sábado, 3 de novembro de 2012

TOP 5 - Os Blacks de Super Sentai

35 anos de Super Sentai - TOP 5 BLACKS
Olá, amigos tokufãs!

Dando continuidade ao meu TOP 5 com os meus heróis preferidos de Super Sentai, de acordo com as cores, vamos agora a minha seleção dos Blacks que são inesquecíveis para mim. Só lembrando alguns desses Blacks seriam líderes perfeitos. E antes da relação vamos ao comentário sobre a cor - preto. Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. Constitui na cor do mistério e está associado à ideia de morte, de luto e de terror. Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se tratava de uma cor onde existiam muitos (ou todos os) pigmentos. A cor transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Cor predominante masculina nos sentais ao lado de Green, até agora, pois todas as outras já ganharam alguma versão feminina.

Este é o meu ranking! Vamos aos argumentos!


Junichi Haruta foi o intérprete de Kanpei Kuroda (Goggle Black)
05 - Goggle Black  (Kanpei Kuroda)

Gigantes Guerreiros Goggle V, fracassou no Brasil

Dai Sentai Goggle V, um das maiores audiência no Japão

Junichi voltou a interpretar seu personagem Kuroda graças ao filme "Super Sentai 199 Hero Great Battle"
Kuroda é um grande estrategista, foi escolhido ao lado dos seus companheiros de equipe (Dai Sentai Goggle V) por possuir habilidades incríveis de um verdadeiro guerreiro. Aos 26 anos, Kanpei Kuroda era o presidente do Clube de Xadrez na Touto University, com isso especializou-se em estratégia. Kuroda é bastante esperto, normalmente, sempre estava um passo a frente de sua equipe, enxergando muito além do que boa parte dos olhos humanos poderiam ver, sem contar que o seu pensamento metódico sempre o levava a pensar em planos inimagináveis - destaque aqui para o episódio 26 "A Grande Farsa do Black!": episódio esse que o Black fingiu (para seus amigos e inimigos) perder a memória após o ataque da bomba shock para sabotar o plano da 'DesDark'. Ou ainda, que não se lembra do episódio 45 "O Falso e o Verdadeiro Black" quando o monstro Tanukimozu decide enganar os Goggle V transformando-se em um dos seus membros, nesse caso, o escolhido para ser copiado foi o inimitável Goggle Black, quando o desmascaram ele tenta copiar a Goggle Pink, mas aí os heróis já estavam preoparados.  Ele trabalhava como zelador do Korakuen Stadium (estádio fechado em 1987 e demolido logo depois) e tinha uma personalidade bem especulativa diante dos fatos.


Koichi Kusakari interpretou Kenta (Black Mask)
04 - Black Mask (Kenta)

Defensores da Luz Maskman, seu desempenho no Brasil foi regular, mas pelo menos superou o fiasco de Goggle V
Kenta - o Black Mask
Sr. Koichi Kusakari em 2010
Kenta com seu estilo playboy dos anos 80
"Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo essa força infinita se manifestará." O vice-líder da equipe é Kenta/Black Mask. Tem 21 anos de idade e seu estilo de luta é o Nippon Kempo (a qual pratica desde a infância). É armado com a Barra Mask e seu veículo é a Broca Mask. Ah, mas isso isso todos já sabem, logo não explica muito o motivo por ele ter sido escolhido como o 4º colocado do meu TOP 5 de Blacks preferidos em Super Sentai, não é mesmo? Kenta faz o típico Black: mulherengo (apesar de ser tímido com elas) e engraçado (principalmente quando faz o ar de playboy), que vez ou outra se mete em enrascadas. Alegre, forte e confiável, Kenta tem uma personalidade brilhante e também tem um grande coração, é bondoso, justo (ele luta pela justiça), porém quando se apaixona ou quando se deixar envolver por uma mulher ele fica bem vulnerável e em situações estremas quando tudo parecia perdido, ou seja, quando Kenta quase estava sendo dominado pelo medo, sua Aura Mask reluzia. Interpretado pelo ator Koichi Kusakari, Kenta (Black Mask) foi o seu papel de maior significado para sua carreira, após os anos 90, Koichi Kusakari sumiu do estrelato por completo,  em 2011 o poder de Kenta como Black Mask apareceu mais uma vez ao lado dos seus companheiro de equipe com o resplandecer da 35ª Equipe Super Sentai (Kaizoku Sentai Gokaiger). Creio que o seu legado como Black Mask jamais será esquecido, por isso que ele não poderia ficar de fora desse TOP 5.


