segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 | O Universo Tokusatsu em pauta


O ano de 2012 está quase acabando, mas não poderia deixar de fazer uma "breve" retrospectiva de alguns fatos que foram importantes para o Universo Tokusatsu em 2012. Alguns trouxeram pontos positivos, enquanto que outros negativos, mas ambos de muito aprendizado com certeza. Além disso, tivemos as notas tristes e as notas que nos trouxe um contentamento sem igual. Confira mês a mês o que mais de importante aconteceu no Universo Tokusatsu.

JANEIRO 2012

Cartaz "Kaizoku Sentai Gokaiger vs Uchuu Keiji Gavan - THE MOVIE" - © TOEI Company, LTD.
Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gyaban (Gavan) THE MOVIE - O crossover mais aguardado do início deste ano reunia a equipe de Piratas do Espaço (Gokaiger) e o Policial do Espaço (Gavan); o presente e o passado marcava um encontro milimetricamente planejado. O filme que marcava a despedida da 35ª Série Super Sentai, assim como o anúncio da 36ª Série Super (Tokumei Sentai Go-Busters), também representava a comemoração pelos 30 anos da criação da franquia Metal Heroes, com isso nada mais justo do que homenagear e trazer de volta o seu primogênito dessa franquia, Gavan. Não preciso nem relembrar que o filme em questão foi um sucesso avassalador nas bilheterias do Japão, deixando a produtora Toei Company sorrindo à toa. O filme foi tido por alguns como um produto fan service (fan saabisu) feito exatamente para agradar aos fãs, dando-lhes exatamente o que eles desejavam ver, com isso alegaram a inserção de elementos supérfluos à história principal, os quais foram na verdade incluídos para divertir, entreter e atrair a audiência (no caso, atraíram para o cinema duas gerações). Já por outro lado foi aclamado como épico e inesquecível, para esse foi indiscutivelmente o melhor filme de 2012. 

Basco vs Marvelous © TOEI Company, Ltd.  ©2012 TV ASAHI
Kaizoku Sentai Gokaiger - episódios 47 e 48 - em sua reta final Gokaiger não decepcionou nos episódios que antecederam o seu final. Emoção, tensão, suspense e sensação de que ficaríamos órfãos de uma das séries mais inesquecíveis dos últimos tempos por trazer de volta outras séries / heróis e personagens que fizeram da nossa infância mais feliz e nostálgica. Os episódios 47 e 48 foram inesquecíveis por sua carga dramática e emocional. Impossível não se comover com a morte da Sally, não foi mesmo? Ou ainda perder o fôlego com o duelo decisivo entre Basco e Marvelous que entrou para o rol de lutas clássicas e épicas da franquia Super Sentai. Definitivamente, em janeiro, foram os dois episódios marcantes de Gokaiger.

FEVEREIRO 2012

Sr e Sra Kurosaki
Yuko como Farrah
Informação sobre o falecimento  de Yuko Kurosaki (esposa de Seiki Kurosaki, o eterno Jaspion) - o falecimento da ex-atriz Yuko Asuka, a intérprete de Farrah,  um dos membros do The Big Three*, em Choudenshi Bioman, só foi divulgado em fevereiro deste quando o Sr. Takanori Shibahara, um ex-membro do JAC (Japan Action Club), visitou seu amigo Seiki Kurosaki em Okinawa. Só o que sabemos é que de fato ela faleceu em dezembro de 2011, mas nada sobre as causas da morte foi revelado. Um perda lamentável!

"Pai Miyauchi"
"Filha Miyauchi"
CAPA DO CD
Anúncio do Lançamento do CD "Bakishin Riser Ryu Music Collection" - no início de fevereiro tivemos o anúncio do lançamento para março do CD Musical contendo a trilha sonora do herói local de Sendai, Miyagi, criado para alegrar as crianças da região abaladas pelo terrível terremoto que abalou as estruturas do Japão em março passado (2011), denominado "Bakishin Riser Ryu". O lançamento foi anunciado para 11 de março de 2012 (data que marca 1 ano do maior terremoto do oriente), intitulado  "Bakishin Riser Ryu MUSIC COLLECTION" o CD além de conter as faixas "Bakishin Riser Ryu" (música de abertura), interpretada por Takayuki Miyauchi, e "Nascido em Lágrimas", que ganhou a interpretação de Mayu Miyauchi, recebeu mais 8 músicas, totalizando 10 faixas musicais.

Um dos momentos inesquecíveis entre vários
Episódio 49 foi épico sem dúvidas
O Adeus mais feliz! A sensação de missão cumprida!
O Adeus a Gokaiger - quando fevereiro chegou trouxe a certeza de que teríamos que nos despedir do Esquadrão Pirata Gokaiger, em seus episódios finais ainda tivemos a oportunidade de contemplar a homenagem aos sentais clássicos: Sun Vulcan, Changeman, Flashman, Maskman e Fiveman. Impossível não se empolgar e se emocionar vendo os heróis de hoje transformando-se nos heróis do passado e ao som dos clássicos de cada série, foi uma cena inesquecível, sem dúvida. Na época eu disse: "O que é bom dura pouco", mas hoje eu digo que "Tudo que é bom, dura o tempo suficiente para se tornar inesquecível", para muitos dos seus fãs, Gokaiger mantêm-se vivos em suas memórias. Hoje também percebo o quanto importante e significativa foi essa despedida.

Antes mesmo de estrear eu tive algumas restrições quanto a nova série Super Sentai...
Contudo, percebi que estava equivocada!
Go-Busters foi uma bela surpresa!
Go-Busters e as semelhanças com os Metal Heroes
Tokumei Sentai Go-Busters - a estreia - reforçando aqui a primeira impressão que tive ao assistir os Go-Busters, a série começou repleta de muita ação, conectada a um provável futuro e a uma rede de ações inescrupulosas. Em alguns aspectos Go-Busters traz elementos construídos no filme Matrix e, nesse ponto temos características que se assemelham também a muitas outras séries de tokusatsu (Exceedraft, Cybercop, Gekiranger, entre outras) e de animes (Digimon e Evangelion). O Marco de Go-Busters foi para mim a junção entre a inovação e o clássico, nunca imaginei que poderia ser possível unir elementos tão distintos em um único lugar de forma tão precisa. Creio que Go-Busters é um dos Sentais mais Metal Hero que eu já vi, pelo uniforme, pelas armas, cenário e até formação de equipe em si, além da temática ser tipicamente ligada a Metal Hero. Por outro lado, alguns só conseguiram ver os termos e referências ligados aos Power Rangers, o que causou muita "repulsa" por parte dos fãs, alguns tiveram preconceito é incontestável, outros por sua vez não se identificaram com a série, na verdade o ritmo para a maioria foi lento, o que levaram a classificar a série como tediosa. Para o presidente da Bandai, a falta de carisma de Tokumei Sentai Go-Busters se deve a trama "série" e "sombria". Eu, particularmente, discordo, mas penso que o fracasso de Go-Busters no Japão merecia um estudo aprofundado. Se bem que uma série lá no Japão é tida como sucesso mais pelas vendas elevadas de brinquedos do que outra coisa, pois é o objetivo principal dos seus investidores, com isso quando cai no gosto popular por outro fator é questão de sorte, identificação com a história ou com os personagens e até carisma mesmo por parte do elenco.

