sábado, 21 de setembro de 2013

[REVIEW] Kamen Rider Wizard - THE FINALE

Kamen Rider Wizard encerra a sua trama
Kamen Rider Wizard é a 23ª série da franquia Kamen Rider e a 14ª da Era Heisei nesses 42 anos de produção. Em meio a sua produção houve uma prévia divulgação em massa nos meios de comunicação, enfim, um investimento pesado em virtude da baixa audiência que começou assombrar a franquia durante a exibição de Kamen Rider Fourze (no ano passado), tal investimento gerou muitas expectativas, contudo, não impediu que Kamen Rider Wizard também sofresse com a baixa audiência. Por outro lado, o tema magia trouxe elementos curiosos para a franquia, afinal de contas era a primeira vez que teríamos um Kamen Rider Mago, alguns o relacionaram com a série Super Sentai Mahou Sentai Magiranger (o qual abordou o tema similar), enquanto outros interligaram com a trama de Harry Potter, podemos dizer que se o tema é magia há sempre uma pitada de referência de cada série que já trabalhou com esses elementos, mas não posso deixar de comentar e reverenciar as referências que a série durante toda a sua trama demonstrou com relação às séries de Kamen Riders anteriores, repetiu situações, trouxe de volta alguns padrões e contou de uma outra forma situações semelhantes.

Kamen Rider Wizard
Durante a série tivemos revelações, as quais antes de serem feitas foram debatidas através das especulações e quando algumas dessas especulações foram comprovadas tivemos algumas opiniões divididas, isso porque, alguns consideraram mesmices, outros cartas marcadas, e ainda há aqueles que consideraram a série previsível demais, em alguns momentos foi, mas só até certo momento, pois apesar da previsibilidade da forma como foram feitas, trouxeram novos elementos de abordagem. A série conseguiu dar uma carga dramática para a história a qual muito tempo eu sentia falta, a história foi bem desenhada do início ao fim, mesmo que muitos contestem muitas coisas, isso é inevitável. Afinal de contas, muito da predileção a uma determinada série vai das vivências / experiências e até das expectativas do telespectador sobre a mesma. Reconheço que a série teve altos e baixos, mas qual a série de tokusatsu que não tem? Caso decida continuar lendo este Review aviso que poderá contar spoilers, não só de Kamen Rider Wizard, como também de séries que a antecederam.

Haruto utilizando o Anel que ele próprio criou a a partir dos seus sentimentos pela Koyomi (em salvá-la)
Lembro-me que ao assistir o 2º episódio da série fiz a postagem de título: "Kamen Rider Wizard - Um Resgate aos Kamen Riders da Era Heisei" onde antes de comentar sobre o episódio em si, traço um paralelo de referências existentes e percebidas por mim naquele momento entre séries riders anteriores, mas onde eu dava destaque para 03 (três) séries em especial: Kamen Rider Ryuki, Kamen Rider Den-O e Kamen Rider OOO, referências essas que mantiveram-se após 48 episódios. E posso dizer apesar dos padrões similares representados. Assim como em Ryuki descobrimos que a Yui Kanzaki mostrou-se como o eixo norteador da série, já que a Guerra entre os Riders só passou a existir em função do desejo de seu irmão Shiro Kanzaki (criador de Kamen Rider Odin) em querer salvá-la antes do seu 20º aniversário, em Kamen Rider Wizard tivemos a Koyomi como esse eixo norteador já que o Sabbath, ritual que envolvia o eclipse solar, foi criado em função do desejo de Fueki (Shiroi Mahoutsukai/Wiseman) em trazer a sua filha Koyomi à vida, após sua morte há muitos anos. Diria que essas duas vertentes o elo máximo de ligação entre as duas séries.

'Mortes' marcantes
Sem contar que além das mortes de Yui e Koyomi podemos relembrar aqui a morte de uma outra garota em séries Kamen Riders, quem assistiu a série Kamen Rider Kiva se lembrará do momento da despedida da Mio Suzuki (antes de sua morte) com Wataru, foram despedidas tocantes que reacendeu dentro de cada Rider o seu verdadeiro desejo de conquista (ou, o real motivo pelo qual cada um deveria lutar). Já dizia William Shakespeare: "Toda despedida é dor... tão doce todavia, que eu te diria boa noite até que amanhecesse o dia". Poderia aqui desenvolver o que foi cada uma dessas perdas para Shinji Kido (Kamen Rider Ryuki), Wataru (Kamen Rider Kiva) e Haruto Souma (Kamen Rider Wizard), mas, como sei que muitos ainda não assistiram as demais série evitarei dar mais spoilers sobre isso, mas para quem ainda não viu aconselho a ver o mais rápido possível.

