domingo, 8 de novembro de 2015

Entrevista concedida ao Grupo Toku Hero Club em Agosto de 2015

5 anos de Blog Tatisatsu
Salve, queridos amigos e leitores do Blog Tatisatsu!

Então, mês de novembro chegou e eu, claro, não poderia deixar passar em branco, isso porque é o mês de aniversário do Blog Tatisatsu e olhem só, já se vão 5 anos, o tempo passa, o tempo voa, e nessas indas e vindas eu tento não deixar a chama se apagar. Esta semana será para comemorar os 5 anos de criação do blog e presentear a todos que curtem este espaço aqui e aos amigos que eu conheci através dele. A todos vocês o meu muito obrigada e espero que curtam o presente! Para início de atividades compartilharei com vocês uma entrevista bem bacana que o amigo Fernando Lemos do Toku Hero Club fez comigo no grupo do Facebook. Boa leitura!


Entrevista concedida ao Grupo Toku Hero Club, no Facebook [26/09/2015]
Boa noite, Toku Hero Club! É com muito prazer que apresento a 13ª #EntrevistaAoVivo, desta vez com uma GRANDE amiga que pude ter o privilégio de encontrar no facebook. A fundadora do blog/página/grupo Tatisatsu e integrante do HibikiCast Taty de Souza. Convido a todos para acompanhar e aqueles que pretendem fazer pergunta esperem o meu sinal ok.

Fernando Lemos: Taty, boa noite e bem vinda! Obrigado por participar desta iniciativa, poderia fazer uma breve apresentação sobre sua pessoa antes de iniciarmos?

Tatiane De Souza: Olá, grande amigo Fernando Lemos! Boa noite a todos aqui do grupo Toku Hero Club que estão acompanhando essa entrevista! Bom, eu sou a Taty do Blog Tatisatsu. Assisto Tokusatsu desde a infância, na década de 80. Além de tokusatsu amo animes e diversos ponto da Cultura Pop Japonesa. Atualmente sou apresentadora do HibikiCast, onde participo efetivamente das Edições Gattai e Caleidoscópio... e estou feliz por poder participar desse grandiosa iniciativa! 

Fernando Lemos: Taty, como foram suas primeiras experiências com tokusatsu, qual foi o primeiro que viu, onde viu, quantos anos tinha?(se quiser falar,rsrs) enfin... quero(emos) detalhes.

Tatiane De Souza: Então, Fernando! Emoticon grin Por incrível que pareça (eu adoro comentar isso) "as minhas experiências" na verdade foi com uma série em particular... Spectreman (e detalhe curioso assistia com a minha mãe por volta dos 5 aos 6 anos de idade), mas comecei a gostar mesmo das séries japonesas (como a chamava na época) com Jaspion e Changeman, essas foram influências dos meus primos... conheci essas séries em 1988... com 7 para 8 anos... rs rs rs rs

Fernando Lemos: Como muita gente (inclusive eu) você passou boa parte de sua infância vendo estas séries, mas quando você se auto intitulou pra valer ''EU SOU FÃ DISSO AÍ!''?

Tatiane De Souza: Como eu disse... na época não conhecia o termo tokusatsu e denominava-as "séries japonesas", eu posso dizer com convicção que foi amor à primeira vista... mas, foi assistindo Changeman que eu me descobri FÃ DESSAS SÉRIES... Amo todas que foram exibidas em minha infância... a minha única exceção é Shaider e Gavan... Shaider menos ainda... não sei se porque foram exibidas na Rede Globo quando assisti pela primeira vez e a forma como foram exibidas não me agradaram, o fato é que não encheram os meus olhos e nem o meu coração... Gavan só fui curtir depois de adulta, mas Shaider ainda não me cativou! Respondi a pergunta, Fernando? rs rs rs rs

Fernando Lemos: Claro! Satisfeito.

Fernando Lemos: Da ''era'' Manchete quais os seus favoritos?, aqueles que você se identificou mais, que lhe chamaram uma atenção maior? (incluindo os da Band etc...)

