segunda-feira, 23 de setembro de 2013

[Primeiras Impressões | Spoiler] Zyuden Sentai Kyoryuger: Gaburincho of Music

Cartaz de divulgação do Filme
Pensei em fazer um Review, mas aí me lembrei que assisti ao filme "Zyuden Sentai Kyoryuger: Gaburincho of Music" sem legenda, então só poderei dar as minhas 'Primeiras Impressões' sobre ele. Mas, para iniciar as minhas considerações acerca do mesmo preciso confessar que é um dos filmes de Super Sentai mais interessante e muito bem elaborado que eu já assisti, trata-se de um filme que consegue contar a sua curta história (em menos de 30 minutos) e deixar tudo muito bem amarrado, sem brechas, falhas ou dúvidas. Dirigido por Koichi Sakamoto e escrito por Riku Sanjo, o filme consegue ser eletrizante, animado, agitado e musical do início ao fim, com excelentes tomadas e cenas de ação fantásticas. Definitivamente, é um filme imperdível, independente se você acompanha a série ou não, eu diria que vale dar aquela conferida! Bem, mas vamos às minhas considerações, porém, preciso adverti-los: muito cuidado com os spoilers!

Meeko e Daigo (KyoryuRed) - Foto de Divulgação. Todos os Direitos Reservados à Toei Co., Ltd. © 2013 TV Asahi · Toe AG · Toei
A história tem início com o concerto musical da ídolo pop Meeko (Mikoto Amano), durante a sua apresentação Meeko é atacada pela horda de Zori, liderada naquele momento pelas Dino Girls: Lamunea e Ashy. Por sorte, os guerreiros Kyoryuger liderados por Daigo aparecem bem na hora, após a apresentação de cada um (e diga-se de passagem, com um ar bem divertido e peculiar de cada um, no entanto senti a falta de Ucchy neste momento), a luta começa de forma frenética e envolvente, enquanto os créditos da abertura do filme são exibidos. E apesar do excesso na utilização dos CGs, algo muito comum nas produções atuais de séries e filmes de tokusatsu, o que se destaca de fato são as coreografias das lutas, são muito bem elaboradas, possui um ritmo e sincronia fantásticos. Durante a luta, Daigo aproveita para se afastar do foco central e deixar Meeko em segurança. A sós Daigo tem a impressão que conhece Meeko de algum lugar, neste momento ocorre um flasback de como os dois se conheceram anos atrás na França, a partir daí entendemos a história do colar que Daigo carrega em seu pescoço, presente da Meeko como forma de agradecimento pelos bons momentos juntos. Assim como Daigo, Meeko também tem o seu cordão especial, contudo em meio as lembranças Meeko se dar conta que o perdeu e, quando ela e Daigo estão à procura do mesmo ouvem uma estranha melodia, quando se viram percebem que um estranho e misterioso Cavaleiro, aparentemente, usando a mesma forma dos Kyoryuger transformados aproxima-se deles. Ao ouvir a estranha melodia Meeko passa mal.

"D" vs Kyoryu Red - uma das cenas mega eletrizantes. Todos os Direitos Reservados à Toei Co., Ltd. © 2013 TV Asahi · Toe AG · Toei
Com o intuito de proteger Meeko, Daigo transforma-se em Kyoryu Red para combater o ataque do bumerangue (boomerang) transformado a partir da flauta do estranho e misterioso Cavaleiro, que logo depois vira também uma lança (adaga), a luta com o misterioso Cavaleiro começa de forma inebriante e posso dizer que a música "Senritsu to Senritsu ~D no Thema~" conseguiu passar ainda muito mais emoção para a cena, o conjunto da obra foi envolvente ao extremo, prendeu minha atenção aos mínimos detalhes da cena. Mesmo com a ajuda de seus companheiros Kyoryu Red não consegue deter o misterioso Cavaleiro e sofrem um feroz ataque após ele utilizar a Bateria D, gravemente feridos os heróis não conseguem impedir que Meeko seja sequestrada pelo Cavaleiro.