MARÇO 2011

Cartaz de Divulgação
A cartela adesiva que ganhava como brinde
CD "Bakishin Riser Ryu Music Collection" disponível para venda - 11 de março de 2012 foi a data escolhida pelo Staff do Ryu Project para lançar o CD "Bakishin Riser Ryu Music Collection", um ano da tragédia que abalou o nordeste do Japão, afetando principalmente a área de Sendai. As compras foram liberadas pelo site oficial do herói local, BAKISHIN RISER RYU, o pedido mínimo era de 4 CDs, o valor unitário custava ¥1,000 (com os impostos incluídos) + ¥180 (frete de entrega/transporte), na solicitação acima de 5 CDs o frete sairia grátis. As primeiras 300 pessoas que fizerem o pedido pela internet ganhariam uma cartela de adesivos (que não estaria à venda), contendo imagens dos personagens de Bakishin Riser Ryu.


O último episódio de Jiban dublado - foi em março que eu pude assistir ao último episódio de "JIBAN - O POLICIAL DE AÇO" dublado, 20 anos depois de sua exibição aqui no Brasil. A dublagem agora feita pela DUBRASIL a pedido da Focus que em 2011 lançou os DVDs da série aqui no Brasil. Infelizmente, com o falecimento de Carlos Laranjeiras (dublador original de Jiban), uma nova voz precisou ser escolhida, nesse caso tivemos Figueira Junior selecionado na votação popular. Eu, particularmente, tive dificuldades em me identificar com a nova voz, mas não posso dizer que ficou ruim, tecnicamente a dublagem foi bem feita. Para quem ainda não conferiu segue o link da Postagem com os Vídeos: CLIQUE AQUI

ULTRAMAN SAGA - THE MOVIE © Tsuburaya Productions
ULTRAMAN SAGA - a estreia - estreou no fim de março, no Japão, um dos filmes mais aguardos para este ano, ULTRAMAN SAGA, o qual teve como objetivo expandir as comemorações pelos 45 anos de uma das franquias memoráveis de tokusatsu, Ultraman, a qual considero um pouco injustiçada por aqui, já que são poucos os tokufãs que conhecem, poucos que gostam e que se identificam com seus heróis. A história de Ultraman Saga começa quando um misterioso alienígena invade a Terra. Ultraman Zero, Ultraman Dyna, Ultraman Cosmos e vêm do espaço exterior para unir forças com a humanidade e assim restaurar a paz. O filme é estrelado por Taiyo Sugiura (31) - Ultraman Cosmos, DAIGO (34) - Ultraman Zero e Takeshi Tsuruno (37) - Ultraman Dyna, tem como tema musical "Lost the Way" interpretado pela artista DiVa e a presença do grupo musical AKB48 (como o Team U, equipe de apoio aos Ultras).

ABRIL 2012


Akibaranger - a estreia - Hikonin Sentai Akibaranger (Esquadrão Não-Oficial Akibaranger), o seriado de Super Sentai Não-Oficial que estreou no início de abril nos apresentou uma comédia na medida certa, com informações e curiosidades acerca do universo super sentai principalmente, trazendo elementos fundamentais do que é ser um otaku no Japão.  A série veio para fazer uma graciosa homenagem não só aos 35 anos de Super Sentai, como também aos seus fiéis fãs que acompanham, vibram  e vivem as séries. Impossível não se identificar com os seus três personagens: Akagi Nabuo (Akiba Red) - o fanático! Ele é o verdadeiro fã de Super Sentai, conhece todos os personagens, todas as regras e elementos que tornam um super sentai em sentai! / Aoyagi Mizuki (Akiba Blue) - sempre muito contida, mas tão fã quanto Akagi, Mizuki é bastante conhecida no mundo das artes marciais, manda muito bem na hora da luta! / Yumeria Moegi (Akiba Yellow) - é a famosa garota do Cosplay, super fã de super sentai e de yaoi.


O Adeus à Shigeru Araki - o Kamen Rider Stronger - em 14 de abril deste ano fomos pego de surpresa com outra nota de falecimento, desta vez foi o mundo dos Kamen Riders que ficava triste, pois o ator Shigeru Araki, o intérprete do personagem Shigeru Jo / Kamen Rider Stronger, nos deixava após uma pneumonia.

Carta de divulgação do filme -  - © TOEI Company, LTD.
Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen - a estreia - no final abril deste ano tivemos a estreia nos cinemas japoneses de um dos crossovers que mais deram o que falar neste ano, não porque foi um tremendo sucesso como alguns esperariam que fosse, mas porque acabou decepcionando uma legião de fãs tanto de Kamen Riders quanto de Super Sentais. Nas bilheterias o filme não decepcionou, o que pesou mesmo foram as expectativas criadas sob a atmosfera que o filme poderia ter ou a história que o mesmo poderia apresentar. Apesar disso, tivemos aqueles que curtiram o filme e o consideram um verdadeiro clássico!

MAIO 2012

Ryu Project - filmagens
Bakishin Riser Ryu é anunciado para estrear na TV - após alguns meses atuando em creches e escolas infantis, o herói de Miyagi (Sendai), Bakishin Riser Ryu, ganharia um programa de TV, o projeto agora ganhava apoio da TOYOTA e apresentava a data 10 de julho para a estreia.

Shu Watanabe e Ryosuke Miura vestindo seus novos personagens
Toei anuncia seu novo projeto - HERO NEXT - o projeto consiste em apresentar atores de tokusatsu sob uma nova vertente, em filmes com histórias de suspense, drama, ação e romance, apresentando-lhe que os atores sob uma outra realidade, diferente daqueles que eles ficam popularmente conhecidos. O primeiro filme anunciado foi 'PIECE ~Kioku no Kakera~', com os atores principais de Kamen Rider OOO, Shu Watanabe e Ryosuke Miura.

JUNHO 2012

Shinpei foi Takuma em Akibaranger
Manpei foi lembrado em referência a Gekiranger
Irmão gêmeo de Manpei Takagi faz participação especial em Akibaranger - Shinpei Takagi, que também é ator, assim como seu irmão gêmeo Manpei Takagi (Retsu Fukami/GekiBlue) de Gekiranger, fez uma participação especial nos últimos episódios de Hikonin Sentai Akibaranger, interpretando o Takuma Tsuzuki (o "novo Akiba Red"). Sua participação trouxe-nos grandes revelações e mais referências de Super Sentai para a série.

