sábado, 4 de maio de 2013

Quando o Tokusatsu influencia o 'Fan Fiction'! [+ Campanha]

Olá, Galera Tokufã!

Dizem que antes tarde do que nunca, não é mesmo? Tenho algumas matérias congeladas, outras em pré-produção e aquelas que estão no campo das ideias somente. Passo a passo darei continuidade e em outros casos, o ponta pé inicial, porém uma coisa positiva está para acontecer... a matéria de hoje é sobre algo que estava me programando desde o ano passado e, finalmente, a oportunidade apareceu de forma bem pertinente, pois na postagem do dia 18 de Fevereiro de 2013 (quase 04 meses depois... rsrsrs), o Blog Khriztian León  indicou o Tatisatsu para dar continuidade a uma Campanha muito interessante, então pensei... finalmente, um tema para ser abordado e com o incentivo certo. Antes de continuar, gostaria de fazer uma pergunta bem popular: "Você gosta de ler?" Certamente, quem não curti ler dificilmente visita o Blog Tatisatsu, isso porque, como já ouvi certos comentários, do tipo: "Você gosta de escrever, hein!", acredito que quem não aprecia a leitura nem aparece por aqui, só pelo fato que boa parte de meus posts são sempre bem extensos. Pois bem, vamos ao tema de hoje... Quem aqui já ouviu falar do termo em inglês Fan Fiction?

Fan Fiction é o termo dado para a ficção criada por fãs, também denominada Fan Fic. Essa ficção tanto pode ser contos ou romances escritos por pessoas que costumam se inspirar em uma determinada história através da TV, seja animes, séries, novelas, ou por meio da escrita, livros, mangas ou HQ's, ao ponto de dar continuidade para essas histórias ou pegar a essência abordada e transformá-la em algo forte, pelo fato de trazer referências de uma trama bastante conhecida e admirada pelo Fictor (o criador da Fic), em outro ponto podemos ter histórias totalmente originais escrita por eles.

Cho Senshi Nipo Ranger - Uma Fic que mistura os gêneros Super Sentais e Metal Heroes (Tokusatsu)
Há diversos tipos de Fan Fiction, como por exemplo: Crossover (fanfics que misturam elementos e temas do universo Fandom, como por exemplo a fic Cho Senshi Nipo Ranger que eu já divulguei aqui no Blog, infelizmente, a fic está congelada, meu amigo Aldo Mesquita / Lanthys está com algumas outras atribuições), Deathfic (onde pelo menos um personagem principal morre), Fanon (Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original), entre outros.

Recentemente, estou ficando viciada nas fics da amiga Renata Cezimbra (Lady Trotsky), ela tem o dom da escrita alinhado com sua paixão por tokusatsu e demais séries da sua preferência com elementos de tudo o que a estiga. O que mais admiro na sua escrita é como ela consegue surpreender a cada capítulo, quando você pensa que já explorou tudo que poderia em um determinado assunto, lá está ela mais uma vez exibindo sua arte. Com isso, já pudemos conhecer um poucos das suas tramas criadas, algumas concluídas, outras em andamento e aquelas que ainda estão como projetos, segue abaixo a relação de algumas dessas:

[Short-fic - Gokaiger] Inverno da Alma


Título: Inverno da Alma - Quando a volta é um recomeço
Gênero: Drama/Crossover com a série "Doctor Who".
Sinopse: Quando um personagem que todos achavam estar morto reaparece, conhecemos sua verdadeira origem. E o tamanho de sua dor.
Link: Prólogo, capítulo 1, capítulo 2capítulo 3 e Epílogo.

Ryoshi Sentai Nightman


Título em português: Esquadrão Caçador Nightman
Temática: Seres sobrenaturais. Mais especificamente vampiros, demônios e shinmas.
Pra quem gosta de: Tokusatsus estilo Super Sentai, Kamen Rider e Ultraman (Vou misturar um pouco de tudo nessa história).
Sinopse: A vida de cinco estudantes era normal até que uma investigação proposta por Kotaro, o esportista da escola, leva ele e mais Isabella, uma menina estrangeira que esconde algo misterioso, Ryoutarou, um garoto um tanto arredio cujo segredo só Bella conhece, Satiko, uma garota viciada em animes de terror e nerd de biologia e Nobuhiko, um nerd apaixonado por engenharia mecânica e jogos, a descobrir que a cidade de Tóquio e a Ásia inteira são protegidas há séculos por uma poderosa família formada por vampiros e por ninguém menos que esses poderosos seres, os cinco são escolhidos para formarem o Esquadrão Caçador Nightman.
Link: Prólogo, capítulo 1, capítulo 2, capítulo 3...