Tatiane De Souza: Meus "xodôs" são: Jaspion, Changeman, Jiraiya, Jiban, Kamen Rider Black (Black Kamen Rider - como foi chamada na época), Sharivan e Winspector. São séries que para mim foram bem marcantes!

Fernando Lemos: Quando foi que você começou a se interessar por outras séries (as não exibidas aqui) e o que te levou a isso?

Tatiane De Souza: Por volta de 2006/2007 um amigo me apresentou o primeiro episódio de Kamen Rider 555 (quando eu morava em Salvador), depois veio Kamen Rider Kuuga, mas foi com Kamen Rider Decade em 2009 (que eu decidi acompanhar só por causa da participação de Tetsuo Kurata) que isso ficou forte... época essa que eu conheci o Grupo Tokusatsu.com.br que voltei de vez e com força total ao universo tokusatsu. E esse retorno como força total eu devo ao amigo Ricardols.

Fernando Lemos: De todas as séries dessa ''nova era'' já sei que Jetman é uma de suas favoritas, mas poderia fazer um top 10 pra gente?

Tatiane De Souza: KKKKKKKKKKKKKKK OK! Mas, farei um TOP 10 mesclando séries de Kamen Rider e Super Sentai...

01-Kamen Rider OOO
02-Samurai Sentai Shinkenger
03-Kamen Rider Hibiki
04-Tokusou Sentai Dekaranger
05-Kamen Rider Den-O
06-Tokumei Sentai Go-Busters
07-Kamen Rider W
08-Bakuryuu Sentai Abaranger
09-Kamen Rider Kuuga 
10-Gougou Sentai Boukenger

Mas, se eu fosse fazer um TOP 10 por franquia teríamos alguns empates técnicos na minha percepção!

Gosto de frisar o seguinte: são as minhas séries preferidas, não por considerá-las as melhores, mas porque contém elementos que me cativaram e mexerem comigo! Sorri, chorei, emocionei-me... enfim... eu vivi cada uma dessas séries!

Fernando Lemos: Quando e por que surgiu a ideia de um blog para compartilhar a visão feminina? (o que veio antes, blog, grupo, página, ou foi tudo numa só leva?)

Tatiane De Souza: Por influência de amigos... que desde 2009 estão presentes em minha vida e amigos esses que hoje compartilho um projeto único (Hibikicast)... logo, refiro-me ao Ricardols e ao Aldo Lanthys... Ricardols inicialmente convidou-me para escrever para o Portal Tokusatsu (hoje apenas Fórum TokuBrasil) do grupo Tokusatsu.com.br Emoticon grin ele começou a gostar dos meus textos e disse que eu deveria criar um blog... Aldo Lanthys compartilhou da ideia e sugeriu o nome de "Toku Tati Show", mas foi a sugestão de um outro amigo que o nome do Blog ficou "Tatisatsu". Esse outro amigo sugeriu fazer um trocadilho (muito utilizado pelos japoneses nas produções de seus seriados) do meu apelido (Tati) com a palavra Tokusastu, por isso Tatisatsu. O Blog veio antes de tudo em novembro de 2010. 

Depois veio o Grupo em 2012... e surgiu após eu ser banida de um grupo de tokusatsu aqui no face, por questões pessoais com o moderador da vez (mas, vamos pular essa parte)... mas, o mais curiosos é que alguns amigos meus foram banidos de lá também só por serem meus amigos... então, estimulada por alguns desses amigos criei o grupo... rsrs deveria ser o grupo dos banidos, né? rsrsrs mas, enfim... o grupo cresceu e ganhou um número grande de participantes... chegou a um patamar que eu não esperava e nem sonhava alcançar! Nesse mesmo ano veio a Fanpage!

Fernando Lemos: Tatiane, creio que alguns amigos queiram lhe fazer umas perguntas, vou abrir esse espaço agora pro pessoal e retornarei daqui a pouco para falarmos entre outras coisas do projeto Hibik Cast. Combinado?

Tatiane De Souza: Tranquilo...