Detalhes das gravações da série Bakishin Riser Ryu - antes de sua estreia em julho tivemos um aperetivo de como estava a produção da série Bakishin Riser Ryu, que mesmo sendo uma produção independente e um herói local já demonstrava ter uma grande potencial em sua pré-produção. Confira a postagem completa CLICANDO AQUI

Power Rangers - amado e odiado por muitos!
Tensou Sentai Goseiger
Direitos da imagem Saban Entertainment
Para comemorar os 20 anos de Power Rangers a Saban lança a marca Megaforce - Registrada desde outubro de 2011 a marca Power Ranger Megaforce tinha despertado uma imensa curiosidade por parte dos fãs e seguidores do estilo, no entanto, até então nada sabíamos como seria essa nova fase da versão Norte Americana dos Super Sentais. Diversas especulações surgiram e tudo em função de como a Saban estaria comemorando os 20 anos da marca Power Ranger. Eis que finalmente o suspense cessou. Na segunda-feira 11 de junho, o presidente da Saban Brands, o Sr. Elie Dekel, afirmou que em 20 anos a marca Power Ranger está mais forte do que nunca e a prova disso estana na audiência que a atual série estava tendo na época; POWER RANGER SUPER SAMURAI contagiou a garotada. Segundo Dekel, "A comemoração de Power Rangers ganhará âmbito mundial - onde quer que nossos fãs estejam, os Power Rangers estarão lá, também. Nossos fãs são extremamente importantes para nós, e sendo assim estamos planejando uma comemoração de aniversário com eles por meio de um fluxo constante de novos e conteúdos clássicos, bem como uma variedade de eventos e atividades emocionantes". E assim temos a primeira nota oficial quem em 2013, em comemoração aos 20 anos da franquia Power Rangers a franquia lança a nova fase dos heróis intitulada de Power Rangers Megaforce, dessa forma tivemos a confirmação que a série a ser adaptada é 34ª série Super Sentai TENSOU SENTAI GOSEIGER.

Ultra Q - a origem dos Ultras!
A Volta de ULTRA Q - 47 anos depois eis que a Tsuburaya voltará a nos contemplar com a produção da série que originou a franquia ULTRAMAN, ULTRA Q ganhará uma segunda temporada em 2013, agora como NEO ULTRA Q, a qual terá 12 episódios.

Diversas referências
Apresentação do Elenco Principal
Wizard foi uma das grandes apostas da Toei para o 2º semestre de 2012
Kamen Rider Wizard - Primeiras Imagens Reveladas e Apresentação do Elenco - o visual do novo Kamen Rider foi revelado oficialmente no final de junho, na verdade as referências de Riders anteriores foi percebidas em seu visual inicialmente confirmaram-se depois não ser apenas uma coincidência, pois na construção dos elementos norteadores da série é mais do que perceptível e já comprovado as referências contidas. O 14º Kamen Rider da Era Heisei deu o ar da graça e junto com ele veio a certeza de que a Toei estava disposta a investir pesado em seu novo Kamen Rider e não demorou muito para virar notícia na TV Japonesa. O investimento foi pesado! Confira CLICANDO AQUI

JULHO 2012

Que herói seria esse?
Space Hero Fly - um plágio de Kamen Rider na China? - quando julho chegou nos trouxe o rumor de um novo herói chinês que mais parecia uma plágio de Kamen Rider, naquele momento ele nos foi apresentando como Space Hero Fly. Contudo, pouco sabíamos sobre ele, só que ele estrearia nos cinemas chineses em 2013.

Bakishin Riser Ryu - um herói muito querido pelas crianças de Miyagi
O Clã inimigo
Comercial de TV anuncia a estreia de Bakishin Riser Ryu - julho foi o mês que marcou a estreia da série Bakishin Riser Ryu na TV local de Miyagi (Sendai), mas antes de sua estreia oficial pudemos contemplar um pouco mais de Bakishin Riser Ryu graças a um comercial de TV. Para os adultos uma surpresa, para as crianças um sonho! Grande era a expectativa que antecedia a estreia de Bakishin Riser Ryu! O novo herói (Ryu) tem o poder dos dragões e sua missão é enfrentar a família Koma, a qual tem como objetivo principal espalhar a destruição por onde passa. Essa família é liderada por dois irmãos “Virus” e “Viruscross”, arrogantes e cruéis, tentarão a todo custo destruir Bakishin Riser Ryu. Confira a postagem completa CLICANDO AQUI

Imagem © Tsuburaya Productions
Imagens do especial de 1966 © Tsuburaya Productions
10 de Julho - "Dia do Ultraman" / 本日(7/10)は”ウルトラマンの日” - o dia 10 de julho não foi escolhido aleatoriamente não, essa data foi escolhida em razão de ter sido nesse mesmo dia, só que no ano de 1966, a exibição de um especial em P&B na TV japonesa apresentando o novo herói - ULTRAMAN, juntamente com o elenco da série, que estrearia sete dias depois, no dia 17 de julho. Dia inesquecível e marcante, pois o herói continua bem forte após 45 anos e conquistando milhares de fãs, não só no Japão, como no mundo todo. Que bom que esta data é lembrada como se deve e o lema de "Nunca desistir! Jamais!" ser renovado com todo o afinco!  “Omedetou Gozaimasu, Urutoraman!”

Green Flash - Herói na Vida Real!
Kihachiro Uemura um herói de verdade! - certamente foi uma das notícias mais comentadas deste ano e que deixou muito tokufã orgulhoso, pois impossível não se empolgar com a notícia que informa que um dos seus heróis de infância é também uma herói na vida real. Kihachiro Uemura (o intérprete de Dan / Dai - no original, o Green Flash, da série de TV Comando Estelar Flashman (Chou Shinsei Flashman, 1986/87), aos 51 anos de idade, recebeu um agradecimento formal do Comissário Geral do Corpo de Bombeiros de Kanda por seu ato heroico. o Sr. Uemura ao passar pela Estação de Akibahara, retornando para casa, viu um senhor de idade caído na plataforma da referida estação com parada cardiorrespiratória. Com o auxílio dos funcionários da estação, ele prestou os primeiros socorros que incluíam os seguintes procedimentos de emergência: massagem cardíaca, respiração artificial e o uso do desfibrilador, combinação esta que resultou no ressuscitamento da vítima, que assim que teve os sinais estabilizados foi encaminhado para o hospital. Um ato para ser lembrado e festejado sim, pelo valor humano empregado na atitude que deve servir como exemplo para muitos.

Gavan de volta!
Dois Gavans
A nova geração seria capaz de dar continuidade ao Clássico dos anos 80?
A revelação do elenco principal
"Uchuu Keiji Gyaban - THE MOVIE" é anunciado para estrear em 20 de Outubro - neste ano (2012) os Metal Heroes completaram 30 anos de sua estreia e para homenageá-los já tivemos no início deste ano um crossover “Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gyaban”, o que pensamos que ficaria só com isso, mas parece que a Toei queria mais, ou melhor dizendo os fãs queriam muito mais, muito mais. Muitos trouxeram para a pauta (discussão em fóruns e grupos): por que não a volta da franquia, metal heroes? E em meio a tudo isso tivemos a confirmação que pelo menos mais um filme comemorativo será feito este ano, antes disso Gavan também teve seu lançamento em DVD em comemoração aos 30 anos de sua criação. A notícia que Gavan ganharia um filme só seu deixou muitos tokufãs (mais antigos) em estado de graça, tudo bem, alguns da nova geração também vibraram com a notícia. O filme comemorativo que apresentou como objetivo revelar "A lenda do Policial do Espaço", o qual tinha a proposta inovar e surpreender com os efeitos especiais utilizados numa trama clássica, ganhando alguns adicionais que com certeza possibilitaria uma maior destaque para a trama em si, gerou algumas expectativas positivas para seus fãs e com a apresentação de um novo Gavan a curiosidade falou mais alta quando cogitaram-se a possibilidade de reviver a franquia. Seria o Nascimento dos Metal Heroes por meio do Gavan Type-G? Logo teríamos a resposta. A cada nova revelação a expectativa aumentava gradualmente!

