terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Zyuden Sentai Kyoryuger - 37º Super Sentai - Está chegando com Força Total!

Zyuden Sentai Kyoryuger (2013)
Com a Conferência de Imprensa, realizada pela TOEI e TV Asahi, no  Tokyo Dome, vimos que a escrita romanizada do 37º Super Sentai correta é na verdade Zyuden Sentai kyoryuger e não, Juuden Sentai Kyoryuger; como pensávamos que era; e como um certo amigo comentou: "Super Sentai de nome complicado, viu?", concordo! Mas, enfim, agora estamos cada vez mais perto da estreia oficial de Kyoryuger e em questões de poucas horas (no último fim de semana) pequenas revelações fizeram uma grande diferença, mas, o que podemos dizer é que esse Super Sentai ao que tudo indica promete estrear com um elenco secundário de peso, consequentemente, força extra não faltará.

Koichi Sakamoto com elenco / atores que retornam ao tokusatsu
Ao que parece Koichi Sakamoto revelou que tem verdadeiros trunfos na manga, além de trazer a promessa de revolucionar a franquia Super Sentai também traz um elenco de apoio já bastante conhecido do público que é fã da franquia, isso porque conseguiu reunir antigos atores de tokusatsu de diversas gerações, será que não seria aí uma boa estratégia para atrair velhos fãs e assim alavancar a audiência da série? Pois, sinceramente, não acredito em coincidência e aquela bendita frase do diretor da Bandai falando que Kyoryuger terá personagens fortes, creio que pouco a pouco tudo está fazendo sentido.

Velhos conhecidos estarão de volta
No início da semana tivemos a revelação da participação da Nao Nagasawa (Hurricane Blue em Ninpu Sentai Hurricanger), na última sexta-feira (25) tivemos a revelação da participação de Ayumi Kinoshita (Deka Yellow em Tokusou Sentai Dekaranger) e Kenji Ebisawa (Go-On Black em Engine Sentai Go-Onger).
Outras presenças marcantes
Nas revelações desse sábado (26), vimos também que também integraram o elenco secundário: o sensacional Junichi Haruta (conhecido por estrelar séries de Super Senati e Metal Hero, como: Dai Sentai Goggle V / Kagaku Sentai Dynaman / Kyojuu Tokusou Jaspion - além de fazer participações em: Choujinki Metalder / Dennou Keisatsu Cybercop /  Sekai Ninja Sen Jiraiya / Tokkyu Shirei Solbrain / Choujin Sentai Jetman / Kamen Rider Blade e no filme:  Engine Sentai Go-onger: Boom Boom! Bang Bang! GekijouBang!!), Kentaro Shimazu (que já participou do 6º episódio de Kaizoku Sentai Gokaiger e de filmes como: Machine Girl, RoboGeisha, entre outros), Shinji Yamashita (participou de alguns Dramas como: Rookie / Densha Otoko / RESCUE - entre outros) e Toshiyuki Morikawa que fará a voz de Torin (já bastante conhecido por outros trabalhos como (Gundam X / Super Robot Wars). Em tempo: Torin, o Sábio Deus (Kenshin Torin) será o mentor dos Kyoryugers, e sua sede será chamada de Base Espírito (Spirit Base).

Elenco principal
O elenco principal de Zyuden Sentai Kyoryuger formado Ryo Ryusei (Daigo Kiryu / Kyoryu Red), Syusuke Saito (Ian Yorkland / Kyoryu Black), Kinjo Yamato (Nobuharu Udou / Kyoryu Blue), Akihisa Shiono (Souji Rippukan / Kyoryu Green), e Konno Ayuri (Amy Yuzuki / Kyoryu Pink) está se mostrando com perfis bem interessantes, os quais creio que se forem bem trabalhados poderão definir uma trama bem envolvente.