Shou Hayate foi interpretado pelo ator Kazuoki Takahashi
03 - Change Griphon (Shou Hayate)
Dengeki Sentai Changeman virou Esquadrão Relâmpago Changeman aqui no Brasil
Change Griphon
Preparando-se para formar a Power Bazooka
Shou Hayate como Change Griphon possuía os seguintes ataques: Griphon Attack e Griphon Magma Claws 
Em 2012, o ator Kazuoki Takahashi voltou a interpretar o inigualável Shou Hayate em Kaizoku Sentai Gokaiger
Considero o Griphon outro típico Black de Super Sentai com suas características acentuadas, mas podemos destacar aqui uma que o ressalta mais que tudo, mulherengo. Quem não se lembra do objetivo principal do Shou Hayate (21 anos) em ingressar no Exército, no caso do Esquadrão Relâmpago Changeman, denominada Força de Defesa da Terra? Tornar-se popular entre as pessoas, em especial as mulheres. Em meio ao treinamento pesado do Sargento Ibuke, Hayate foi capaz de dar uma pausa para ajeitar o seu cabelo com seu inseparável pente de bolso, isso logo nos primeiros minutos do 1º episódio, por aí, já poderíamos prever o que nos aguardaria nos episódios seguintes. Esse seu estilo tornar-se-ia marcante desde então, sempre quando queria impressionar alguém ou estava prestes de fazer o seu melhor em uma luta, com seu pente em punho ajeitava suas madeixas fazendo um estilo um tanto narcisista de quem se auto-denominava o galã da equipe. Sua área de atuação é a Tropa de Comando Florestal. Seu ponto fraco, como um bom mulherengo era as mulheres, por isso quando os Comandados por Gozma queriam pegá-lo sempre armavam alguma armadilha envolvendo mulheres. Até que ele curtia também fazer um estilo um tanto durão de 'bad boy', mas tudo não passava de aparências, isso mesmo... Ele era forte, contudo não se tinha medo dele, pois apresentava um uma índole terna em que se podia confiar, seu lado cuidadoso e doce sempre ficava escondido pela falsa preocupação com sua aparência que Hayate sempre fazia questão de demonstrar. Kazuoki Takahashi brilhou no seu papel de Shou Hayate, tornando-se um dos personagens mais populares dos Changeman. Em 2012 muitos dos fãs saudosistas da série (como eu) vibraram com a participação no episódio 49 de Kaizoku Sentai Gokaiger.


Masumi Inou foi interpretado pelo ator Yasuka Saito
02 - Bouken Black (Masumi Inou)

GoGo Sentai Boukenger equipe comemorativa pelos 30 anos de Super Sentai
Bouken Black conseguiu transformar a sua fraqueza em sua maior virtude
Masumi esconde uma infância difícil
Masumi Inou assumi o seu papel de líder na equipe
A nova formação dos Boukengers ao lado da equipe Gekiranger (4x3)
Quem ver Masumi Inou nos primeiros episódios de GoGo Sentai Boukenger pensa logo que se trata de mais um Black estereotipado dos Super Sentais, mas a cada 'Nova Aventura' percebe-se que não, Masumi está muito além de um simples Black, creio que ele ao lado de Black Condor é um dos poucos Blacks com perfis misturados aos dos Reds. Claro que em um episódio ou outro vemos um Masumi imaturo, irritante, pirralho vulnerável, mas o que supera essas fases é a sua superação final, mostra que realmente soube aprender com seus erros. Opa! Mas, sem muito spoilers, não é mesmo? Costumo dizer que Masumi ganhou meu eterno respeito nos momentos finais de Boukenger, mas ao longo da série é notável o seu crescimento, gostei da cronologia do seu personagem. Masumi Inou, aos 21 anos, tornou-se o Bouken Black, o "Aventureiro Veloz", na esperança de superar Satoru Akashi (Bouken Red), a rivalidade entre os dois é o que movimenta boa parte da série. Normalmente, Masumi sempre se mostra muito transparente em suas ações e decisões, mas esconde um sentimento deplorável envolvido por sombras negras, no mais profundo do seu coração e a escuridão presa em sua mente. Seu lado temperamental sempre contrastava com o seu lado obstinado. Há outros sentimentos que ele tenta esconder, porém não consegue, um deles é o seu ciúmes pela Natsuki Mamiya (Bouken Yellow)  e o outro é a sua irritabilidade conhecida quando erra e tem que ouvir lição de moral do Akashi e a disputa com o Eiji Takaoka (Bouken Silver) para ser o centro das atenções do Grupo. Masumi vive descumprido as regras, por isso, quase sempre é chamado atenção pelos seus companheiros. Ele alterna a sua personalidade frequentemente entre um jovem determinado com um forte senso de justiça e um jovem que se deixa levar por sua fraqueza de espírito. Da infância Masumi adquiriu um arqui-inimigo pessoal, Yaiba das Trevas. A luta final entre os dois foi uma das mais dramáticas e emocionantes de Super Sentai. E quem diria que Masumi não tinha respeito por ninguém? Ele demonstrou que admirava bastante (e temia também, na mesma intensidade) a Sakura Nishihori (bouken Pink), por essa razão a chamava de "Sakura Neesan". Mas, seu lado rebelde e de anti-herói foi pouco a pouco encaixando-se ao seu novo perfil, seguro de si e confiante por ter encontrado a sua verdadeira luz. No final das contas, Masumi assumiu o papel de líder da equipe finalmente. E se não fosse o Gai Yuuki (Black Condor), o Masumi estaria em 1º lugar no meu Top 5.