Bakishin Riser Ryu empolga
Uma produção de nos deixar contentes pelo empenho e dedicação
Vídeo contendo cenas do primeiro episódio de Bakishin Riser Ryu empolga e muitos fãs ficaram na expectativa das raws serem disponibilizadas e que surgisse uma possível legenda. Infelizmente isso até agora não aconteceu, contudo pudemos comprovar que Ryu Project é um projeto pode deixar seus envolvidos orgulhosos, pois é nítido que seu objetivo foi alcançado! Confira a postagem CLICANDO AQUI

O Sr. Takaiwa possui uma lista de atuações invejáveis como Suit Actor
Seiji será o Suit Actor do 14º Kamen Rider da Era Heisei
Seiji Takaiwa confirmado para Kamen Rider Wizard! - um fato que deve ser exaltado sem dúvida, pois dos 14 Kamen Riders da Era Heisei, ele deixou de fazer apenas 2 (dois) e um deles é um dos meus preferidos: Kamen Rider Hibiki (porque na época ele fui o Suit Actor de Magi Red) e o outro foi o Kamen Rider Kuuga, ou seja, ele foi o Suit Actor dos 12 Riders dessa nova geração. Seiji Takaiwa é hoje um dos nomes mais respeitados e reverenciados do seu meio de atuação - Suit Actor - que vai muito além de um simples dublê de cena, pois ele vive o personagem herói, como falei anteriormente, muito além das cenas de lutas ou acrobacias, seu movimentos de corpo e de cabeça devem casar com o do ator principal, pois a voz dele é inserida depois por meio de dublagem, com isso o Suit Actor deve saber muito bem o que está fazendo, deve sim interpretar. Ele está associado a JAPAN ACTION ENTERPRISES / JAE (anteriormente conhecida como JAC - JAPAN ACTION CLUB). Seu nome está relacionado em grandes atuações nos papéis principais tanto nas séries Kamen Rider, quanto nos Super Sentai, representado de forma diversificada e bem convincente seus personagens.

Shu Watanabe e Ryosuke Miura amigos inseparáveis desde Kamen Rider OOO juntos no novo Projeto da Toei
Toei libera o trailer oficial do filme "PIECE" ~Kioku no Kakera~ - em julho a Toei, finalmente, liberou o trailer oficial do filme "PIECE" ~Kioku no Kakera~ (dirigido por Ten Shimoyama) e estrelado pelos atores japoneses e amigos Shu Watanabe (Eiji Hino, Kamen Rider OOO) e Ryosuke Miura (Ankh/Greeed em Kamen Rider OOO). A dupla encarou o desafio e estrela a primeira edição do TOEI HERO NEXT, um dos novos projetos da Toei que tem como objetivo mostrar um outro lado dos atores famosos por sua atuação em seriados tokusatsu. O trailer apresenta um aspecto sombrio de um provável mistério que precisa ser desvendado. A história é uma mistura de suspense com ficção científica; nela, Shu Watanabe é um repórter free e Ryosuke Miura um fotógrafo com personalidade múltiplas que se veem juntos em um caso misterioso, onde cada pista os levará ainda é uma surpresa. Confira a postagem completa CLICANDO AQUI

Pôster de divulgação do filme -  © TOEI Company, LTD.
"Uchuu Keiji Gyaban - THE MOVIE" tem seu o primeiro pôster revelado - a primeira imagem do pôster oficial do filme comemorativo pelos 30 anos das Séries Metal Heroes, com o herói que deu origem ao gênero, Uchuu Keiji Gyaban (conhecido aqui como Policial do Espaço Gavan). No pôster temos um Gavan diferente, o qual aparentemente apresentava um estilo Dark Hero com um certo mistério.

Red Buster vs Beet Buster
Tokumei Sentai Go-Bustes tem seu especial para DVD revelado! - quando as primeiras scans do especial de Tokumei Sentai Go-Busters foram reveladas, uma delas nos aprensetou imagens bem curiosas do especial tradicional da Kodansha! Isso porque agora é a vez da 36ª equipe de Super Sentai ganhar o seu próprio DVD especial, com o título "Tokumei Sentai Go-Busters vs BeetBuster vs J", o mesmo foi anunciado para ser lançado como um bônus da edição de outubro da revista Televi-kun (てれびくん). Logo na parte superior da scan temos uma silhueta misteriosa sombreada, a qual nos levou a cogitar que se tratava de um metal hero, e consequentemente, o metal hero da vez que era ninguém menos do que um Policial do Espaço (Uchuu Keiji), e para reforçar as nossas suposições tivemos as palavras que aparece entre as duas imagens que revelam tal silhueta misteriosa que diz basicamente o seguinte: "O quê! Um guerreiro lendário aparece?!" Contudo, eis que ficamos na dúvida: quem apareceria seria o Gavan da nova geração  (Jumonji Geki) ou o Gavan vivido pelo super Kenji Ohba? Ou, ambos? O outro detalhe curioso dessa scan forão os óculos do Beet Buster... Onde percebemos a semelhança entre os óculos do Beet Buster com os do vilão Enter.

AGOSTO 2012

Yukari Taki revelada como a heroína do filme (Gavan Type-G segura Itsuki nos braços)
© TOEI Company, LTD.
Uchuu Keiji Gyaban - The Movie - Anúncio do Resumo e Elenco Completo! Imagem com heroína é revelada! - quando agosto chegou o resumo para o próximo filme comemorativo pelos 30 anos dos Metal Heroes foi revelado, Policial do Espaço Gavan – O Filme, do original “Uchuu Keiji Gyaban – THE MOVIE”, estrelado por Yuuma Ishigaki como Gavan Type-G. Há quinze anos, três amigos de infância: Geki, Sherry e Okuma, apreciavam as estrelas e, em razão disso, sonhavam em ir ao espaço. Conforme cresceram, Geki e Okuma, agora na fase adulta, reúnem-se em uma missão à Marte, mas a nave espacial deles desaparece antes que pudesse chegar ao seu destino. Um ano mais tarde, um monstro ataca e um para combatê-lo aparece um misterioso guerreiro prateado. Retsu Ichijouji (Uchuu Keiji Gavan) é agora um detetive especial da Federação Galáctica de Polícia, enquanto que Geki está treinando para ser o seu substituto. A amiga de infância de Geki, Sherry, filiar-se-á à SARD, uma organização que tem como missão dar suporte na exploração do espaço e trabalha em parceria com JAXA. Ela ajuda a SARD a projetar uma nova Dolgiran (Dorugiran). Confira o resumo completo e a lista de elenco CLICANDO AQUI A história parecia que poderia surpreender e trazia empolgação a uma parte dos tokufãs, mas no entanto alguns tokufãs já precavidos desconfiavam que o filme em questão poderia ser um verdadeiro fiasco.