"Squad Special Missions Go-Busters" - versão britânica de "Tokumei Sentai Go-Busters".


Sinopse: Um terrível, porém inexplicável, ataque ao laboratório de Enetron da cidade de Cardiff, teve apenas seis sobreviventes: Alfred, Sarah, Breda, três funcionários com passados ocultos, George, Victoria e Henry, filhos de gente importante do laboratório, ainda muito jovens. Os seis se viram misteriosamente teletransportados, junto com um trio de robôs, para fora antes que o local fosse todo transferido para o que um dos cientistas chamou de "hiperespaço". Nenhum dos três adultos sabe, inicialmente, o que fazer com os três garotos, um adolescente de quinze anos, um garoto de sete e uma menina de três. Porém, eles chegam a um acordo e decidem adotá-los e cuidá-los.

Entretanto, quando o Brigadeiro Lethbridge-Stewart diz que os meninos receberão treinamento especial para no futuro combater o grupo chamado de Vaglass, nenhum dos três adultos gosta da ideia, mas são obrigados a aceitar para não correrem o risco de perder a guarda dos garotos, que em razão da Program Vaccine instalada em seus corpos por motivo de segurança, tem habilidades especiais que terão que ser treinadas para ficarem sob controle. Ainda assim, Alfred, Sarah e Breda não desistem de dar uma vida normal aos que eles consideram seus filhos e prometem, quando a hora chegar, se tornarão o "Esquadrão de Missões Especiais Go-Busters" para combater Vaglass e descobrir a verdadeira origem do maligno Messiah. O que vai acontecer? Apenas lendo para saber.


[ChangeFic] Com você aprendi...


Título: Com você aprendi...
Gênero: Drama/Romance/Aventura/Suspense.
Shippers: Ikari/Alesha, Hayate/Sakura, Mai/Goro, Tsuruji/Sayaka, Ozora/Nana, Ibuki/Aldonza, Shiima/Toriko.
Sinopse: Após a derrota do Império Gôzma, cada um dos Changeman seguiu sua vida, porém, eles logo sentem falta dos amigos que fizeram perto do final da complicada história que viveram por um ano e eles prometem, após se comunicarem usando a Shuttle Base, que voltarão dali a dois anos. Enquanto isso, eles não imaginam que alguém voltou e está tentando seguir sua vida distante dali. E assim o tempo vai passando, até que o destino mais uma vez os une em uma causa...

E então, ficaram curiosos para conhecer ou ler essas tramas? Essas fics  e muitas outras estão disponíveis para leitura nos Grupos (na seção "Arquivos"): Tokusatsus S/A e Tatisatsu (via Facebook). Costumo dizer que a cada história criada pela Renata uma nova atmosfera é criada, os personagens ganham vida própria e o que mais chama a minha atenção são as personalidades bem definidas para cada um, são heróis e ao mesmo tempo anti-heróis. Infelizmente, na grande maioria das vezes eu nem comento todos, não digo pela falta de tempo, mas porque acredito que os comentários não podem ser simples, mas sim contundentes e complementares para que o feedback seja fidedigno, mas, não seja por isso... Renata, gostaria de dizer-lhe aqui que por nada abandone a arte da escrita, continue compartilhando conosco de suas ideias flamejantes e altamente ardente. Que suas histórias preencham o vazio da alma de algumas pessoas solitárias, ou ainda que elas se tornem porta-vozes das pessoas que vivem no silêncio angustiante, por favor, continue.