Cada um com seu perfil bem definido

Kyouryu Red/Kiryu Daigo:
20 anos. Numa solitária ilha selvagem, Daigo derrotou o JyuDenRyu Gabtyra, e ganhou o seu poder. Ele se declara o "Kiba no Yuusha" (Heroi das presas), um lutador onipotente e balanceado. Ele é uma pessoa que já viajou pelos 4 cantos do mundo, e suas únicas qualidades facilitam na hora de reunir pessoas ao seu redor e fazer amigos. Ao lado (à direita) imagem de Shinji Yamashita como Dantestsu Kiryu, pai de Kyoryu Red.

Kyouryu Black/Ian Yorkland:
23 anos. Nos arredores de um lago na Europa, ele derrotou JyuDenRyu Parasagn, e ganhou seu poder. Um atirador de muitos truques, ele se declara "Dangan no Yuusha" (Heroi das balas). Falador, e basicamente um playboy, ele é o sarcástico do grupo, e nunca perde a piada. Porém, apesar da sua personalidade, carrega um passado suspeito. Ao lado (à esquerda), Kenji Ebisawa como o melhor amigo de Ian na Europa.

Ayumi Kinoshita como a irmã de Kyoryu Blue / mãe solteira.
Kyouryu Blue/Udo Nobuharu:
32 anos. Um homem esforçado e "faz tudo". Os outros o chamam de "No-san". Durante uma viagem, Nobuharu derrotou JyuDenRyu Stegocchi num campo de gelo e ganhou seu poder. Um poderoso lutador que se declara o "Yoroi no Yusha" (Herói da armadura). Mora com sua irmã mais nova, uma mãe solteira, e a filha dela (ver imagem acima).

Junichi Haruta como pai de Kyoryu Green
Kyoryu Green/Rippukan Souji:
Um estudante do ensino médio de 16 anos. Num bambuzal, Souji derrotou JyuDenRyu Zactor, e ganhou seu poder, se tornando um guerreiro. Um espadachim "cool" com ataques velozes, ele se proclama o "Zangeki no Yuusha" (Herói dos cortes). Pertence a Rippukan-Ke, uma família que pratica a Ansatsu Kenjutsu (esgrima assassina) desde os tempos antigos. Embora ele respeite seu pai (e o que seu pai espera dele), ele tem dúvidas sobre qual deveria ser o seu destino (ver imagem acima).

Kyouryu Pink/Yuzuki Ami:
Uma universitária de 18 anos. Derrotou JyuDenRyu Dorikera na America, e ganhou seu poder, tornando-se uma guerreira. Uma alegre artista marcial, especialista no combate corpo a corpo, ela se declara "Tsuno no Yuusha" (Heroína dos chifres). Uma norte-americana estudando no exterior, e filha de família rica. Um mordomo conhecido como "Gentle" (será interpretado por Kentaro Shimazu) está cuidando dela no Japão.


Forte (Kyou) ・ Dragão (Ryu) ・ Pessoa (Sha)
Estes guerreiros são conhecidos como as "Pessoas da Força do Dragão"

"Pessoas da Força do Dragão"
Em tempos antigos, as Espécies da Escuridão, Devoss (Ankokushuu Debos), chegaram a Terra. Aqueles que lutaram contra eles naquela época foram ninguém menos que os 'Dinossauros'.

O Sábio Deus, Torin escolheu 10 Dinossauros e colocou suas almas dentro de corpos mecânicos, tornando-os em “ZyuDenRyu”. Eles lutaram bravamente contra Devoss, os quais tiveram suas almas congeladas e afundadas no oceano, imersas no gelo.

Agora, no presente, temos a seguinte situação... objetivando o renascimento do Mestre Devoss (Shukun Devoss), seus subordinados começam a executar o seguinte plano: inalam as almas dos seres humanos,  ofertando-lhes a Devoss. Mais uma vez, o céu é coberto por nuvens ameaçadoras e de novo a era do gelo tem início, com isso a extinção da raça humana pode acontecer a qualquer momento.