Sucesso absoluto nas bilheterias japonesas na estreia dos filmes de verão de Kamen Rider Fourze e Tokumei Sentai Go-Busters - Como é tradição durante o verão japonês, filmes individuais das duas maiores franquias de tokusatsu dos estúdios da Toei foram lançados! E segundo o site Eiga.com Kamen Rider Fourze: Everyone! It's Space Time! (Kamen Raida Foze - The Movie "Minna de Uchuu Kitaa!")  e Tokumei Sentai Go-Busters: Protect the Tokyo Enetower (Tokumei Sentai Go-Busters - "The Movie 'Toukyou Enetawa wo Mamore'!") estrearam em primeiro lugar nos cinemas. Vale lembrar que ambas as séries estavam vindo com baixas audiências. Relembre os resumos dos filmes:

Pôster de divulgação dos filmes de verão 2012 © TOEI Company, LTD. © TV Asahi - Todos os direitos reservados.
Kamen Rider Fourze the Movie (Kamen Raida Foze - The Movie "Minna de Uchuu Kitaa!") traz a história dos maléficos "Space Ironmen", que na verdade são de fato os irmãos Kyodain (que serão do time dos vilões) compostos pelo irmão mais velho o Grandain e a irmã mais nova Skydain. Com isso, o Clube Kamen Rider precisa viajar para o espaço unir forças com a OST Legacy, pois a amizade do universo depende basicamente disso. Fourze traz muito essa questão da amizade, da união, pois Gentarou Kisaragi (Kamen Rider Fourze) é um típico Bad Boy às avessas, isso porque é o cara mais amigável e gente boa da escola, sempre pronto a ajudar o próximo e conquistar um novo amigo. Sob a direção de Koichi Sakamoto (Ultra Galaxy Legends, Kamen Rider W Forever) o filme conta com a presença de duas grandes estrelas femininas conhecidas pelos tokufãs, refiro-me a atriz Ayumi Kinoshita, a qual interpretou Deka Yellow em Tokusou Sentai Dekaranger e Mikie Hara que se tornou conhecida por seu papel em Cutie Honey THE LIVE.

Pôster de divulgação dos filmes de verão 2012 © TOEI Company, LTD. © TV Asahi - Todos os direitos reservados.
Tokumei Sentai Go-Busters the Movie: Protect the Tokyo Enetower! (Tokumei Sentai Go-Busters - "The Movie 'Toukyou Enetawa wo Mamore'!") traz novas armações do vilão Enter, em suas investidas para obter como sempre o Enetron (fonte de energia) para fins maléficos em privilégio da organização Vaglass e assim, segue ameaçando os seres humanos. A missão dos Go-Busters dessa vez é ajudar a proteger a Enetower de Tóquio dos ataques traiçoeiros do Enter, ele cria Steamroid que é capaz de causar ferrugem nos Buddyroids, impossibilitando-os de entrar em combate ou ser utilizado como Buster Machines, outro grande problema é o seu novo Megazord, o Epsilon. Muitas aventuras e surpresas nos esperam nesse filme!

© TOEI Company, LTD.
Riki Miura (novo Sharivan) e Hiroaki Iwanaga (novo Shaider)
Divulgado novo cartaz de "Space Sheriff Gavan THE MOVIE" que confirma a participação de outros dois Policiais do Espaço, mas os atores são outros! - novas informações revelavam que Sharivan e Shaider apareceriam no novo filme de Gavan, só que como novos personagens. Riki Miura, conhecido por interpretar Gou / Geki Violet em Juuken Sentai Gekiranger, e Hiroaki Iwanaga, conhecido por seus papéis em Tomica Hero Rescue Force e Kamen Rider OOO (Date-san), foram convocados para interpretar os novos heróis eternizados no passado por Hiroshi Watari e o falecido Hiroshi Tsuburaya como os atores para representar os respectivos Uchuu Keiji Sharivan e Uchuu Keiji Shaider. Miura estará interpretando Hyuuga Kai, o novo Sharivan, enquanto Iwanaga será Karasuma Shu, o novo Shaider. Decepcionando muitos fãs que sonhavam com a aparição de Hiroshi Watari. Que esqueceram disso por um momento quando o trailer oficial foi disponibilizado, as cenas que se revelaram empolgaram mais uma vez.

© TOEI Company, LTD. © TV Asahi - Todos os direitos reservados.
Tokumei Sentai Go-Busters: baixa audiência e mudanças à vista! - como já era esperado com a baixa audiência da série Tokumei Sentai Go-Busters a Toei toma algumas decisões que pensava ser capaz de reverter o quadro apresentado: as duas principais foram a mudança da abertura e a participação de Gavan Type-G.

Akira Kushida à frente dos dois temas que embalou "Uchuu Keiji Gyaban THE MOVIE"
Revelado o tema musical de "Uchuu Keiji Gayban THE MOVIE" - E como já esperávamos, Akira Kushida foi confirmado como sendo o cantor responsável pela interpretação do tema principal da nova produção cinematográfica. Além do tema tradicional que virou hit em 1982-1983, "Uchuu Keiji Gyaban", o filme contará com um outro tema musical recém-gravado, criado especialmente para a nova produção, denominado "Space Sheriff Gavan Type-G", o qual será o tema musical do novo Gavan. Após 29 anos, o cantor Akira Kushida voltar a reviver o sucesso musical que embalou uma geração, por muito tempo, com seu vigor de sempre.

Comandante Kuroki um herói de verdade
Herói de Verdade: Comandante Kuroki ajuda a prender um fotógrafo pervertido - mais uma notícia de se encher de orgulho qualquer tokufã, ver mais um ator de tokusatsu ser reconhecido por seu ato de heroísmo, depois do ator que interpretou o Green Flash, agora foi a vez do Sr. Hideo Sakaki (42), mais conhecido como Comandante Takeshi Kuroki em Tokumei Sentai Go-Busters, 36ª Série Super Sentai que vai ao ar todos os domingos às 7:30h da manhã. Seguindo seus instintos, Hideo Sakaki, no dia 24 de agosto, demonstrou coragem ao abordordar e impedir que um motorista de táxi (60) pervertido tirasse fotos sorrateiras de uma colegial, em frente a uma livraria em Setagaya (Tóquio). Confira a nota completa CLICANDO AQUI

Sucesso Total
Rurouni Kenshin estreou nos cinemas japoneses com sucesso - Muitos já esperavam pelo inevitável, a tão esperada adaptação em live-action de "Rurouni Kenshin" - estrelado por Takeru Satoh - estreou nos cinemas japoneses e com sucesso absoluto, em sua primeira semana conquistou o primeiro lugar no Ranking do Japanese Box Office. E não ficou por aí!