Charles Krüger: Taty-sama, você é muito respeitada no meio dos tokusatsus, quase uma lenda viva. Como é para você ser tão reverenciada pelos seus amigos da tokunet? A que atribui isso?

Tatiane De Souza: Eita! Charles-kun, você é ultra-suspeito para falar! Mas, olha... não gosto desses status de "Diva", "Rainha", etc e tal... costumo dizer e repito: sou apenas uma tokufã que fala daquilo que gosta! Na época em que comecei alguns ainda ficaram admirados por uma mulher escrever sobre uma temática bem popular e quase um domínio total da ala masculina... só que eu não fui a pioneira nessa ação...

Para mim... é tanto ainda estranho ser reverenciada e tão admirada... gente... eu sou gente como vocês... sou uma pessoa normal, porém sou imensamente grata (nossa gratidão imensa por receber esse carinho todo)... melhor salário do mundo é esse: O CARINHO e RESPEITO desses amigos!

Phillippi Hikari: Como eu já tinha perguntado antes(que infelizmente não era a hora de ser respondida) depois de ter começado a gostar das series exibidas pela Manchete,o que fez a gostar destes tipos de produções de super herois?Você também sabia da existencia daquelas locadoras que disponibilizavam Tokusatsus na Liberdade(capital daqui de SP)?

Tatiane De Souza: Bem, Phillippi Hikari, o que me fez gostar, na verdade eu diria... apaixonar-me por esses tipos de produções foi todo um conjunto (trama/história/enredo + personagens + músicas). E não... naquela época eu desconhecia essas locadoras! Só conhecia as Fitas de Vídeo em VHS lançadas pela TOP TAPE.

Phillippi Hikari: Entendi,mas falando nisso,você tem vontade de visitar São Paulo um dia,para ir na Liberdade?

Tatiane De Souza: Desculpe, Phillippi! Não vi essa sua outra pergunta! Mas, respondendo rapidamente... já conheço São Paulo, apenas ainda não visitei o Bairro Liberdade!

Aldo Lanthys Mesquita: É um prazer te conhecer Taty! Emoticon kiki Diga-me, antes do advento internet e tokunet, você tinha pessoas com quem conversar e brincar (no caso quando ainda criança) sobre tokusatsu ou isso, como aconteceu com vários de nós, foi algo que só teve espaço após encontrar os fãs espalhados fisicamente pelo Brasil mas reunidos virtualmente pela internet?

Tatiane De Souza: O prazer é todo meu, Aldo Lanthys! rs rs rs Quando criança tinha os meus primos e amigos de infância... brincávamos de Esquadrão Relâmpago Changeman (eu era a Sayaka/Change Mermaid) e Jiraiya o Incrível Ninja (era a Reiha)... de 1988 a 1990 morava em um casarão que tinha um sítio com quintal... e pense nas batalhas épicas que nós imaginávamos travar!!! Tempos bons!!! Por volta de 1993 conheci alguns tokufãs através da Revista Herói... naquela época trocava cartas com alguns... cheguei a conhecer um ou outro... que moravam em Salvador... mas, não mantenho mais contato. Em 2009 conheci novos amigos e esses permanecem até hoje em meu ciclo de amizades!

Eleuzi Fernandes: Tatiane, primeiramente, muito obrigado por vir ao Toku Hero Club para essa entrevista! 
Vamos falar um pouco sobre o perfil dos fãs brasileiros?
Kamen Rider Ghost talvez seja exibido pelo serviço pago de streaming Crunchyroll. Pelo que eu percebi, uma grande parte dos fãs brasileiros já se mostrou insatisfeita com a ideia de pagar para ver seus tokus favoritos. O que você acha desse tipo de mentalidade? (Pode responder com calma ^_^)

Tatiane De Souza: Olá, Eleuzi! Eu que agradeço por fazer parte desse grupo incrível... rs rs rs gosto muito daqui! Família THC é tudo de bom! 