Shinji Kido em Kamen Rider Ryuki (Henshin)
Haruto Souma em Kamen Rider Wizard (Henshin)
Em Kamen Rider Ryuki há a luta pela sobrevivência, logo aqueles que se negam a lutar não sobreviverão, foi duro para Shinji Kido descobrir que, infelizmente, certas pessoas não podem ser salvas e que no final das contas se seu objetivo é parar uma luta você deverá lutar para isso, Shinji foi um rider que viveu essa dicotomia entre o querer fazer aquilo que ele queria combater, mas se observamos atentamente sua trajetória ele conseguiu a duros golpes o resultado que tanto almejava, apesar de não ter sido o final que ele queria, ele teve seu objetivo alcançado. Assim também foi a trajetória de Haruto Souma em Kamen Rider Wizard escolhido pelo Shiroi Mahoutsukai (conhecido como Mago Branco) para lutar contra os Phantoms e salvar a humanidade do desespero, impedindo assim que novos Phantoms surgissem a partir do desespero de seres humanos que fossem "Gates" em potenciais, pessoas com potencial mágico capaz de libertar novos Phantons, causando destruição. O objetivo de Haruto era ser a Esperança, uma nova alternativa, ou seja, nem tudo estava perdido sempre havia uma saída. Contudo, no decorrer da série Haruto percebeu que seu objetivo era na verdade salvar a Koyomi e nesse ponto crucial ele vivenciou um dilema, pois até então a salvação de Koyomi consistia na morte de muitos inocentes, Haruto queria salvá-la sem realizar qualquer tipo de sacrifício que fosse desnecessário.

Cenas do Episódio 50
Luta épica entre Wizard e Mago Branco
As lembranças deixadas para trás
Antes de comentar esse fato de como Haruto salvou a Koyomi preciso comentar alguns pontos do penúltimo episódio, o de número 50, o qual me fez considerar um dos melhores episódios de todas as séries Kamen Riders, atenção não estou dizendo aqui que é o melhor episódio, nem tenho como determinar tal coisa, estou dizendo que dentro da minha concepção e daquilo que assisti até agora de séries Kamen Riders. Cheguei a comentar na FanPage do Tatisatsu que por mais otimista que eu sou, posso assegurar-lhes com toda certeza que eu não esperava pelo que aconteceu no penúltimo episódio de Kamen Rider Wizard. Foi tudo muito intenso, a carga emocional foi de altíssimo grau, as lutas foram simplesmente épicas e os desfechos inesperados. O episódio todo, ao meu ver, foi impecável... o roteiro foi caprichado! Foi tudo muito forte, violento até... arrancou lágrimas minhas, tirou meu fôlego e me deixou perplexa. Uma das cenas mais épicas que com certeza ficará eternizada em minha memória é a luta derradeira entre Wizard e o Mago Branco, surpreendeu-me o fato de Gremlin não ter morrido com o ataque da lança do Mago Branco e matá-lo com sua própria lança. Ardiloso como sempre Gremlin foi fiel as suas raízes, o Phantom dentro dele não mudou sua personalidade humana, apenas intensificou-a! Ardiloso, frio, calculista, age em função de seu próprio capricho, seus desejos mais insanos e foi buscando realizar o seu desejo que ele arranca de Koyomi a sua fonte de existência, no caso, a Pedra Filosofal. Foi revoltante, mesmo deduzindo que o provável desfecho seria esse mesmo! Eu não preciso nem dizer que fui às lágrimas em meio ao diálogo que ela teve com Haruto em sua despedida... e aí, no momento do adeus a Koyomi eu me deparei com outras singelas referências, a desaparecer por completo o que fica para trás, caído no chão é o anel que Haruto colocou-lhe em seu dedo como forma de esperança, eis que me lembrei da Core Medal do Ankh quebrada (em Kamen Rider OOO) sendo a esperança de Hina e Eiji em um futuro retorno de Ankh e na despedida selada do relacionamento entre Wataru e Mio (em Kamen Rider Kiva) marcada pelo anel de compromisso (ver imagem acima)... e mesmo que todos alegassem que o padrão dessas perdas estão repetitivas e que ela quase certo que ela reviveria no final e revelo à vocês que, mesmo gostando muito da Koyomi e que desejava até que ela terminassem com o Haruto, eu desejei que ela não voltasse a viver no episódio final (51), pois aí sim seria repetir padrões, da forma como ela morreu anteriormente em função de uma doença, ela merecia seu descanso em paz.