SETEMBRO 2012

Takeru Satoh convocado às pressas para a saudação de palco em Sapporo, no final de agosto

Rurouni Kenshin - Sucesso Arrebatador em 8 cidades em apenas 2 dias e uma Grande Notícia! - O sucesso já era esperado com certeza, mas não da forma como foi logo na semana de estreia. Rurouni Kenshin, estrelado pelo ator japonês Takeru Satoh (Kamen Rider Den-O), estreou oficialmente nos cinemas no final de agosto, no Japão, produzido pela Warner Bros japonesa, o filme - uma adaptação em live-action do mangá / anime mais famoso seriada pela Weekly Shonen Jump - ganhou a sua mais recente versão para os cinemas sob a direção de Keishi Otomo e ganhou um investimento pesado na divulgação do filme e, ao que parece o investimento valeu a pena, pois foi sucesso tremendo nas bilheterias mesmo após a sua estreia.


Antes de estrear nos cinemas em outubro, Gavan Type-G foi anunciado para ter sua pré-estreia na série de TV Tokumei Sentai Go-Busters - Uchuu Keiji Gavan Type- G participou dos espisódios 31 e 32 de Go-Busters, contudo sua participação não foi muito significativa, apesar de nos apresentar uma certa nostalgia.

Amigos e grandes parceiros desde Kamen Rider OOO , Shu Watanabe e Ryosuke Miura agora vivenciam a empreitada de um novo projeto
Primeiro filme da série TOEI HERO NEXT estreia nos cinemas japoneses - Desde que foi divulgado no final de maio, o novo projeto da TOEI vem causando algumas expectativas nos fãs da dupla de atores Shu Watanabe (Eiji Hino/Kamen Rider OOO) e Ryosuke Miura (Ankh/Greeed, em Kamen Rider OOO). O 1º filme do Projeto ‘TOEI HERO NEXT’, intitulado “PIECE ~Kioku no Kakera~” /【PIECE~記憶の欠片~】estreou nos cinemas japoneses em 1º de setembro, mas sem grande repercussão em questão de bilheterias, mas pelo menos conseguiu atrair um grande público feminino.

A série não emplacou!
Com o novo tema musical revelado, Go-Busters também ganha uma nova abertura - mas, nem isso fez a audiência melhorar, apesar que teve alguns índices elevados e que chegaram a entusiasmar, mas nada que fizesse a série ir ao topo.

O Mago Kamen Rider
Kamen Rider Wizard - a estreia - com a estreia do 14º Kamen Rider da Era Heisei ficou nítido que a série apresenta diversas referências de outras séries Kamen Riders anteriores, para alguns Wizard empolgou, para outros o mago não apresentou nenhuma novidade!

Boa parte do elenco principal de "Space Sheriff Gavan - THE MOVIE" esteve presente na saudação de palco
"Uchuu Keiji Gavan THE MOVIE" - Uma Pré-estreia "Formidável"! - Para quem assistiu o filme na pré-estreia empolgou-se com a sala lotada, com a apresentação do grande Akira Kushida e a saudação de palco dos atores e postavam que o filme poderia até mesmo emplacar, mesmo tendo lá suas falhas, mas....


A aposentadoria precoce do jovem Yuichi Nakamura deixou uma legião de fãs tristes - Yuichi Nakamura (conhecido por seu papel como Kyosuke Kiriya em Kamen Rider Hibiki e Yuto Sakurai / Kamen Rider Zeronos em Kamen Rider Den-O) decidiu afastar-se do show business, com isso foi anunciado a sua aposentadoria precoce, após um ano afastado por questões médicas, mas segundo o boletim informado o mesmo já estava recuperado.


Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum! - quando as primeiras informações sobre o Movie Taisen deste ano foram reveladas muitas expectativas foram criadas para a volta de alguns persoangens clássicos criados pelo grande Shotaro Ishinomori, dentre os quais destacavam-se Bishoujo Kamen Powatorin (Patrine) e Sanagiman (de  Inazuman).

OUTUBRO 2012


Power Rangers SPD passa a ser transmitido pelo canal TOKYO MX - o canal a cabo TOKYO MX (mesmo que exibiu Akibaranger) começou a exibir em outubro, no horário das 19h a saga de POWER RANGERS SPD, a versão americana da Saban da 28ª série Super Sentai Tokusou Sentai Dekaranger. Bom, creio que é do conhecimento de todos que SPD ganhou dublagem japonesa e com o elenco original de Dekaranger, onde cada ator dublou os seus personagens característicos da época em que interpretaram a série original.


Juuden Sentai Kyoryuger - o Sentai de 2013 - quando o título da 37ª série Super Sentai foi revelado, o qual indicava mais uma vez que o tema de dinossauro seria abordado alguns tokufãs ficaram desapontados e até receosos com o que poderia está vindo por aí! Nesse caso seria a 3ª série com tema dinossauro.


Uchuu Keiji Gavan THE MOVIE não emplacou nos cinemas - nem mesmo o investimento pesado da Toei em Romances, Mangá Virtual, Participação no Especial de Go-Busters e na série de TV fizeram com que o novo Gavan Type-G empolga-se a nova geração.


Romances Kamen Riders prontos para a pré-venda! - foi anunciado que as séries Kamen Riders da era Heisei até OOO ganhariam versões para Romances (livros de bolso), dando continuidade as suas histórias. Cada romance custa 650 ienes (aproximadamente R$ 16,82), contudo quem quiser obter a coleção completa com os 12 Romances Kamen Riders com uma capa especial terá que desembolsar a quantia de 19.950 ienes (algo por volta de R$ 516,31). O pedido da coleção completa será enviado separadamente em três lotes.


TOEI HERO NEXT 2 contou com a participação dos Riders principais de Fourze - nova produção cinematográfica do projeto Toei Hero Next, desta vez estrelada por Sota Fukushi e Ryo Yoshizawa (ambos atuaram juntos em Kamen Rider Fourze),  além disso foi revelado que o título original será  “Boku ga Shokei Sareru Mirai” ("No futuro, quando eu for executado").


"GARO - SOUKOKU NO MARYU" tem novas informações divuldades - "Garo - Soukoku No Maryu" foi exibido em uma sessão especial na 25ª edição no Festival de Filme Internacional de Tóquio (TIFF - Tokyo International Film Festival), com isso a sinopse da sua trama foi revelada. Para o filme, o diretor Keita Amemiya recebeu uma boa quantia de dinheiro para criar os recursos mais surpreendentes para consagrar ainda mais esta saga que é tida por muitos tokufãs como uma das melhores no universo tokusatsu, com isso, essa produção cinematográfica constituiu no orçamento mais elevado. A estreia nos cinemas japoneses só acontecerá em Fevereiro de 2013, mas a divulgação em grande escola já começou. Estratégias de marketing é o que não faltam! Contudo, outra novidade deixou ainda mais os fãs empolgados, uma nova série de Garo está a caminho!


