quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Juuden Sentai Kyoryuger: a Grande Expectativa de 2013?

Uma nova equipe reacende "velhas" expectativas - O Sucesso
2013 nem bem começou, mas algumas produções que serão lançadas neste Ano Novo já começam a gerar um certa expectativa, visto que 2012 não foi um ano muito favorável para a franquia Super Sentai em virtude, não diria do "fracasso", pois seria injusto, mas creio que por causa da falta de identificação que as crianças tiveram com os Go-Busters a série não emplacou, com isso a venda de brinquedos decepcionou e  pesou no bolso tanto da Toei quanto da Bandai. Dessa forma, todas as atenções, neste momento, estão voltadas para a estreia da 37ª Série Super Sentai - Juuden Sentai Kyoryuger - série esta que está vindo com uma responsabilidade gigantesca de alavancar a franquia em termo de audiência e preferência. Será que ela conseguirá essa proeza? E você, confiante para a estreia da terceira equipe que tem dinossauros como tema? O que achou do designer dos uniformes (muito colorido?)? E o elenco, simpático à primeira vista? E o tema de abertura << VAMOLA! Kyoryuger! >> (ao que tudo indica esse será o título romanizado do terma de abertura)? Confira a seguir uma breve resenha com as últimas informações sobre a nova série, destacando DEZ PONTOS bem curiosos.


KyoryuRed
KyoryuBlack - KyoryuBlue - KyoryuGreen - KyoryuPink
Primeiro ponto que eu gostaria de destacar mais uma vez é o fato que Juuden Sentai Kyoryuger será uma equipe que trará uma inovação bem ousada, na verdade poderíamos dizer que ela quebrará uma tradição de aproximadamente 27 anos, isso porque desde Dengeki Sentai Changeman que uma formação de Super Sentai não ficava sem o membro "Amarelo". Segundo ponto que eu considero interessante, mas só recentemente quando novas imagens revelando detalhes de seus uniformes que nas primeiras scans não estavam assim tão nítidos, são referentes ao designer uniformes - a cor amarela está presente em toda a equipe, seja em detalhes de seus capacetes ou em seus uniformes destacando os peitorais, em ambos os casos o amarelo representa as mandíbulas de seus dinossauros. Além disso, todos terão uma ombreira do lado esquerdo e os logotipos de seus uniformes reproduzem a cabeça de seus respectivos dinossauros como se guardassem seus corações (simbólico? poético? coincidência? intencional?). Um fato que eu preciso mencionar é que este designer deu a impressão que todos começam usando "power ups".

Revista Televi-Kun edição de Fevereiro de 2013
Terceiro ponto o tema de dinossauro usado pela terceira vez e com um enredo que lembra muito a temática central de Bakuryuu Sentai Abaranger, pelo menos em teoria, vamos ver se isso na prática se confirmará, no entanto o desafio está lançado - contar uma história semelhante de forma diferente: Há muito tempo atrás, no tempo dos dinossauros, a Terra foi invadida por forças do espaço. As únicas pessoas capazes de barrar eles é um time conhecido como o "Kyouki Ryu no Sha", "O Povo de os dragões fortes", ou, Kyoryuger resumidamente. Agora, no mundo moderno, eles retornam usando os poderes das baterias besta para lutar contra esta ameaça revivida.

Sozinhos eles são fortes, mas juntos são invencíveis! 
Quarto ponto a organização e formação da equipe (incluindo aí a correspondência do elenco com os personagens) com seus respectivos parceiros e símbolos, dano-lhe características que o destaquem quanto ao seu ponto forte, confira a seguir:

Daigo Kiryu / KyoryuRed (Garra) que terá como parceiro GabTyra, um tiranossauro: Ryo Ryusei - 20 anos.

Ian Yorkland / KyoryuBlack (Couraça) que terá como parceiro Parasagan, um parassaurolofo (parasaurolophus walkeri, que significa "lagarto com cristas paralelas"): Syusuke Saito - 20 anos.

Nobuharu Udou / KyoryuBlue (Armadura) que terá como parceiro Stegoach (Stegocchi), um estegossauro: Kinjo Yamato - 29 anos.

Souji Rippukan / KyoryuGreen (Corte) que terá como parceiro Zactor, um velociraptor: Akihisa Shiono - 17 anos.

Amy Yuzuki / KyoryuPink (Chifre) que terá como parceiro(a) Tricera (Torikera), um tricerátopo (triceratops horridus, do latim "cabeça com três chifres"): Ayuri Konno - 15 anos (mas, quando a série começar estará com 16 anos).

Folheto que revelou a escalação completa do elenco de Kyoryuger
Um fato curioso a respeito da definição desse elenco é que dos rumores iniciais apenas os atores escolhidos para representarem o Red e Black se confirmaram, se bem que o Black foi a primeira confirmação que tivemos. Sem contar também que o elenco completo só foi revelado no último dia de 2012 e por meio de um folheto de divulgação da nova série.