Gai Yuuki foi interpretado pelo ator Toshihide Wakamatsu
01 - Black Condor (Gai Yuuki)

Jetman apresentou-nos personagens com dilemas reais
Gai não seguia as regras impostas, ele fazia as suas próprias regras
Nada de bom moço!
Suas lutas costumavam ser as mais intensas
Em 2011, o retorno triunfal em Kaizoku Sentai Gokaiger
Jetman protagonizou relacionamentos amorosos bem intensos
Digo sem receio nenhum que Gai Yuuki (Black Condor) é o CARA. Um Black em sua essência e de respeito, alguém que descumpre as regras, mas com senso crítico e bom senso próprio, pois segue as suas próprias regras. É o tipo do Cara que não entra numa briga para perder, sempre para ganhar, mesmo que isso custe-lhe a própria vida, porém ele não luta por lutar, mas porque ama lutar, sem dúvidas é um lutador nato, sem contar também que quando seu adversário é desprezível ele não pensa duas vezes em jogar sujo (ou seja, "olho por olho, dente por dente" - a vitória sempre!). Seus objetivos são sempre muitos intensos e na maioria das vezes dando a entender que faz o que quer e quando quer, detesta receber ordens, principalmente de um certo Red (Hawk). Assim que eu assisti Choujin Sentai Jetman (o Esquadrão dos Homens- Pássaros Jetman) deparei-me com um Sentai envolvente que arriscou em sair um pouco dos padrões pré-determinados aos Super Sentais, a começar pela formação da equipe, já que a Equipe Original morreu no primeiro ataque ao comando de Vyran, restando apenas o Ryu Tendou (Red Hawk) que teve a missão de reunir os novos escolhidos. Gai Yuuki foi um dos novos membros que mais relutou em entrar para a equipe, mas assim que o fez determinou de que forma seria a sua participação na equipe. Gai não fazia o tipo 'bad boy', pois ele era o próprio 'BAD BOY'. Incrivelmente ele só conseguia baixar a sua guarda com a doce Kaori (White Sawn), por quem se apaixonou de verdade e com quem desejou formar uma família. Foi a partir daí que passamos a ver um Gai: gentil, elegante e atencioso, logo suas investidas na moça começaram a ficar intensas, o rapaz nunca media esforços em tentar agradá-la, sempre criava  as estratégias mais absurdas, contudo que demonstrasse o quanto ela significava para ele. Mas, a vida do Gai não foi fácil nessa investida Kaori era o tipo "princesa" do Grupo, sempre angelical e delicada, mostrou-se que também era romântica, porém não se apaixonou pelo Gai, mas sim pelo seu rival direto, Ryu (Red Hawk). Jetman teve uma das tramas secundárias no quesito relacionamentos mais intensa, dramática e envolvente já criadas, em diversas situações os relacionamentos pareciam ser extraídos de alguma novela. Com isso, tivemos um triângulo amoroso repleto de idas e voltas, com personagens secundários que poderia transformá-lo em um pentágono. Gai (Black Condor) quase sempre protagonizou as lutas mais intensas, dramáticas e surreais que alguém pode imaginar, dessa forma, vivenciou a morte por diversas vezes, mas sempre a supera, no entanto... não foi capaz de superar a "Batalha mais Boba" que lhe custou a vida de fato. E olhe que ele estava fazendo uma boa ação, mas... aquela morte, definitivamente arrancou de mim uma indignação imensurável. Ah, mas como diz um velho ditado que diz "Heróis / Guerreiros não morrem jamais", Gai (Black Condor) continua vivo e resplandecente! Foi um dos heróis de Super Sentai que fez seu retorno como fantasma, só que diferente dos demais fantasmas que apareceram em especiais / filmes, ele teve a honra de voltar em um episódio dedicado à ele e aos Jetman em Kaizoku Sentai Gokaiger em 2011, um dos episódios mais brilhantes e bem escrito da série. Choujin Sentai Jetman foi uma das séries de maiores sucesso no Japão, marcou uma época. Mas, até hoje me pergunto, será que é uma série mesmo para crianças? Bom, fiquem agora com o tema musical do Black Condor, tão intenso quanto o personagem.


