sábado, 8 de dezembro de 2012

Juuden Sentai Kyoryuger à Primeira Vista!



Na última quinta-feira (06/12) tivemos o mistério sobre a 37ª Série Super SentaiJuuden Sentai Kyoryuger (Esquadrão de Feras Elétricas Kyoryuger), em parte revelado. Pelo menos já sabemos como será a concepção dos trajes dos novos heróis, como será a formação da nova equipe e a temática em si. Bem, não posso negar que estava ansiosa / curiosa por ter algo oficial dessa nova equipe já que os rumores já estavam ficando um tanto confusos, mas enfim, eis que temos informações concretas sobre esse novo sentai. Não posso negar que alguns fatos revelados conseguiram surpreender-me, mas tecer um ponto de vista dizendo como será essa nova série ainda é muito cedo, logo prefiro deixar estrear para poder opinar com um pouco mais de propriedade, a precaução se dar ao fato que com as primeiras informações sobre Go-Busters reveladas no ano passado eu havia ficado com um pé atrás, mas fui surpreendida quando a série estreou de fato.


Aparentemente, a impressão que temos é que Kyoryuger poderá ser uma mistura de alguns Sentais anteriores, como por exemplo: Zyuranger, Abaranger, Gingaman, Go-Onger e Goseiger, pelo menos há algumas características de cada um deles perceptíveis na concepção da roupa, do capacete, formação da equipe e temas do novo sentai, podemos dizer que o novo sentai das "Feras Elétricas" terá um pouquinho de cada um dos sucessores aqui mencionados. E diferentemente de Tokumei Sentai Go-Busters, que apresentou uma temática mais séria, sombria e com uma certa complexidade na trama, Juuden Sentai Kyoryuger será mais leve e divertida, pelo menos houve uma enfatização para o lado da diversão como algo que se destacará e se distanciará de Go-Busters. Vale lembrar que a série Super Sentai atual não caiu no gosto das crianças japonesas, isso ocasionou na baixa audiência da série de TV e nas vendas baixíssimas de brinquedos. Infelizmente, um dos pontos principais que não podemos esquecer é que normalmente o sucesso de uma determinada série se mede através da audiência, mas principalmente pelas vendas satisfatórias dos brinquedos que são lançados pela Bandai, o bom desenvolvimento da trama fica em terceiro plano, contudo quando há a oportunidade de aliar o útil ao agradável o sucesso se torna avassalador.

Região de Kanto
Podemos até ter aí o nascimento de um possível novo sucesso da Toei/Bandai em termos de Super Sentai, após amargar baixos rendimentos por algum tempo, dessa forma poderíamos até pensar que o tempo das "vacas magras" para os cofres da Toei e Bandai estão com os dias contados. Será mesmo? Não diria 100%, mas 50% de chances que sim. Vamos fazer algumas análises na audiência dos sentais anteriores mencionados no parágrafo acima em que pode ter influenciado na concepção de Kyoryuger para que vocês possam compreender melhor o que eu quero dizer. Ah, antes de revelar tais dados permitam-me dizer que a audiência aqui revelada corresponde a região de Kanto (a região consiste em sete províncias e 167 cidades, confira no mapa ao lado destacado com a cor marrom).

Esquadrão Jurássico Zyuranger

Kyoryu Sentai Zyuranger (Esquadrão Jurássico Zyuranger) foi pela TV Asahi entre o período de 21 de Fevereiro de 1992 a 12 de Fevereiro de 1993, na época a série era exibida toda a sexta-feira das 17:30 às 17:55. Sua estreia obteve a marca de 9.6% na audiência, sua marcação mais baixa nos índices de audiência foi de 4.5% nos episódios: 24 (exibido no dia 07 de agosto de 1992) e 31 (exibido no dia 25 de setembro daquele mesmo ano), contudo nada que veio prejudicar a média da audiência que foi de 7.1%. Em tempo vale destacar que a audiência mais alta marcou 13.2% na exibição do episódio 42 que foi ao ar em 11 de dezembro de 1992.

