela maquina que tira foro e vira uma arma que eles nunca falam o nome XD. gostei tanto de GB que vi 15 eps em 2 dias. ja to na missao 20 e nao to me arrependendo! agora... se é com Kyoryuger que a Toei pretende recuperar o fracasso de GB... nem quero ver como vai ser. tive vontade de vomitar e chutar a parede depois de ver aquele circo chamado Kyoryuger. nem os personagens prestam. Ç_Ç

    ResponderExcluir
  18. Go-Busters é bom!O seu único defeito foi substituir o sucesso Gokaiger, só isso!Foram as comparações que fizeram mal a série.Agora, uma coisa é fato: a franquia está degastada com o público por causa dos longos anos de atividade!Seria interessante e uma baita jogada de marketing e para atrair fãs, se acontecesse a mesma coisa que aconteceu com os Kamen Riders: a franquia ficar fora do ar por alguns anos!No mínimo por uns cincos anos!A saudade sentia pelos fãs causaria um BOOM no retorno!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...