Personagens da Fan Fic do Darwes
Outro belo exemplo de Fan Fic, só que desta vez voltada 100% para o universo tokusatsu é a mais recente criação do Darwes (membro do Fórum Toku Brasil), o que dizer? Simplesmente, apaixonei-me por seu Sentai chamado: Onzoushi Sentai Shinseiger, ele ainda está no início de sua longa trajetória. Em sua trama percebo elementos de Shinkenger, Boukenger, Kyoryuger, Kamen Rider Wizard (por causa dos uniformes),  dando um contexto mais dinâmico e divertido, antes de ler o episódio o que havia chamado a minha atenção foi a arte empregada na construção dos personagens. Outro ponto positivo e que merece grande destaque pela iniciativa é o fato dele ter criado uma tema musical para a abertura. Confiram a seguir:


Shinseiger theme
Letra, Melodia e Arranjo: Darkwes.

Ficaram interessados? Não deixem de dar uma olhadinha nos links lá no Fórum Toku Brasil contendo os dois primeiros episódios: Episódio 01 / Episódio 02 / Fan Art

Espero que aqueles que são apaixonados por leitura possa curtir as Fics mencionadas aqui e que a partir de agora um novo leque se abra e novas histórias possam surgir e que outras possam ser continuadas. Bom, mas como eu falei bem lá no início, ao produzir este post eu acabei aderindo a uma campanha muito interessante, vamos a ela?


O nome dela é CAMPANHA INCENTIVO À LEITURA, mesmo um pouco tarde, creio que ela ainda é válida, pois nunca é tarde para iniciar uma leitura. Agradecendo mais uma vez o Blog o Blog Khriztian León pela indicação. Segundo as regras pré-estabelecidas "os blogs participantes da Campanha devem indicar 10 blogs para participar da mesma. Após a indicação o blog deverá ser notificado de sua participação, um blog só pode (e deve) postar o 'meme' (imagem/selo) acima em seu blog se estiver na lista de 10 indicados para participar da Campanha; E o mais importante, indicar um, ou mais livros, para uma pessoa começar a ler". Preparados para as minhas indicações bem variadas de leitura, em um breve TOP 3? Então, vamos lá:

01 - CORAÇÕES SUJOS (de Fernando Morais)


Sinopse: A Shindo Renmei, ou "Liga do Caminho dos Súditos", nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra, em 1945. Para seus seguidores, a notícia da rendição japonesa não passava de uma fraude aliada. Como aceitar a derrota, se em 2600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? Em poucos meses a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil imigrantes, estava irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os kachigumi, os "vitoristas" da Shindo Renmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os makegumi, ou "derrotistas", apelidados de "corações sujos" pelos militantes da seita. 

Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindo Renmei declara guerra aos "corações sujos", acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade. De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, os matadores da Shindo Renmei percorrem o Estado de São Paulo realizando atentados que levam à morte 23 imigrantes e deixam cerca de 150 feridos. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes são presos pelo DOPS, 381 são condenados e 80 são deportados para o Japão. Nesta sua volta à grande reportagem, Fernando Morais conta a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil.

Comentário: Fiquei sabendo sobre o livro por meio da dica leitura da Revista Made in Japan por volta de 2001, na época era assinante da revista, e posso dizer que foi um período que eu vivenciei bastante a cultura japonesa muito além das séries de Tokusatsu, pois eu quis vivenciar a História do Japão, não só dentro da Terra do Sol Nascente, mas como foi que a comunidade japonesa desenvolveu-se em nosso país. Contudo, por mais que eu soubesse a respeito do contexto do livro, nada preparou-me para os detalhes nele descritos. Por diversas vezes parei minha leitura, na época um pouco ainda pela imaturidade, não consegui evitar o choque com a realidade cruel. Mas, pouco a pouco a tristeza que teimava em tomar conta de mim ganhou uma força diferente, pois percebi que se tratava de uma história única, um legado que apesar de doloroso, você percebe o valor do verdadeiro patriotismo pode sentenciar vidas a um destino triste. Impossível não se emocionar ou se envolver com a história muito bem redigida por Fernando Morais.

02 - UMA VIAGEM ATRAVÉS DOS MITOS - O significado dos Mitos como um Guia para a Vida ( de Liz Greene & Juliet Sharman-Burke)


Sinopse: Este livro revela de que maneira os mitos podem nos auxiliar a compreender a vida e saber vivê-la. Explorando os temas psicológicos de muitas tradições míticas, as autoras guiam os leitores desde os conflitos familiares e infantis, passando pelas questões relativas ao amor, à intimidade e à ambição, até chegar ao momento em que temos de enfrentar nossa mortalidade – fazendo de Uma viagem através dos mitos um verdadeiro manual para a vida. 

