terça-feira, 13 de novembro de 2012

TOP 5 - Os Blues de Super Sentai

35 anos de Super Sentai - TOP 5 BLUES
Salve, salve, amigos tokufãs!

Bem-vindos a uma das postagens comemorativas pelos 02 (dois) anos do Blog Tatisatsu, como prometido na postagem do TOP 5 - Os Blacks de Super Sentai, aqui está o meu TOP 5 dos Blues de Super Sentai, um dos TOPs 5 que me deu mais trabalho para escolher em virtude de gostar de inúmeros Blues, creio que Blues e Reds (no meu caso deveriam ser TOP 10) são os TOPs mais desafiantes para que eu possa exercer minha essência imparcial, logicamente que quem me conhece sabe da minha dificuldade em tentar ser imparcial quando o assunto é tokusatsu, o coração sempre acaba falando mais alto. Bom, em razão disso, começarei este post um pouco diferente dos demais, iniciarei dizendo quais foram os Blues que eu deixei de fora do TOP 5, mas com o coração apertado. 

Ficaram de fora: Blue Mask, Blue Swallow, Hurricane Blue, Magi Blue e Bouken Blue (imagens ao lado). Contudo, creio que em um futuro próximo farei um post especial para eles, explicando os motivos pelos quais aprendi a ter um carinho especial por eles. Após essa breve referência dos "excluídos" por quem nutro um grande carinho vamos ao significado da cor AZUL

A cor Azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranquilidade; além disso, favorece a compreensão. Isso porque é a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade.

Só um pequeno lembrete: nos Super Sentais, as garotas que usam a cor azul ficam com a tonalidade do Azul Claro, e o único guerreiro Blue a usar a tonalidade azul claro, além das Blue Girls, foi o Ninja Blue de Ninja Sentai Kakuranger. Quem além do significado mencionado acima, inclui-se a simbologia do sonho.


Este é o meu ranking! Vamos aos argumentos!

Sho Tomita interpretou Yukito Sanjo
05 - Abare Blue (Yukito Sanjo)

Esquadrão Dinossauros Explosivos Abaranger
Seu orgulho e sua frieza escondem sua verdadeira personalidade
Yukito atendeu ao chamado de Triceratops
Transformando-se em Abare Blue
Quem diria que a atrapalhada Emi-pon (Abare Pink "Pig") pudesse conquistar de vez  o coração de Yukito
Emiri e Yukito em Kaizoku Sentai Gokaiger
Yukito é a prova definitiva que eu tenho uma queda pelos rebeldes, em outras palavras os anti-heróis. Com certeza a psicanálise explica isso, mas o fato é que personagens assim, são bem interessantes e me instigam a ver o lado positivo deles. Yukito Sanjo é um rapaz de 21 anos, altamente centrado, inteligente, e bem de vida seu sobrenome é um trocadilho derivado da palavra Sanjuki (三 畳 纪) que em japonês significa o período Triássico. À primeira vista Yukito aparenta ser um jovem ganancioso que só se preocupa com seus próprios interesses, mas a verdade é que ele tem um bom coração, apesar de nunca confirmar isso e nem tão pouco revelar os seus verdadeiros sentimentos. Uma loucura sem tamanho foi ele ter pedido 400 milhões de ienes ao Asuka (Abare Black) para ele ser o Abare Blue, na primeira tentativa Asuka explicou que não teria condições de pagá-lo, mas logo depois que viu que Yukito era mesmo necessário ao grupo, pelo fato do Triceratops tê-lo escolhido e assim conseguir controlá-lo. Mas, o fato é que provavelmente vai demorar muito para o Asuka saudar a sua dívida com Yukito, mas custe o tempo que for ele prometeu pagá-lo. Mas, aí... vocês podem se perguntar: como você pode gostar de alguém que pede um "salário exorbitante" para salvar as pessoas? Na verdade esse foi a tática do Yukito para fingir para os demais que não se importa, mas ele se importa e bastante. Pois bem, mas quem seria Yukito Sanjo? Ele é um quiroprático bastante talentoso que cobra preços absurdamente altíssimos por suas consultas, o lucro dele por ano é de 400 milhões de ienes, mesmo valor que ele cobrou ao Asuka para ser o Abare Blue. A fim de esconder dos demais sua vida pessoal Yukito escolheu conviver com os demais Abarangers na "Casa Dino", local da Base Secreta dos guerreiros. Quando mais jovem, Yukito teve sua vida comandada pela atitudes severas de seu pai, atitudes essas que o fez ficar sem amigos, Yukito foi forçado a estudar diariamente sem pausa, para que no futuro pudesse assumir o lugar de seu pai (Souichirou Sanjo) na Corporação Sanjo. Essa vida sistemática e solitária imposta pelo próprio pai o fez do que é, quando estava no Colegial o Yukito conheceu uma garota com que começou a ter um relacionamento amoroso, mas com receio do interesse dessa garota e da influência que ela poderia exercer sobre seu filho, o pai de Yukito pagou uma quantia boa de dinheiro para que ela se afastasse, desde então ele desenvolveu um rancor intenso pelo próprio pai. Ainda não terminei de ver Bakuryuu Sentai Abaranger, mas pelo que já vi curti muito e gostei demais do Abare Blue bom como já vi Dekaranger e Gokaiger, sei que hoje Yukito e Emiri (hoje em dia muito mais bonita) estão casados. Muito bacana acompanhar a construção desse relacionamento e ver que finalmente ele encontrou alguém que o complete de verdade. Gosto muito dele por ele sempre saber o que fazer e como fazer, fazendo as coisas sempre muito bem. Mas, foi sua frieza quase que inatingível que me fez vê-lo de verdade, sobre como de fato ele se sentia com relação ao passado, ao seu pai e a história que ele não teve a oportunidade de ter. Sho Tomita desempenhou muito bem seu papel como Yukito Sanjo.