KYORYUGER Inova em uns aspectos e em outros, reforça algumas tradições
Quinto ponto é impossível não mencionar a paixão da TOEI por trocadilhos na formação dos nomes de suas equipes, com isso, este ano não poderia ser diferente. Se tomarmos como referência a palavra principal que leva o nome da equipe KYORYUGER e nomes e sobrenomes de seus membros em separação silábica <<K-YO-R-Y-U>> até aí teremos a palavra <<D-I-NO-S-A>> (Dinossauro). Reparem atentamente:

Daigo       Kiryu (RED)
Ian           Yorkland (BLACK)
Nobuharu Udou (BLUE)
Souji         Rippukan (GREEN)
Amy         Yuzuki (PINK)

Quanto a última sílaba que completaria de fato a palavra "Dinossauro" tanto em inglês (dinosaur) quanto em japonês é bem provável que corresponda ao sexto membro dessa equipe. Vocês se lembram de Go-Onger? A primeira sílaba de seus nomes formavam a palavra - ECOLOGIA (ekoroji) - e quando os irmãos Go-On Gold e Silver juntaram-se ao grupo tivemos a palavra - ECOLOGISTA (ekoroji-suto). Uma velha tradição que sempre dar certo!

Os JuuDenChi
Sexto ponto cada arma como fonte de energia, ou seja, o dispositivo de transformação denominado "JuuDenChi" que é na verdade uma bateria (literalmente, "Baterias Fera"), a qual cada uma dela contém a alma de um dinossauro (o "poder dino") e serão usadas com todo o equipamento de Kyoryuger e principalmente no GabRevolver, seu trocador. Observem atentamente a imagem acima, se lharmos atentamente veremos a silhueta / o formato de cada dinossauro correspondente de cada herói Kyoryu. Creio que outros elementos bem curiosos serão inseridos a estes dispositivos.

Sétimo ponto os temas musicais são sempre um ponto-chave e funcionam como carro-chefe das séries Super Sentai, na verdade se estabelecem como suas marcas registradas. Segundo o site Alpha HeroShock a música de abertura será como um impulsionamento da série e tem o título « VAMOLA! Kyoryuger! » (Let’s Go! Kyoryuger!), em nosso bom português: "Vamos lá, Kyoryuger!", o qual será cantado por um cantor ainda desconhecido do grande público Shogo Kamata. Enquanto isso, o tema de encerramento será « Minna Atsumare! Kyoryuger! » (Let’s come together! Kyoryuger! / "Vamos Juntos! Kyoryuger!"), interpretado pelo famoso e bastante conhecido Hideaki Takatori.

Participação especial em "Go-Busters vs Gokaiger"
Oitavo ponto a participação especial no crossover que reunirá Os Go-Busters e Gokaiger. Com certeza será uma participação curta, mas certamente terá impacto, pois pelo pouco que vi de Kyoryuger, essa nova equipe vem para impactar o "grande pequeno público", em outras palavras as crianças. Recentemente foram liberados prints do novo vídeo promocional do filme revelando a presença dos novos heróis, porém o vídeo de fato só deve ser revelado no próximo fim de semana dentro do bloco matinal de domingo, da TV Asahi, Super Hero Time. Vamos aguardar! Confira a seguir a sequência das cenas em printscreen:

Clique na Imagem para ampliar
E aí, o que acharam? Será que já dar para se empolgar? Ou ainda é muito cedo?


Nono ponto a revelação da equipe técnica inicialmente tida como de peso pela presença de Koichi Sakamoto como diretor e logo em seguida como inovadora por ter como roteirista de uma série Super Sentai Riku Sanjo. Se lembram do fato que mencionei quando a notícia foi revelada na época? Sakamoto pouco a pouco constrói seu status de um grande profissional, isso porque ele começou como Diretor de Ação das diversas séries Power Rangers (Adaptações dos Super Sentais pela Saban), mas antes havia sido Coordenador de Dublê, substituindo Jeff Pruitt na 3ª Temporada de Mighty Morphin Power Rangers, a partir daí Sakamoto só cresceu e elevou também a qualidade das adaptações, tentando aproximar ao máximo das originais. Este crescimento internacional impulsionou a carreira de Sakamoto em seu país, diversos trabalhos passaram a requisitá-lo. Em seu currículo estão filmes como: Ultraman – Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009), Kamen Rider W Forever: A to Z/The Gaia Memories of Fate (2010), Kamen Rider × Kamen Rider Fourze & OOO: Movie Taisen Mega Max (2011) e Kamen Rider × Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum (2012). Além de ter sido um dos diretores de Kaizoku Sentai Gokaiger e o diretor de Kamen Rider Fourze. Com certeza isso soa como um ponto positivo para a série.

Décimo ponto a expectativa que a Toei e a Bandai estão tentando criar até sua estreia no dia 17 de fevereiro de 2013, a espera pode ser longa para aqueles que estão empolgados com as informações divulgadas até o presente momento, elevando assim o grau de interesse na série para aumentar os índices de audiência para a franquia.

