quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Volta dos Metal Heroes ou, simplesmente, um filme comemorativo?


A cada nova revelação de imagens e informações fica a dúvida, contudo, o que constitui a dúvida de uns, para outras pessoas já é mais do certo: os Metal Heroes estão de volta! "Space Sheriff Gavan - The Movie" é muito mais do que uma simples adaptação da série que foi ao ar no início dos anos 80, "Space Sheriff Gavan", série esta que foi o 'abre-alas' para uma nova franquia da Toei - Metal Hero. Embora a franquia tenha sido encerrada a bem mais de dez anos, os fãs não se esqueceram de seus heróis metálicos e continuaram alimentando a esperança de que um dia eles retornariam... mais cedo ou mais tarde, não importa... o retorno, simplesmente, aconteceria. Quando criada, a franquia Metal Hero tinha por objetivo e até características ter mais ação, juntamente, com os Super Sentais, do que a combinação que continua até hoje, Kamen Riders e Super Sentais. E acredito que foi isso que chegou a alavancar a Toei por muito tempo, os chamados 'Anos Dourados' da produtora japonesa.


2012 é ano em que os Metal Heroes comemoram seus 30 anos de criação, e para celebrar esse marco da franquia que mesmo "desativada", mantéu-se viva nesse período, para que um dia, apropriado, revivesse, talvez o dia esteja chegando, pois em janeiro (deste ano), tivemos uma prévia disso... O crossover entre a 35ª equipe Super Sentai e o primeiro Metal Hero da história da Toei permitiu aos seus fãs sonharem com a realização de algo que a tanto tempo eles esperavam, "Kaizoku Sentai Gokaiger vs Uchuu Keiji Gavan - The Movie" fez tanto sucesso que a Toei voltou a acreditar na possibilidade rentável do retorno dos Metal Heroes, talvez "Space Sheriff Gavan - The Movie" seja a PROVA FINAL que tanto eles precisam ter para reviverem seus clássicos ou continuarem suas sagas com os heróis metálicos. Como fã do gênero não nego o meu contentamento com tal possibilidade, contudo, tento manter-me firme com a lógica de que isso, por algum outro motivo que eu não faço ideia agora, possa ser mesmo apenas um filme comemorativo; mas com fé em 'Daileon' acontecerá o que está escrito nas estrelas.

Super Sentais comemoraram 35 anos, os Kamen Riders festejam até hoje os seus 40 anos, os Ultramans chegaram aos 45 anos e os Power Rangers (Parceria da Saban com a Toei, logo a Toei considera os PR uma continuação da franquia Super Sentai, mesmo que alguns fãs achem isso um absurdo, mas é a mais pura verdade, amigos) estarão comemorando seus 20 anos de existência em 2013... todos eles na ativa até hoje, mas, porque uma franquia que estava na geladeira ressurge agora, no período em que comemora seu 30º Aniversário, para um filme comemorativo? Talvez, isso seja muito mais do que um filme comemorativo, porque diferentemente de Kamen Rider THE FIRST, "Space Sheriff Gavan - The Movie" será muito mais do que uma releitura, pois, conforme já pudemos perceber, o filme em questão é na verdade a continuação da trilogia composta pelos três primeiros metal heroes: os Policiais do Espaço Gavan, Sharivan e Shaider. É verdade que teremos os três Policiais do Espaço de volta diante de uma nova perspectiva, novos heróis, sucessores diretos e uma grande participação, Kenji Ohba, o Gavan Lendário, o primeiro Metal Hero lançado em 1982, hoje um clássico, no filme ele volta a representar o seu papel original, fato mais do louvável e nostálgico. O ator que está chegando aos 60 anos (obrigada pela correção Hakaider) está na ativa mais do que nunca e o melhor de tudo, é respeitado e reverenciado até hoje, digno de tal reverência. Mas, como nem tudo é eterno e não podemos ignorar o ciclo da vida, mesmo para os heróis da ficção, o que eu mais curto na Toei é isso a cronologia real da coisas, mostrando que os heróis também envelhecem e envelhecem bem... muito bem, Kenji Ohba faz bonito, e quem não vibrou com a participação de Tetsuo Kurata (Kotaro Minami/Kamen Rider Black & Black RX) em Kamen Rider Decade (série comemorativa dos Kamen Riders, pelos 10 anos da Era Heisei)? Ver o senhor Kurata executar os seus "Henshin's" mais uma vez foi épico, uma nostalgia sem tamanho.