Shiro Izumi interpretou o Ozora Yuma
04 - Change Pegasus (Yuma Ozora)

Esquadrão Relâmpago Changeman - O Esquadrão que fez a minha infância mais feliz
Ozora Yuma é o Change Pegasus
Esse moço me fez rir e chorar bastante
Birrentinho e atrapalhado, Pegasus era um verdadeiro comediante
Vamos Change!
Um herói com um nobre coração
Tão inocente quanto uma criança
Ozora Yuma é o Blue da minha infância! Change Pegasus é o típico herói atrapalhado, desajeitado e ultra-desafinado  mas com um mega coração bondoso. Antes de se tornar o Change Pegasus, Ozora Yuma era Oficial do Exército japonês. Ao entrar para a Força de Defesa da Terra sua especialidade em mecânica e seu alto nível em tecnologia ajudou muito na equipe. Bem, o nome de Ozora Yuma também é um belo trocadilho: Ozora significa "Grande Céu" e Yuma (Cavalo Corajoso / Yu - Coragem e Ma - Cavalo). Ele ao lado das garotas (Sayaka e Mai) era um dos membros mais jovem da equipe, por isso que seu humor e temperamento sempre vivia oscilando com grande facilidade, às vezes estava alegre demais ou triste demais, mas o que surpreende de fato é sua inocência tal qual a de uma criança. Ozora é um guloso de plantão, ele vive pensando em comida, quem não se lembra que em meio ao treinamento severo do Sargento Ibuki, ele conseguiu pensar em ovos mexidos. Seu sonho é abrir uma loja de costela de porco (tonkatsu shop). No decorrer da série testemunhamos o seu crescimento e amadurecimento. Shiro Izumi eternizou seu personagem Ozora Yuma de forma simples e divertida, principalmente por cantar tão desafinado, mas fazer o que se foi dessa forma que ele conseguiu destruir o Monstro Espacial enviado por Gozma, no episódio 25 "A Canção Fatal".


Aiba Hiroki interpretou Ryunosuke Ikenami
03 - Shinken Blue (Ryunosuke Ikenami)

