domingo, 3 de fevereiro de 2013

[OFF Tokusatsu] O lado obscuro do mundo das celebridades japonesas: sobre o fenômeno AKB48

A cantora japonesa Minami Minegishi, membro do AKB48, antes e depois de raspar a cabeça como autocastigo
A postagem aqui compartilhada apesar de ser "OFF ao Universo Tokusatsu" está ligado diretamente ao Universo da Cultura Pop Japonesa, portanto acredito que seja pertinente em função dos acontecimentos divulgados e comentados nesse último fim de semana, a respeito do mundo das celebridades japonesas. Na última sexta-feira (01), a Folha de São Paulo divulgou reportagem onde mostra a história de uma jovem cantora japonesa que se humilhou publicamente por ter sido flagrada saindo da casa de um rapaz. Ela teria quebrado uma regra da banda que faz parte, a AKB48, uma indústria milionária que vende a imagem de garotas sedutoras e virgens para consumo de um público cada vez mais "fanático". Confira no link a seguir o que foi noticiado: "Cantora japonesa raspa a cabeça como castigo por passar a noite com rapaz".


Em detrimento a ação indevida por ter burlado uma regra, a jovem cantora se disse envergonhada por seu ato e como autopunição veio à público por meio de um vídeo, com o cabelo raspado, que chocou o mundo. O ato em si está sendo tratado como absurdo e uma ação exagerada para quem está de fora, mas para aqueles que conhece o mundo das celebridades japonesas sabe que isso é apenas a ponta do iceberg. 

Anteriormente, o desenhista, redator, quadrinista e veterano na divulgação e estudo da cultura pop japonesa no Brasil, Alexandre Nagado, postou em seu Blog (recém-fechado) - Sushi POP - postou algumas matérias que revelam que nem tudo são flores no mundo das celebridades lá no Japão, na verdade, há um lado obscuro, violento, cruel e que não perdoa que seus astros tenham vida social ou amorosa. Obviamente, isso não acontece com todos, mas é a regra geral para grupos de rapazes e moças que cantam e dançam. É uma indústria que explora a imagem da mulher mais que em qualquer lugar do mundo. E para que alguns possam entender um pouco melhor essa situação absurda estarei divulgando a seguir os links para postagens escritas pelo Alexandre Nagado, ele lembra que os textos foram originalmente criados para pessoas já iniciadas no assunto, mas crer que não há dificuldades em entender o contexto.

Idolatria e perseguição no mundo otaku - O lado negro do culto às celebridades no Japão
http://nagado.blogspot.com.br/2011/09/idolatria-e-perseguicao-no-mundo-otaku.html

Sobre o fenômeno AKB48
http://nagado.blogspot.com.br/2012/05/sobre-febre-akb48.html 


Ainda, indico uma matéria que esclarece qual o sentido de "otaku", palavra da moda entre fãs de desenhos japoneses, mas que tem outro sentido no Japão

Desvendando o fenômeno otaku
http://nagado.blogspot.com.br/2010/02/desvendando-o-fenomeno-otaku.html

Espero que apreciem as matérias e que ajude a entender melhor esse caso de repercussão mundial, que tem sido muito mal analisado pela mídia e população.

Sigam Alexandre Nagado via Twitter - https://twitter.com/ale_nagado

Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...