Esquadrão Bestas Estrelares Gingaman
Seijuu Sentai Gingaman (Esquadrão Bestas Estelares Gingaman) já foi exibida aos domingos da TV Asahi, no horário das 7:30 às 8:00, entre o período de 22 de fevereiro de 1998 a 14 de fevereiro de 1999. No dia da estreia a marca foi de 7.7% na audiência, a audiência mais baixa só foi marcada no dia 03 de janeiro de 1999, na exibição do episódio 44 quando foi registrado 4.5%, enquanto que a mais alta foi alcançada no episódio 11 quando foi registrado 10.8%, a média geral foi de 7.9%.

Esquadrão Dinossauros Explosivos Abaranger
Bakuryuu Sentai Abaranger (Esquadrão Dinossauros Explosivos Abaranger) foi exibida aos domingos da TV Asahi, no horário das 7:30 às 8:00, entre o período de 16 de fevereiro de 2003 a 08 de fevereiro de 2004. O dia da estreia obteve 7.1% no índice de audiência, o episódio 15 registrou a audiência mais alta sendo de 9.3%, já a mais baixa só foi registrada no episódio 45 com o índice de 4.2%. A média geral 7.1%.

Esquadrão Motorizado Go-Onger
Engine Sentai Go-onger (Esquadrão Motorizado Go-onger), diferentemente das séries mencionadas acima, foi a que teve audiência mais baixa e um exemplo que comédia e o tema muito infantil também pode prejudicar. Trata-se de uma série bastante rejeitada por alguns tokufãs. Exibida aos domingos da TV Asahi, no horário das 7:30 às 8:00, já fazendo parte do bloco Super Hero Time, entre o período de 17 de fevereiro de 2008 a 08 de fevereiro de 2009. Sua estreia registrou 5.8% na audiência, no episódio 24 tivemos a audiência mais alta dessa série que foi de 6.6%, enquanto isso a mais baixa foi de 3.8% no episódio 45. A média da série não conseguiu ultrapassar a marcação de 5.1%. Contudo, a partir daí vamos ver uma tendência de baixa audiência, em alguns casos influenciando nas vendas de brinquedos em alguns casos e em outros não, mas isso tem a ver com algumas tendências que como já venho prometendo a algum tempo farei uma postagem sobre isso, no caso séries seguintes como Shinkenger e Gokaiger amadas por boa parte do público tokufã, também não conseguiram mais marcar audiências espetaculares como no passado.

Esquadrão Veste celestial Goseiger
Tensou Sentai Goseiger (Esquadrão Veste Celestial Goseiger) exibida dentro do bloco Super Hero Time da TV Asahi, exibido aos domingos, no horário das das 7:30 às 8:00. A série foi exibida entre o período de 14 de fevereiro de 2010 a 06 de fevereiro de 2011. No dia da estreia sua audiência registrou 5.9%, o episódio 09 registrou a audiência mais alta que foi de 7.6%, enquanto que o episódio 45 obteve a audiência mais baixa, marcando 4.1%. A média geral da série foi de 5.4%.

Talvez Kyoryuger possa não atingir a marca excepcional de Zyuranger, mas possa ser que não decepcione tanto como está ocorrendo com a equipe de Go-Busters. Até agora estou em dúvida se foi necessário a menção feita pelo Presidente da Bandai a respeito do "insucesso" de Go-Busters, tentando dizer que as diferenças entre ambas a séries venham basear-se nos fatos correspondentes a baixa audiência ou ainda a fraca venda de brinquedos, creio que não basta mencionar, eles vão precisar conceber uma série fora do normal os dos padrões já conhecidos se querem reverter o processo que anda se instalando no Japão nesse momento. Em outras palavras, falar menos e agir mais ajudaria nesse quesito. Outro ponto é que, logo quando a temática de dinossauro (de novo foi levantada) me veio a seguinte impressão: "REGRESSÃO", ou seja, de volta ao passado com as ideias do presente, mas sem nada de muito surpreendente. Por outro lado, o que foi que eu percebi: eles trataram de pegar um tema já conhecido, mas que pode ser de fácil aceitação do público dependendo do direcionamento que o mesmo será levantado e transformar numa plataforma direcional para uma nova "ambientização comercial" do mercado televisivo e de vendas (Como assim, Tati, ambientização? Isso existe? O termo é pouco usual, mas é empregado em alguns casos, sim, porém como um neologismo. Permita-me explicar a minha teoria, relacionada aos estudos antropológicos: seria um tipo de ambientalização dos fracassos tidos recentemente relacionado-os à construção de uma nova questão social, uma nova questão pública e comercial do que se quer atingir). Agora, se vão mesmo conseguir isso, vamos precisar aguardar mais um pouco.