Histórias das civilizações greco-romana, hebraica, egípcia, celta, norueguesa e oriental são analisadas de uma perspectiva contemporânea, facilitando a identificação do leitor. Belíssimas ilustrações a bico de pena complementam e enriquecem o livro. 

Alguns dos mitos tratados: 
Osíris, Íris e Hórus -Caim e Abel -Rômulo e Remo -Antígona -Adão e Eva - Buda - Eco e Narciso - Sansão e Dalila - Merlin - Jó - Orfeu e Eurídice - Artur e Guinevere - O Minotauro - Fausto - Hera e Hefesto - Ulisses e Penélope - e muitos outros.

Comentário: Este livro me deparei na livraria e como trata de um tema que eu tenho um verdadeiro fascínio, Mitos, não resisti e comprei. Este livro constitui como uma bússola para nos direcionar em diversas situações que vivenciamos em nosso dia a dia e em determinados períodos de nossas vidas. Com isso, podemos tecer algumas relações concatenadas com questões do tipo: amor, intimidade, ambição e mortalidade. Através de sua leitura realizamos descobertas sobre nós mesmos e como enfrentamos os desafios diários perpassando por diversos arcos do auto-conhecimento. Uma leitura envolvente!

03 - O RETORNO DO JOVEM PRÍNCIPE (de A. G. Roemmers)


Sinopse: O livro O Retorno do Jovem Príncipe é uma obra de ficção que fala da visita de um célebre príncipe à Terra em sua adolescência. Com visão humanista e espiritual sobre o mundo, seus habitantes e os valores básicos que os sustentam, o poeta argentino A. G. Roemmers faz um tributo sutil ao personagem que há décadas encanta gerações. 

Ao viajar sozinho no vazio da Patagônia, um homem maduro encontra um adolescente desacordado e o socorre. Quando o rapaz acorda, o homem percebe que não se trata de um jovem qualquer, mas de um famoso príncipe que cresceu e resolveu revisitar o planeta Terra.

Os dois viajantes embarcam num diálogo denso que aborda as grandes questões existenciais. Assim, a viagem de carro se transforma em uma autêntica trajetória espiritual, que abrange a transição da inocência à maturidade, do cotidiano ao transcendente e da tristeza à alegria.

Roemmers retoma no livro discussões éticas sobre a experiência humana e aborda temas ainda cruciais à humanidade, como guerras, crises econômicas, fome e consumismo. "Durante o percurso da viagem fictícia, o Jovem Príncipe pergunta se há muitos caminhos no planeta Terra e se não ocorre aos homens procurar no céu a orientação. Sempre há problemas e os caminhos para superá-los", afirma o autor, também influenciado pelo personagem em sua infância.

Comentário: Comprei este livro com uma certa expectativa, na esperança de mergulhar por uma leitura envolvente que nem aconteceu com o clássico escrito por Antoine de Saint-Exupéry, mas apesar da essência corresponder ao clássico, sinto que faltava algo mais. A leitura não é ruim, mas o diálogo existente por muitas vezes ficou longo e cansativo, contudo, recomendo a leitura por abordar temais atuais e reflexivos ao nosso dia a dia e, em alguns momentos constitui nas respostas que eu buscava.

----

Bom, claro que há muito mais livros para ser indicados, contudo, resolvi fazer o TOP 3 com livros bem diferenciados para abrir o leque de algumas pessoas que não conheçam esses livros os quais mereçam uma certa atenção.