Dehbos fez uma participação especial no filme
Os vilões da vez foi a horda de Zori liderada por D e acompanhado de perto por suas escudeiras as Dino Girls
Ok! Falei do novo grupo do mal que aparece no filme e até agora não falei do Exército de Dehbos (ou Devoss), correto? Será que eles não aparecem no filme? Ah, sim... aparecem com certeza, mas a participação deles é efêmera, literalmente. Liderados pela  Canderilla, Aigallon e Luckyuro aparecem (basicamente) só para cantar e dançar o tema musical "Kokoro no Sukima World" e preparar o terreno para o que está por vir. Quando o Cavaleiro Misterioso aparece perante Chaos, Dogold e demais membros demonstra extrema ousadia e deixa bem claro que da parte dele não haverá nenhum tipo de submissão ao Exército Dehbos. Seus objetivos estão acima de qualquer coisa e não permitirá interferências. Deixando isso bem claro, eles ficam na retaguarda, posso dizer que neste filme eles foram o elenco coadjuvante, gostei disso já que não curto muito eles como vilões de Super Sentai.

Kyoryuger reunidos no Museu de Dinossauros - Detalhe na cena do filme Ucchi não está presente neste momento
A cena seguinte acontece no "Museu de Dinossauros", local propício para Torin explicar aos Kyoryuger sobre o Cavaleiro Misterioso que atende pela denominação D (ou, Deathryuger) e tudo sobre o poder misterioso de Tobaspino e de como ele pode ser controlado. Eis que passamos a compreender o motivo pelo qual "D" sequestrou a Meeko. O objetivo de D é adquirir o Zyudenryu 0: Tobaspino. E a chave capaz de reviver a besta lendária está na voz de Meeko, pois ao que tudo indica ela é descendente de alguém que cantou para Tobaspino milhares de anos atrás, como Torin havia explicado anteriormente. Com isso, D grava a voz de Meeko em uma Zyudenchi #00, capaz de convocar o misterioso Tobaspino. O pior acontece, usando sua flauta 'D' pode controlar Tobaspino e dessa forma ataca a cidade. Uma grande luta eclode, outro momento em que podemos ver bastante a utilização de recursos com CGs, eu já gostava do que foi feito em Go-Busters, acredito que em Kyoryuger essa arte gráfica está ainda melhor com excelentes recursos.

Cordão dado por Daigo à Meeko - A peça está sendo comercializada pelo site da Bandai no valor de 10.500 ienes. 
Feridos e preocupados com a situação Ian, Nobuharu e Souji começam a cantar a canção da Meeko "Dino Soul", neste instante mais uma vez uma cena "flashback" acontece mostrando a Meeko cantando a mesma música para Daigo anos atrás quando eles se encontraram na França. A imagem logo é alternada para Ami, que também ferida canta a canção ao lado de Daigo. A interpretação de todos para a capela de "Dino Soul", neste momento do filme foi perfeito. Em outro "flashback" descobrimos que o cordão que Meeko perdeu no início do filme  é um presente de Daigo, por isso a importância dele para Meeko. Ami que havia encontrado o cordão entrega-o para Daigo.

Ucchi (Kyoryu Gold) entra na história! 
Para o meu espanto Ucchi só foi aparecer na metade do filme, mas como comentei com o amigo Satoshi, sua entrada foi triunfal, contudo ficou a dúvida: quem contou a ele sobre a situação já que ele chegou botando moral, enfrentando a horda de Zori liderada por D e suas fiéis escudeiras, as Dino Girls? Bom, dúvida a parte, apesar disso não quebrou muito o enredo da trama, podemos fazer algumas deduções de como o Ucchi ficou por dentro de tudo caindo de paraquedas na história já mandando ver, porém posso dizer que para mim isso nem faz muita diferença, pois como eu considerei esse filme feito sob medida. Reafirmo, penso que até a entrada do Ucchi do nada conseguiu dar uma graciosidade a mais. Após a união dos 6 Kyoryuger o clímax do filme tem o seu início, não posso deixar de comentar que assim como o "Henshin" (transformação) dos heróis conseguiram manter o padrão da série juntamente com o seu "Roll Call", a arte visual para a apresentação de cada um é muito bem feita, as explosões também tiveram sua vez.