Dos pontos positivos e negativos que eu possa considerar posso levantar a respeito dos trajes. E sobre isso, digo que infelizmente um dos pontos que eu considero inovador em Go-Busters e gostaria que tivesse sido mantido seria com relação a concepção dos trajes, voltaremos a tradicional lycra, bem, mas há quem goste não é mesmo? Por isso, com relação ao traje considero Kyoryuger bem fraco, pois nada mais é do que uma junção de diversos elementos já utilizados anteriormente, como foi descrito na postagem do Portal Tokusatsu, por outro lado um outro fato que eu considero inovador para a 37ª série está relacionado a formação das cores dos membros da equipe, desta vez a cor amarela estará ausente como uma marca de um dos guerreiros. Dessa forma, será a primeira vez em 27 anos (desde Changeman) que não há um(a) Guerreiro(a) Amarelo(a). Mas, não sei se para compensar ou não, todos os cinco membros terão a cor amarela no logotipo de seus trajes.


E por falar na formação da equipe, Kyoryuger é composta por cinco membros desde o início e contará com parceiros dinossauros, assim como ocorreu em Abaranger (em Tokumei Sentai Go-Busters houve a parceria dos Guerreiros com seus Budyroids), são eles:



KyoryuRed que terá como parceiro GabTyra, um tiranossauro.
KyoryuBlue que terá como parceiro Stegoach (Stegocchi), um estegossauro.
KyoryuPink que terá como parceiro(a) Tricera (Torikera), um tricerátopo (triceratops horridus, do latim "cabeça com três chifres").
KyoryuBlack que terá como parceiro Parasagan, um parassaurolofo (parasaurolophus walkeri, que significa "lagarto com cristas paralelas").
KyoryuGreen que terá como parceiro Zactor, um velociraptor.


Tendo como princípio que não devemos jamais julgar um livro por sua capa, temos aí uma série em pré-produção, que pode ter tudo para dar certo ou não, porém ao contrário do público de Kamen Rider (os quais na maioria das vezes consegue atingir público de todas as idades), o público das séries Super Sentai são em sua maioria crianças, que corresponde a uma geração que muda bastante antes a cada 10 anos, mas hoje em dia a cada 05 anos e a tendência é que as mudanças aconteçam ainda mais de forma acelerada. Com isso, vamos precisar aguardar para ver.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

2 comentários:

  1. Eu quero ver como vai ficar, o que me deixa mais curioso é a história, se vai me deixar com vontade de assistir ou não...

    ResponderExcluir
  2. Estou meio com pé atrás nesse sentai...
    mas vamo ver, talvez traga até sucesso, tendo a experiente mão de Riku Sanjo (Ele é Foda). Mas tenho receio de que fique infantil demais (como Fourze), e seja visto com maus olhos por Tokufãs mais assíduos (assim como Fourze, e Den-O, Principalmente), mesmo com excelente audiência, e altas vendas de brinquedos e produtos derivados da série.

    Agora, sugeriria um artigo assim que acabar a Série Go-Busters (Previsto para o dia 10 de Fevereiro de 2013), para investigar cada uma dos 3 Arcos e os motivos que levaram muitos fãs japoneses não conseguirem simpatizar com o Sentai, mesmo com uma história muito bem desenvolvida.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...