Gremlin em poder da Pedra Filosofal
Kamen Riders Mages indo à luta!
Em poder da Pedra Filosofal, Gremlin fica ainda mais poderoso e obcecado em voltar a ser Sora Takigawa, sem qualquer resquícios de seu Phantom. Sua obsessão o deixa descontrolado, resultando na destruição da cidade e no pânico das pessoas. Nitou sem o poder de Chimera, em função da destruição do Driver de Beast, não pode mais se transformar, contudo seu instinto o leva a lutar contra os Ghouls, mesmo não possuindo mais a forma de Beast. Para ajudar Nitou, Rinko e Shunpei nessa batalha final os Kamen Riders Mages decidem lutar: Mayu decidi usar o seu poder para salvar vidas inocentes, Yuzuru decidi que o importante é salvar pessoas, enquanto que Yamamoto o desejo de proteger a sua família a qualquer custo levou-o a controlar seu medo e lutar em prol do seu objetivo. Mas, o poder de Gremlin superou a junção dos três Magos escolhidos pelo Mago Branco, derrubando-os... eis que no momento crucial Haruto aparece, aparentemente com sua calma habitual, uma serenidade quase que misteriosa, mas seu olhar era de revanche e vingança. Enquanto Sora esperava encontrar em Haruto em um aliado para sua loucura tentando convencê-lo que eles foram sacrificados em prol de Koyomi, já que Sora se tornou um Phantom, assim como Haruto se tornou Mago para que Koyomi pudesse enfim reviver. Mesmo compreendendo e sabendo que esse fato é real, Haruto decidiu realizar a sua própria esperança, tomar a Pedra Filosofal de Gremlin e salvar a Koyomi. Quando ele revela a sua esperança seus amigos temem pelo pior - que Haruto pensa em realizar o Sabbath para poder trazer a Koyomi de volta - deve destacar que nesse momento de sua resolução o que me chamou a atenção foi a forma como ele disse: "Henshin!" - pela segunda vez, ele disse Henshin com força e determinação.

Infinity Style na batalha final
Parecia que ele venceria Gremlin com facilidade já que estava usando o Infinity Style, porém o que parecia fácil mostrou-se complicado e eu temi por uma derrota, afinal de contas tudo estava em aberto naquele momento, e quando ele recebe o ataque por meio do poder da Pedra Filosofal voltando a usar a Flame Style fiquei imaginando qual poderia ser a melhor opção para ele naquele momento e eis que me surpreendo com o objeto que salva Wizard de um ataque certeiro do Gremlin, o anel da esperança da Koyomi, funcionando como se fosse um escudo e combustível para aumentar ainda mais a sua motivação, pois o anel fica em pedaços após o ataque, fazendo lembrá-lo que eles não são parecidos, pois ao contrário de Sora, Haruto não vive do passado; muito pelo contrário, ele aceita o que aconteceu e seguirá em frente até salvar a ALMA da Koyomi. Sem contar que ele prometeu a ela não permitirá que ninguém coloque as mãos na Pedra Filosofal, dando-lhe o descanso eterno. 

Dragon concedeu o seu poder para o próprio bem de Haruto
A Pedra Filosofal é onde habita a alma de Koyomi
O reencontro final de Koyomi e Haruto
Confiança!
Com a Pedra Filosofal em mãos, Wizard ganha um novo poder
O soco da Esperança (no Gremlin), o pedido de ajuda ao Dragon, que disse: "Esta é a primeira vez que eu uso o meu poder para o seu próprio bem, use-o como bem entender!", trouxe para o contexto do episódio final uma poesia romântica e singela do que Amor e Esperança. No reencontro dos dois não houve diálogo algum, apenas a pronúncia de seus respectivos nomes acompanhados de olhares cúmplices e um gesto de companheirismo e confiança, simbologia intensa, creio que o diálogo nesse momento foi de fato desnecessário já que as imagens falavam por si só. Com a Pedra Filosofal em mãos, Wizard adquira um novo poder - um novo anel - sua última esperança e seu golpe FINALE, um Rider Kick capaz de reunir todos os seus poderes em um só golpe. Gremlin finalmente destruído! A Paz é estabelecida e a Esperança conquistada!