Em "Space Sheriff Gavan - The Movie", Kenji Ohba (Retsu Ichijoji/ Gavan) passa a tocha para seu sucessor direto, Geki Jumonji, interpretado pelo jovem Yuma Ishigaki, que será o Gavan Type-G. O novo Gavan também terá uma ajudante/parceira, seu nome é Sherry (Suzuka Morita), a qual terá como habilidade especial a Visão Laser em seu pingente, permitindo-lhe transformá-la em um Papagaio para orientar Gavan. Aliás, Sherry e o novo Shaider são os mais experientes dessa nova geração. O filme também marca pelo retorno de um outro veterano, o Comandante Qom (Toshiaki Nishizawa), uma figura que esteve presente em todas as séries de 'Uchuu Keiji', seja como mentor, conselheiro e chefe dos três Policiais do Espaço lançado nos anos 80, sua presença é indispensável nesse momento, portanto reviverá seu consagrado personagem. Isso mostra o respeito que o ator e personagem merecem, logo retorna após 27 anos. Comandante Qom está preparando um novo Gavan, o qual levantar-se-á juntamente com um novo Sharivan, agora vivido pelo ator Riki Miura que interpretará o personagem Kai Hyuuga, e um novo Shaider, vivido pelo ator Hiroaki Iwanaga (bastante conhecido pelo seu último papel em Kamen Rider OOO, como Akira Date/Kamen Rider Birth) que será o Shu Karasuma. Uma nova geração se ergue, forte e vibrante, dando alicerces para uma nova base de Metal Heroes.

Ah, sim, e como todo bom herói necessita de uma força inimiga para combater, eis que não poderia faltar um excelente time de inimigos, certo? A Maku foi destruída, isso é um fato, porém uma nova Organização Criminosa Maku ressurgiu, e junto com elas as armações mais ardilosas estarão por serem revividas. E para isso um novo comando foi instituído, a nova equipe de bandidos é também uma homenagem aos bandidos clássicos, se liguem na relação que há entre eles, a Bruxa kill é a nova geração da Bruxa Kiba (ex-esposa de Don Horror e mãe de San Dorba), e por falar em San Dorba, em sua homenagem teremos o novo vilão da história, o San Vardon. Agora chega de detalhes sobre isso, pois não quero dar nenhum tipo de Spoiler. Não é mesmo, meu amigo RAD-Kun? Sem 'spoilers'! [Risos]


Bem, amigos... é isso... espero que eu tenha conseguido transmitir um pouco desse sentimento tokufã que nos avassala de uma forma tão nostálgica e empolgante. Sem contar que esse post também é um post comemorativo... Postagem de número 400 do Tatisatsu e além disso, o J-Lyrics também está comemorando 9 anos de existência, mas fomos nós que ganhamos presente, isso mesmo, meu amigo Thiago Legionário lançou o filme Kaizoku Sentai Gokaiger Vs Space Sheriff Gavan, em qualidade Blu-Ray, e quem revisou foi eu... E aí? O que acharam da novidade? Curtam!

Visitem a postagem!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

9 comentários:

  1. Mais uma grande matéria, parabéns! :D

    Eu acredito que é uma tentativa da TOEI de retornar franquia, quase 15 anos depois. Gavan Vs Gokaiger foi um sucesso estrondoso e muito disso se deve ao personagem imortalizado por Kenji Ohba. Eu estou ansioso para assistir esse longa e também feliz por rever esses heróis que marcaram tanto uma geração aqui no Brasil. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação, Hakaider!

      Ah, sim... também creio nisso! Na verdade, eu quero acreditar! Uma franquia renovada!!!

      Excluir
  2. Tem que voltar o gênero, demorou, mas COMO SÉRIES!! Imagina ver uma série metal tipo foi Gokaiger, com alguém que tenha dispositivos para virar Jaspion, Sharivan, rs, seria demais!
    O gênero deve ter acabado, não sei se vc sabe, porque perdeu muito da identidade que tinha no começo. Ficou muito desfigurado e infantilizado com Robotack, por ex. a roupa inchou muito, nada q lembrasse a força dos Uchuu Keiji ou do Jaspion (q inovou bem, colocando elementos de sentai, como o Daileon e monstros gigantes, herança da década de 50 com Godzilla). Se a Toei fizesse menos filmes pra cinema acho q dava bra bancar mais esse g~enero, né?
    Beijão- Goggle Red.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a decadência dos Metal Heroes eu tinha comentado no POST Saudades dos "Metal Heroes" (Heróis de Metal) - http://tatisatsu.blogspot.com.br/2011/04/saudades-dos-metal-heroes-herois-de.html - fiz um apanhado cronológico das séries referentes ao gênero!

      Mas sabe, amigo Goggle Red... se o gênero retornar, mesmo, espero que venha reformulado!!! Fora que muitos dos elementos utilizados e conhecidos como sendo de Metal Hero hoje é utilizado em Super Sentai e Kamen Rider... mas, espero que se tiver que voltar... a Toei vai ter que rebolar bastante!! Vamos ver o que teremos com esse filme do Gavan!!! Né?!