Humm... perfil dos fãs brasileiros é uma grande problemática. Os Tokufãs, pelo menos aqui no Brasil, não são unidos ao meu ver. É aquela velha história: "farinha pouca o meu pirão primeiro". Em alguns casos, há pessoas bem "infantis", "radicais", "intolerantes", "mentes fechadas", "preconceituosas", entre outros aspectos... e ainda se perguntam porque as séries não são exibidas na TV aberta, hoje em dia... Porque apesar de sermos um público imenso... somos um público disperso! Vai ter gente reclamando do horário, da dublagem, das adaptações... enfim... vai ter muita gente reclamando!

Enquanto não houver uma coesão, ou até mesmo união, certas coisas é preferível continuar como estão... Estão reclamando de Ghost, né? A série nem estreou e eu já vi "sujeitos" dizendo para quem quisesse ler: "Kamen Rider Ghost vai ser uma série lixo!" - ao ler isso meu estômago embrulhou... tive náuseas! Quem não se lembra de quando Gaim estava para estrear? Eram reclamações épicas... piadinhas infames... ou voltando ainda no tempo... Fourze... ambos bem malhados... mas, com as séries no ar e sendo distribuídas pelos fansubs... mudaram rapidinho de opinião... GAIM e FOURZE conquistaram um público incrível!

Eu diria que falta maturidade a muitos tokufãs... Eu acredito que Ghost pode conquistar muitos fãs se desenvolver bem a sua trama!

Eleuzi Fernandes: Muito bem dito. 

Rodrigo Paula: Tati... minha luz do meu pomar... (sim... já somos íntimos a esse ponto... Emoticon colonthree )... me diga uma coisa.... o que tu achastes do casamento "tokusatsu-Angélica" na Manchete. Tu concordas com Eduardo Miranda que disse que um acabou ajudando o outro a se popularizar na Manchete??? (E sim... eu sei que tu és fã da lourinha...)....

Tatiane De Souza: HAHAHAHAHA Rodrigo Paula, vc é uma figura impagável!

Vamos a resposta de sua pergunta: Concordo em partes... sim, sou fã da Angélica... mas, inicialmente passei a assistir o Clube da Criança porque queria assistir as séries, rs rs rs com isso, passei a gostar da apresentadora também! rs rs rs Então, para mim... primeiro vieram as série japonesas e depois a Angélica que deu um brilho a mais! Mas, penso que inicialmente houve uma ajuda mútua sim... depois cada um seguiu seu rumo!

Rodrigo Paula: Resposta mestra....

Fernando Lemos: Bem Taty, voltando aqui para darmos continuidade a parte final da entrevista(2 horas já se passaram): Hibiki Cast, como surgiu?

Tatiane De Souza: Curiosa a sua pergunta, Fernando! rs rs rs Surgiu da união épica entre 03 amigos irmãos: Eu, Ricardols e Aldo Lanthys... amigos que conheci através da extinta Rádio Tokusatsu, do grupo Tokusatsu.com.br... desde então, fiz algumas participações especiais no TOKUCAST (podcast que pertencia ao grupo), depois passei a atuar ao lado do Ricardols e Julinho RockmanKun do TOKUCAST NEWS, Tokucast Music Pocket e por último do Tokucast Reboot... Quando o Tokucast parou com suas edições... o Ricardols pensou em um podcast individual e mais abrangente ao universo tokusatsu, reunindo músicas e comentários a respeito... mas, no formato de uma rádio... como acontecia nos moldes da Rádio Tokusatsu. Inicialmente, o projeto surgiu a pouco mais de um ano, teria uma outra formatação, e era para iniciar em janeiro deste ano... mas, no final de 2014 aconteceram situações... mas, no primeiro semestre voltamos a cogitar o Hibikicast... unimos nossos ideias em prol de um objetivo comum... e quem quiser conhecer um pouco mais a ORIGEM do HIBIKICAST eu convido a ouvir a Edição nº 01: Hibikicast 01 - Edição Gattai - Tanjou Kitta.

Fernando Lemos: Taty, você não está acompanhando nenhuma série atualmente em exibição. Não te cativaram ou você não costuma acompanhar simultaneamente? Por falar nisso, você já acompanhou alguma(s) assim? Qual(is)?