FIM
Kamen Rider Wizard deixou sua marca em mim, dentro de sua trajetória eu visualizei um início, meio e fim, a trama teve seu desfecho o que virá a partir de agora será consequência de uma subtrama para alavancar a franquia e seu sucessor, Kamen Rider Gaim. E que venha os especiais em comemoração aos 15 anos da Era Heisei.

Ficará a saudade e a lembrança e a certeza de que boas séries Kamen Riders podem e devem ser produzidas
Agradeço à todos que teve paciência de ler este review até o final e volto a lembrá-los que a minha opinião é a expressão do que a série representou para mim, não darei nota, mas digo que a série entrou no meu TOP 5 de séries Kamen Rider. Há quem a considere fraca, previsível e indefinida, eu digo que para mim ela teve Magia, conseguiu me surpreender em momentos chaves e mostrou cronologia!

---
Curta a FanPage Tatisatsu e fique por dentro das novidades, afinal de contas, "Momentos Marcantes são Eternos!"
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

3 comentários:

  1. Oi Tati!

    Perfeita sua análise. Achei muitos elementos de outros Riders no Wizard, pelo pouco que vi, já que estava vendo outras séries, como o Fourze e o Kiva. O que podemos esperar do Gaim? Creio que será uma ótima série, espero pelos trailers.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Um adendo: " Com a Pedra Filosofal em mãos, Wizard adquira um novo poder - um novo anel - sua última esperança e seu golpe FINALE, um Rider Kick capaz de reunir todos os seus poderes em um só golpe. Gremlin finalmente destruído!"
    O Rider Kick que Haruto usou com todos os seus poderes foi só possível graças ao poder do anel Hope (que contém a alma da Koyomi). Esse fato pode ser detalhado num futuro próximo com um suposto lançamento da Versão do Diretor dos Episódios Finais de KAMEN RIDER WIZARD (o FINAL EPISODE: DIRECTOR'S CUT -Contendo os Episódios 49, 50 e 51 com cenas adicionais inéditas-).

    ResponderExcluir
  3. Ampliando mais um pouco as semelhanças Wizard/Ryuki (ou Koyomi/Yui) eu achei espantoso que até a forma como ambas desapareceram foi semelhante! E ainda havia a questão de que as duas eram um alvo em potencial de algum antagonista: Koyomi foi perseguida por Gremlin da mesma forma como a Yui era visada pelos dois Kamen Riders Alternative em 2002.
    Pessoalmente, considero a história da Yui bem mais envolvente, porque ao contrário de Wizard, que deixou essas revelações em torno do Sabbath só para a reta final, em Ryuki a relação da Yui com o Mirror World estava esclarecida antes do ep. 40. Quer dizer, foram bem uns 10 eps de suspense em torno dela, do que seria dela, de como o Shinji ia lidar com um dilema daquele.
    No caso de Kiva eu não senti tanta semelhança, tá certo que foi parecido pelo lado do Wataru ter pegado afinidade com a Mio e tal, mas ela nunca postulou como heroína, longe disso. Antes seria mais fácil pra mim lembrar da Mari de Faiz e da Natsumikan, essas sim heroínas de verdade, e que tal como a Koyomi morreram, abalaram os protagonistas, etc. O que difere é que essas depois seriam ressuscitadas, rs!
    Lembro também que a morte da Mio foi mais questão de vingança (porque ela não fazia direito seu papel como Queen), tipo, não alterou tão profundamente o resto da trama. Foi uma personagem adicionada e depois removida, enquanto que Koyomi e Yui estiveram desde o início da saga "comendo quietinhas" pra depois se revelarem como o eixo norteador que vc disse. Foram mais influentes, determinantes.
    Engraçado também é como essas séries Heisei parecem seguir o caminho inverso das antigas nesse sentido, porque nos primeiros Showa o costume era as mortes ocorrerem no INÍCIO da história. Os futuros heróis sempre perdiam um parente ou mentor e só DEPOIS é que juntavam forças e iam lutar como Riders. De como está hoje acho que o caso que mais se aproxima a isso é o da Yuriko Misaki, de Stronger, que morreu depois de lutar muito e de ter acumulado bastante confiança e afinidade com o Shigeru (Stronger).
    (^_^)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...