Como medida preventiva, Torin procura no presente por campeões, seres humanos, que sejam aptos a lutar contra o 'ZyuDenRyu' e unam suas almas. Estas pessoas serão conhecidas como “Pessoas do Força do Dragão” (Kyoukiryu no Sha), ou simplesmente, Kyoryuger.

Sob o comando de Torin, os Kyoryugers partem para o desafio. A Magnífica Corajosa Batalha dos Kyoryugers está começando!

Vídeo Promocional Legendado em português pelo TOKUPLANET Fansub


Os Temas Musicais

Os Super Sentais são sempre marcantes por seus temas musicais, neste caso as músicas de abertura e de encerramento, vale lembrar que em Go-Busters tivemos o tema de abertura modificado na 2ª parte da história, descaracterizando uma tradição. Pois bem, Zyuden Sentai Kyoryuger está prometendo um tema de abertura eletrizante.

O estreante "Shogo"
O tema de abertura intitulado de “VAMOLA! Kyoryuger!” (traz a ideia de compartilhar com todos a energia que o ritmo samba possui e o "VAMOLA" é o nosso "Vamos lá!", uma expressão que impulsiona e eleva o outro a ir além a lutar por seus ideais, escute-a no vídeo abaixo), será interpretado pelo estreante Kamata Shogo (Kamada Showgo), uma grande responabilidade, mas quem já escutou o tema ao vivo garante que empolga e é impossível ficar parado ao som da música. Já o encerramento, intitulado de “Minna Atsumare! Kyoryuger” (tema este que ressaltará a união de todos em prol de um mesmo objetivo - CLIQUE AQUI para escutar), será cantado por Takatori Hideaki (já bastante conhecido dos fãs de Super Sentai).

Vídeo com o tema de abertura / Karaokê: Satoshi Kishimoto / Vídeo: DecaEnd

Confira a seguir a letra traduzida de VAMOLA! Kyouryuuger!

俺達は無敵のスーパースター
ore-tachi wa muteki no super star
Somos as estrelas invencíveis.

熱いスピリッツフル充電 胸が騒ぐぜ
atsui spirit full juuden mune ga sawaguze
Meu peito clama por esse espírito ardente e completamente carregado.

伝説を乗りこなせワンダホー
densetsu wo norikonase wonderful
Domaremos essa maravilhosa lenda.

ブレイブを黙らせるな いつもチャレンジャー
Brave wo damaraseru na itsumo challenge
É sempre um desafio silenciar os valentes.

ほんとの強さはいったい どこにあるというのだろう?
honto no tsuyosa wa ittai doko ni aru to iu no darou?
Afinal, onde será que está essa força verdadeira que dizem existir?

地球儀を回すよりも 心の中を探せ
chikyuugi wo mawasu yori mo kokoro no naka wo sagase
Por mais que eu dê voltas na Terra, vou buscar a resposta dentro do meu coração!

(ヤッチャオーゼー!)
(yacchaooze!)
(Vamos pegá-los!)

ガブリンチョ!メッチャムーチョ!荒れてやるぜ今日も(ファイヤー!)
gaburincho! Meccha mucho! Arete yaruze kyou mo (Fire!)
*Nhac, Chomp!* Tá complicado de lidar! Vamos causar um alvoroço hoje também! (Atirem!)

いくぜキョウリュウジャー
ikuze Kyouryuuger
Vamos nessa, Kyouryuugers!

ブットバッソ!ヤッチャモット!
buttobasso! Yaccha motto!
Vamos detonar! Vamos pegá-los mais vezes!

あっちこっちかみついて誰にも止められない
acchi kocchi kamitsuite dare ni mo tomerarenai
Sairemos mordendo tudo e todos e ninguém vai nos impedir!

聞いてみごと驚け
kiite migoto odoroke
Ouçam e surpreendam-se maravilhosamente com isso!

獣電戦隊 バモラ!キョウリュウジャー!
Juuden Sentai, Vamola! Kyouryuuger!
Vamos lá, Esquadrão das Feras Elétricas Kyouryuugers!

ブレイブイン!
Brave in!
Sejam valentes!