Tatiane De Souza: Vamos lá, Fernando-san! 

KKKKK então, a fase em que me encontro nesse momento é que não me permite esse acompanhamento simultâneo... fiz isso de OOO até Wizard (em termos de KR) e de Gokaiger até Kyoryuuger (em termos de SS)... acompanhava simultaneamente, via streaming, depois a raw e depois legendado... kkkkk 

Depois tive problemas com a conexão de internet e isso não foi mais possível, além disso, meu ritmo agora é outro. Sobre as séries em exibição atualmente, a única que eu vi até o 4 episódio e 5 episódios salteados depois e acredito que vou gostar muito é Drive... Ninninger não me cativou! Assisti TQG completa recentemente e gostei bastante! Mas, não consegui ainda assistir Gaim completa... estou mais interessada em séries um pouco mais antiga no momento... Estão aqui para assistir:

01 - Megaranger (assistida até o ep 18)
02 - Liveman
03 - Battle Five J
04 - Kamen Rider Agito

Mas, daqui a pouco Drive entra na lista também!

Fernando Lemos: Você vai gostar de KR Agito!

Fernando Lemos: O que um Tokusatsu precisa ter para entrar nos tops da Tatiane De Souza?

Tatiane De Souza: Oxente, meu amigo Fernando... tem que ter uma trama envolvente e cativante, personagens carismáticos e músicas que encantem o meu "kokoro"

Fernando Lemos: Taty já ultrapassamos 3 horas de entrevista. Ainda tem fôlego aí? se tiver, quero inaugurar uma sessão e acho que daria certo contigo, pois já fizemos isso inbox. Mas fique a vontade para dizer que está com sono, rsrsrsr.

Tatiane De Souza: KKKKKK Let's Go, my friend! Ainda tenho fôlego, sim!

Fernando Lemos: Só para explicar pra galera: Uma palavra minha, e uma resposta rápida da Taty. A primeira palavra é Família Ultra?

Tatiane De Souza: Injustiçada!

Fernando Lemos: Jetman?

Tatiane De Souza: Única e inigualável!

Fernando Lemos: Rede Manchete?

Tatiane De Souza: Saudades da minha infância!

Fernando Lemos: Tokunet?

Tatiane De Souza: Um ambiente que me trouxe grandes amigos, mas que me trouxe decepções também!

Fernando Lemos: Tokusongs?

Tatiane De Souza: Minha melhor terapia para combater o estresse do dia-dia! XD

Fernando Lemos: XD, a minha também

Fernando Lemos: Um Rider?

Tatiane De Souza: KKKKKK... Um só? Que maldade! KKKKK Mas, eu escolho o "Black"... o início do meu amor pela franquia começou com ele! 

Fernando Lemos: Um Esquadrão?

Tatiane De Souza: Kaizoku Sentai Gokaiger (por reunir seus antecessores)

Fernando Lemos: Um Herói de Metal?

Tatiane De Souza: O: Fantástico Jaspion (para mim ele é o pai dos Heróis de Metal, pelo menos aqui no Brasil... o Gavan que me perdoe).

Fernando Lemos: Um Guerreiro da Nebulosa M78?

Tatiane De Souza: Ultraman Hayata... ainda consigo reassistir a série e curtir a trama!

Fernando Lemos: Eu não!, xd.

Tatiane De Souza: KKKKKKKKKKKKK Acontece!

Fernando Lemos: Taty foi show isso aqui que acabamos de fazer!!! Mas essa entrevista uma hora ou outra teria que infelizmente chegar ao fim, porém antes queria que você ficasse à vontade para se quiser, abordar algum assunto que ainda não foi abordado.