Para dar continuidade a esta companha gostaria de indicar os seguintes blogs (espero que todos possam aderir):

01 - CRUZADOR IMPERIAL MEES (por Biazinha)

02 - A ÚLTIMA FRONTEIRA (por Matheus Salvi)

03 - SUSHI POP (por Alexandre Nagado)

04 - INTERRUPTOR NERD (por João Gabri-EL)

05 - SUPER REVIEW TIME (por Kapan)

06 - HENSHIN WORLD (por Goggle Red)

07 - CULTURA POP À RIGOR (por Marc, Dri, Dré & Celle)

08 - ALFORJE ( por Rodrigo Bazílio)

09 - ANIMESATSU (por Bruno)

10 - ANIME \ TOKUS ( por Weslley)

Perdão, pela demora eterna em postar essa matéria! ^_^ Espero tentar evitar esses atrasos prolongados. Até a próxima!
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

12 comentários:

  1. Fanfictions são algo realmente mágico, pra quem gosta de ler... Ler e escrever são totalmente indispensáveis pra se ter a fiction como algo bom, é como jogar RPG, mas sem precisar rolar dados, você determina que atitude o personagem terá, quais façanhas ele conseguirá fazer, quais vilões ele conseguirá dar fim e quantas pessoas amadas ele poderá salvar... É algo que mexe com o coração, com a emoção, com os conceitos e idéias, pois se põe na ponta do lápis (agora do teclado) o nosso modo de ver as coisas, como realmente gostariamos que tudo fosse e isso, desperta dentro de nós uma alegria sem igual! Que venham os escritores, que venham os textos gigantes, que venham muitas tramas, muitas histórias e que as gerações que vem por aí (se encaixa minha Yuna nessa lista) possam gostar de leitura tanto quanto vamos incentivá-los, pois o hábito de ler, ainda é a grande fonte de educação e cultura do nosso mundo!! Excelente matéria (como sempre) Taty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu querido amigo Lanthys! Que nós possamos nos tornar cada vez mais leitores e assim por meio da nossa escrita melhorar mais e mais! Não é mesmo? Seja eu com minhas matérias, ou você com seu dom da escrita com as fanfics! O importante é produzir \o/

      Obrigada pela participação e desculpe-me pelo atraso na resposta! Abração o/

      Excluir
  2. Obrigado pela a indicação Taty, em breve espero escrever sobre este assunto pois também acho muito importante esta campanha de incentivo pq vemos cada vez menos o interesse pela leitura.
    Caso eu não viaje ate domingo espero ter feito a post la no Anime\Tokus.
    Fiquei muito interessado nas suas duas primeiras indicações! E como sempre uma bela postagem, com suas inteligentes palavras. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Weslley, eu que agradeço pelo apoio, amizade, carinho e parceria! Conte sempre comigo! Abração o/

      Excluir
  3. Taty,
    Agradeço a indicação, pois qualquer movimento no sentido de ampliar o interesse pela leitura é muito importante. Ainda não li nenhum dos livros que você indicou, mas vou procurá-los. Nosso post já ficou pronto: http://cosmicrash.blogspot.com.br/2013/05/que-tal-um-livro-campanha-de-incentivo.html#axzz2ShgjJYjT
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, eu te agradeço em dobro... parabéns pelo trabalho que vocês do Cultura POP À Rigor estão realizando! Fantástico! Amei as indicações! E viva a leitura, não é mesmo! =D

      Eu aqui de férias... e alguns meses depois... colocando em dias as minhas leituras! Maravilhoso, isso!

      Obrigada mais uma vez e um abração o/

      Excluir
  4. Adorei sua matéria! É muito importante valorizar os "FanFics", pois é uma formar de expressar os nossos sentimentos e desejos, que às vezes aquele autor não conseguiu transmitir para nós. É expandir seus sonhos para além da história contada. Espero que muitas pessoas além de mim, transpassem a barreira de uma história. Obrigado pela indicação e até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu, Bruno! Isso muito me alegra, viu? Que bom que curtiu! E quanto mais melhor, não é mesmo? Obrigada pela participação! Obrigada! Abraço o/

      Excluir
  5. Muito legal. Gosto muito dos FanFics, pois conseguem, muitas vezes, uma maior abrangência de assuntos nas séries em que se inspiram
    Excelente a matéria, Tati, obrigado pelo maravilhoso trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Rrick Cruxis! Obrigada pelo incentivo, viu? Prometo sempre dar o meu melhor sempre! Obrigada pela força! Abraços o/

      Excluir
  6. Adorei seu blog, excelente matéria!
    http://otheranna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só... um novo Blog para que eu possa conhecer! \o/ Maravilha! Obrigada pela visita Anna Angel... espero que volte mais vezes! Um forte abraço o/

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...