segunda-feira, 6 de abril de 2015

40 anos da estreia de Goranger na TV Japonesa! Um Grande Marco!

Imagem comemorativa pelos 40 anos de Goranger - Blog Tatisatsu
No último domingo (05/04) muitos tokufãs puderam curtir, compartilhar e comentar as postagens que algumas fanpages dedicadas ao universo tokusatsu realizaram a respeito dos 40 anos da estreia na TV japonesa da série Himitsu Sentai Goranger, a primeira a trabalhar o temática Sentai (Esquadrão). Curiosamente, Goranger e sua sucessora JAKQ não eram consideradas séries da franquia Super Sentai e tudo porque o termo só foi inserido em 1978 com a série Battle Fever J, tal equívoco se deu quando em 1989 a série Kousoku Sentai Turboranger foi anunciada como a 11ª (atualmente, a 13ª) série Super Sentai e eis (então) que ela comemorava os 10 anos da franquia. E foi querendo honrar sua origem que logo no 1º episódio apresentou Battle Fever J como o primeiro Super Sentai. A situação só se regularizou (de fato) em 1995 quando Ohranger traz Goranger e JAKQ com as duas primeiras séries da franquia, reorganizando assim a numeração de todas as séries exibidas até aquele momento.

Imagem comemorativa divulgada pela Fanpage do Tokyo Space - Tokusatsu Levado a sério 
Mas, qual o real significado em comemorar os 40 anos da série, mesmo não ter assistido-a? É simples, reverenciar o legado que ela nos proporcionou ao longo dessa longa jornada com as demais séries Super Sentai, agradecer pela oportunidade de ter Changeman e Flashman fazendo parte da minha infância, juntamente com Goggle V e Maskman, ou ainda por me surpreender com Jetman e sua trama inebriante, por me apaixonar por Shinkenger e compreender um pouco melhor sobre o bushido (“caminho do guerreiro”) – o código de honra dos samurais, por me emocionar com Gokaiger e rever personagens e equipes inesquecíveis, enfim por ter conhecido e apreciado Abaranger, Dekaranger, Magiranger, Boukenger, Go-Busters, Kyoryuger, Akibaranger (sim, por que, não?), e agora vendo simultaneamente ToQGer, Ninninger e Megaranger. Ainda tenho algumas séries incompletas que pretendo concluí-las, bem como outras que tenho curiosidade em assistir, porém pouco a pouco chego lá!

Tributo ao Mestre - Shotaro Ishinomori [By ZIX89]
Não posso finalizar o texto sem mencionar o criador da, então, criatura! (risos) Claro que vocês devem saber que me refiro ao “PAI” das duas primeiras séries que originaram o Super Sentai, ninguém menos do que o mangaka e, digo mais, gênio – o saudoso Shotaro Ishinomori, ele que também é o “PAI” dos Kamen Riders, simplesmente o responsável por originar ambas as franquias de maior sucesso no Japão e quiçá do mundo. Ele também criou outras séries, enfim, sua veia criativa formou gerações e ajudou a fomentar outras, ainda hoje reafirmamos e reformulamos suas ideias, suas criações! O bem da verdade é que talvez a franquia Super Sentai possa precisar de alguma roupagem nova, como aconteceu em Go-Busters, mas sem perder sua essência, mantendo suas raízes.

40 anos de História - 39 séries [Logos by Ruddyes]
Concluo dizendo que, independente da época, do tema, dos personagens ou das trilhas sonoras que dão vida às séries Super Sentais, todas elas em sua essência transmitem o valor da amizade, da união, do companheirismo, a certeza de que vale a pena acreditar no impossível para torná-lo possível e que a felicidade e o bem-estar só dependem de nossas atitudes! São valores incríveis que atravessam gerações e mantêm o sonho vivo de que a nossa sociedade como toda ainda tem chances de se recuperar da degradação que insiste em nos atormentar!


Ah, uma dica de matéria em comemoração à data é a que foi publicada pelo site MEGASENTAI BRASIL e quem tem curiosidade em assistir a série gostaria de sugerir o Fansub RAMPAGE SUBS que já está no episódio 45, no total de 84, e aí, que tal encarar essa jornada? No Facebook indico as Fanpages do Tokyo Space e do TokuDoc que fizeram postagens bem bacanas e significativas! Eu recomendo! Mantenham a chama do universo tokusatsu brilhando!

Tatisatsu - Tokusatsu na Visão Feminina [Por Taty de Souza]

Estamos também no FACEBOOK e TWITTER.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

4 comentários:

  1. Que alegria ver a Taty voltando a postar com frequência. O mundo dos tokusatsus ganha um brilho adicional com isso.

    Bem, em nome do Rampage Subs, quero agradecer pela menção ao nosso trabalho, e estendo o agradecimento a todos que têm prestigiado nossos esforços. Legendar Goranger é um desafio imenso, mas, se há algo que aprendemos com essa franquia maravilhosa, é a não ter medo de desafios...

    Parabéns, Goranger! Parabéns, Sentais!

    Grande abraço. Warera Supaa Sentai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Charles, somos nós (tokufãs) que devemos parabenizá-los por esse projeto! Parabéns! Continuem firme no RAMPAGE SUBS!

      Grande abraço, Taty!

      Excluir
    2. Highlight a matter like this (Himitsu Sentai Goranger) is too good. I have always like and I always will like this site that always stands out things related to Tokusatsu heroes. tatisatsu, you are to be congratulated. Keep it up! My name is Marcus . Thank you !

      Excluir
    3. =D
      Thank you for the support, Marcus! I hope to do the best ever and thus keep the flame of the Universe Tokusatsu! Follow the next updates! Hugs You!

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...