Tatiane De Souza: Obrigada, amigão... eu me divertir muito aqui hoje! A Taty, particularmente, não é de conversar muito... às vezes, fala quando necessário ou assim... interagindo! Obrigada pelas perguntas instigantes! Obrigada aos amigos que por aqui passaram... curtiram, leram e perguntaram também! Dizer que a Taty é quase um livro aberto diante de suas paixões... quem ler o meu Blog (Tatisatsu) ou, atualmente, ouve o Hibikicast passa a conhecer um pouquinho melhor a Taty. Eu sou movida a emoção e faço tudo com o coração! Detesto fazer as coisas de qualquer jeito ou por obrigação! Quando me dedico a algo eu tenho que está 100%, se algo não vai bem... paro... repenso... analiso a situação e dou os encaminhamentos necessários...

Por isso que nesse momento o Tatisatsu (Blog) está em STAND BY, mas quando todas as engrenagens estiverem em perfeito estado de novo... ele volta... Emoticon grin O HibikiCast está a todo vapor! Se ainda não ouviu... dê-nos uma chance! rsrsrs KKKKKKKK Acho que é mais ou menos isso!

Luiz Gustavo: Me atrasei, Taty. Espero que ainda possa perguntar. Enfim, se pudesse ser alguma heroína de Tokusatsu, quais você gostaria de ser? XD

Tatiane De Souza: Hehehehe... curiosamente já respondi essa pergunta ao Mega Hero (para o Raphael Maiffre) - respondi assim lá:

Já quis ser a Sayaka Nagisa (Change Mermaid), a Sarah (Yellow Flash), a Reiha Yagyuu (Kinin Reiha), hoje em dia eu diria a Ahim de Famille (Gokai Pink), costumo dizer que sou uma garota de fases, e a minha fase de admirar esta personagem graciosa de Kaizoku Sentai Gokaiger ainda está bem viva em mim, pois ela provou que garotas delicadas também sabem lutar e muito bem! 

Mas, como só pode escolher uma eu diria a Anri (a parceira de Jaspion), com certeza! Porque foi a minha primeira heroína de tokusatsu que eu admirei.

Por curiosidade, Luiz Gustavo... vc e os demais membros aqui do grupo podem ler a entrevista completa através do link a seguir:

Espero ter conseguido respondê-lo!

Luiz Gustavo: Tatiane, lamento por ter feito uma pegunta repetida (pode me xingar kkk) e vc tem umas ídolos muito bacanas, e é claro q enquanto os anos passam a gente vai ganhando mais personagens pra admirar (risos).

Tatiane De Souza: Oxente, Luiz Gustavo! Jamais o xingaria! XD Além disso, você não sabia que essa pergunta já havia sido feita anteriormente!

Fernando Lemos: Bem, só tenho a agradecer a esta AMIGA sem igual que o facebook me apresentou, por participar desta etapa do THC. Muito obrigado de kokoro Tatiane, você deu um brilho a isto aqui. Aos colegas: Phillippi Hikari, Charles Krüger, Aldo Lanthys Mesquita, Eleuzi Fernandes, Rodrigo Paula e Luiz Gustavo meus agradecimentos por abrilhantar a entrevista.

Tatiane De Souza: O Privilégio foi todinhooooooo meu! Um abraço a todos! Beijocas e boa noite!!!

--
Curtiram?
Acesse o Grupo Toku Hero Club e confiram as outras entrevistas realizadas com outros tokufãs.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

5 comentários:

  1. Meus parabéns ao Tatisatsu! Uma fonte inigualável de inspiração para os projetos deste humilde tokufã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo RyuseiOh, pela felicitação! Seu apoio é de extrema importância para mim! Valeu! Tudo de bom, sempre!

      Excluir
  2. Parabéns pelo retorno!!! Aliás, parabéns também pelo visual que é super legal em seu projeto!
    Antes da Tokufriends ter entrado naquele hiato esquisito, eu não tive oportunidade de visitar seu site (não que eu lembre), mas agora vou ficar acessando aqui direto \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo incentivo, Guyferd! Também estou feliz com o retorno da Tokufriends!!! XD

      Excluir
  3. Aehhh, pena que nao me foi possivel acompanhar pq meu Padawan estava ligado no 580

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante! Compartilhe conosco suas ideias! O Blog Tatisatsu agradece...