* Créditos ao GuStAvAum pela tradução! * 

Gokaiger x Go-Busters x Kyoryuger (RAIO-X)

Não podemos dizer que não já vimos essa história antes, pode até ter semelhanças com outras séries como Abaranger, porém o que conta aqui é a forma como essa história será desenvolvida; falou-se muito que Go-Busters apresentou uma trama sombria e que como não cativou o público optou-se, agora, por uma temática mais divertida, leve e contagiante. Ao que tudo indica, em Kyoryuger a produção traz a proposta da energia e alegria que vem do ritmo samba, como algo forte e invencível, até aí, nada demais, no entanto, alguns fãs preocupam-se que a história seja boba demais, beirando a "infantilidade". Sem querer ofender ninguém, mas Super Sentai, assim como boa parte do tokusatsu é voltado para o público infantil de fato, pela questão da venda dos 'brinquedos', são inúmeros assessórios, objetos, apetrechos, jogos, games, brinquedos criados com elementos da série. Por tradição, o público Super Sentai em sua maioria são as crianças, diferentemente dos Kamen Riders que podemos perceber um público mais variado, até mesmo pela trama em si, mas isso tem mudado de uns tempos para cá, o público infantil vem se afastando dos Super Sentais pouco a pouco, e isso ficou bem perceptível com a série Tokumei Sentai Go-Busters. Alguns fãs teimam em afirmar que é culpa da "Sabanização" (influência dos elementos da franquia americana Power Rangers na série), não creio nisso. Outro ponto que alguns dizem é que americanizaram demais o Sentai, se percebemos não é de hoje que isso acontece, os termos americanos é antigo, sempre existiram , devido a admiração que os Japoneses têm pelos norte-americanos, exaltando-os ou convidando-os para sempre participarem das séries.

Há ainda aqueles que atribuem o fracasso de Tokumei Sentai Go-Busters a trama, alguns que não passaram do primeiro episódio, outros que ficaram pela metade da série, e teimam em pensar de tal forma, o ponto está na geração, penso que se essa série fosse exibida nos anos 80, muito antes dos Power Rangers serem criados seria sim um tremendo sucesso (não só no Japão, como entre os fãs aqui no Brasil), mas atenção nesse caso eu me refiro tecnicamente a construção da trama, desde Shinkenger que eu não via um Super sentai tendo uma história tão bem elaborada, desculpem-me os fãs de Gokaiger por não relacioná-la, pois como série comemorativa ela foi criada basicamente para comemorar o aniversário da franquia, se formos analisar a trama pela busca do MAIOR TESOURO DO UNIVERSO, tem lá os seus valores e a sua relação com a história, mas dentro de uma perspectiva mínima fica muito aquém  Curto muito Gokaiger, respeito aqueles que veneram a série, mas em termos de trama ficou devendo. Go-Busters por sua vez mostrou uma ascendência, uma evolução bem significativa e uma reviravolta bem interessante. Creio que se eu fosse pontuar o ELO MAIS FORTE de Go-Busters um nome para mim é indiscutível, ENTER, eis que finalmente eu vejo um Vilão com "V" maiúsculo, como diz meu amigo RAD-Kun: "Isso que é Vilão!". Enter é a peça principal da engrenagem de Tokumei Sentai Go-Busters, claro que teve aí a relação muito bem concatenada dele com os demais personagens.

Infelizmente, Go-Busters ficará no coração de poucos, mas com certeza aqueles que deles guardarem com carinho essa série, a mesma ficará em pelo menos entre o TOP 5 das séries preferidas, pois ela não será mais uma, mas A SÉRIE. E tenho plena consciência que 75% dos leitores que por esse post passar discordará de mim (e alguns até ficarão chateados por expressar tal opinião, mas faz parte), isso é fato. Porém, para os outros 25% compreenderão o que eu quero dizer!

