sábado, 28 de março de 2015

Entrevista com o ShowMan dos Eventos: Kuroda!

Kuroda - o SHOWMAN dos Eventos
Mais um fim de semana chegou, em outras palavras mais uma entrevista no ar! E o nosso entrevistado é nada mais, nada menos do que o Daniel Bergamini Verna, também conhecido como Kuroda! O Daniel (Kuroda) é apresentador, MC, ator, coordenador e organizador de eventos e por falar em eventos, especialmente, nesse fim de semana está acontecendo em Santos (SP) mais uma edição do Anime Summer, o qual o Grande Kuroda está participando.

Conheci o Kuroda através do grupo TOKUSATSU.COM.BR! Mas, quem é esse cara, que para mim é um verdadeiro SHOWMAN? Convido a todos para conhecer um pouco sobre a trajetória desse tokufã que possui uma relação bem estreita com a cultura pop japonesa de uma forma geral.

 
Alerta Vermelho!
Taty – Bem, Daniel, conte-nos um pouco sobre você, do que gosta, o que não curte, quantos anos têm.
Daniel (Kuroda) – Comecei a trabalhar com 16/17 anos na empresa do meu pai, era Office Boy/Recepcionista/Faxineiro/Fazedor de café, depois ainda na empresa dele, trabalhei 1 ano e meio no Aeroporto de Congonhas com Turismo Receptivo (aquelas pessoas que seguram placas no Desembarque, fiz muito isso, e ainda faço), nesse tempo, graças ao advento da internet, fui atrás das coisas que fizeram parte da minha infância, então conheci o ICQ, o mIRC e os fóruns e conheci o pessoal da “TokuNet”.
Sempre fui eclético, em vários sentidos em músicas, filmes, séries. Tenho 28 anos, e tem 3 coisas que não suporto/odeio/tenho fobia: Maionese, Ketchup e Mostarda...

Kanpei Kuroda - o Goggle Black (By Gokaiger)
Taty – Como ocorreu a escolha do nickname Kuroda e que significado ele tem na sua vida?
Daniel (Kuroda) – Sempre fui fã dos sentais Black, e Goggle V foi uma das séries da infância, na época do Fórum ainda usava o Nick todo Kuroda Kanpei (que na verdade, o certo é ao contrário), aí com o tempo tirei o Kanpei, esse apelido, é o que eu sou dentro da cultura nerd e cultura de eventos de anime, se alguém em um evento me chama de Daniel, eu nem olho, agora falou Kuroda ou Ku (sim, com o tempo todos se acostumam), aí eu sei que é comigo. Vou levar pra sempre esse nome comigo, literalmente (tatuei o Kanji de Kuroda no braço).

Taty – De que forma a sua relação com a Cultura Pop Japonesa foi estabelecida?
Daniel (Kuroda) – Eu fui o que eu chamo de “Garoto de Carpete”, só saía de casa para ir para a locadora alugar fitas de filmes ou de videogame, fui criado na frente da TV, então só tive o prazer de fazer parte de uma coisa chamada “geração manchete”, graças a essa TV, todas as outras emissoras viram que Tokus e Animes davam dinheiro.
Antes de saber o que era isso, lembro-me de assistir Doraemon, que achava sensacional, depois de entrar em uma empresa de Eventos Culturais Japoneses, não teve como eu não conhecer mais coisas e costumes, só não fui para o Japão ainda... ainda!

Taty – Como você classifica as séries de Tokusatsu e as produções de anime, um mero entretenimento, um estilo de vida, ou ambos?
Daniel (Kuroda) – Depois de uma discussão mental, chego à conclusão de que são ambos, massssss (ele fez questão de dar ênfase a este contraponto), fui uma criança mais feliz por ter visto tudo isso na TV aberta, ter crescido com os ensinamentos ou lembranças do que era bom e ruim, o que a TV brasileira atual não faz mais. Agora existem os bitolados, que acham mesmo que moram no Japão, e falam Arigatô na hora de pedir um pão na padaria.