      Pensamento positivo sempre!!!

      Abraços ^_^

      Excluir
  3. ÓTIMO TEXTO MESMO :)
    E ESTOU MEIO FACINAOD PRA VER O VELHO GABAN DE VOLTA A ATIVA NOVAMENTE DEPOIS DE 30 ANOS NOVAMENTE E PELO VISTO OS 2 FILMES ESTE QUE ESTREIA NO DIA NO DIA 20/10/12 E O OUTRO FILME (GABAN E GOKAIGER) MAIS O DOCUMENTÁRIO QUE SAI NO MES QUE VEM JAPÃO IRÃO LEVAR UMA VERDADEIRA ETERNIDADE PRA CHEGAR AQUI NO BRASIL MAS QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA E COM CTZ IRÁ VALER E MUITO A PENA ESPERAR POIS OS 2 FILMES E O DOCUMENTÁRIOS TEM CARA DE SER ÓTIMO ASSIM COMO FOI O TOKUSATSU DO GABAN FEITO EM 1982 E EXIBIDO AQUI QUASE 10 ANOS DEEPOIS PELA TV GLOBO (TOKUSATSU CERTO NA EMISSORA ERRADA) NO INCIO DA DECADA DE 1990 NA SAUDOSA "SESSÃO AVENTURA" (E DESDE ABRIL DE 1995 OCUPADO PELA NOVELHINHA CHAMADA DE MALHAÇÃO)

    ASS: EDUARDO - O PUNK DA PERIFERIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!!!

      Obrigada pela participação mais uma vez!!!
      Sim, também estou ansiosa para este lançamento!!!

      Abraços ^_^

      Excluir
  4. Olá!

    Eu estou torcendo para que exista no mínimo uma justificativa para a ausência dos sucessores originais de Gavan (Isso se não estiverem escondendo informações. Eu só perco a esperança da participação de Watari depois de ver o filme).
    Seria muito estranho se os novos Sharivan e Shaider surgissem na trama sem uma explicação plausível da razão de eles estarem no lugar dos personagens originais.
    Qualquer argumento serve para mim, desde aposentadoria, concurso público, morte de um deles em combate (no caso de Shaider), os inimigos atuais são mais fracos em comparação aos antigos? (se você considerar que um senhor de quase 60 anos deu uma surra sozinho em cinco piratas espaciais cheios de energia e que pouco tempo depois salvaram a Terra). Retsu salvou o planeta praticamente sozinho e por isso, pode estar supervisionando os novatos que certamente podem dar conta do problema.
    Como o filme é uma continuação da trilogia, qualquer que seja a desculpa, vai me deixar satisfeito.
    A minha imaginação é fo#@, desde que voltei a ter acesso a esse tipo de séries, quando alguns sites começaram a vendê-las, eu pensava “bem que poderiam fazer um Flashman, Cybercop ou Jaspion com novos integrantes, de preferência com os filhos deles”.
    Aí me surge um filme do Gavan X Gokaiger e pouco tempo depois, novos Gavan, Sharivan e Shaider! É de mais para meu coração quase trintão.
    Espero que os Mayas estejam muito errados e que o mundo não acabe em dezembro. Se o filme vai passar em outubro no Japão, só em 2013 teremos acesso aqui.
    Eu quero ver esse filme e mostrar para minha sobrinha que tem a idade que eu tinha quando assisti as séries no início dos anos 90. Já mostrei para ela Jaspion, Jiban, Jiraiya, Sharivan, Boukenger, Gokaiger, entre outros.

    Não estou preocupado com a ausência de Watari...
    TNada me tira da cabeça que este filme será o prólogo de uma nova saga dos Policias do Espaço, e se eu estiver certo, haverá muito tempo para a participação de Hiroshi Watari, Yumiko Furaya, Wakiko Kano, Naomi Morinaga ou quem estiver disponível para voltar à ativa.

    É isso...
    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. olha, muito bom o post.
    amo os metal heroes, é a franquia q mais gosto, eles e os sentais.
    uma pergunta muito curiosa, ela é antiga mais tenho certeza q vc saberá responde-la, jaspion fez sucesso no japão ? jaspion veio logo após de shaider q n fêz tanto sucesso assim, será q comentarão sobre os outros metal heroes no filme inclusive jaspion ? jaspion poderá ser revivido futuramente ?... olha, amo o jaspion kkkkk e espero q compreenda minhas doloridas perguntas pq tenho saudade dele ! mt obigadoo e espero ansiosamente as respostas ! mais uma vêz parabéns pelo site e pelo post. obrigado ! ^^

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!
    Para todos os fãs de metal heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
    O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
    http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra

    Aqui fica também a sinópse para os interessados :)
    A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
    Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu...
    Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
    Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.

    Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...