Este foi o meu TOP 5 de Blacks em Super Sentai, certamente, alguns poderão dizer que eu deixei de fora Blacks de peso como o Dyna Black, mas como eu costumo mencionar o meu TOP 5 baseia-se naqueles 5 personagens que por algum motivo específico mexeram comigo. E aí, qual seria o TOP 5 de Blacks de vocês? Se for possível... deixem seus comentários.

Confira os outros TOPs 5 postados até o momento:

Saibam quem serão os escolhidos no próximo TOP 5
Daqui a 9 dias confira o TOP 5 de Blues em Super Sentai! Não percam, pois daqui a 9 dias também o Blog Tatisatsu completará 2 anos. Aguardem e confiem!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

10 comentários:

  1. Adorei o artigo sobre os Blacks, mas o Google Black para mim ficaria em terceiro. O Black Condor em primeiro e o Gripphon em segundo!
    Abraços Taty!

    ResponderExcluir
  2. Tati excelente materia sobre os Blacks curti muito ainda + o meu preferido black condor como vc mesmo disse o que tem uma personalidade própria ^_^ !!!

    ResponderExcluir
  3. A minha humilde lista, vai de acordo com os Sentais que eu asssisti.

    1º Bouken Black - Masumi Inou
    Esse kara é fod@, masi um que quando comecei a assistir Gogo Sentai Boukenger, não fui com a lata, mas é com desenrolar da história, que você vai conhecendo o verdadeiro Masumi, e encontra pra sua surpresa até mesmo um garoto assustado, mas que vence os seus medos superando a si mesmo. A sua história pararela dentro de Boukenger á melhor, a maneira como ele cuida da Natsuki, mostra o quanto ele é capaz de amar.
    É um Black forte, determinado, brincalhão, amavél, e isso faz de Masumi um dos personagens marrentos que ganhou o meu respeito e a minha admiração. Boken Black/Forever

    2º Abare Black - Asuka
    Outro Black que também tenho como referência só até o episódio 20, mas mesmo quando eu completar a série acho muito dificíl ocupar o lugar do meu primeiro colocado. Asuka é um Black bem diferente do habitual, é sensível, doce a as vezes até ingênuo. A bondade do seu coração é a sua força, quando atacam os seus, toda a força que ele tem interiormente.

    3º Change Grifon - Hayate Shou
    Não tem como esquecer o 1º episódio mesmo, o kara tomando bomba por tudo que é lado e foi pentear as medeixas, aquilo foi hilário (rsrs), além de tornar Hayate uma referêcia destacada nos Changeman, os menos fãs as vezes nem lembra o nome dele, mas lembram do karinha que penteava os cabelos. E Hayate foge um pouco essa regra de Black pé no saco. A sua vaidade não interferia na sua masculinidade, e muito menos na sua força e na sua determinação, ele era sim um homem vaidoso e pronto. Não foi afeminalizado por conta disso e as enrrascadas em que e metia por causa da cantadas mal sucedida mostravam que tinha um lado bem engraçado, é que o seu ponto fraco mesmo era as mulheres. Era o segundo no comando e bem merecido, pois quenado ficava sério, Hayate era sério.