Taty – E por falar em Tokusatsu, como foi para você fazer parte da equipe de apresentadores do extinto programa Tokusatsu Show? Quantas edições foram ao ar? Qual a mais marcante? Grandes recordações dessa época?
Daniel (Kuroda) – As edições eu não lembro, mas foram quase 4 anos, eu me diverti bastante, sinto (sentimos) falta, às vezes temos vontade de gravar algo de novo, mas estão todos mais velhos, outras prioridades ou até mesmo tempo pra assistir, às vezes acho legal ver uma série antiga do que uma atual. O que me marca? Eu acho que foram os convidados, cantores nacionais e internacionais, representantes de distribuidoras de DVDs, os amigos.

Gokaiger e Decade são as duas séries recente que mais marcaram-lhe
Taty – Das séries de Tokusatsu que você assistiu quando criança e das séries produzidas atualmente, quais as semelhanças e as diferenças entre elas?
Daniel (Kuroda) – A semelhança pra mim é que ainda existe Sentai e Kamen Rider, agora a diferença é gritante, dos efeitos e dos atores, você não pode comparar, e para mim das novas o que me marcou foi Decade e Gokaiger, justamente pelo fato de terem atores clássicos.

Para Kuroda, Changeman é perfeita em tudo!
Taty – Há alguma série de tokusatsu que você considera perfeita em sua produção? Qual seria? Justifique o motivo de sua escolha.
Daniel (Kuroda) – (uma breve pausa antes da resposta)... difícil essa, hein? Eu vou responder com a série que me veio primeiro na cabeça “Dekaranger”, porque... (outra breve pausa) não sei, gostei bastante, acho que teve tudo encaixado. Agora fazendo um comparativo, seria Changeman, por tudo: personagens, vilões, músicas, cenários.

Kuroda no Ressaca Friends 2014
Taty – E quanto aos eventos referentes à Cultura Pop Japonesa? Como é sua relação? Gosta de ficar mais na organização ou na apresentação? Por quê?
Daniel (Kuroda) – Agora vem toda uma história, de COMO cheguei, aí respondo! (longa gargalhada).
Quando entrei no Fórum TokuBrasil, eu comecei a gostar da galera, das conversas, aí começaram os eventos e pude conhecê-los pessoalmente. Houve um evento em que o Fórum TokuSekai fez uma sala de exibição, e era próximo de casa, na época os 2 fóruns não tinham nenhum problema, então fui na sala desse referido fórum, pra para a fazer a divulgação do meu (já era moderador na época), adorei participar de uma sala, fiz amizade com o pessoal do outro fórum. Dessa forma, acabei participando dos 2, ajudando em salas de exibição. Algum tempo depois acabei saindo da moderação da TokuBrasil, e o TokuSekai fez uma parceria com a Yamato (organizadora do Anime Friends), e foi criado o Tokusatsu.com.br, e além de um portal, começamos a ter um espaço oficial nos eventos da Yamato. No AF 2006 fui o Coordenador do Espaço Tokusatsu, o que me deixou mais próximo da organização dos eventos, e fiquei apaixonado por isso, então decidi sair do Aeroporto e entrei na Yamato, aonde aprendi a organizar e coordenar os eventos.
Um ano e meio depois um funcionário teve a ideia de me vestir de Papai Noel e ser um enrolador de palco deles (já existiam apresentadores na época), nisso desembestou tudo, o público gostou, a empresa gostou e eu gostei. Resultado: comecei a dividir entre Coordenar algumas áreas e apresentar. PRONTO!
Kuroda (de Lester) ao lado do ator Paul Zaloom (Beakman)
Agora respondendo... Eu sou o apresentador da Yamato, e tive a oportunidade de apresentar eventos em várias cidades do Brasil com eles, além disso, apresento também para outros eventos que gostam do meu trabalho no palco, eu não consigo ir a um evento para não fazer nada, então eu gosto de trabalhar, ou apresentando, julgando concurso de cosplay (acabei virando cosplayer tbm), ou coordenando. Mas prefiro o palco sim, com essa experiência eu acabei fazendo faculdade e me formei em Teatro.

