segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"A Tokyo Space é meu orgulho". - Lady Diana (By Lilian Leo)

A primeira garota a criar seu próprio site sobre tokusatsu
Logo quando iniciei com os trabalhos no Blog Tatisatsu, muitos garotos surpreenderam-se pelo fato de existir uma garota falando de tokusatsu; contudo, eles se esqueceram de que muito antes do Tatisatsu existir tivemos a criação do Tokyo Space, sob a administração da admirável Lady Diana.

Lady Diana (Lilian Leo) iniciou seus trabalhos em uma época em que a tokunet era dominada pela hegemonia masculina, derrubou tabus e mostrou que garotas também gostam de tokusatsu. Por que não? Ela superou seus limites, foi além; motivou e inspirou muitos tokufãs. Acompanhe a entrevista com essa tokufã que escreveu sua história com o tokusatsu ainda menina.

Taty - Lilian-san, como foi iniciar um projeto como o Tokyo Space em uma época em que a hegemonia masculina nos sites, fóruns e blogs sobre tokusatsu era avassalador? Comente um pouco a respeito.
Lady Diana (Lilian Leo) - Primeiramente quero agradecer demais o convite a você Taty. É realmente uma honra poder participar de uma entrevista feita por vc.
Bom, vamos lá.
Quando decidi criar a Tokyo Space, havia apenas um site sobre tokusatsu no Brasil, o Tokusatsu Tyosenshu. Maravilhada e motivada com aquilo acabei decidindo aprender as técnicas para fazer sites, pois estava decidida a fazer um site também. O impacto não foi tão grande, pois o dono do Tokusatsu Tyosenshu deu-me várias dicas sobre como fazer um site, então, posso dizer que de início a coisa foi tranquila, tirando as noites eu passei em claro lendo por horas e horas apostilas de HTML. Tempos depois quando a Tokyo Space estava relativamente conhecida é que começaram as pedrinhas no caminho, mas nada que me fizesse desistir.

Matéria da Revista Henshin
Taty - Seu amor pelo tokusatsu daria um belo livro de memórias, que com certeza inspirou e ainda inspira muitos tokufãs. Como foi para você lidar depois, com toda a repercussão que acarretou na fuga de casa com o Circo Show, para morar com o "Jaspion"?
Lady Diana (Lilian Leo) - Eu me senti surpresa a princípio. Não esperava que a repercussão fosse tão grande, pois a fuga com o Circo Show não foi algo digamos planejado, foi simplesmente um ato tomado mediante ao amor que eu tinha pelos heróis e pelas séries. Eu realmente queria estar lá e vivenciar tudo aquilo o máximo que pudesse. E curioso você citar eu ter ido "morar com o Jaspion", pois na verdade não fui morar com ele, mas sim fui pelo show, para estar perto dos heróis e vilões e viver aquela atmosfera mágica que era o Circo.  Alias, até hoje muitos acreditam que me casei com o Jaspion e tenho filhos e tudo com ele (risos), mas na verdade nunca houve nada disso. Se tem algo que vi demais no circo, foi o respeito pelo próximo, e todos ali eram uma grande família.

Taty - Hoje, olhando para trás se arrepende de algo ou faria tudo de novo?
Lady Diana (Lilian Leo) - Sempre costumo dizer que a vida é feita de escolhas, e em todas elas você ganha e perde algo. Ganhei e perdi muitas coisas com minha fuga com o circo, mas não me arrependo de nada e faria sim tudo novamente, de um modo mais "maduro" claro, mas faria sim.

Makoto Sumikawa vestindo a armadura de Lady Diana
Taty - Por que seu apelido ficou Lady Diana e não Anri?
Lady Diana (Lilian Leo) - A Lady Diana ganhou minha admiração por ser uma guerreira, e ainda possuía uma armadura. Ela esta a altura dos demais Metal Heroes, no que se diz respeito ao contexto Metal Hero entende?

Taty - Certamente.
Lady Diana (Lilian Leo) - Gosto da personagem e, o apelido pegou tão rápido que quando tentei trocar era tarde demais.  Já tentei ser Herbayra, Tomoko, Pink Flash... mas não teve jeito... sou Lady Diana para sempre. Quanto a Anri, acredito que tenha perguntado isso por causa dela ser tão próxima ao Jaspion certo? (risos)

Taty - Isso mesmo! (risos)
Lady Diana (Lilian Leo) - Bem, eu não acho a Anri um personagem tão útil, ela é engraçada e tal, mas não é algo que tenha a ver comigo.

Taty - Apesar de fazer parte da "Geração Manchete", você costuma acompanhar as séries atuais e se envolver com as mesmas. Que paralelo você poderia fazer entre as produções dos anos 80 e 90, exibidas aqui no Brasil, com as séries atuais?
Lady Diana (Lilian Leo) - Acho que não existe esse paralelo. A essência está sempre lá e é imutável. Claro, no que se diz respeito a efeitos houve sim uma evolução, mas aquela alma que víamos nas séries dos anos 80 ainda está preservada, e é isso que admiro nas séries japonesas, elas seguem tendências sem perder a essência.  O que mudam são os telespectadores, que se tornam adultos e críticos. Só isso...