"Go-Busters vs Gokaiger" é confirmado para janeiro de 2013! - muitos tokufãs comemoraram a notícia da confirmação do crossover entre a atual e anterior série Super Sentai, em sua maioria empolgados por reverem capitão Marvelous e sua equipe.


A estreia da forma Flame Dragon de Kamen Rider Wizard empolga a maioria dos fãs e leva à todos a apostarem que a série em si também ganharia um gás novo.

NOVEMBRO 2012


Novo herói de Yokohama terá como heroína Eri Akiyama - atriz que estrelou em Kamen Rider Hikibi é anunciada como estrela de um projeto local de Yokohama, denominado "Yokohama Kenbun Den Star ☆ Jyan" (『横浜見聞伝 スター☆ジャン』) - mais um projeto independente.


Jushen ZhanJiDui - Um Tokusatsu Chinês traz uma nova chama ao universo tokusatsu, o novo grupo de heróis chineses lembra um Esquadrão ao bom estilo "Super Sentai", o que gerou grandes expectativas para a sua estreia.


Nasce um novo herói indepentente - Gamon Kaai estrela "Come Back Hero - Advent of GAMON" - o personagem em si e as técnicas empregadas mais parecem ser um tributo às séries de Metal Hero e Kamen Rider dos anos 80.


Kamen Rider x Super Sentai: LIVE & SHOW 2013 - Evento é Anunciado! - a Toei jáanunciou o seu evento mais glorioso já criado, após o grande sucesso que foi o evento "Kamen Rider 40 x Super Sentai 35 Anniversary" que reuniu o elenco das séries mais recentes de Kamen Rider e Super Sentai todos juntos para cantar e comemorar o Aniversário de suas respectivas franquias, dessa forma virá aí "Super Hero Kamen Rider x Super Sentai: LIVE & SHOW 2013", o evento contará com membros do elenco de Kamen Rider Wizard e Tokumei Sentai Go-Busters. Dessa forma, como foi o evento anterior este também seguirá os mesmos moldes, concerto musical e talk show com os principais artistas de cada série. Serão 02 (dois) dias de pura emoção e agitação, 11 e 12 de janeiro de 2013.


"Ishinomori Mangakan Museum" é reaberto após um ano e oito meses fechado! - Um ano e oito meses após ter sido fechado em razão de ter sofrido danos sérios causados pelos diversos terremotos provenientes do Tsunami que devastou boa parte do nordeste japonês, o Museu do grandioso Shotaro Ishinomori finalmente foi reaberto no dia 17 de novembro, na cidade de Ishinomaki, em Miyagi. O Museu em homenagem ao um dos maiores mangakás do Japão, Shotaro Ishinomori, foi erguido em 2001, o espaço reúne um acervo glorioso das obras do mestre Ishinomori. Quando foi fechado após ter sido gravemente danificado por causa do Tsunami de março de 2011, os japoneses que tanto se orgulhavam de suas obras por ter feito parte da infância de muitos que hoje já são adultos foram ágeis e ainda conseguiram salvar cerda de 90 mil peças artísticas, podemos dizer que os danos irreparáveis foram de certa forma amenizados por essa proeza, pois em meio a dimensão da destruição e eles ainda conseguirem salvar um número tão elevado de peças é um feito para se orgulhar e comemorar, sem dúvidas.

Visual dark de Gokaiger chama atenção!
Cenas do primeiro trailer
Revelado a sinopse e primeiro trailer de "Tokumei Sentai Go-Busters VS Kaizoku Sentai Gokaiger THE MOVIE" - graças a edição deste mês da revista Figure-OH nº 178, podemos finalmente desfrutar de novas informações a respeito do filme que marca o encontro das três séries Super Sentai, neste caso, a antecessora (Gokaiger), a atual (Go-Busters) e a sucessora ( Kyoryuger). O enredo revelado gerou diversas hipóteses a respeito do direcionamento que a trama poderá tomar, contudo o que mais chamou atenção foi conferir o visual dark de Gokaiger. No fim de semana seguinte ao final do episódio 40 de Tokumei Sentai Go-Busters pudemos contemplar o primeiro trailer!


Novas Cenas de "Movie Taisen ULTIMATUM" Inseridas na Abertura de Wizard! - há poucos meses de sua estreia, novas cenas da produção cinematográfica "Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie Taisen Ultimatum!", podiam ser vistas durante a abertura de Kamen Rider Wizard. O novo filme dos Riders também estava se mostrando bem promissor, o bem da verdade é que a Toei é expert nisso, ou seja, costuma empolgar bastante nos trailers promocionais, mas em alguns casos acabava decepcionando, os fãs esperavam que dessa vez ela tivesse acertado na produção, como ocorreu em MEGAMAX.

DEZEMBRO 2012


SUPER HERO TAISEN 2 - uma nova produção cinematográfica é anunciada para 2013 reunindo os maiores heróis da Toei Company, inicialmente chamada equivocadamente por Super Hero Taisen Z. Atualmente sabemos que "Kamen Rider X Super Sentai: Super Hero Taisen 2!" além de Kamen Riders e Super Sentais também contará com a aprticipação de alguns personagens clássicos de Shotaro Ishinomori e dos "adormecidos" Metal Heroes.


Revelada Equipe Técnica Principal de Juuden SentaiKyoryuger - Para o cargo de diretor o nome divulgado é ninguém menos do que o Senhor Koichi Sakamoto, enquanto que para roteirista o nome apontado é do Riku Sanjo. Dois nomes que podem surpreender, contudo, precisamos ter cautela quanto que tipo de surpresa vamos ter!


TOEI HERO NEXT 3 terá a participação de Garotos de Gokaiger! - Toei surpreende mais uma vez e deixa bem claro que o projeto HERO NEXT é feito em larga escala, contudo o 3º só virá em 2013. Com o título, “Koisuru Haguruma”, o filme será na verdade estrelado por Ryota Ozawa (Gokai Red) e Tomoka Kurokawa, com participação de Kazuki Shimizu (Gokai Green) e Junya Ikeda (Gokai Silver).


A Página Oficial da Toei no You Tube começou a disponibilizar os episódios de Jaspion e isso trouxe cogitações de sua participação em Super Hero Taisen 2 - como já sabemos a 2ª produção de Super Hero Taisen terá a participação de Metal Heroes, logo não será surpresa se por ventura o Jaspion der o ar da graça, mas que os fãs não sonhem com a participação do ator original Seiki (Hikaru) Kurosaki, pois o mesmo está afastado do show business e não tem interesse nenhum em retornar por questões pessoais. Não sei o que pode acontecer em um filme em que Kamen Riders, Super Sentais e Metal Heroes se encontrarão! Os fãs sempre sonham com algo épico, mas... o que virá disso realmente só saberemos em 2013!


Jushen ZhanJiDui tem primeiro episódio postado! - Após uma grande expectativa para a estreia do mais novo tokusatsu chinês,  Jushen ZhanJiDui, finalmente tivemos a postagem do seu primeiro episódio através do site de vídeos YOUKU. Eu, particularmente, esperava mais, porém foi apenas o 1º episódio, vamos ver o desenrolar da série.