Como já mencionei anteriormente não há unanimidade em tokusatsu, há preferências que podem ser semelhantes ou diferentes, alguns poderão analisar friamente cada série, outros deixaram o coração e a emoção falar mais alto, há ainda aqueles que só por ser tokusatsu vai curtir de uma forma ou de outra. Mas, outro fato que não podemos e nem devemos desprezar é o fato de que o fã de tokusatsu costuma ser extremante passional, já ama ou detesta algo antes mesmo de conhecer levando em consideração alguns sentimentos e referências já pré-concebidos, e será que eles estão errados? Não, de forma nenhuma  é nisso que eles acreditam é a verdade de cada um. Sempre gosto de frisar aqui algumas experiências minhas, por isso, falo isso por mim, assumo que bem antes de Go-Busters estrear eu fui "preconceituosa" em diversos elementos, mas nem por isso, me neguei a ver a série, pois até mesmo para confirmar que eu não gostaria teria que vê-la do início ao fim... Há aqueles que garantem que conseguem saber que uma série presta só vendo o 1º episódio, admiro essas pessoas, que tem tal capacidade, pois eu não a tenho. Pois bem, assisti Go-Busters desde o início e fiquei feliz por ter me surpreendido com a série, adorei descobrir que estava equivocada. E em função disso, para evitar que eu cometa o mesmo equívoco com Zyuden Sentai Kyoryuger estou levando cada informação destacada com um olhar cauteloso e não, nego que com algumas revelações eu estou me divertindo e até curtindo. Agora, o que eu não posso afirmar é se a série vai ser boa ou ruim somente com o que foi revelado até agora.

Dirigido por Koichi Sakamoto (Kamen Rider Fourze) e escrito por Riku Sanjo (Kamen Rider W), Zyuden Sentai Kyoryuger tem sua estreia marcada para 17 de fevereiro, com uma expectativa um tanto elevada por parte de uns e uma certa preocupação por parte de outros. E você? Na expectativa ou preocupado(a)?

Referências: JEFUSION (Link 01 / Link 02 / Link 03) / Grupo Tatisatsu / Portal Tokusatsu
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

6 comentários:

  1. Esse Kyouryu Black ta muito cosplay dos Nevers de KR W pro meu gosto.
    Admito, to com medo, principalmente se os mechas falarem

    ResponderExcluir
  2. Haha muito bom voces não sabem o quanto eu fiquei feliz de saber que a deka yellow e o Go-On black vão aparecer e sobre o novo sentai eu espero bastante dele alias gostei também do raio-x para mim Go-Busters e um ótimo sentai eu não entendo por que ele não fez sucesso e como você falou o enter e um vilão realmente importante e legal

    ResponderExcluir
  3. Na expectativa e só um pouquinho preocupado, pois sei que mesmo Super Sentai endo feito com um olhar maior no público infantil, tenho medo que fique exagere muito, e esse samba só me deixou mas preocupado nesse ponto, mas fora isso, estou com grande expectativa dessa série, e estou muito ansioso para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Como vejo bastante ao live... Assisto de boa... Independente de se a serie eh boa ou ruim... Admito q tive uma pequena incerteza qndo anunciaram o kyouryuuger... Mas com o passar do tempo fui curti do as coisas q saia...
    E depois de ver a premiere... Me fez fikr tão "elétrico" q a curiosidade nao para

    Como já havia mencionado antes... Tomara q os 2 últimos eps de go bus nao decepcione (assim como gaoranger fez)

    ResponderExcluir
  5. Go-busters começou bem ruim, mas ficou muito boa do meio pra frente.

    É um sentai que realmente pega no tranco, sem falar que o Enter e Escape são ótimos.

    ResponderExcluir
  6. SEI LA CADA UM TEM SUA OPINIÃO , MAS ANALISANDO COMO UM TODO , ACHO QUE GOKAIGER SUPEROU EM MUITO GO BUSTERS . MAS ACHO QUE TENHO ESTA OPINIÃO POR SER MAIS VELHO E ACHEI A TEMÁTICA DE GOKAIGER MAIS ADULTA DO QUE A DE GO BUSTERS ...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...