Samurai Sentai Shinkenger

Shinken Blue um Samurai metódico
Samurai que manipula o Kanji da Água
Ryunosuke também costuma ser atrapalhado
Ele já sonhou em ser o Tono
No final das contas foi um Blue que ganhou meu respeito, apesar de ter me decepcionado  por alguns episódios no final da série
Ryunosuke Ikenami tem um sonho, tornar-se ator kabuki (teatro japonês), contudo em razão da sua missão ele precisa interromper este sonho momentaneamente. E tudo porque descende de uma família que serve aos Shiba desde os primórdios, no qual como vassalo ele deve proteger o seu lorde, ou melhor dizendo ao seu 'tono-sama'. Mesmo tendo um sonho, ele acredita que seu dever como vassalo é mais importante, dessa forma ele assume com vigor e total dedicação a servir seu tono, Takeru Shiba. Sua dedicação é impressionante, pois ele passa a admirar de fato ao Takeru, não porque esse é o seu destino, mas porque assim ele escolheu. Ryunosuke é muito disciplinado e tem uma rotina rigorosa, tudo que ele faz é cronometrado e com exatidão precisa como se fosse um relógio. Inicialmente entrou em atrito com Chiaki (Shinken Green) por ele viver desafiando e desrespeitando o tono (Takeru), isso para o Ryunosuke é imperdoável. Por se mostrar tão preciso, meticuloso, organizado e responsável acabou conquistando o respeito e a confiança de Takeru, com isso o tornou o segundo no comando da equipe (Samurai Sentai Shinkenger). Como faz tudo com extrema paixão, Ryunosuke costuma exagera por demais em suas ações e devoções e até se puni quando algo não saí como o planejado ou ele comente algum erro que não merece perdão. No início considerei o Ryunosuke um chato, porém engraçado, dava muitas risadas com suas ações extremistas sempre muito exageradas, no meio da série passei a admirá-lo, realmente ele possui uma determinação invejável, contudo o que era sua principal qualidade também se mostra como seu ponto fraco. Assim que Genta chegou a equipe Ryunosuke teve dificuldades em aceitá-lo no grupo por ele não pertencer a nenhuma linhagem de Samurais, mas por sorte Genta conseguiu convencê-lo de que seu objetivo era real e que estava disposto a proteger as pessoas do ataque de Gedoshu. Tudo parecia ir bem, mas com o aparecimento de Kaoru Shiba, Ryunosuke fica confuso e não sabe mais a quem servir se a ela ou ao Takeru, mas graças aos conselhos de um certo kuroko que esteve com ele na captura do Kajiki Origami, ele percebe que independente da linhagem o seu verdadeiro tono é aquele a quem ele prometeu sua vida e que dará sua vida para protegê-lo, nesse caso Takeru Shiba. Os momentos mais cômicos são quando Ryunosuke mete-se em confusão, aí vem a dúvida azarado ou atrapalhado? Após a batalha final, Ryunosuke fez uma apresentação exclusiva para se despedir dos seus amigos, momento este que arrancou minhas lágrimas.


Yuki Yamada interpretou Joe Gibken
02 - Gokai Blue (Joe Gibken)

Kaizoku Sentai Gokaiger - 35 anos de Super Sentai
Joe é o braço direito do Capitão Marvelous
Seu sorriso é uma raridade
Gokai Blue
Um excelente espadachim
Gokai Blue foi privilegiado em poder usar todos os 34 poderes dos Blues anteriores
Este segundo lugar é para minha amiga Bia-chan revoltar-se comigo! Capaz dela dizer: "Neesan, você pirou! Como assim deixar o Gokai Blue em segundo lugar?", mas é... Joe Gibken teve o primeiro lugar surrupiado após eu assistir Tokusou Sentai Dekaranger e conhecer o Hoji (tipo assim, descobri que adoro ser contrariada e adoro heróis irritantes). Péssimo gosto, né? Eu sei... Mas, paciência! Bom, mas vamos aos fatos que me fizeram escolher Joe Gibken para compor o meu TOP 5 de Blues. Ele é o braço direito do Capitão Marvelous, foi o primeiro a ser recrutado por ele, logo seu respeito e admiração pelo capitão é algo admirável. Sempre centrado, Joe é um homem de poucas palavras, calmo, bastante sério e de sorrisos raros. Este é outro Blue que vive treinando para alcançar a perfeição, na verdade, cada vez mais ele tenta se aperfeiçoar em sua habilidade com as armas, principalmente com a espada. Por conhecer o Marvelous a mais tempo do que os outros da tripulação do Gokai Galleon, Joe o entende como ninguém. Sob sua aparência séria, fria e indiferente, esconde-se um jovem de uma natureza compassiva e amável. A história de Joe é bastante interessante, pois ele era era um membro do Império Espacial Zangyack, mas quando foi instruído a matar um grupo de crianças cativas em sua primeira missão, recusou-se em cumprir as ordens de seus superiores, dessa forma foi preso e espancado por desacatá-los. Por fim, conseguiu escapar graças ao sacrifício aparente de seu amigo, sênior e mentor, Sid Bamick, que acabou sendo capturado e transformado em Barizorg. Posteriormente foi resgatado por Marvelous. Joe quase perde a vida quando volta a reencontrar seu grande amigo Sid Bamick, agora como Barizorg, pois não aceita que o tenha perdido para sempre, isso porque não há como salvá-lo do terrível destino de servir a Zangyack. Joe percebe que ele já tinha encontrado uma nova família sob a forma da equipe Gokaiger, assim decide abandonar seu passado e, finalmente, capaz de realmente seguir em frente depois de derrotar Barizorg. Foi um desfecho e um recomeço para esse herói que ganhou o meu respeito. Gokai Blue, sob a forma civil de Joe Gibken foi interpretado pelo ator japonês Yuki Yamada.