As Dino Girls - Ashy e Lamunea
'Deathryuger' pilotando a sua D-Racer
Agora vem a parte das lutas que eu mais curti, os combates entre Kyoryu Pink com a Ashy (Dino Girl) e do Kyoryu Black com a Lamunea (outra Dino Girl) foram verdadeiras obras de arte. Destacando o quase 'Pink Rider Kick' (como disse o amigo Satoshi) da Kyoryu Pink para cima da Ashy que também vem do outro lado com seu 'Dino Rider Kick' (como eu considerei) que na sequência mandaram muito bem nos movimentos das pernas e dos giros na sequência da luta. O Kyoryu Black destacou-se com suas piruetas e incríveis acrobacias. Agora, fantástico mesmo foi ver a Kyoryu Pink ser quadruplicada para dar o seu belo 'Pink Rider Kick' Final para atacar em conjunto com o Kyoryu Black as Dino Girls. O combate de Daigo e D sob suas respectivas motocicletas lembrou  no início da cena outra cena já dirigida por Koichi Sakamoto entre Wizard e Fourze em Movie Taisen Ultimatum.

D é na verdade um dos monstros de Dehbos
A luta entre os Mechas foi um show a parte o nível de CGs utilizado nessa cena é impressionante dando aos mechas leveza, agilidade, mobilidade e maior realismo à cena. Quando Kyoryu Red consegue invadir o Spinodai-Oh e assim travar mais um duelo 'mano a mano' com D é revelado a sua real identidade, na verdade, trata-se de um monstro Alien de Dehbos que após receber um falso poder de Kyoryuger por meio da Zyudenchi #D transformou-se no misterioso Cavaleiro 'D' (ou, Deathryuger) e utilizando-se de poderes ilícitos ele força a parceria com o misterioso Zyudenryu Tobaspino. A luta final segue dentro Spinodai-Oh onde KyoryuRed utiliza o Gaburu Armed On, quando Kyoryu Red assume a sua forma Red W Armed On e enfrenta Deathryuger dar a impressão que a luta será intensa e complicada, mas no entanto foi rápida e decidida quase de imediato, ficou aquele gostinho de "ah, poderia ter sido melhor", porém, não foi ruim não, digamos que foi objetiva.

Todos unidos em uma só canção
Com Deathryuger destruído o caminho para a recuperação de Tobaspino fica menos complicada. A partir daí o Ritual de sua Purificação intensifica-se (o ritual inicia-se durante a luta de Kyoyu Red W Armed On e Deathryuger) ! A canção "Dino Soul" (na versão antiga, como se fosse uma capela) interpretada por Meeko, inicialmente, ganhou a participação dos Kyoryuger a melodia funcionou como uma oração da purificação da Zyudenchi #00, onde eles conseguiram enfim recuperar o controle de Tobaspino. No final Daigo confia a Meeko a Zyudenchi #00, pois sabe que com ela o poder dessa incrível bateria estará seguro.

Momento inusitado - Personagens de Kamen Rider Wizard dançando no encerramento do filme de Kyoryuger
Todos ao som de "Gaburincho of Music"
O filme termina em seu ponto de partida, o concerto musical da ídolo pop Meeko (Mikoto Amano) e dessa vez tudo acaba bem. O encerramento é um acontecimento a parte, pois todos dançam ao som de "Gaburincho of Music", e quando eu digo "todos" é TODOS mesmo... Kyoryuger e seus convidados especiais, além do elenco do filme. Tenho que dizer que ver o elenco de Kyoryuger acompanhado da trupe de Kamen Rider Wizard dançando no encerramento do filme não tem preço - SENSACIONAL! O filme estreou no último verão, no Japão, no dia 03 de agosto acompanhado pelo filme "Kamen Rider Wizard In Magic Land". Espero, sinceramente, que a temática "filme musical" seja mais explorado daqui para frente, inovou bastante e acredito que conseguiu recuperar a atmosfera envolvente que deve ter os filmes Super Sentais, já que eles são curtos e precisam de objetividade e enredo coeso - "Zyuden Sentai Kyoryuger: Gaburincho of Music" foi uma produção encantadora que conseguiu me surpreender e entreter de forma suave e única.

Agradecimentos mais do que especiais ao amigo Satoshi Kishimoto.
#Editado 10º parágrafo
---
FanPage Tatisatsu - Momentos Marcantes são Eternos!

Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

Um comentário:

  1. Ótimo post, tinha acabado de assistir sem legenda mas não entendi muita coisa, mas com esse post ficou massa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...