Kenji Ohba estrela comercial da Nissan e transforma-se em um novo herói! - quem diria que o Sr. Kenji Ohba ainda está bem contado, o ator experiente e famoso por seus personagens nas séries de tokusatsu acabou de estrelar um novo Comercial de TV (CM) para a multinacional fabricante de automóveis japonesa, Nissan, que lança o seu modelo 2013 do hatch compacto NOTE. A roupa utilizada por Ohba no comercial lembra bastante a de seu personagem Retsu Ichijouji em Uchuu Keiji Gyaban (Policial do Espaço Gavan), mas ao contrário do seu personagem lendário dessa vez Ohba se transforma em um outro "homem metálico", estranhamente poderíamos compará-lo a um Robocop um tanto cômico, aliás cômico /engraçado é a proposta do comercial, o qual na verdade apresentam-se como "micro séries" de divulgação para o novo modelo do NOTE. Keiji Ohba estrela o 11º CM, com o título de "HENSHIN!!".


Juuden Sentai Kyoryuger foi certamente o grande destaque do mês de dezembro - a revelação da nova equipe Super Sentai matou a curiosidade de muitos, por outro lado também abriu alguns leques de desconfianças quando o presidente da Bandai argumentou que a 37ª séri seria mais leve e divertida, em outras palavras ele quis dizer que será o inverso de Go-Busters. Alguns temem que a trama seja infantilizada demais! Com relação ao elenco alguns rumores agora já foram confirmados!


Novo Herói: Wild Warden LenAiger - um novo herói de produção independente de Tokusatsu da Indonésia. Trata-se de uma criação da Comunidade virtual de Tokusatsu na Indonésia, denominada "Komutoku: Komunitas Tokusatsu", uma comunidade dedicada às séries de tokusatsu fundada e organizada por Indonésios. Sem dúvida nenhuma eles conseguiram dar um novo significado ao amor e a admiração pelas séries tokusatsu. Um trabalho que merece ser prestigiado e parabenizado!


----
Balancete de 2012

Poderia dizer que 2012 superou as minhas expectativas em termos de produções realizadas, por outro lado sabemos que nem sempre quantidade representa qualidade. Em diversos pontos podemos apontar os erros e acertos das tomadas de decisões de cada produção, seja série ou filme. Além do mais, ainda pecamos no quesito de abordagem completa ao Universo Tokusatsu, pois a grande maioria só se preocupa e até mesmo, só conhecem as produções da Toei, esquecendo-se da franquia Ultraman, das outras produções secundárias / derivadas / influenciadas pelas séries japoneses, as produções independentes que se formos analisarmos com atenção perceberemos que suas tramas podem ser mais atrativas do que aquelas que são aclamadas pelo grande nicho. Há também ainda o preconceito (que só causa conflitos e desentendimentos) com a franquia norte-americana sob o comando da Saban mais uma vez, os Power Rangers que em 2013 completará 20 anos. Gostando ou não a franquia é uma extensão dos Super Sentais e sua produção tem o total aval e apoio da Toei Company. Porém, seria pedir muito que tudo acabasse de uma hora para outra. Penso que não há unanimidade que defina algo como perfeito, completo ou 100%, as preferências de alguns, o bom senso de outros, ou ainda, o olhar apurado e crítico de outros sempre provocará a diversidade entre os grupos. Porém, ainda gostaria de ver o bom senso reinar nas divergências, ninguém é obrigado a concordar com todo mundo, mas que isso acontecesse com respeito.

----
P.S. Como estou no nordeste do Brasil, aqui ainda são 23h20, do dia 31/12/2012.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

6 comentários:

  1. Obrigado pelo resumo, deve ter dado um trabalhão!!

    Essas briguinhas de Super Sentai vs Power Rangers são um saco. Eu particularmente não conheço Power Rangers muito bem, assisti aquele primeiro, com as vestimentas baseadas em Zyuranger, quando era adolescente, nem lembro direito como era..

    Acho uma molecagem sem tamanho denegrir essas produções americanas e vice-versa. Se não gosta ou não faz questão, faça como eu e muitos, ignore.

    Ah.. sairam algumas imagens da participação de Kyoryuger em Gokaiger vs Go-Busters. Eu não to gostando nem um pouco das vestimentas, espero que compense nas outras coisas.. aparentemente será um sentai bem "infantil", pra vender brinquedo mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bira! Obrigada pela participação! Um Feliz 2013 ^_^ Quanto ao "resumo" deu um pouquinho de trabalho sim, mas afinal de contas é uma postagem de retrospectiva, então tinha que fazer um resumo geral mês a mês, algumas notícias ficaram de fora, mas algumas estrei relembrando logo em breve.

      Quanto aos entraves que envolvem Super Sentai vs Power Rangers em alguns pontos a situação fica tensa, amigos que deixam de se falar por causa disso... um tremendo absurdo! Concordo contigo quanto a ignorar aquilo que não gosta é a melhor coisa que se faz. Mas, sabemos significa ignorar não significa não ter um posicionamento, muito pelo contrário... Creio que você deve saber disso muito bem! Acho que depois ainda vou elaborar uma postagem sobre isso... Estou devendo isso faz um tempo!

      Quanto a Kyoryuger serei cautelosa, vou aguardar a estreia para compreender melhor a estética e a trama da nova série, elaborei alguns pontos de vistas concebidos nesse momento de divulgação, mas é claro que é muito superficial ainda... Contudo uma coisa não podemos esquecer, todas as séries criadas pela Toei e patrocinada pela Bandai tem como missão principal vender brinquedos. ^_^

      Bom, espero que volte mais vezes! Abraços.

      Excluir
  2. Excelente post Neesan!
    Sofri ao (re)ler sobre a aposentadoria do Channaka, mas fazer o que né? Quero mais é que ele seja feliz!

    Ah, não tô inspirada hoje, mas realmente amei sua retrospectiva!
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, minha querida amiga-irmã-parceira-"sócia" (risos) seus comentários são sempre o perfume inebriante do Blog Tatisatsu. Sua opinião apaixonada é a chama incandescente que alegra o meu dia! Uia... creio que sua inspiração veio para mim hoje! Eu que te amo, muito obrigada por tudo!

      Excluir
  3. Isso q posso chamar de post gigantesco lol
    tanta coisa q até esqueci que foi em 2012 e outras q lembro como se fosse agr (41x36 por exemplo) lol
    Foi bom (re)ler o q passou...

    e pra variar to sem o q falar (efeito saite) mas vlw um grande post!

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo post! Fiquei sabendo em poucos minutos tudo de mais importante que aconteceu no ano, só por isso ja virei fã do seu blog.
    Sobre essa questãos e Super Sentai x Power Rangers, eu particularmente nunca gostei muito das versões americanas, mas já ouvi dizer que a qualidade das produções da Saban aumentaram muito nos últimos anos, em alguns casos sendo até superiores as originais. Gostaria que você fizesse um post sobre isso, indo mais a fundo nessa questão, até pra sabermos mesmo se essas ultimas series de power rangers são boas mesmo ou não...

    Valeu!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...