Tsuyoshi Hayashi interpretou Houji Tomasu
01 - Deka Blue (Houji "Hoji" Tomasu )

Tokusou Sentai Dekaranger - S.P.D. - Cuti muito essa equipe!
Ele é o nº 2 no Esquadrão de Investigação Dekaranger, mas é o nº 1 do meu TOP 5 de Blues
Deka Blue
Hoji - o "aibou" do Ban
Momentos Hoji
Hoji - Perfect!
Super Cool
Tsuyoshi Hayashi
Será que essa escolha foi surpresa para a maioria? Bem, a verdade é que Houji "Hoji" Tomasu (Deka Blue) soube me conquistar, apesar de ser um tanto chato e irritante. Costumo considerá-lo um guerreiro maestro, de grande excelência, apesar da frieza constante, da seriedade imutável e do temperamento esquentado, irrita-se com Ban (Deka Red) com grande facilidade, vive repreendendo-o por chamá-lo de "parceiro". Enlouque quando recebe ordens de outro parceiro da equipe, detesta quando Umeko (Deka Pink) se auto-intitula a líder da equipe. podemos dizer que Hoji é o típico policial frio e calculista, o qual não mede esforços para realizar com perfeição e maestria suas ações / missões. Ele é um excelente atirador, seus tiros são perfeitos, sempre atingem seu alvo. Mais tarde descobrimos que ele não aceita Ban muito bem na equipe porque o mesmo assumi a posição de um oficial a quem ele respeitava e se inspirava bastante; no entanto, pouco a pouco Ban foi conquistando seu espaço e até o respeito e admiração de Hoji, mesmo que ele não assuma isso. Hoji tem um vício que eu considero terrível, mas acaba sendo sua marca registrada, em meio as suas frases ele sempre costuma utilizar expressões em inglês, tais expressões são verdadeiros clichês durante a série. O que posso dizer mais para defender a sua posição nº 1 em meu TOP 5? Houji Tomasu soube equilibrar o drama com o humor, aliás ele foi o responsável por protagonizar um dos episódios mais dramáticos da série - o episódio 37 "Licença Ardente" - um episódio dramático e triste de fato. Por diversas vezes ele soube me levar as lágrimas, soube me tocar por sentimentos bastante profundos em sua busca pelo reconhecimento como policial de excelência.



Tokusou Sentai Dekaranger Premium Event [2004]


O próximo TOP 5 será postado em Dezembro 2012 e contará com os meus Whites preferidos de Super Sentai! Logo depois virá os Integrantes Extras preferidos!

Postagem de Aniversário - 2 anos do Blog Tatisatsu
HAPPY BIRTHDAY, TOKUFÃS!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

11 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário e que venham muitos outros. Adoro a maneira como você escreve. Só uma pequena correção no texto: é Blue Mask e não Mask Blue hehe. E no meu top 5, o primeiro lugar sempre será do Change Pegasus (foi por causa dele que eu sempre gostei dos Blues de super sentai). Bjão, Tati e continue esse ótimo trabalho. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Sabe Marcos Roberto, se eu não cometer alguma gafe desse tipo, nem sou eu ^_^ Eu levo o espírito de uma Pink bem atrapalhada, ao bom e velho estilo da Deka Pink. Já cometi gafes épicas, você não faz noção, ou talvez faça! Mas, tipo se o Deka Break me conhecesse ele olharia para mim e balançaria o dedo negativamente falando "NON SENSE". Mas, é isso... valeu pela correção! E Muito obrigada pelo incentivo! Abraços ^_^

      Excluir
  2. Uuuuaaawww!!! Vou chorar de novo, snif (T_T) Meu adoradíssimo Blue Mask de fora nãããããooo!!! A influência de Changeman e Gokaiger é muito forte entre a maioria dos fãs, você no meio, uh! :( Deka Blue, o tal do gosto por rebeldes, hum. Agora é esperar os White [e continuar torcendo pro Marvelous ficar de fora dos Red, o que parece quase impossível nesse cenário :( ]
    Bom, mas vamos ao meu: primeiríssimo Akira/ Blue Mask; o cara tem muito a ver comigo, é super apegado à mãe dele, bem tipo eu. Lembro daquele ep. em que ele gritou na rua: "Ei pessoal, eu não sou criança!!! Já tenho 16 anos!!", rsrs!! Lembro que naquele momento chorei pacas, pensei "16 anos e já tá na luta..." (rs, chorei agora tmb, cadê meu balde?, rs!). Por isso ele é meu primeirão. Depois:
    2° Goggle Blue (Goggle V);
    3° Time Blue (Timeranger);
    4° AoRanger (Goranger);
    5° Blue Flash (Flashman).
    Time Blue tinha determinação, quis lutar mesmo sofrendo do Mal de Oshirus, Goggle Blue e Blue Flash tinham alma de criança, quase como o Akira, e o AoRanger era o mais cerebral dos Goranger, servirá bem para equilibrar esta minha equipe Blue. \o/
    Uff, foi mais difícil do que eu pensava, rsrs!! Vou ficando por aqui.
    Beijo - Goggle Red.