    4º Black Condor - Yuki Gai
    Mina Gomenasai, mas pra quem me conhece sabe que eu não sou fã de personagens marrentos e pra eles me conquistarem tem que ser muito bom (como é o caso do Ankh em OOO), e o Gai é muito exagerado e com isso ele acaba atropelando os outros a sua volta. Mas a sua força rivalizada pau a pau com o Tendou Ryu (Red Hawk), não passa despercebida e da um toque muito forte na série que me fez gostar muito de Jetman, tinha alguém tão forte quanto o Red Hawk e esse era o Black Condor. Se fosse uma lista só de força (aunda bem que não rsrs), com certeza ele seria top dos Blacks.

    5° Go-On Black - Gunpei Ishihara
    Vai o estilo normal que pertence aos Black, (marrentice) a flor da pele, no início bão fui muito com a cara dele,mas conforme a série vai passando, além dele ser o contra tudo e contra todos, ele mostra uma força e vontade de luta, ímpar entre os seus colegas, a amizade que ele cria com o Hanto (Go-on Green) mostra um lado humano dele, que se esconde pro trás daquele lado sissudo. A minha referência dele vai até o episódio 20 de Go-Onger (que foi até onde assisti), ou seja ainda pode subir de posição quando eu terminar de assistir Engine Sentai Go-Onger.

    A minha preferência é essa ...
    Gostei muito da sua lista também Tati, e tivemos 3 iguais com colocações diferente. E isso é o bom, por que cada um deles, tem os seus fãs e isso é o que vai fazer eles existirem pra sempre.

    ResponderExcluir
  4. Da hora! Motivado pelo seu 1º lugar, fui fazer uma busca no YouTube e encontrei esse vídeo muuuuito loko:

    http://www.youtube.com/watch?v=8fIo66VFXAU

    ResponderExcluir
  5. Aaaahhh, que ruim, rsrsrs!! Não quero ser chato opinando, mas detesto o Black Condor. Não suporto ver Jetman mais por causa dele (pronto, falei, rsrs!!). Pra mim não entrava nem em 20°, rs!
    Vem cá, você gosta dum guerreiro rebelde, hein?? Chiaki, Gao Yellow e agora esse... não entendo isso, uh! :(
    Meu top five black é SUPER encabeçado pelo Battle Kenya de Battle Fever. Seu amor pelos animais, espontaneidade e simplicidade me agradam demais!! Mas é uma cor difícil de fazer top 5, acho que depois eu colocaria o Black Turbo em 2° (galã de Turboranger, paquerador tipo o Hayate/ Change Griphon, mas tão insistente em vencer quanto ele), o Gosei Black em 3°, o Mega Black em 4° (ambos são bastante perfeccionistas, gostam de regras e de lutar com tudo bem estrategicamente planejado)e o Mamoth Ranger em 5°, esse mais por falta de opção, apesar dele ser importante pra Zyuranger por ser o mais forte.
    Bom, essa é minha opinião [um tanto ácida né?, rsrs (^_^)!!]
    Abraços - Goggle Red.

    ResponderExcluir
  6. Kon'nichiwa mina-san, sou novo aqui, descobri o Blog hoje, mas sou fâ de Super Sentai faz tempo! Gostei de tudo espero que por favor me aceitem aqui! Quero apernder mais de Super Sentai e Tokusatsus! Arigatōgozaimashita!

    ResponderExcluir
  7. Black COndor Chuta BUndas. É o mais f*dão dos sentais

    ResponderExcluir
  8. aqui voce escolheu só sentais pretos que não tinham intenção de ajudar os outros no começo,mas os que foram mais anti-heróicos foi o black condor,e o seu ''aluno'' boukenblack,pelo menos ele não aprendeu a ser tarado como o black condor

    ResponderExcluir
  9. Excelente matéria! bem, Meu Black favorito sempre vai ser o Masumi. nesse quesito, acho que o aluno superou o professor - nesse caso o black Condor

    só estou surpresa e triste pelo Asuka (Abare Black) não ter entrado no rank. como assim deixar o Asuka de fora?? Uma das razoes pela qual eu amo o Asuka é a sua personalidade mais semelhante a de um Blue do que de um Black. Ele é forte, doce, companheiro e pra mim, ele era mais lider do que o próprio Ryouga - outro personagem que eu adoro. meu rank seria assim:

    1 - Masumi (Bouken Black) - lógico
    2 - Asuka (Abare Black)
    3 - Agri (Gosei Black)
    4 - Gunpei (Go-on Black)
    5 - Soutarou (Gao Black)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...