Taty – De todos os eventos que você já participou até hoje, qual o marcou? Comente a respeito.
Daniel (Kuroda) – Momentos tristes, quando caiu um avião próximo ao Aeroporto de Congonhas, tinham 2 crianças que iam para o Anime Friends, e ficamos sabendo pelo pai delas, então fizemos 1 minuto de silêncio, quando saí do palco comecei a chorar, foi forte demais, mas não se compara com o desastre de Santa Rita que aconteceu no dia de um evento também, e passei por uma situação parecida em uma casa noturna daqui de SP que pegou fogo, e minha mãe me ligou no dia do evento, e disse filho, faz uma homenagem para eles (e meu olho agora ta lacrimejando), então fiz no palco, pedi um minuto de silêncio, disse para tomarem cuidado sempre e pedi palmas porque o show não podia parar...
Agora vai... Poder assistir vários artistas tocaram ou cantaram ao vivo os temas das séries que gosto, não tem como não me marcar, eu costumo dizer que o Anime Friends tem até um cheiro diferente, lá tudo pode acontecer, e sempre tem algo que me marca, é meu evento favorito.

Kuroda - o apresentado de eventos
Taty – Agora, vamos para a seção PING-PONG...

Taty – Três coisas que não podem faltar no dia a dia do Daniel (Kuroda):
R: Computador, Comida e Minha Mãe.

Taty – Já chorou com alguma série de tokusatsu:
R: Sim, sempre que aparece um ator clássico.

Taty – Melhor programa de TV da atualidade (Por quê?):
R: A Novela Império, porque o final foi mais impactante que a luta do Change Dragon com o Buba ou Red Flash com Kaura.

Taty – O que mais se orgulha na vida?  
R: Saber cozinhar.

Taty – Uma pessoa pra toda vida...
R: Minha Mãe.

Taty – Daniel (Kuroda) VS Daniel (Kuroda):
R: Um cara que sabe um pouco de tudo, e ao mesmo tempo não sabe de nada.

Taty – Uma mensagem para os leitores do Blog Tatisatsu…
R: Se você leu isso até o fim, PARABÉNS! Um abraço, e se me ver pode conversar, eu não mordo!

Tetsuo Kurata participará do Anime Friends 2015
Então, essa entrevista foi para apresentar a vocês esse cara super gente boa, que é tokufã assim como a gente e está bem ansioso para a participação do ator japonês Tetsuo Kurata [Issamu (Kotaro, no original) Minami, Kamen Rider Black & Kamen Rider Black RX], muito obrigada Grande Kuroda pela disponibilidade e por nos contar um pouquinho mais sobre você.

--------
Nota: Tokusatsu Show – AllTV
Trata-se de um programa de tv do grupo Tokusatsu.com.br que era exibido aos sábado a partir das 22:00 na AllTv. Era um programa dedicado ao universo Tokusatsu, recheado de novidades, entrevistas, matérias especiais e nostalgia pura!


Segue o link de algumas edições disponíveis no YouTube: LINK 01 / LINK 02
Confira também o “divertidíssimo” “FUNK DO KURODA”.

Nosso e-mail para contato é: tatisatsu@gmail.com
Curta a nossa FanPage no FaceBook
Siga-nos no Twitter


E conheça os nos PARCEIROS, e visite o TokuBrasil - o Fórum de discussão do TOKUSATSU.COM.BR
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

2 comentários:

  1. Genial essa entrevista!
    E que bom conhecer um pouco da história do kuroda, ele merece .
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  2. eu via ele nos programas da all tv! grande cara!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...