    ResponderExcluir
  3. Joe, Ryuunosuke seus lindos!
    Hoji também curto bastante, mas nem chega perto do meu carinho por Joe e Ryuunosuke!
    \o/

    ResponderExcluir
  4. Adoro as postagens dos Rangers de cada cor preferidos!
    Mas na minha lista o Ryunosuke seria o primeiro...
    2°Blue Mask
    3°Change Pegasus
    4°Blue Flash
    5°Deka Blue

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo, só não ficou perfeito pq Urara(Magiblue) não esteve! Ela era melhor entre os 5 irmãos magos, mas Ok Tati, gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. É, esse episódio de Dekaranger faz qualquer um com o coração mais mole pôr o Hoji em alta consideração.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma relação de amor e fidelidade com os Azuis, não sei se é um estigma por que do Change Pégaso, meu preferido entre os homens em Changeman, afinal eu nem sou ligado na cor azul em si.
    Mas sempre que começo a assistir um Sentai inédito, fico um tanto quanto exitado em relação ao mebro azul, que sempre tem (eba), o único azul que eu não gostei foi a Hurricane Blue de Hurricanger, mas assisti só 10 episódio de Hurricanger, então meu conceito sobre ela pode vir a mudar.
    E sendo o Blue, meus preferidos em Sentais, é MUITO difícil escolher entre eles, mas vamos lá ...
    1º Joe/Gokai Blue de Gokaiger
    2º Ryunosuke/Shinken Blue de Shinkenger
    3º Ozora/Change Pégaso de Changeman
    4º Shouta/Bouken Blue de Boukenger
    5º Megumi/Blue Dolphin de Liveman - A Megumi é muito linda, meiga, dócil, inteligente, é a Sentai Girl mais feminina de todas que eu já vi.

    ResponderExcluir
  8. Tati, minha xará!
    Meu nome é Tatianna Raquel.
    Gostaria de mencionar 3 dos cinco super sentais azuis (azul é minha cor predileta também):
    - Bun/Blue Flash (Flashman)
    - Hōji/Deka Blue (Dekaranger)
    - Joe/Goka Blue (Gokaiger)
    Só lembrando que quem interpretou Bun/Blue Flash é o ator Jou Ishiwata, de apenas 46 anos (ele tinha 19 naquela época quando ele atuou em Flashman como um guerreiro azul).
    Adorei mesmo! Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Olá! eu tenho uma paixão ardente por Blues xD sou totalmente louca por eles, mas... tenho que discordar do primeiro lugar porque... sempre odiei o Hoji. Deka foi o primeiro sentai que assisti e nunca suportei ele - uma excessao, mas enfim - Devo dizer que meus Blues favoritos sao:

    1 - Ren (Go-on Blue) & Ryuuji (Blue Buster) - amo loucamente os dois pela maneira protetora de ser deles e sua respectiva importancia na equipe. ambos representam a inteligencia e a razao
    2 - Ayase (Time Blue) - Perfeito! como diz o Ren: Zubari! Amo o Ayase xD
    3 - Yukito (Abare Blue) - me surpreendeu seu texto sobre ele e eu ja legendei Abaranger em meu blog e penso exatamente como voce em relação ao Yukito. esse jeito dele me lembra muito o Naoto (Time Fire). Se finge de bad boy pra nao entregar seu bom coração
    4 - Ryuunosuke (Shinken Blue) - po, Ryuunosuke é épico! kkkkkkkk impossivel nao amá-lo

    5 - Mogami Souta (Bouken Blue) - Francamente... tem como nao amar o Souta??

    Amei a postagem

    ResponderExcluir
  10. E antes que eu me esqueça... quando li sobre a cor azul, a todo momento vinha a imagem do Ren e do Ryuuji na minha cabeça. não sei por que mas a cor azul representa mesmo tudo dos dois. em meu blog eu falo por que gosto tanto deles xD embora eu ache que o Ryuuji deveria ser o Red, por que o Hiromu mesmo... pra mim deixou muito a desejar como lider

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...