Taty - Das principais franquias do universo tokusatsu, qual é a sua preferida e por quê?
Lady Diana (Lilian Leo) - Difícil dizer. Hoje acho que gosto mais dos Kamen Riders, mas Sentais, Metal Heroes e Ultras nunca deixaram de ter seu lugar de destaque pra mim. Estou mais voltada aos riders, pois acho que a Toei está tendo mais cuidado em trabalhar as séries, gosto de ver os pequenos detalhes entre uma produção e outra.

Taty - Em um universo grandioso como este, por que há tanto separatismo por parte dos tokufãs?
Lady Diana (Lilian Leo) - Depende a que tipo de separatismo se refere. Existe aquele em que cada um defende seu gênero e/ou época favorita, e existe o separatismo entre trabalhos. Hoje em dia qualquer um pode montar um site, ou ser dono de uma fan page no Facebook, mas nem todos podem fazer um bom trabalho.  De uma maneira geral existe muita competitividade entre sites, grupos etc, algo que considero tolo já que todos basicamente compartilham a mesma informação mudando apenas a forma que é contada. Cada um defende o seu trabalho, e isso automaticamente gera uma competitividade. E claro não devemos esquecer que em todos os meios, sempre existem as maçãs podres. Algo que infelizmente temos que conviver.

Taty - Na sua opinião, é mais fácil lidar com a legião de fãs de hoje ou com a legião de fãs do final dos anos 90? Por quê?
Lady Diana (Lilian Leo) - Em ambos os casos existem dificuldades.  Antigamente havia o preconceito absurdo, ainda mais com garotas que curtem Tokusatsu. Eu mesma fui alvo de diversos tipos de preconceito por ter um site de toku. Hoje em dia os fãs estão mais tolerantes com relação a isso, mas brigam entre si por N ou X série. Além é claro do "choque" entre as épocas onde gera a "milenar" briga dos fãs da manchete com os atuais, ou fãs de Sentai e Power Rangers.  A maioria esta disposta a brigar e defender seus gostos, mas são raríssimos os dispostos a explicar e ensinar algo de bom disso tudo. A meu ver, o que realmente importa é saber ter um diálogo com ambos os fãs já que passei pelas duas épocas.

Taty - Se você pudesse resumir seu amor por tokusatsu em uma única frase, qual seria?
Lady Diana (Lilian Leo) - Apesar de ser clichê, eu gosto muito desta frase:
Um dia me perguntaram:
- O que você viu no Tokusatsu? e eu respondi - O que faltava em mim...

Taty - O amor certamente nunca acabará, mas como é renovar a cada ano as energias para continuar nessa empreitada?
Lady Diana (Lilian Leo) - Em 15 anos de tokunet, é claro que hoje já não tenho mais aquele pique de antigamente. A vida nos cobra coisas as quais devemos nos dedicar, mas em momento algum durante esse tempo eu me afastei completamente. Tive e tenho pausas, mas nunca uma parada definitiva.  Renovar as energias é necessário e, isso tenho, cada vez que vejo pessoas curtindo o que faço, se aproximando de mim de forma sincera, tendo os amigos sempre por perto e claro vendo muito tokusatsu. De fato existe um longo caminho pra mim, pois como muitos sabem, sempre fiz tudo sozinha no site, mas apesar das dificuldades, é recompensador acredite.

Taty - O que a incomoda nessa jornada?
Lady Diana (Lilian Leo) - Por ser perfeccionista demais eu sempre acho que preciso melhorar, e acabo tendo mais trabalho do que normalmente teria.

Tokyo Space: Site
Taty - O que a faz ter orgulho?
Lady Diana (Lilian Leo) - A Tokyo Space é meu orgulho. E falo como um todo. Site, grupo, fan Page, enfim, tem, muita gente boa que  faz parte dessa "Família". O Respeito que se tornou marca registrada da TS, e o carinho das pessoas que curtem o meu trabalho, pois sabem que nunca precisei usar artifícios errados ou passar por cima de alguém para ter destaque.

Taty - O que ainda falta existir na tokunet?
Lady Diana (Lilian Leo) - Em muitos aspectos, humildade e respeito ao próximo.  Tendo isso como base, uma infinidade de coisas novas podem ser criadas para somar e fazer a tokunet ser ainda mais vista.

Taty - O que já “deu” e deveria ser abolido da tokunet?
Lady Diana (Lilian Leo) - O preconceito, a falta de respeito e a vontade de sempre querer puxar o tapete do próximo. Coisas que vejo praticamente todos os dias.

