quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Jushen ZhanJiDui - Um Tokusatsu Chinês - Conhecendo um pouco sobre a história!

Então, pessoal, ontem os sites, blogs e fóruns especializados no tema (tokusatsu) divulgaram sobre a produção do grupo de heróis chineses "Jushen ZhanJiDui", o grupo na verdade lembra um Esquadrão ao bom estilo "Super Sentai". Alguns falaram que era uma cópia de Zyuranger, cópia ou não, o que vale é que a China mais uma vez está investindo pesada no ramo. Tudo bem, não é de hoje que os Chineses são acusados de plágio por parte de suas criações em muitas vezes lembrarem e terem como referências as séries de Tokusatsu do Japão, no entanto, uma coisa ou outra eles conseguem fazer ao seu modo, com novos elementos, mas tendo como base as referências já conhecidas pelo universo tokusatsu. O que na verdade poucos devem saber é que a produção dessa série começou de fato no ano passado, o que na época provocou um tremendo alvoroço na Comunidade de fãs de Tokusatsu, todos queriam saber do que se tratava e como seria, porém, a única certeza é que a nova produção lembrava em muito uma série Super Sentai. Fato este que não podemos negar, que são de fato bem semelhantes. Mas, aí houve um hiato nas informações até que recentemente tivemos as primeiras imagens dos brinquedos lançados. Bem, como gostei do que vi resolvi pesquisar um pouco mais sobre a série e posso dizer que me surpreendi com as descobertas, a começar pela tradução do título da série para o inglês. Encontrei tanto "Giant God Battle Team", quanto "Giant War God Attack Force", como podemos perceber a essência é basicamente a mesma. Porém, isso não havia me deixado satisfeita ainda, então o jeito foi pesquisar nos sites chineses, foi aí que descobri que a produção chinesa atende por duas denominações o título de fato e o nome pelo qual também é conhecido. Dessa forma podemos chegar a uma determinada conclusão: trata-se de uma "Gigante Equipe de Titãs de Batalha" (巨神战击队) que também é conhecida como "Gigante Guerra de Titãs Força de Ataque" (巨神战击队搜). Curiosidade: preferi chamá-los aqui de "Titãs" em função da denominação se encaixar melhor ao temo "deuses", no caso da mitologia grega, mas creio que isso fica muito a critério de quem estará traduzindo. Ok, mas vamos a história!


A série baseia-se na icônica história do folclore chinês a "Jornada ao Oeste" [um romance mitológico do escritor chinês Wu Chengen, que apareceu anonimamente por volta de 1570, em meados da Dinastia Ming. A lenda da "Jornada ao Oeste" conta a trama da peregrinação e perseguição do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e conta a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco)]¹. Dessa forma, o enredo da produção do tokusatsu chinês tem como inspiração uma lenda própria, onde vários personagens são inspirados no elenco principal da história folclórica. O elemento principal do show é um trio de robôs pilotados por diferentes forças que lutam todos contra o mesmo objetivo, apesar de uma não se aliar com o outra. Um pouco confuso, não é mesmo? Os três robôs são o Robô Sky, o Robô Land e o Robô Giant. Segundo algumas fontes a série começa a ser exibida no final deste mês, já outras informaram que será no início de dezembro, após cerca de um ano de filmagens. Isso porque os registros informativos dão conta que as filmagens inciaram em 20 de Outubro de 2011. O fato é que vamos ter que aguardar por mais informações quanto a isso.

Jushen ZhanJiDui
O esquadrão de seis jovens membros é composto por quatro homens e duas mulheres, com diferentes personalidades e que receberam treinamento militar. Eles terão que se unir para enfrentar as forças do mal que querem dominar o planeta. Em sua luta para preservar a paz, os jovens usam os poderes mágicos de alta tecnologia para superar muitos obstáculos e dificuldades os quais vão testar a sua solidariedade. Curioso também foi conhecer um pouco sobre a personalidade de cada personagem:

Neng, Fong, Kong e Zhen
Kong Ah – God Red * basedo em Sun Wukong: trata-se do líder da equipe. Kong é um guerreiro solitário e muitas vezes arrogante o suficiente para se meter em problemas. Sua arrogância é incomparável, o que nos leva a crer que ele ainda precisa amadurecer e crescer como um líder de equipe. Kong, muitas vezes entra em conflito com os outros membros de sua própria equipe, neste caso, Jing Ah.

God Green
Neng Ah - God Green * baseado em Zhu Bajie: embora ele seja o mais poderoso membro da equipe, costuma ser o mais equilibrado e o único que pode compreender Kong. Neng ama a leitura e a história. E mesmo sendo forte, prefere desfrutar seu tempo livre melhorando as suas capacidades mentais. Entre os três heróis principais, Neng é o mediador e aquele que acalma os ânimos dos mais esquentados.

Jing e Kong
Jing Ah - God Blue * baseada em Sha Wujing: é uma das garotas da equipe, bem como o membro mais inteligente. Jing é uma mulher, aparentemente, fria e cruel que se esconde por trás de seu verdadeiro comportamento protegido por uma enorme muralha. Seu passado é um mistério e o Professor Tang acredita que é melhor ela não saber suas próprias origens.

Zhen Ah (God Yellow) e Fong Ah (na dúvida se ele é o God Black ou Gray): Eis que temos aqui a primeira dupla de irmãos. Zhen é a irmã de Fong, um rapaz com ar superficial. Os irmãos Zhen e Fong não são inimigos dos demais membros, porém raramente compartilham dos mesmos ideais do trio principal apresentado acima (Kong, Neng e Jing). O que se sabe é que eles vêm de uma família muito rica, que  recentemente passou por grandes dificuldades financeiras e estão tentando recuperar a glória de sua família. Enquanto eles se dão bem com Neng e Jing, nem sempre eles conseguem se dar bem com Kong.

Jian Yang - (seria ele o God Purple?) * basedo em Erlang Shen: é o que podemos chamar de uma verdadeiro entusiasta de carro de corridas, sua paixão pela velocidade o deixa alucinado. Sarcástico e cínico, Jian vive a vida para experimentar emoções e riscos. Ele se tornou um operador de Pesquisa de God para experimentar a emoção de montar as máquinas mais rápidas conhecidas pelo homem.

Professor Tang: é o mentor que supervisiona as ações do trio principal. Tang é basicamente um tutor de Neng e serve como um pai substituto, enquanto seus pais estão no exterior.

Registro das filmagens
E aí? Ficaram curiosos, assim como eu, para assistir a essa nova série? Então, tratem de ficar atentos para as próximas informações a respeito da nova equipe de heróis da China. Confira a seguir algumas imagens das filmagens dessa produção que à primeira vista parece-me ser bem interessante.



Fontes de Pesquisa:
---------
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

5 comentários:

  1. Plágio ou não, sinto que pode sair coisa bem boa daí! Tentarei conferir, já que Sentai é meu gênero favorito.

    E só por eles fazerem as próprias roupas, robôs e cenas de luta, já simpatizo com essa série mais do que com qualquer PR, kkk.

    ResponderExcluir
  2. Se pintar com legenda eu assisto, gosto da interpretação dos chineses são bons atores.

    ResponderExcluir
  3. legal meu sonho é fazer uma serie original mas no estilo sentai tipo essa dai não é ezatamente uma copia e uma serie com algumas coisas em comun

    ResponderExcluir
  4. meu sonhe é fazer uma serie assim no estilo sentai mas com orijinalidade tipo essa eles so tem umas semelhansas mas tem suas propias senas e roupas

    ResponderExcluir
  5. Monstro smartphone e monstro cubo mágico? Pqp...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...