E então, o que me dizem? Será que a espera valerá a pena ou ainda é muito cedo para opinar? Curiosos para saber como será a estreia? Opinem! E um Feliz 2013 para o Universo Tokusatsu! Muito obrigada pelo apoio!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

8 comentários:

  1. Tati, ainda creio que seja muito cedo para criar qualquer tipo de expectativa. Mas, um fato me chama a atenção e de maneira negativa: é justamente o uniforme. Esses detalhes em amarelo e principalmente a faixa, me fizeram não gostar para um seriado (sentai) que se preze. Mas, repito ainda é cedo. Certamente, outras séries serão lançadas e pode superar o novo sentai.

    ResponderExcluir
  2. Putz...
    Lendo esse post tem tanta, mas tanta coisa que eu não gostei em Kyoryuger... Nem vou listar aqui porque não vem ao caso, mas não levo fé nenhuma nesse sentai...

    Veremos...

    ResponderExcluir
  3. O Grande Problema hoje é essa nova geração de crianças japonesas que podem determinar o sucesso de uma série (no caso de Go-Busters)através de vendas de Brinquedos. Tomara que tenhamos um sentai de Enredo Massa e que sejas identificável para o público infantil. Senão, ou vira um injustiçado (O Caso de Bom Enredo de Go-Busters que os Pimpolhos não gostaram), ou um Tokusatsu nada adorável por Tokufãs (Kamen Rider Den-O, que mesmo com um clima oposto ao legado de Ishinomori, as vendas de produtos e a identificação do público infantil elevaram o seu sucesso como o Rider mais lucrativo da TOEI), ou um produto nada adorável (O Caso Kamen Rider Hibiki e a troca de roteiristas e diretores). Mas de todo o jeito Iremos Aguardar para, quem sabe, não se torne um novo Shinkenger.

    E Axo que o Striker será de cor amarela, com armadura prateada, e que entrará em conflito com os KyoRyuGers (Por ser um Guerreiro Antigo da mesma época dos Dinossauros). Terá Sua estréia em Super Hero Taisen 2 (Cena Pós-Créditos), e no Episódio 15.

    ResponderExcluir
  4. Realmente este sentai está sendo muito esperado (por mim também, claro) e espero que não desaponte ninguém, até porque estão fazendo muito merchan e muita espectativa por ele. Mas uma coisinha que achei legal no sentai: a pose de grupo. Lembra as poses de sentais antigos, tais como Flashman, Maskman, Fiveman... onde geralmente quem está ao lado do Red faz sua pose com o corpo direcionado a ele, enquanto quem está na ponta faz a pose com o corpo virado para o lado oposto, concorda? Outra referência aos antigos é a numeração. Lembra-se que antigamente a ordem de roll call era Red, Black, Blue, Yellow e Pink? Agora, ao menos na numeração das Beasts Batteries, a ordem ficou Red, Black, Blue, Green e Pink. E o fato de usar muito amarelo e não deixarem ter um amarelo na formação original, mesmo se fosse homem, realmente é estranho visualmente. Mas eu ouvi em algum lugar que o 6º elemento seria amarelo (quebrando a tradição de ser prata ou dourado) e ainda, que seria uma garota, e apenas ela, ao invés de ser como Go-Onger que pôs uma garota como elemento extra, mas ao lado de um garoto. Realmente esse Sentai está quebrando muitas tradições, mas ainda consegue remeter a algumas tradições antigas. Espero que satisfaça a todos que esperam este lançamento, e que pelo menos a henshin satisfaça a nós brasileiros (ouvi dizer que a transformação vai sair ao som de samba... rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma certa forma, Dourado é um amarelo mais brilhante, então talvez o sexto membro seja dourado, ou pode mesmo ser amarelo, e se for uma garota, realmente é uma forma muito interessante de inovar!

      Excluir
  5. só de ter o koichi sakamoto já indica que poderá ser bom...
    pena que go-busters uma série tão boa não tenha agradado no japão...

    ResponderExcluir
  6. É interessante, mas meu medo nessa série é o quando ele podem deixar infantilizado, pq, do jeito que falam mau de Go-Onger e Goseiger(Eu estou vendo goseiger, e não tão ruim como dizem) então pode ser que acabe fracassando... Não sei realmente o que se pode esperar...

    ResponderExcluir
  7. Bom, a expectativa é boa pq tem gente boa nessa produção pra ajudar a elevar o nível dessa nova série. Tudo vai depender dos primeiros episódios e que sejam melhores que Tokumei Sentai Go-Buster. A série que já está no seu momento final teve problemas e se perdeu em vários momentos. Tanto que pensei no fim da série na casa dos 30 episódios quando os herois invadiram o hiperespaço. Como aconteceu em Kamen Rider Decade com 31 episódios. A série precisa realmente impactar a galera e manter um padrão. Se isso acontecer tem tudo para dar certo, se não, pode ser que seja não o fim, mas um pequena pausa nas produções da franquia Super Setai. Mais uma vez, como aconteceu com a franquia Kamen Rider, que só retornou em 2000 com Kuuga. A verdade, é que hoje vejo mais forte a franquia Kamen Rider no Japão.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...