Kamen Rider W - A força da Amizade
Taty - Destaque 5 (cinco) séries que marcaram a sua vida de formas distintas, informando o motivo.
Lady Diana (Lilian Leo) - Jaspion - A primeira (da segunda era dourada dos tokus). Jaspion mudou minha vida pra sempre. A série causou amor à primeira vista.
Flashman - Flashman me encantou pelo carisma dos personagens e a carga dramática que eles carregavam. A importância de valorizar a família a qualquer custo e fazer tudo por ela é um belo exemplo a ser seguido.
Metalder - Metalder é praticamente uma obra prima. Você sente diversas emoções desde o despertar do personagem até o seu fim, acompanha suas alegrias e tristezas e recebe exemplos maravilhosos. Metalder foi meio que um divisor de águas pra mim.
Kamen Rider W - Caramba... Como gosto dessa série.  A essência da valorização de uma amizade é tão forte que nos inspira.
Cybercop - Costumo dizer que eles são os mais "humanos" dos heróis.  Um grupo onde cada um tem seus problemas pessoais deixando-os de lado para salvar outras pessoas. É muito bom.

Taty - Muitos tokufãs acreditam que hoje em dia não há tokusatsu nas TVs brasileiras por causa de Power Rangers. O que você pensa a respeito? Será que Tokusatsu ainda tem espaço nas TVs abertas do Brasil, nos dias de hoje? Comente.
Lady Diana (Lilian Leo) - Olha, já fui mais xiita com relação a Power Rangers, mas digo com todas as letras que foi única e exclusivamente por falta de informação, e acredite, a maioria é assim. Fico admirada que numa época como a nossa, onde temos a maior ferramenta do mundo nas mãos (a internet) ainda ocorram tantas informações erradas, distorcidas ou simplesmente falta de interesse em buscar a verdade. Power Rangers não tem nada a ver com a deterioração do Tokusatsu no Brasil. O que falta é interesse por parte das emissoras e dos empresários, do ramo, e a boa vontade dos fãs em dar retorno.
Todos reclamam da falta de tokus na TV enquanto a audiência da Rede Brasil por exemplo que é a emissora que transmite tokus atualmente está baixíssima.
Não adianta querer toku na TV e assistir baixando da internet.
A Volta das séries à TV depende de um conjunto de fatores. Emissoras, empresários, anunciantes, fãs... enfim, tem que gerar lucro ou a coisa não vai andar mesmo. Power Rangers esta aí porque é uma produção relativamente barata de se obter por parte das emissoras, tem a mesma fórmula das séries japonesas e agrada as crianças. Eu acredito que os Tokus tenham chance no Brasil sim, embora as chances sejam pequenas devido ao fácil acesso a tudo na internet e ao desinteresse nas emissoras em programas infantis. Porém nada dura pra sempre e toda essa onda que está na TV atualmente vai passar para dar lugar a outras coisas e assim o ciclo segue, afinal o tokusatsu já teve dois estouros e nada impede de que tenha outros.

Taty - Como a Lady Diana definiria a Lilian Leo e como a Lilian Leo definiria a Lady Diana?
Lady Diana (Lilian Leo) - Definir é limitar. Não gosto de fazer isso...

Taty - Deixe uma mensagem para o fã de tokusatsu...
Lady Diana (Lilian Leo) - Que esse amor incondicional ao tokusatsu perdure por gerações. Jamais desistam de lutar pelo que acreditam e sempre ponham em prática o que aprenderam com as séries. A vida é uma longa série de tokusatsu onde os heróis somos nós! (Sorriso)

Taty - O Tatisatsu está completando 4 aninhos, ainda dando os primeiros passos, que conselho você deixa para quem assim como eu está adentrando nesse espaço agora?
Lady Diana (Lilian Leo) - Taty, posso dizer que você esta dando os passos certos. Sua humildade e carisma conquistam a todos, e saber que mais uma garota se junta ao time de encabeça algo relacionado a Tokusatsu me alegra demais.  O Tatisatsu tem tudo para se tornar imenso e quero ver e aplaudir quando isso acontecer. Mantenha sempre o foco em seu trabalho e não se deixe abater por nada, os resultados virão naturalmente. Você merece sucesso garota!


Taty - Lilian-san, quero agradecer-lhe imensamente pela disponibilidade e por sempre ser tão solicita! Espero vê-la entregando o seu legado a seus filhos e netos e assim perpetuá-lo! Vida longa ao Tokyo Space!
Lady Diana (Lilian Leo) -
Eu sou quem agradeço o convite e confesso estar imensamente feliz por fazer parte desta imensa festa que comemora os 4 anos do Tatisatsu. Que venham muitos anos mais! Sucesso sempre!

Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

4 comentários:

  1. Muito Bom!
    Parabéns a vcs Taty e Lilian!!

    ResponderExcluir
  2. simplesmente perfeito, minhas lindas e brilhantes amigas são muito carinhosas na forma que lidam com o tokusatsu sempre deixando mais agradável ainda esses que tanta alegria nos deram nos tempos de infância obrigado amigas de coração por nos presentearem com palavras de muita sabedoria e sempre mostrando o melhor do mundo tokusatu. Spielvan

    ResponderExcluir
  3. Também gostei da entrevista parabéns mais uma vez Taty- Hime pela iniciativa ^_^

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...